Imprensa
16

Evidências do Papel da Imprensa no Futebol Brasileiro

Dois fatos ocorridos recentemente devem fazer com que reflitamos a respeito do papel absolutamente decisivo da imprensa esportiva, inclusive em condutas de partidas (abstraindo). Em ambos, aprendizados importantes para o próximo ano do Vasco: ano eleitoral e de volta à primeira divisão, enquanto a política de recuperação financeira permanecerá, comprometendo ainda investimentos mais profundos no time de futebol.

Domingo, 18 de setembro de 2016. A Portuguesa de Desportos cai para a quarta divisão do futebol brasileiro. A queda é apoteótica e vertiginosa. Entre 2013 e 2016 foram 3 quedas, algo raro no mundo do futebol. A imprensa evita retratar como deveria. Precisa esconder a origem. Talvez prefira que a Portuguesa feche as portas, suma do mapa, desapareça para sempre.

Mas ela ainda está aí. Agora na quarta divisão. E com ela, o fantasma de 2013. Na ocasião, o Ministério Público de São Paulo chegou a apresentar denúncia que tinha como escopo o suborno recebido por dirigentes da equipe paulista. Há quem receba suborno, mas para estes existirem, precisa existir quem suborne. Os fortes indícios fazem com que se suponha que alguém comprou a vaga da Portuguesa na primeira divisão, que escalou um atleta irregular desnecessariamente, na última rodada, perdendo pontos que a levaram à segunda divisão de 2014. O beneficiário direto: Flamengo. Em resumo: se a Portuguesa não coloca em campo depois de 75 minutos de uma partida que não lhe valia nada um atleta irregular, o Flamengo cairia.

O caso foi abafado pelo descaso da mídia. O Ministério Público recolheu-se. E o arquivamento se deu em dezembro do ano passado. Evidências recentes levam a crer que qualquer alegação técnica, por mais substancial que seja, só prospera com vontade política, leia-se interesse popular, leia-se participação da mídia. Sob o silêncio quase integral da mídia, ou sob o desinteresse por parte dela em fazer o alarde necessário diante de um caso tão emblemático, a questão, sem solução, desapareceu de vez do noticiário.

Porém, chega-se a 2016 e o fantasma ainda perambula. Todos eles, que permaneceram em silêncio sepulcral, sonham com o desaparecimento da Lusa. Mas esta queda vertical com gravidade quadruplicada é indiscreta e ilumina o que insistem em manter nas sombras.

A instituição Portuguesa de Desportos está condenada por seus atos. Pois, por mais silêncio que a mídia tenha feito para não alardear a opinião pública, o mercado se conversa. Quem patrocina um clube que se vê envolvido em situação tão polêmica? Quem abre linha de crédito para um clube com este histórico? As consequências são inúmeras, afinal trata-se de um caso sem solução, sem razão, sem motivo, mas, por tudo isso, sem perdão.

Perdoar a Portuguesa está atrelado intrinsecamente na condenação do agente externo, que a fez pecar, pois contido no perdão dos torcedores de todo o país, por décadas a fio simpáticos à Lusa e a suas tradições, está a sede pela verdade, nua e crua.

E quanto à imprensa? Nos programas esportivos de TV, repletos de arautos da moralidade, o entusiasmo para investigar a fundo algo tão sugestivo e incrivelmente coincidente não se fez notar na época. Nem foram capazes de voltar, tais programas, ao caso agora, quando a destruição de um clube tradicional cumpriu mais um estágio.

Quarta-feira, dia 21 de setembro de 2016. Vasco x Santos em São Januário. O Vasco precisa vencer por diferença de 2 ou 3 gols, a depender de quantos gols o Santos marque. Leva um gol com 11 minutos. Ocorre uma sequência incrível do que se marca como penalidade máxima há anos, sob recomendações da FIFA, sem que o time tenha uma sequer anotada a seu favor. Um deles, então, aos 15 minutos, é pênalti sem que seja necessária qualquer recomendação. Aos 24 minutos, empata o jogo. Antes dos 25 do segundo tempo, faz 2 × 1. Os prognósticos da mídia começam a correr riscos. O Vasco pressiona. Perde um gol incrível. O jogo é aberto. Até que, faltando mais de 10 minutos com descontos para o encerramento, o árbitro vê uma falta a favor do Vasco. Chega a curvar o corpo para anotá-la. E desiste. No contra-ataque, depois de mais 2 impedimentos no mesmo lance, o Santos empata a partida.

Como não há punição para árbitro, o sujeito imagina que tudo vale. Como ele será esquecido antes de voltar ao Rio de Janeiro para comandar um jogo, o sujeito crê que passará sem ser notado. Como a “punição” que sofrerá poderá ser o prêmio de apitar o clássico da próxima rodada, o sujeito pensa que não há limites para impor reveses. Mas o que mais motiva a arbitragem a agir desta forma está em outro patamar. É o silêncio da mídia, é a chacota contra quem protesta, é a minimização dos prejuízos causados nas linhas de jornal e, lógico, nos programas esportivos repletos de arautos da moralidade. Que não se pense que a mídia age assim com todos os clubes. A depender do envolvido, há pressão antes de o jogo ocorrer. Todos sabem quem são os preferidos. A priori, os que recebem mais da TV, que são mais exibidos nela e que por conseqüência recebem os melhores patrocínios e por isso podem contratar jogadores mais caros.

Um exemplo aqui apresentado por estes dias oferece a exata noção da distinção: o Flamengo fez reclamação prévia quanto ao árbitro do seu jogo diante do Cruzeiro. A questão foi tratada como notícia. O Vasco queixou-se a respeito do desastre já causado pela arbitragem do jogo com o Santos. A imprensa afirma que foi choro.

Eis, portanto, os elementos para as lições a serem aprendidas com vistas a 2017. O Vasco luta por um tricampeonato estadual, volta à primeira divisão. Como o desejo da mídia é readequar as noites de verão ocorridas entre 2008 e 2014, ou seja, o Vasco comandado por curiosos e despreparados e como 2017 é ano eleitoral no clube (o que desperta curioso interesse especial da mídia, imagina-se o motivo), não se surpreendam se arbitragens como a de Vasco x Santos, ou aquelas que frearam a reação no Brasileiro de 2015 beneficiando clubes de Santa Catarina, voltarem a ocorrer. Sob o silêncio, a complacência e a chacota dos profissionais de imprensa com tendência rubro-negra. Ou de qualquer outra cor, desde que a conduta preserve seus lugares nas bancadas ilibadas das noites de domingo. Sim, na hora de se projetar a pontuação para as competições do ano que vem, que se preveja o que vão nos tomar com o carimbo “válido” que a imprensa esportiva distribui àqueles pelos quais desfruta de pouca simpatia, enquanto preserva aqueles a quem prefere proteger, seja por laços comerciais ou afetivos.

Casaca!

16 comentários sobre “Evidências do Papel da Imprensa no Futebol Brasileiro

  1. Sempre falei isso ou formamos super vascaínos cascudos que saibam se portar e compreender as dificuldades que as arbitragens nos impõe ou não vamos conseguir escapar desse tratamento diferenciado de ser perseguido pelos árbitros e pela rede mamãe da mulambada, dona do futebol brasileiro e outros que o seguem pelo mêdo e falta de independência. Aproveito para lembrar de uma solução simples e eficaz pra resolver a situação antes que aprovem uma punição severa contra a arbitragem, que sendo de interêsse nosso acho quase impossível ser aprovada. basta colocar um lutador no banco , inscrevê lo como jogador e colocá lo em campo pra extrair numa porrada os 6 dentes frontais do juiz ladrão, ia ser um escândalo, quase tentativa de homicídio, expulsão e até prisão do lutador que nem embaixada precisa saber fazer, será solto por um advogado chave de cadeia por um crime que ninguém vai preso e ainda indenizamos o juiz e pagamos o implante de seus dentes. O Vasco sairia no prejuízo da resultado fabricado pelo esquema , mas não sofreria nenhuma outra punição, pois o jogador lutador perdeu a cabeça pela atuação do juiz, o juiz saía sem os 6 dentes e o lutador jogador seria suspenso podendo ser até eliminado em definitivo do futebol. Sensibilizaríamos a todos e chamaríamos a atenção para o esquema mafioso, desonesto, covarde e desumano que insistem a nos impor. Depois desse jogo lição e aviso, para os jogos importantes e ao primeiro sinal de sacanagem, colocamos outro jogador lutador no banco esperando nova chance de mostrar o seu futebol. Amor com amor se paga.

  2. Bravo CASACA! Arregaça as mangas e enfrenta o maior escândalo do futebol brasileiro de todos os tempos. A venda de uma vaga na série A pela lusa ( Portuguesa) ao Flamengo pela fabulosa soma de 20 milhões. O Ministério Público de São Paulo está na jogada.

    Enfrenta também o escândalo das arbitragens com conivência silenciosa da imprensa esportiva em usar os cartões, alterar o resultado das partidas com penalties marcados ou não, gols anulados ou confirmados, impedimentos que levam a torcida vascaína à loucura.
    Jogo após jogo, ano após ano. Enquanto isso é incrível como o Flamengo é beneficiado ou então os adversários do Vasco no campo e na tabela. Os clubes de Santa Catarina já estão outra vez disparando. Coincidência? Não é hora de gargalhar porque isso é muito sério.

    Vamos para cima, CASACA e Eurico Miranda. A torcida do Vasco está com vocês.

  3. Concordo com os amigos vascaínos de que deveríamos lutar para que
    essa situação da portuguesa seja esclarecida. O tal do coronel paul, apesar de ser tricolor, está correndo atrás de informações para tentar reabrir o caso. Inclusive escreveu um livro sobre o caso, que favoreceu diretamente a mulambada, como bem colocou o casaca. Acho que vcs já devem saber disso, mas tentem trocar informações com ele. Deveríamos desmascarar essa flapress imediatamente. Chega de roubalheira. O blog é esse:

    https://blogcoronelpaul.blogspot.com.br/2016/09/o-escandalo-do-brasileirao-2013_25.html

  4. Infelizmente ao Vasco não é dado o direito de perder um gol como aquele que o Ederson perdeu para fazer o 3×1. Vida que segue!

  5. Temos que ficarmos ANTENADOS e VIGILANTES contra esses erros SISTEMÁTICOS, REPETITIVOS, VICIADOS contra a nossa INSTITUIÇÃO!

    E o que houve na partida VASCO da GAMA 2 x 0 Joinville no dia 23/09/2016; aonde, ainda no primeiro tempo, marcaram um impedimento INEXISTENTE no gol marcado pelo ANDREZINHO, e minutos depois a bola bateu no braços nos dois jogadores do time catarinense dentro da área e mesmo assim, o árbitro não MARCOU a PENALIDADE MÁXIMA ao NOSSO FAVOR !

    Foram dois lances parecidos no jogo de volta contra o time do Santos FC, e na jogada que redundou o gol de empate do time Santista, havia dois jogadores CLARAMENTE IMPEDIDOS e mesmo assim, o juiz deixou seguir o lance !

    E em breve mandaremos ao CAS ( Comite Arbitral de Esportes ) da FIFA, um vídeo completo das tungas de 2014 e desse último jogo válido pela Copa do Brasil, e assim sempre faremos, porque uma hora a FIFA irá se mexer quando entupirmos o seu Caixa-Postal com várias denúncias apontando irregularidades e consequentemente como um filiado a entidade máxima do Futebol internacional irão se mexer, porque se darão conta que há algo muito errado por trás dessas denúncias e reclamações !

    1. Apelar pra tudo FIFA, porrada, representação na CBF, no STJD, reeditar o clube dos 13 através de uma liga com independência e imparcialidade da arbitragem, lutar pela punição ao árbitros por erros claros e intencionais, lutar contra tudo e contra todos, não podemos aceitar imposições de ninguém, o Vasco é o único time grande no mundo perseguido e prejudicado direto que todos ignoram e ainda sacaneiam, que alertemos à todos disso e tomemos posições para que não se repita.

  6. Alguem precisa reabrir o caso Lusa 2013. É inegável que houve envolvimento do Flamengo no caso. Isso é caso de polícia. É a máfia agindo solta no futebol , como em 2005 quando foi criada a CPI do apito. Temos que provocar o MP neste caso , reabrir , desarquivar o processo. Outro dia a Operação Lava Jato chegou à Gavea onde prenderam o Flavio Godinho , diretor do Flamengo por envolvimento com dinheiro sujo. Se fizermos pressão , a coisa vai ter que ir para a mídia e vai andar.

  7. O Brasileirão em minha opinião tem muito pouca credibilidade. Assim como teve escândalo de manipulação em 2005, quem garante que não existe até hoje um esquemão? Em campeonatos europeus acontece até hoje! São inúmeros casos suspeitos nos últimos anos: times campeões com apito amigo, títulos tirados na mão grande (Internacional 2005, Vasco 2011), times levados à 2a divisão de propósito (fomos jogados à série B), times que compram rebaixamento… não acontece uma investigação porque não interessa à emissora detentora dos direitos a reverberação de um escândalo que vá desvalorizar seu produto e afastar patrocinadores. Ainda mais mexendo com o “mais querido” da imprensa. Não interessa apurar e vai ficar por isso mesmo. O presidente da Portuguesa na época meio que confirmou o caso, depois disse que estava bêbado… Eu acho que se alguém quisesse, encontraria indícios do crime e provaria que a Portuguesa foi comprada. Ou esse crime não teve rastros? Quebra de sigilo telefônico? Mensagens trocadas? Contas bancárias dos envolvidos? Ou os envolvidos no caso são muito espertos e fizeram um crime perfeito.

    O campeonato pode não ser manipulado 38 rodadas. O Curintias teve bons elencos, venceu partidas por mérito, mas quando a coisa fica feia tem sempre uma mãozinha para vencer. Esse ano, como eles estão em baixa, vão fazer de tudo para entregar o caneco para o urubu. Não duvido. Algo cheira mal: como pode um clube endividado como eles contratar tantos atletas consagrados e pagar tanto? A folha salarial deles deve ser uma das maiores do país, se não a maior. De algum lado está vindo esse investimento. E quem investiu, quer retorno.

    1. Crime perfeito, impossível.
      O rabo está mais que de fora. Sempre esteve.
      Imagino como seria uma coisa dessas acontecendo com o Vasco e Eurico Miranda sendo suspeitos…

  8. http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/oea-critica-monopolio-da-midia-no-brasil/

    jornal extra, jornal Valor, radio cbn, radio globo, sportv e mais 20 canais de tv fechada (telecine, bis, off, multishow, globonews etc..), jornal globo, rede globo, várias revistas, lance, bem como outras radio e tvs em SP e BH etc… basta que eles formem um oligopólio com as outras 3 familias: civita do grupo abril, mesquita do estadão e Frias da folha da SP e pronto!!! fica tudo em casa….mesmo que estes merdas estejam com dificuladade financeira, pra isso eles se associam aos bancos e a fiesp e temos o que eles quiserem, até GOLPE DE ESTADO eles são capazes.

    o que é o Vasco perto desta plutocracia???? o Vasco tem alguma midia que o defenda??? o Vasco tem algum banqueiro mecenas que defenda o clube??? o Vasco tem algum mecenas bilionário pra injetar dinheiro no clube????

    o que o Vasco tem que fazer então??? mesmo depois de fazer um suposto 3×1 no santos, lembrado por alguém aí emcima da bola perdida do ederson, torcer pra bola não ir pra area pro arbitro não marcar um penalti inexistente???? ou alguém duvida que bastaria uma bola ir pra area ou um escanteio pra algo ser marcado dentro da area????

    temos que vencer os jogos sempre aos 45 do segundo tempo pra dar menos margem pro arbitro roubar o Vasco???

    há algum movimento pra recriar um clube dos 13 para defender e equilibrar os interesses dos clubes ou vai ser cada um por si e viva flamerda e curintia????? s eo Vasco não tem midia, o Vasco precisa criar sua midia para incentivar o torcedor vascaíno e iniciativas como a reforma do ginasio de basquete chamam o torcedor pro clube, mobilizam o torcedor, e outras pautas que chamem o torcedor??? Vasco divida zero??, SJ pra 40/50 mil?? repatriação de jogadores identificados com torcida com participação da propria torcida?? melhorias no acesso à SJ com linhas exclusivas nos dias de jogos??

    quando tá tudo contra, ou nos reinventamos ou sucumbimos, qual vai ser a opção????

  9. Vou fugir um pouco do tema Vasco, mas dentro do que fala o texto sobre o papel da mídia. Tenho conversado com amigos palmeirenses para mostrar-lhes como é enfrentar a mulambada. Agora eles estão sentindo isso na pele. Entre ontem e hoje duas matérias onde existe a clara intenção de se criar uma crise dentro do Palmeiras.

    1º Gabriel Jesus x Paulo Nobre

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2016/09/apos-conversa-vazada-gabriel-jesus-se-diz-enganado-por-ex-empresario.html

    2º Rafael Marques x Cuca

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2016/09/cuca-e-rafael-marques-discutiram-no-vestiario-da-arena-no-sabado.html

    Aguardemos as próximas “notícias”!

  10. Amigos do CASACA,

    Sérgio Correa, que tanto prejudicou o Vasco durante anos na presidência da comissão de arbitragem, caiu pra cima ou caiu pra baixo mesmo ?

    Coronel Marinho tem voto de confiança do Vasco ?

    Vou estourar uma champagne pela queda de Sérgio, mas espero melhorias.

    Olho no Sérgio, que agora vai olhar o vídeo e continuar a garfar o Vasco.

    Obrigado !

  11. independente de qualquer coisa tiraram o flamerdista e quadrilheiro Sergio Correa da CONAFla!!!!!!!!!

    isso é uma excelente noticia!!!! agora é esperar pra ver se o esquema do quadrilheiro com meira ricci, daronco, luis flavio, chicão, o ladrão de pelotas que apitou Vasco x santos, pericles bassols, dewson, e outros que me fogem agora serão afastados…afinal o quadro de arbitros é gigantesco neste brasil daria pra apitar 1 arbitro diferente por jogo nas 38 (10 jogos por rodada x 38 rodadas = 380 trios de arbitragem) rodadas do brasileiro!!!!!!!!!!!! ainda que venham dizer que não tem tanto trio esta deveria ser a meta!!!

    http://www.netvasco.com.br/n/183743/cbf-troca-chefe-da-comissao-nacional-de-arbitragem

  12. Saí do Rio de Janeiro há 4 anos e continua a mesma coisa, mídia, em sua maioria, em pró dos mulambos e em São Paulo mídia em pró do Corinthias… acompanhar futebol pela tv virou para mim a última opção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *