Aconteceu em 7 de maio – Fora de casa, Vasco enfia 5 no Vitória-BA pelo Brasileiro de 1980

 

No dia 7 de maio de 1980, o Vasco goleava o Vitória-BA dentro da Fonte Nova, com 3 gols de Roberto Dinamite, 1 de Jorge Mendonça e outro de Catinha.

“Com três gols de Roberto Dinamite, mais uma vez seu melhor jogador em campo, o Vasco não teve dificuldade para golear o Vitória por 5 a 1, ontem à noite no Estádio da Fonte Nova. O resultado garantiu ao Vasco o primeiro lugar de seu grupo, o que lhe dá o direito de nesta próxima fase fazer dois jogos no Rio e apenas um fora.

No primeiro tempo o Vasco já vencia por 3 a 0, gols de Catinha, aos 17 minutos, Roberto, aos 37 e 43. No segundo, jogando com mais facilidade e tendo ainda a sorte a seu favor (sofreu três bolas na trave); fez mais dois gols em contra-ataque: Jorge Mendonça, de cabeça, aos 13 e Roberto outra vez, aos 36 minutos.

O grande nome do jogo foi sem dúvida Roberto. Além dos três gols, participou dos outros dois de forma direta. No de Catinha fez o corta luz, iludindo toda a defesa, no de Jorge Mendonça foi dele a jogada que começou tudo, chegando à linha de fundo pela esquerda e cruzando para a área.

O mais belo gol, contudo, foi o terceiro do Vasco, segundo de Roberto. Ele recebeu um lançamento perfeito de Pintinho, driblou o goleiro Gérson por cobertura e mesmo o perdendo o ângulo; recuperou-se, driblando dois zagueiros e completando com chute forte, indefensável.

O grande nome do jogo foi sem dúvida Roberto. Além dos três gols, participou dos outros dois de forma direta. No de Catinha, fez o corta-luz, iludindo toda a defesa; no de Jorge Mendonça, foi dele a jogada que começou tudo, chegando à linha de fundo pela esquerda e cruzando para a área. O mais belo gol, contudo, foi o terceiro do Vasco, segundo de Roberto. Ele recebeu um lançamento perfeito de Pintinho, driblou o Gélson por cobertura e, mesmo perdendo o ângulo, recuperou-se, driblando dois zagueiros e completando com chute forte, indefensável,

Não era tôa a euforia de Fantoni após o jogo:

— Esse Roberto é sem dúvida o maior atacante do mundo dentro de uma área. E com ele nosso time se transfigurou. Os inimigos que se cuidem.

Animado, Roberto comentou alegremente sua atuação, mais uma vez com muitos gols.

—O time está engrenando mesmo. E eu aos poucos vou brigando pela artilharia. Já tenho oito gols e ainda tem muito jogo pela frente.”

Outras vitórias do Vasco em 07 de maio:

VASCO 2 x 1 Madureira (CARIOCA 1975)
ITAPERUNA 0 x 1 VASCO (CARIOCA 1989)
GRÊMIO 1 x 2 VASCO (BRASILEIRO 2006)
VASCO 5 x 1 CORINTHIANS-AL (COPA DO BRASIL 2008)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *