Cristóvão Borges é o novo técnico do Vasco da Gama

Cristóvão Borges em sua primeira passagem pelo Vasco- Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br
De volta à elite do futebol brasileiro, o Vasco da Gama já trabalha visando 2017. O Gigante da Colina acertou nesta terça-feira (29/11) a contratação de Cristóvão Borges. O treinador retorna ao Cruzmaltino após quatro anos. Em sua primeira passagem por São Januário, entre as temporadas de 2011 e 2012, o profissional integrou a comissão técnica que levou o Almirante ao inédito título da Copa do Brasil.
Com Cristóvão Borges no comando, o Vasco conquistou a segunda colocação no Brasileiro de 2011 (a melhor do clube desde que a competição passou a ser disputada no formato de pontos corridos) e fez boas campanhas em duas competições internacionais: a Copa Sul-Americana de 2011 e a Taça Libertadores de 2012. Em 78 partidas como treinador do Gigante da Colina, o profissional obteve 41 vitórias, 18 empates e 19 derrotas.

Em virtude do trágico acidente ocorrido com a delegação da Chapecoense na Colômbia, a apresentação do novo treinador vascaíno ainda não tem data para acontecer. Assim que for definida, o Vasco da Gama comunicará aos veículos de imprensa através do seu Site Oficial.

Fonte: Site oficial

41 comentários em “Cristóvão Borges é o novo técnico do Vasco da Gama”

  1. Essa é a mudança anunciada para 2017?? Esse Cristóvão é tão paneleiro quanto o Jorginho! Medroso.. Tb tem medo de lançar os meninos.. Parece um pesadelo! Conclusão: a mesma mentalidade..

  2. Para mim a escolha foi a pior possível. Esse treineiro não acrescenta nada, sobretudo se tiver um elenco fraco como o deste ano. Para fazer isso seria melhor manter a dupla Jorginho/Zinho. Mas o regime é presidencialista e a palavra final sempre será do presidente. Torço para dar certo, lógico, mas confesso que não consigo ser otimista com essa notícia. Não adianta nada ganhar tri do carioca e levar outra lambada no brasileirão. Se isso acontecer, não tem como argumentar e dar desculpas. O Vasco e quem o ama não merece esse eterno sobe e desce.

  3. Boa Sorte,Cristóvão.Alexandre Torres como gerente de futebol que não entendo,o cara nem tem experiência.Anderson Barros tem conhecimento do mercado do futebol e é bom de vestiário,seria o melhor nome pra ser gerente do vasco.Alexandre Torres podia ser um dos auxiliares do Cristóvão.

  4. Tem algum vascaíno animado com essa escolha? O cara acabou de ser chutado do Corinthians em apenas 3 meses. Tem 6 anos de carreira, vários times grandes no curriculo e NENHUM título.

    Se esperávamos uma reformulação, começamos pessimamente mal. Desse “treinador” ai já sabemos o que esperar, e não é nada animador…

  5. Cristovão Borges é Oficialmente o novo Treinador anunciado pela DIRETORIA !

    E a INSTITUIÇÃO CLUB de REGATAS VASCO da GAMA é uma ENTIDADE que ABRE as PORTAS e dá acima de tudo conforme os seus princípios guiados pela sua GLORIOSA, HISTÓRIA e LUTAS e com a sua CAMINHADA VITORIOSA: Ela dá uma OPORTUNIDADE, e nada é surpresa, porque foi o PRIMEIRO CLUBE que aceitou os Negros, Mulatos, pessoas de origens Afro, abrindo-lhes a sua porta e no dia 07 de Abril de 1924, mandou uma carta RESPOSTA HISTÓRICA contra o racismo no futebol e o nosso novo treinador é rejeitado pela Mídia esportiva predominantemente de cor branca e o rejeita por ser um profissional de origem Afro !

    E tem no seu currículo a Copa do Brasil de 2011, e como disse o nosso ETERNO PRESIDENTE EURICO MIRANDA: TRABALHAR no VASCO da GAMA é um HONRA!; PRIVILÉGIOS de poucos, muitos são os que pedem, mas poucos são os que permanecem e vencem !

    E novamente foi lhes dado uma OPORTUNIDADE para mostrar o seu trabalho, CAPACIDADE ele tem é muito a ÚNICA diferença nisso tudo é que ele não tem um Lobby na Mídia Esportiva, e por isso que existe uma empatia e sofre essa rejeição !

    Retorna ao GIGANTE da COLINA, com o clube em RECONSTRUÇÃO, RESTAURAÇÃO, e na fase de RECUPERAÇÃO e ele poderá novamente deixar o seu nome escrito na nossa história e ser parte dessa história.

    Bem vindo a SÃO JANUÁRIO CRISTOVÃO BORGES !
    ガンバ手! クリストヴァン ぼる下種 サン! ( GAMBATE! Sr. CRITOVÃO BORGES !) = BOA SORTE! CRISTOVÃO BORGES!

    1. O Vasco já lhe havia dado uma “oportunidade” e ele saiu fazendo insinuações de ter sofrido racismo. Não creio ter sido uma boa escolha, mas como Vascaíno resta torcer para que tenha sucesso.

  6. Só falta agora o Ricardo Gomes pra refazer a dupla. Aí, se viessem mais dois caras apenas, Anderson Martins e Diego Souza, teríamos time, comissão técnica e diretoria pra repetir 1922/23 em nível nacional. Saindo Diguinho, claro…

  7. É complicado… queria saber que trabalho feito pelo Cristóvão que o credencia para ser técnico do Vasco ? só isso, inclusive no próprio Vasco onde inicialmente surfou na onda do time montado pelo RG e depois quando teve que tomar decisões afundou o time com sua insistência em 3 volantes nos custando eliminações na Sul-Americana e a perda do título brasileiro. O cara nunca ganhou nada não dura nem 6 meses na maioria dos clubes que dirige realmente exigir competência e racionalidade desse departamento de futebol amador é pedir demais.

  8. Há muito tempo não escrevo aqui… E volto triste pela contratação do Cristóvão.
    Nada contra a pessoa, mas apenas o fato de que não vislumbro, realmente, MUDANÇA no Vasco.
    Eurico tem, ainda, uma “soberba” que não se justifica, e que é extremamente prejudicial ao Vasco.
    Há erro na base do Clube, parece que não jogam os melhores (Hugo Borges é um exemplo clássico).
    O CASACA! tem que ser/estar ativo no Vasco… Nomes como Sérgio Frias, Luiz Cosenza e JCN tenho como essenciais, até como ídolos, porque minha concepção de Vasco são idênticas às deles, penso igual.
    E a contratação do Cristóvão induz que a coisa vai seguir no mesmo ritmo, infelizmente. Acho-o um camarada excessivamente tranquilo, daqueles que te irritam…
    Por que o Lopes (ele não é Vasco?) não faz parte da Diretoria, da Comissão Técnica? Já deu provas de que poderia nos ajudar, e muito, ali nos bastidores… Delegado de repente pode ser o “Eurico” do Eurico…
    É difícil, diria até impossível, conseguir apoio do torcedor nessa conduta.. Exceção seriam as vitórias, mas com essa “juizada” que existe por aqui… Utopia. Teríamos que ter um time novo e de pegada firme, que passa anos luz de distância de Diguinho, JH, JC, próprio Rodrigo, Andrezinho, Aislan, Leandrão, etc..
    E torna-se um agravante o fato de o Eurico, penso Eu, ter perdido a capacidade de enfrentar, de brigar… Haja vista a nossa queda ano passado, em que nos roubaram de forma clara e escancarada. E ninguém foi preso…
    A competência dele/Eurico na administração não se discute, mas essa só não basta, e fomos habituados a vê-lo enfrentando tudo e todos pelo Vasco, sendo incisivo e categórico nas suas falas… Entendo de repente a idade e eventuais problemas de saúde (que desejo pleno sucesso) mas o Vasco, face ao nosso amor (esse sim verdadeiro) não pode pagar esse preço, tampouco é justo…
    Mas sendo Vasco, claro que vou estar sempre na torcida, só que mais cético.

    E TOMARA QUE EU QUEIME MINHA LÍNGUA. TMJ.

  9. Bom senhores, não há muito o que se esperar do trabalho do Cristóvão. Contudo, eu gostaria de separar a analise em dois fatores: primeiro, o trabalho pregresso do Cristóvão até aqui, inclusive no Vasco. Como a própria matéria diz, o aproveitamento do Cristóvão era de 60,3% quando saiu do Vasco. No meu entender, o time à época, possuía melhores peças que o atual elenco. Ainda sim, o aproveitamento geral do Cristóvão, considerando todos os clubes que passou como treinador, é de 54%, contra 52% do Jorginho. Ou seja, aritmeticamente são perfis muito parecidos. O que pode dar a conotação de que não tivemos um grande avanço nesta mudança de comissão técnica.
    Em segundo lugar, e creio que seja o mais importante, é que esta alteração possa dar uma oxigenada neste atual elenco, o mesmo elenco que fez um primeiro semestre primoroso, com um carioca invicto e ganhando de todos os times da série A até aquele roubo contra o Santos na CB. Vejo muitos torcedores dizendo que se “era pra trazer o Cristóvão, que deixasse o Jorginho” (o que corrobora a minha primeira parte da analise), mas a bem da verdade é que, me parecia, que o Jorginho não tinha mais ambiente com os jogadores e mesmo lastro com alguns membros da diretoria do clube, exceto pelo mandatário, dito pelo próprio Jorginho em entrevista.
    Assim, ainda dentro desta segunda parte, acho que a experiência com o Cristóvão pode ser benéfica, posto que ainda temos um Estadual pela frente e a Flórida Cup, onde o mesmo poderá se ambientar com o atual elenco. Outrossim, acho que alguns fatores são preponderantes na escolha deste: custo da comissão técnica (não adianta trazer um técnico caríssimo e não ter recursos para repor a qualidade ao elenco) e conhece a casa (funcionários, diretoria, como funcionam as coisas, etc).
    Claro que a cereja do bolo aí poderia ser o Ricardo Gomes em algum cargo de gestão, muito embora eu creia que seja difícil ele aceitar tal condição, pois me parece que o mesmo quer estar perto das quatro linhas.
    Agora, resta-nos desejar um bom trabalho ao Cristóvão e que a torcida possa apoiá-lo!
    Saudações Vascaínas!

  10. Se vierem junto, Fagner, Anderson Martins e Rômulo, tudo bem.

    Falando sério, sem comentários, tá difícil, tinha Abel, tinha Ricardo Gomes, tinha Levir Culpi.

    Espero que não venha o seu pupilo predileto, Felipe bastos, junto.

    Acorda Eurico!!!!

    Agora a merda já tá feita, nos resta torcer, mas com esse aí nem carioca vamos ganhar, a não ser que o eurico bote uma seleção na mão dele.

  11. Decepcionado com a escolha. Cristóvão é boa gente, mas não gosto do estilo dele de comandar. Torcerei ardentemente para dar certo e terei a maior alegria de chegar nesse mesmos espaço e dizer que errei e que o Eurico é que estava certo, mas por ora não estou nem um pouco otimista.

  12. Não creio ter sido uma boa escolha, mas como Vascaíno resta torcer para que tenha sucesso.
    Acredito que nesse momento, o Vasco deveria ter ousadia. O Cuca que não deverá renovar com o porco, no meio do ano deu uma entrevista a uma emissora de rádio carioca (nefasta) que gostaria, de ser treinador do Vasco. Em 1926, os dirigentes foram ousados na construção do maior estádio, quando poderiam simplesmente construir um menor. No início da década de 40, os dirigentes foram ousados quando apostaram em jovens desconhecidos ao invés de “medalhões da época” que culminou na formação do expresso da vitória.
    Há momentos em que se pede uma dose de ousadia. A contratação de um treinador como o Cuca, colocaria os jogadores “no seu devido lugar” a fim de cumprirem as suas obrigações com o mesmo sacrifício, empenho e responsabilidade que o clube vem tendo, para manter em dia os salários, sem contar a reversão das expectativas junto ao torcedor que trariam reflexos positivos no “sócio torcedor”. Esse era o momento. “Depois” será como “trocar o pneu com o carro andando”.

  13. Não é, sem dúvida alguma o treinador que todos queríamos. Mas, Levir Culpi? Aí é brincadeira… O nosso bravo Ricardo Gomes, creio eu que foi, sem dúvida chamado, ou procurado. Mas, na entrevista o Eurico falou: têm que querer vir trabalhar no Vasco. Ou melhor, e traduzindo: têm que estar pronto para lidar com todos os nossos DETRATORES, INIMIGOS E OPRESSORES. O CRVG têm sempre dois campeonatos em disputa: um dentro e outro fora de campo, fora das quadras, dos gramados, dos tatames, das mesas de tênis de Mesa e tudo o mais. Todos nós, digo, TODOS deveriam já saber disso. E nesse aspecto, Cristóvão pode sim ser uma boa aposta. Já se passaram 4/5 anos, e não custa nada aguardarmos um pouco mais para ver o que o Cristóvão irá mostrar. Eu, Vascaíno que sou, e como sou, estou desde já ao lado dele. E acho que o Vasco irá sim, reeditar uma dupla. Seja com o Torres, seja com outro qualquer. Sds /+/,

    JC

  14. Nem começou e só críticas.Pelo que se vê, no primeiro jogo,será vaiado quando estiver a beira do campo.Apoiá-lo é preciso,independentemente de preferências pessoais,pois é o Vasco que deve estar sempre em 1º lugar.

  15. Sem comentários, continuo simpatizante do CASACA mas cada vez gosto menos do Euricocom sua boa e conhecida prepotência, tenho minhas duvidas da real participação do CASACA nessa diretoria, pois anunciar medidas extremas para o Futebol em 2017 e trazer o Cristóvão é no minimo uma contradição! S.V

  16. poxa, vcs aqui estao de brincadeira com esses comentarios, eu creio que o Vasco vai fazer uma boa equipe e que o cristovao só saiu do corinthians por ser negro, pois vinha fazendo um bom trabalho e nao foi campeao em 2011 pq o Vasco foi roubado nos dois jogos contra os mulambus… lembram…

    EU ACREDITO NO VASCO, ACREDITO NO CRISTOVAO E ACREDITO NO CASACA…

  17. É inacreditável o que está acontecendo no futebol do Vasco….

    Falta inteligência, falta vontade de fazer, falta gente jovem, capacitada e com sentimento de Vasco.

    É inadmissível que depois de 2 anos frustrantes nossas fichas sejam depositadas no Cristóvão Borges, seja lá por qual motivo.

    Gostaria de agradecer ao Presidente Eurico Miranda por tudo que ele fez pelo clube até hoje, somente ele seria capaz de tirar o Vasco do enorme lamaçal que se encontrava em 2014, porém nossa vida é composta de ciclos que inevitavelmente tem inicio e fim.

    Saudações Vascaínas !

  18. Pessoal do Casaca,me desculpem,a gente quer acreditar na diretoria, quer ver o Clube no rumo certo,mas aí me contratam o “bom baiano” Cristóvão? Fica difícil,devido aos últimos trabalhos do cara( só fracassos).Ele só fez um bom trabalho no Vasco porque o elenco era muito bom( e mesmo assim ele se omitia em alguns momentos…).A questão não é ser “exigente” e querer Cuca,Guardiola,Abel ou outro técnico melhor,mas o Cristóvão é mais do mesmo( “roda presa”,omisso,decadente e está em um momento ruím).Fica difícil…SDV! eBOA SORTE AO NOVO TÉCNICO.

  19. Pelos comentários, quase uma unanimidade, só que negativa.

    Nunca me esqueço de uma entrevista dele depois de ter saído do Vasco, sendo induzido por um comentarista da ESPN, dizendo que sofria racismo das sociais do Vasco……logo o Vasco, Cristovão?

    Enfim, escolha desanimadora do treinador, que ao menos as contratações dos jogadores sejam corretas, caso contrário………

    Aos relés mortais torcedores, atualmente, sofredores, resta torcer.

    Como seria bom o Vasco voltar a ser VASCO, mas a primeira escolha parece não ter sido boa.

  20. Cristão foi uma boa escolha.
    Eu entendo que a torcida exagerou em criticar ele quando foi treinador. Cristovão fez um ótimo trabalho, com 2 peças em 2011 ele dava a liberadores para o Vasco. Naquela época não tínhamos lateral esquerdo, Feltri era muito fraco . Alecsandro e Eder Luis não era uma dupla perfeita … Alecsandro era só gol de cabeça, pois bola no pé era uma tristeza.

    1. Almir,

      respeito a sua opinião mas o que vi em 2011 foi justamente o contrário, o Cristóvão com sua burrice, covardia e omissão foi um dos principais responsáveis pela perda do titulo. Me recordo muito bem os jogos contra São Paulo, Corinthians dentro de SJ e que por culpa dele não conseguimos a vitoria. É um técnico que geralmente escala mal, demora pra substituir e quando faz se enrola todo. Em 2011 pegou um time armado e motivado pelo que aconteceu ao Ricardo Gomes em 2012 esteve com parte desse grupo na Libertadores e carioca, no Brasileiro foi muito mal chegando a perder de 4 pro Bahia em São Januário. Depois disso não fez absolutamente nada que possa se destacar, foi um catálogo de fracassos culminando com o Corinthians do Tite que ele conseguiu desarrumar. É parecido com o Jorginho em vários aspectos, viaja na maionese com esquemas de jogo fantasiosos que só existem na cabeça dele e costuma fazer uma péssima leitura dos jogos em suas entrevistas. De qualquer forma rogamos pra que papai do céu ajude e seja diferente ! SV !

      1. Eu coloquei 2011 mas queria dizer 2012 na libertadores.
        Mas em 2011 eu entendo que perdemos o brasileiro muito por erro de arbitragem contra nos e a favor do Corinthians. Se pegar aquele time do Cristovão ele funciona muito bem vindo de trás. Eu só achava fraco naquele time era a lateral esquerda e o ataque (Eder Luis e Alecsandro não dava liga). Maioria dos gols decisivo saiam dos jogadores do meio. Eu achava o time bem armado.
        Eu concordo com você que no final ele perdeu a mão do time. Acreditado que muito por pressão.

  21. A imagem mais marcante que tenho de Cristóvão é a mão no queixo. Em todo momento ele está com a mão no queixo, parece que não tem reação. Em 2011 o time jogava bem o primeiro tempo, mas jogava mal o segundo pela demora de Cristóvão em mexer.

    Em 2011 tínhamos um bom time e, no geral, Cristóvão foi bem. Agora precisamos de um bom time para 2017.

  22. Desejo Sorte ao Cristóvão Borges,mais ele não é um treinador com pulso para controlar os jogadores na minha visão e de muita gente ! Já foram alguns anos que ele saiu do Vasco e não conquistou um so título expressivo na carreira dele como treinador,mais torço para ele fazer um bom trabalho no Vasco e ganhe muitos títulos!

  23. Lamentável…Mais uma escolha errada. Certamente o Cristóvão não vai suportar as 10 primeiras rodadas do Brasileirão (se chegar até lá)….SV.

  24. Decepcionado com a escolha …
    que o Ricardo Gomes venha junto, apenas isso que eu espero …
    Aguardando serem anunciadas as contratações para ver se 2017 será um ano de alegrias ou de sofrimento

    Saudações Vascaínas

  25. Conforme Eurico prometeu, o novo técnico viria logo. E veio. Desejo sucesso e sorte ao Cristóvão. Não sei o quanto o Cristóvão é identificado com o clube, como se espera depois da coletiva do presidente. Lembro que para ser o novo treinador deveria querer vir para o Vasco, e não o Vasco querer ele. Será que isso aconteceu? Bom, se o novo treinador honrar e respeitar o Vasco já estamos bem. Agora a expectativa é de que a renovação do elenco seja o mais rápido possível também. No último jogo tivemos 8 jogadores sub40, caindo das pernas, e olha que disseram que eles estariam voando em campo desde setembro.
    Minha esperança é de que consigam abaixar, e muito, a média de idade do grupo, mas isso por si só não basta. Tem que trazer jogadores que mereçam vestir a cruz de malta. O presidente vai dar todas as condições de trabalho ao novo treinador e toda a equipe, como fez com Jorginho. O que aflige mesmo são as vozes das sombras contrárias, que tal qual Jânio Quadros, Jorginho deixou quicando para que nós, pobres mortais, fiquemos matutando quem são esses inimigos internos do Vasco. Tem que resolver isso, porque não vai ter super técnico, super jogador, super homem que vai dar jeito no clube com inimigos tão próximos.

    Seja bem vindo, Cristóvão.
    Saudações Cruz-maltinas!

  26. Ele tem um perfil interessante. É malandro não tenho dúvida, pois tem vivência com um tipo de jogador que passa até por clubes de expressão sem serem “top”‘ ou da ralé de baixo.

    Sua personalidade também é um misto de humildade e esperteza na convivência com líderes. Creio que a primeira fase de sua vida como treinador já passou. Agora tem que projetar o seu conhecimento com autoridade da liderança necessária para ficar à frente de um clube Gigante como é o Vasco.

    Nem fingir que é humilde pode pois jogador não perdoa. Estou torcendo por ele. e acho que vai dar certo. Fale grosso com quem tem que ser tratado assim e com cortesia com os tímidos e discernir como tratar com os sonsos e malandros que povoam o futebol.

    Dá-lhe Cristóvão, você não é melhor mas também não é o pior do que isso que anda por aí pelos clubes que estão fazendo sucesso..

  27. O problema no Vasco não é o treinador, é quem está do lado de fora tumultuando o ambiente, por falta de preparo emocional, profissional e técnico para exercer a função.

  28. Frias, duas perguntas: quando parte a barca? Onde o Vasco encontrará quinze jogadores para não voltar a disputar a segunda divisão em 2017? Não quero polemizar. Muito menos macular a honra das pessoas. Ocorre que ou o Gigante acorda ou será dizimado como potência no futebol. Martin Silva, Douglas, Nenê e Thales . E só. A realidade do CRVG é dura. Rafael Marques do Palestra. Reinaldo, lateral da Ponte. Elias, ex-Corinthians. É só garimpar.
    _____
    Não entendo que o Vasco precise de 15 jogadores, nem da metade para ir bem na Série A e entendo que vários podem sair. Faz parte do contexto de um clube que fez um primeiro semestre irretocável, os três primeiros meses do segundo semestre de forma razoável e os dois últimos meses do ano de forma inaceitável.

    Não entendo que o Vasco deva ficar com apenas quatro jogadores. E garimpar é sim necessário.

    Saudações Hexas,

    Sérgio Frias

    1. Oito dos melhores elencos do Brasil!

      Da lhe Rivotril.
      _____
      Dá-lhe Mengão, dá-lhe Fogão, dá-lhe Fluzão. Mas dá-lhe nos outros, porque contra o Vasco é só ferro.

      Flamengo vice, Botafogo em quinto, sete jogos e nenhuma vitória.

      Haja Rivotril para eles e os torce contra travestidos de vascaínos.

      Saudações Hexas,

      Sérgio Frias

  29. Alô Cristóvão!!!! vai uma dica:. o Felipe do Ceará bate um bolão, deu um trabalho do cacete pro Vasco no último jogo e está livre. Tem 25 anos. Melhor que muita gente por aí….

  30. Ótima escolha, o Cristóvão fez um bom trabalho no Vasco e conhece o clube! Vamos ser Tri Campeões do Estadual em 2017 e vamos no mínimo ficar entre os 8 primeiros no ano de 2017, o time de 2017 será muito melhor que 2016, estou animado, boa sorte meu amigo Cristóvão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *