HistóriaSem categoria
2

Vasco hoje (25/05/1949) – Quem é o maior do mundo?

 

“Foi o maior espetáculo esportivo realizado no Rio até hoje”.

Com a frase acima o jornal “O Globo” deu a exata dimensão do que foi aquela noite de 25 de maio para os amantes do velho esporte bretão.

O diário afirmou em sua edição do dia seguinte daquele confronto ter sido o Arsenal o maior “team” que havia visitado o Brasil em todos os tempos.

Foi um confronto técnico, mas também tático. O famoso WM criado por Herbert Chapman em 1926, que substituía o 2-3-5 dos primórdios do futebol por um 3-2-2-3, recuando dois atacantes para meias ofensivos e o centro médio para a zaga, com objetivo de trazer mais equilíbrio e harmonização ao time, além de uma ocupação melhor de espaços no campo pelos atletas, já era consagrado em toda a Europa e chegara no Brasil cerca de 10 anos depois, trazido pelo ex-técnico do Flamengo, o austro-húngaro Dori Kruschner, que treinaria a equipe rubro-negra entre os anos de 1937 e 1938 e posteriormente o Botafogo, no período de 1939 a 1940.

05 L 49 090749 revista da semana 01 vasco 1 x 0 arsenal

Vista panorâmica de São Januário no dia do jogo

O sistema WM enfrentaria um outro modelo de jogo, a chamada “diagonal”, criação de Flávio Costa em 1941 e que já trouxera um tricampeonato carioca ao Flamengo, um título carioca invicto e um título sul-americano invicto ao Vasco, comandado pelo mesmo treinador. Neste sistema um dos três atacantes recuava, fazendo o time jogar num 3-2-3-2. Esta peça do meio de ataque mais recuada, tanto armava como concluía, vindo de trás. No Vasco caberia a Ademir fazer a função, do que se aproveitava o artilheiro, vindo de trás e realizando seus famosos “rushs”, muitos deles transformados em gols para o time.

Antes de chegar ao Brasil havia uma expectativa sobre a equipe britânica, mas se sabia ter ela atingido o auge no campeonato inglês do ano anterior, quando fora campeã e tivera o artilheiro da competição – Rooke, conhecido como “coice de mula”, com 33 gols marcados. Na temporada última havia sofrido 11 derrotas e ficado longe do título. Os resultados colhidos, entretanto, puseram-no num patamar ainda não experimentado por qualquer clube estrangeiro em terras brasileiras.

05 L 49 090749 revista da semana 03 vasco 1 x 0 arsenal

Arquibancadas de São Januário completamente lotadas para presenciar o jogo contra o time inglês

O Fluminense havia sucumbido facilmente diante dos ingleses no Rio (1 x 5), fazendo crer a todos que o esquema de Chapman ainda era o dominante no futebol mundial, mas o confronto aguardado seria mesmo o contra o Vasco, considerado inequivocamente o melhor clube da cidade, apesar de cinco meses antes ter perdido o Campeonato Carioca para o Botafogo, numa final polêmica, em General Severiano. Após liquidar o tricolor a equipe londrina empatou com o Palmeiras em 1 x 1 a 18/05 e derrotou o Corínthians, por 2 x 0, a 22/05, ambas as partidas realizadas em São Paulo.

A expectativa para o duelo era tanta que o vice-presidente da República (presidente em exercício) Nereu Ramos foi ao estádio, abarrotado de gente naquela noite de quarta-feira. Estipulou-se na época um público de 50.000 pessoas em São Januário, contando aí milhares de cadeiras que cercavam o campo com torcedores, no local onde funcionava a pista de atletismo do clube.

Na primeira etapa o volume de jogo do Expresso foi muito maior que o do adversário.

O ponteiro esquerdo Tuta e Ademir carimbaram a trave inglesa, enquanto Ipojucan perdeu uma chance incrível. Com o goleiro já batido perdeu grande oportunidade chutando com muita força para fora.

a_noite_25051949_02

Na segunda etapa a equipe inglesa reagiu, tentou mudar o ritmo do jogo, mas teve como contra carga a entrada de heleno de Freitas, estreante do dia, que passou a revezar com Maneca e Ademir, confundindo a defesa dos “gunners” e criando mais alternativas ofensivas para a equipe.

O gol vascaíno saiu aos 33 minutos em centro de Mário da esquerda. A bola passou pelo excelente goleiro Swindin e chegou ao lado direito, onde se encontrava Nestor, que antes havia perdido um gol incrível, mas desta feita, de esquerda, num belo voleio, acertou o canto direito da meta inglesa.

a_noite_25051949_01

Na comemoração muitos abraços entusiasmados dos companheiros e a emoção do autor do tento, flagrado em fotos que circularam nos jornais da cidade no dia seguinte.

Destacou-se no Vasco Sampaio, que substituía Wilson, o capitão Augusto, muito elogiado pelo treinador Tom Whittaker e Heleno na frente, cabendo elogios a Ademir e Maneca pelo futebol produzido no primeiro tempo, principalmente, mas os jornais també elogiaram Danilo e Ipojucan, reconheceram a importância da dupla Mário e Nestor no gol vascaíno e relembraram o belo tiro de Tuta na primeira etapa, que por sorte do Arsenal foi de encontro à trave.

Quanto à equipe inglesa, as atuações do arqueiro Swindin, do half Macaulay e do ponta direita McPherson tiveram maior destaque da imprensa, tendo sido consideradas decepcionantes as atuações de Forbes e Rooke na frente, fruto da boa marcação da defensiva cruzmaltina, em especial de Sampaio sobre Rooke. A defesa inglesa foi também elogiada, constatando-se que teve muito trabalho para segurar as manobras ofensivas do Vasco.

Após a partida o treinador do Arsenal, Tom Whittaker, afirmaria: “O Vasco é um team que muito honra o alto padrão do futebol brasileiro, sem dúvidas um dos mais brilhantes do mundo”.

 

a_noite_25051949_03

A Noite (26/05/1949)

o_globo_26_05_1949

O Globo (26/05/1949)

jb_1949

Jornal do Brasil (26/05/1949)

o_fluminense_26_05_1949

O Fluminense (26/05/1949)

Outras vitórias em 25 de maio:

Vasco 3 x 1 Vila Isabel (Carioca 1924)

Vasco 5 x 2 São Cristovão (Carioca 1941)

Vasco 1 x 0 Fluminense (Torneio Carlos Martins Rocha 1952)

Seleção da Nigéria 0 x 6 Vasco (Amistoso 1963)

Vasco 2 x 0 Nacional-URU (Taça Governador Negrão de Lima 1967)

Vasco 3 x 0 Americano (Carioca 1977)

Mesquita 0 x 1 Vasco (Carioca 1986)

Avaí 0 x 2 Vasco (Copa do Brasil 2011)

Vasco 1 x 0 Portuguesa (Brasileiro 2013)

 

2 comentários sobre “Vasco hoje (25/05/1949) – Quem é o maior do mundo?

  1. naquele tempo a globo golpista era um mero jornal de bosta voltado pra elite de merda da zona sul e nada mais…..já pós 64 os americanso criaram este mostro escroto que perdura até hoje.

    por falar nisso o que aconteceu ontem no jogo do timinho da globo foi mais um dentre os tantos QUE JÁ ENCHERAM O SACO DE TÃO FLAGRANTE ARBITRAGEM MANIPULADORA PRÓ TIMINHO DA GLOBO, porra já deu no saco!!!!!!! dos 4 pontos de bosta o timinho da globo ganhou no campeonato dos marinhos, 3 foram na mão grande”!!!!!!! em 3 jogos. assim é fácil ficar na 1a. divisão!!!!!!

    ainda mais agora com ponto eletronico no ouvido do árbitro só ouvindo instruções em tempo real, tudo muito fácil!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *