Regulamento do Estadual 2016 define que Vasco e Botafogo, finalistas da edição anterior, terão os mandos dos clássicos

O Campeonato Carioca de 2016 nem está perto de começar, mas já conta com clubes de lados bem distintos. No regulamento da competição, a Ferj incluiu em seu regulamento um artigo que beneficia Vasco e Botafogo em clássicos cariocas. O caso veio à tona dias depois do aval da CBF para a Liga Sul-Minas-Rio, que terá a participação da dupla Fla-Flu. Em contato com a reportagem, a entidade garante que o regulamento não sofreu modificação desde o dia 10 de agosto deste ano. De acordo com o parágrafo quinto do artigo 18 do regulamento do Carioca-2016, os mandantes dos clássicos na fase inicial da competição serão sempre o campeão e o vice-campeão da edição anterior, exceção feita no confronto entre si.

Ou seja, quando Vasco e Botafogo, campeão e vice-campeão de 2015, enfrentarem Flamengo ou Fluminense na primeira fase serão sempre mandantes do clássico. A medida de beneficiar os dois primeiros colocados da edição anterior terá efeito pelos próximos cinco anos e vale apenas para a primeira fase da competição. Em semifinal ou final, por exemplo, ela não será aplicada. Há dois efeitos práticos: Vasco e Botafogo poderão determinar o lado de suas torcidas nos jogos e, além disso, o preço a ser cobrado nos ingressos destas partidas.

O regulamento já tinha a previsão de que o mandante de cada clássico escolheria o lado de sua torcida especificamente no Maracanã. Mas, agora, dá plenos poderes a Vasco e Botafogo. Em 2015, o Carioca teve a briga entre Vasco e Fluminense pela localização das torcidas no Maracanã. O presidente vascaíno, Eurico Miranda, se recusou a jogar no estádio com sua torcida do lado esquerdo das cabines de imprensa, contrariando a tradição. O Fluminense alegou ter em contrato com o Consórcio Maracanã o direito de manter sua torcida do lado direito das cabines em todo jogo que disputar no estádio. O clássico, então, acabou disputado no Engenhão.

Confira os artigos polêmicos:

Artigo 18 –

§ 5º – Nos clássicos da primeira fase, o campeão e o vice-campeão do campeonato imediatamente anterior da série A de profissionais, quando não jogarem entre si, terão o mando de campo.

§ 6º – Nas partidas realizadas no Maracanã, a associação que tiver o mando de campo terá o direito de determinar o posicionamento de sua torcida.

Artigo 21 –

Os preços dos ingressos serão definidos pelos respectivos detentores do mando de campo, observadas em quaisquer casos as disposições legais e regulamentares sobre meia-entradas, gratuidades, cortesias e outras situações previstas em lei, em cada estado ou município

Fonte: ESPN.com.br

5 comentários em “Regulamento do Estadual 2016 define que Vasco e Botafogo, finalistas da edição anterior, terão os mandos dos clássicos”

  1. QUEM manda nesta porra é o VAsco, os outros que chupem agora, se divertiram por 6,5 anos com vascaínos d emerda e amarelinhos euricofóbicos…

    AGORA ACABOU!!!! e ainda tem campeonato carioca pra cacete pra ganhar pra efetivar esta liderança!

    CHEGA DE INTERVENÇÂO EXTERNA NA ARBITRAGEM VIA PONTO ELETRONICO, ISSO È ESTELIONATO!!!!!!!!

    cadeia na CBFLA!!!!!!!

  2. O VASCO da GAMA por ser o CAMPEÃO ESTADUAL de 2015 e o Botafogo Futebol e Regatas ser o Campeão da Taça Guanabara de 2015 e por ter sagrado Vice-Campeão!

    É JUSTO, e os dois decidiram o TÍTULO dentro das 4 LINHAS e com isso conquistaram esse PRIVILÉGIO e de quebra foi uma FINAL da ESTADUAL com a MAIOR ARRECADAÇÃO de renda de todo o Brasil, pena que a MAIOR FATIA desta RENDA fica com o Consórcio Privado que administra esse Estádio de Poder Público, e isso também precisa ser revisto pelo PRÓXIMO Governo Federal embora o Palácio do Planalto não pode ingerir no Maracanã que é um PATRIMONIO do POVO CARIOCA!

  3. Fla e Flu estão numa liga que não vale nada. Reclamar do estadual porque já que fugiram da raia. Mais derrotas para o Vasco eles não vão aguentar. Na tal da liga vão dividir os juízes entre eles. 50% rouba para cada um. Vão roubar somente lá na liga. Honestidade haverá unicamente no estadual.

    Chapecoense e juiz da partida de quinta. Não façam lambança quinta-feira. Estamos de olho.

  4. O mando de campo do Vasco só vai ser para valer quando os clássicos com mando de campo do Vasco puderem ser realizados em São Januário. Vamos parar de marcar jogos para o Maracanã e dar dinheiro para esse consórcio de empresários corruPTos. Esse liga deles já vai começar com uns 3 rebaixados dentro. Temos que fugir do rebaixamento e encaixar os coritibas, havais, figueirenses, chapeocoenses e joinviles no nosso lugar e mandar logo a liga deles se fufu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *