HistóriaSem categoria
2

Vasco hoje (20/05/2007) – Mil vezes Vasco

 

Há 9 anos, Romário marcava com a camisa do Vasco e dentro do estádio onde cresceu como jogador, seu milésimo gol na carreira.

No domingo, dia 20 de maio de 2007, o estádio de São Januário estava lotado para ver a realização do feito histórico, em jogo contra o Sport pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Na primeira etapa, logo no início, um pênalti sobre Morais não foi marcado. O erro do árbitro Giuliano Bozzano irritou os torcedores. Mas, mesmo assim, os vascaínos foram para o intervalo com uma confortável vantagem de 2 x 0, gols de André Dias, fruto de uma bela atuação da equipe até ali. Mas faltava o gol mil. Ainda no período inicial, quando o escore era de 1 x 0 em favor do Vasco, o Baixinho chutou de primeira, após receber um cruzamento da esquerda, e o zagueiro da equipe pernambucana, Du Lopes, salvou em cima da linha. Parecia um suplício o surgimento daquele gol histórico.

O segundo tempo se inicia com os vascaínos dispostos a ampliar o marcador. Logo com um minuto e trinta segundos, o meio-campo vascaíno Abedi entrega a bola para o lateral Thiago Maciel na direita. Este cruza para a área, mas, no caminho, Durval, zagueiro do Sport, desvia a bola com a mão. Pênalti.

O Brasil parou para ver o lance. Romário de um lado. À sua frente, Magrão, o goleiro. Atrás dos dois, a rede. Romário caminha para a bola com o estádio em silêncio. Expectativa geral. Resoluto, mas cadenciado, sem muita pressa, porém com muito estilo, o Baixinho toca na pelota com a devida classe, deslocando o arqueiro adversário. A rede balança mais uma vez — a milésima na carreira de Romário. Gol de Romário. Romário do Jacarezinho, da Vila da Penha, do mundo.

Houve comemoração, agradecimentos e a volta olímpica do craque diante dos torcedores vascaínos em estado de êxtase. De coadjuvante da marca obtida por Pelé em 1969, o Vasco agora era protagonista. O feito do goleador seria notícia mundo afora. A camisa cruzmaltina e o estádio de São Januário, idem. Jornais dos mais diversos países anunciaram com pompa o acontecimento. O feito foi destaque em todos os continentes, nos mais diversos países, da Groenlândia a Madagascar.

Quis o destino, após três tentativas frustradas em outros estádios, que fosse ali mesmo, aquele local de tantas glórias e eventos históricos, o palco para um dos momentos mais emblemáticos do novo milênio no futebol mundial. Vitória do Vasco, vitória de São Januário.

2 3

4 5 7

Fonte de pesquisa: Livro “Eurico Miranda – Todos contra ele”

Outras vitórias do Vasco em 20 de maio

VASCO 1 X 0 FLUMINENSE (CARIOCA 1923)

MIXTO 1 X 2 VASCO (AMISTOSO 1976)

VASCO 2 X 1 FLAMENGO (CARIOCA 2001)

VASCO 2 X 1 GRÊMIO (BRASILEIRO 2012)

2 comentários sobre “Vasco hoje (20/05/2007) – Mil vezes Vasco

  1. E como posso me esquecer?

    MILÉSIMO GOL do REIMÁRIO e o MUNDO INTEIRO acompanhou essa HISTÓRICO MILÉSIMO GOL do ROMÁRIO no mesmo clima em que o mundo em 1969 assistia a chegada do homem a Lua, foi uma loucura aí no Brasil, agora imaginem isso em todos os lugares do planeta?

    E quis mesmo o destino que ele marcasse esse gol histórico dentro do nosso CALDEIRÃO do GIGANTE da COLINA, e quis o destino também que esse ano de 2016, SAGRASSEMOS BÍ-CAMPEÕES ESTADUAL INVÍCTO, com um outro TETRACAMPEÃO MUNDIAL da Copa do Mundo de 1994, que teve o PRIVILÉGIO de jogar ao lado do BAIXINHO ROMÁRIO naquele VIRADA ESPETACULAR HISTÓRICA por 3 x 4 na FINAL da COPA MERCOSUL de 2000 na casa do Palmeiras, conquistar o QUARTO CAMPEONATO BRASILEIRO, e no comando agora como o nosso TREINADOR JORGINHO CONQUISTARMOS O HEXAGERADO ESTADUAL INVÍCTO, QUEBRANDO RECORDE que também pertencia ao nosso IMORTAL e INESQUECÍVEL EXPRESSO da VITÓRIA !

    E já estamos há 28 jogos sem perder e isso provoca uma dor de cotovelo aos hienas de plantão e também aos MUV/AMARELOS e o seu rebanho de gados amestrados ao som de berrante vermelho e preto e que diminuiram a INSTITUIÇÃO, FINANCEIRAMENTE, INSTITUCIONALMENTE pelo bem do ¨futebol¨ dos nossos rivais nesses 6.5 anos, e elas se auto-rasgam, ao sentir a baforada do DOM CHARUTÃO e ETERNO PRESIDENTE EURICO MIRANDA !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *