Retrospectiva 2016: Bicampeonato Carioca de forma invicta

Andrezinho e Julio dos Santos comemoram um dos gols contra o Flamengo. Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

Com a Taça Guanabara garantida graças ao triunfo de 1 a 0 sobre o Fluminense, o Vasco da Gama passou a voltar suas atenções para a conquista do segundo Campeonato Carioca consecutivo. O adversário cruzmaltino na semifinal acabou sendo o Flamengo, que terminou a fase de classificação na quarta colocação. Invicto há oito jogos no “Clássico dos Milhões”, o Gigante da Colina não estava disposto a dar nenhuma colher de chá para o rival.

Na Arena da Amazônia, onde se sente em casa, o Vasco da Gama fez a alegria do seu torcedor. Primeiro ao tratar as crianças da forma que elas merecem, sem deixá-las no caminho no momento da entrada em campo. Depois, dentro das quatro linhas, com uma exibição exuberante. Sem dar chances para o Rubro-Negro, o Almirante inaugurou o marcador logo no primeiro tempo, com Andrezinho.


Jorge Henrique se antecipa a Jéfferson para marcar o gol da vitória no 1º jogo da final. Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Mesmo com a vantagem no placar, o Cruzmaltino não diminuiu seu ímpeto, muito pelo contrário, seguiu atacando. No segundo tempo, após boa trama construída pelo setor esquerdo, Riascos finalizou e Wallace, que deixou para trás os torcedores mirins antes do apito inicial, se enrolou e mandou a bola contra o próprio patrimônio. Fim de jogo, triunfo por 2 a 0 e festa vascaína em Manaus.

Na decisão, o Botafogo, mesmo adversário da finalissíma anterior. O equilíbrio tomou conta do clássico ao longo dos primeiros 90 minutos. Apoiado por seu torcedor, que compareceu em maior número ao Maracanã, o Vasco da Gama justificou o seu favoritismo e venceu por 1 a 0. O gol foi anotado por Jorge Henrique, na etapa final, de cabeça, após cruzamento perfeito de Nenê.


Nenê em ação contra o Botafogo. Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

A vantagem adquirida no jogo de ida deu tranquilidade ao Almirante, que buscou administrar o resultado na partida decisiva. Precisando da vitória para levar a decisão para os pênaltis, o Botafogo se lançou ao ataque, em especial na etapa final, e acabou sendo coroado com um gol de Leandrinho. O Alvinegro não ficou em vantagem por muito tempo. Logo em seguida, Nenê cobrou falta com perfeição e Rafael Vaz marcou para o Gigante.

Nos minutos seguintes, o rival tentou de todas as formas recuperar a vantagem no marcador, mas não obteve sucesso. Com o apito final, alegria cruzmaltina. Pelo segundo ano consecutivo, o “Maior do Mundo” se vestia de preto e branco para festejar mais uma conquista estadual do Vasco da Gama, o primeiro campeão carioca de sua história. É importante destacar que o título foi obtido de forma invicta.


Presidente Eurico Miranda puxou o “Casaca” após o título. Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Texto: Carlos Gregório Júnior

Fonte: Site CRVG

3 comentários em “Retrospectiva 2016: Bicampeonato Carioca de forma invicta”

  1. Parabéns ao Vascão da Gama pelo Bi Campeonato e este ano invicto foi bom demais, em 2017 vamos repetir mais um campeonato invicto Vascão Tri Campeão Estadual 2017, eu acredito!

  2. E bom gritar bi campeao. Agora temos que focar o tri campeonato. Mas o principal foco e fazer um bom campeonato brasileiro. O Vasco precisa de olheiros no campeonato Paulista para poder conseguir alguns bons jogadores para o brasileiro. Palmeiras contratou o Tche Tche que colocou o lento Arouca no banco e tem vascaino pedindo a vinda de Arouca para o Vasco. Ele nao interessa e lento para os padroes do futebol de hoje. Tche e rapido , habilidoso e ent4ra na area adversaria para chutar em gol. Ja temos para esta posicao dois jogadores Douglas ou Andrey , que sao segundo volante. O Vasco precisa de um bom cabeca de area caso Mattos nao esteja bem. Precisamos com urgencia de um meia atacante que divida as funcoes de criacao da equipe de preferencia meia esquerda, apesar de Nene e ser canhoto cai muito para o lado direito.Precisamos de uma meia atacante que trabalhe pelo meio na entrada de area do adversario. O grande porblema do Vasco no segundo semestre foi os jogadores chaves de cansar com a longa jornada da serie B , com suas viagens cansativas. Tinhamos sido Bi campeao carioca e iamos muito bem no primeiro semestre do brasileiro ate perder o gas. Jorginho e passado nem quero comentar das suas burrices.
    1- Pikachu pode ser uma boa opcao de ataque pela esquerda vi um bom potencial seu por aquele setor, mas jamais de lateral, e fraco fisicamente e nao ganha dividida.
    2- Alan ou Henrique tem que lutar pela posicao , agradecer ao Julio Cesar pelos servicos prestados e seja feliz em outro clube.
    3- Agradecer o Andrezinho pelo servicoes prestados ou te-lo como reserva de meia atacante , nao serve mais para ser segundo volante, nao tem idade de correr atras da garotada em uma contra ataque adversario.
    4-Ainda nao me convenco da saida do Fellype Gabriel,. ele em boas condicoes fisicas e jogando de atacante aberto pelos flancos ajudaria muito o Vasco, nao no meio de campo .
    5- A permanencia na equipe deste jogador Bruno foi acertada. Jorginho nao soube aproveitar seu pontecial que nao e de segundo volante, e jogador para jogar pela meia esquerda que pode atacar e defender pelo setor esquerdo. E jogador de finalizar em gol, joga mais cadenciado , mais tem habilidade. Jorginho erradamente utilizou este jogador de cabeca de area , segundo volante , mais apenas utilizou ele somente duas partidas como meia esquerda. Na primeira em sao januario ele entrou no lugar do Julio dos Santos e Andrezinho nao fez o papel burocratico de Julio pela direita com jogadas para o Madson,. Jorginho no segundo tempo saca o Bruno para entrada do Pikachu em ai consegue um gol e comeca o tormento tatico de Jorginho que em varias partidas tinha Pikachu e Madson nao produzindo nada.
    A outra partida em que Bruno foi bem de meia esquerda foi contra o Bragantino , o meio de campo jogava com o fraco Diguinho, Douglas Nene e Bruno Gallo, com isto o Julio teve melhor protecao no setor esquerdo e tivemos a chance de ter dois atacantes Ederson e Thales no ataque jogamos bem e ganhamos , uma vitoria importante. Mas na partida seguinte contra o Criciuma o fraco Jorginho para acomodar a volta do Andrezinho sacou o atacante e manteve o Bruno que havia jogado bem conta o time do interior de Sao Paulo. Resultado o time foi mal , perdeu e Bruno sacado da equipe. Portanto jogador mal aproveitado na equipe. Espero que o Cristovao tem outros olhos para com este jogador.
    Bem espero que os dirigentes do Vasco tenham outra visao para a temporada do ano que vem mesmo com o dinheiro limitado. Tanto se fala no ataque, pouco se fala no meio de campo o grande problema do Vasco na atualidade. A realidade e uma so , o meio de campo tem que ser envolbente , rapido e habilidoso, ter um cao de guarda para a defesa. Sendo assim teremos boa chance de fazermos uma boa campanha.

  3. Me lembro bem do dia da partida válida pela Semi Finais do ESTADUAL desse ano de 2016, a partida foi lá na Arena Amazonia em Manaus, e pena que nessa semana estava no Turno de dia, e durante a partida o meu pensamento era que o VASCO da GAMA construisse o MARCADOR de 2 x 0, e pelo equilíbrio do confronto com a mulambada, sabia que o NENE e o COLOMBIANO RIASCOS sofreriam um marcação INTENSA, e com isso iria proporcionar espaços para o ANDREZINHO vir de trás, para arremtar os chutes pra meta rubro negra. E foi isso que EXATAMENTE aconteceu, depois que o COLOMBIANO RIASCOS CHAMOU pra César Martins pra dançar e cruzou na Medida pra Nene, e na rebatida do Wallace sobrou pra ANDREZINHO PEGAR O REBOTE e MANDAR pra FUNDO das REDES, a brindo o marcador parcial a nosso favor, VASCO da GAMA 1 x o mulambos. E queria que tivesse um GOL CONTRA dos mulambos e aconteceu aos 19 minutos do Segundo tempo em um chute cruzado do RIASCOS em que o zagueiro Wallace na tentativa de cortar a bola acabou de estufar as redes pra nosso DELÍRIO! FOI VASCO da GAMA 2 x 0 Mulambos, e também; com toda a certeza não foi uma tarde boa pro Capitão do time deles o zagueiro Wallace, que antes do jogo quis marcar o TERRITÓRIO fincando uma bandeira deles no centro do gramado, deixando as suas crianças na entrada mista do túnel e terminou de eliminar o próprio time com um GOL CONTRA SEU !

    Acompanhei a PRIMEIRA PARTIDA com o Botafogo com cautela e respeito, pois sabia que o time do Marechal Hermes sempre foi um osso duro de roer nas Decisões ( Haviámos vencido somente em 1965 a PRIMEIRA TAÇA GUANABARA e o Estadual do ano PASSADO de 2015) e tínhamos perdidos as Finais do Estadual de 1990 de forma polemica e de 1997, mas sabia que ergueria o CANECO do ESTADUAL desse ano quem superasse o adversário nos primeiros 90 minutos, fomos coroados com um GOL do JORGE HENRIQUE no FINALZINHO e depois nos dia das MAMÃES bastou o empate de 1 x 1, com o GOL do TÍTULO marcado pelo predestinado Rafael Vaz, que saiu do banco pra entrar no Lugar do Zagueiro LUAN e assim, conquistamos o BICAMPEONATO ESTADUAL INVICTO 2015/2016 e SAGRAMOS os ÚNICOS HEXACAMPEÃO ESTADUAL INVICTO de todo o BRASIL (1924,19451947,1949,1992 e 2016) e de quebra ÚNICO time da Série B que conquistou um ESTADUAL!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *