Resposta a um Superficial

Gilmar Ferreira é um daqueles da imprensa esportiva que resumem seus comentários aos resultados do futebol. Se o clube, o time de futebol do clube, vai bem, a administração é um sucesso. Se vai mal, é um fracasso. Não é de hoje que o superficialismo reinante nas redações dá o tom do dito jornalismo esportivo. Uma lástima.

Na sua coluna no jornal Extra de ontem, o superficial Gilmar ataca com os seguintes comentários rasos:

1 – O time de futebol do Vasco vive uma “crise técnica” desde que conquistou a Copa do Brasil em 2011;
2 – O que aconteceu para que aquele time campeão fosse desmontado em pouco mais de seis meses?
3 – Desde a saída de Rodrigo Caetano em 2011 o time de futebol do Vasco não consegue equilíbrio entre direção e departamento de futebol.
4 – A dispensa de Marcinho, a suspensão de Bernardo e a derrota na disputa por Emerson Sheik mostram que o respeito desejado está longe.

Primeiro, correção à distorção.

Caetano saiu em 2011, mas retornou em 2014. O Vasco fez uma campanha pífia na série B sob seu comando administrativo, gastando fortunas salariais em atletas que não chegaram a render o mínimo. Se o dito sucesso de 2011 era por sua presença, o que houve em 2014?

Agora, a análise, ligeiramente mais profunda do que a do superficial Gilmar.

A partir de 2009, sob a batuta de Caetano e o mal falado equilíbrio existente por sua presença, o Vasco passou a pagar salários irreais aos atletas. Por outro lado, expandia sem limites calotes em todas as direções, inclusive tributários. A má gestão era tão latente que o clube celebrou contrato com uma empresa pública e, em função do não recolhimento de impostos e obrigações, não podia dela receber porque não dispunha das necessárias certidões. Pergunta-se, então: que equilíbrio era este? Que gestão profissional era esta?

Da mesma forma, foi montado o elenco de 2011. Este, com outro elemento: aquele era um ano eleitoral e o Vasco, no dia 30.1.2011, estava na zona de rebaixamento do Campeonato Estadual. Para quem prefere, o pior início de estadual da História do clube.

Foi com este cenário tenebroso nos primeiros meses daquele ano e a preocupação com as urnas que foi montado o elenco daquela Copa do Brasil e Brasileiro, repleto de “visão profissional” e “equilíbrio”. Mais do mesmo: salários exorbitantes, a custa de muitos calotes paralelos. Uma preocupação única com resultados do futebol, talvez contando-se exatamente com os louros concedidos pela superficialidade de “analistas” como Gilmar Ferreira.

Este profissionalismo de fachada, celebrado pelo jornalismo de perfumaria praticado por cidadãos como Gilmar Ferreira, foi a tônica de toda a administração Dinamite. Administração “profissional e equilibrada” que conseguiu êxitos e proezas como deixar uma conta de água de 10 milhões de reais e 700 milhões em dívidas, 500 milhões a mais do que a dívida encontrada em 2008.

Ainda assim, compondo o elenco com alguns jogadores que se encontravam desmotivados no ano passado e algumas apostas em atletas com nível salarial ao alcance do clube, a nova diretoria montou um time que foi Campeão Estadual de 2015. Então, que crise técnica incessante é esta? O Vasco conquista um título e dois meses depois descobre-se que permanece numa crise técnica desde 2011? Ou o surrado discurso de que o Estadual não vale nada (só vale para os outros) também é mantido pelo superficial Gilmar?

Por fim, diz o vestal Gilmar que o Vasco, ao rescindir com Marcinho, suspender Bernardo e “perder” a disputa por Emerson Sheik mostra que está longe do respeito que diz ter alcançado. Bem se vê que este sujeito realmente entende muito de profissionalismo. Marcinho não foi dispensado, pediu para sair. Ninguém joga em um time de futebol ou trabalha em uma empresa daquelas que os perfumados adoram sem ter vontade de trabalhar. Por isso, concordou-se com a sua saída. Bernardo é reincidente em comportamentos inadequados. Aliás, foi a “profissional e equilibrada” diretoria anterior que adquiriu os seus direitos econômicos por 3 milhões de reais. Quanto a Emerson Sheik, estes jornalistas conseguem se contradizer em meio parágrafo. Costumam pregar que atletas caros, com certa idade e com casos de indisciplina e mau comportamento não são adequados para clubes, especialmente aqueles que precisam se recuperar financeiramente. É exatamente o caso de Sheik. Mas, para Gilmar, que surfa a onda dos oportunistas e precisa dar vazão ao seu ódio pessoal nutrido pelo “ditador com boa vontade”, o Vasco perdeu a disputa pelo atleta. Fazer o quê? A mentalidade é tacanha.

Rodrigo Caetano faz parte do passado e saiu do Vasco pela porta dos fundos. Seu sucesso foi pueril e calcado em saúde financeira de fachada. Cobra na Justiça mês de salário não vencido através do mesmo advogado que conseguiu adiar as últimas eleições, três meses a menos no processo de recuperação e saneamento hoje necessário. Advogado, este, da atual oposição. Relações profissionais e equilibradas.

Mas há uma solução. Uma luz no fim do túnel. Talvez, para o seu lugar, Gilmar Ferreira pudesse ser contratado. Afinal, ele tem visão profissional e equilibrada. Sua passagem pelo Sistema Globo de Rádio não nos deixa mentir.

CASACA!

31 comentários em “Resposta a um Superficial”

  1. MUITO BEM RESPONDIDO! ! ! ! Coloquem-no na fila do caramanchão, aquela onde algum ´´coleguinha´´ dele, frequentava para ´´receber o legado´´ na escuridão da noite……….!!!! Adorava segundo ´´fala-se´´, mais de 25 cm.de realizações, distraído, feliz e de quatro, à ´´ la mulambada´´.
    Charuto neles, muuuuuuiiiiiiito beeeeemmmmmm!

  2. Perfeito. Gostaria de ver alguém tentar argumentar algo desse belo e verdadeiro texto. Gilmar, continue torcendo…

  3. Esse tipo de jornalismo já acabou há muito tempo. Esse velhote desatualizado, completamente por fora do que acontece não só no futebol mas no esporte em geral, ainda quer emitir opinião? Arranja outro, caras do Jornal.

    “Jornalismo da bandidagem” não combina com o Vasco. Passa!!!!!

    O respeito voltou!

  4. Será que esse gilmar ainda ganha salário para escrever estas sandices ?

    Só percebo um mérito no gilmar. É que escrevendo o que seu mestre mandou, é ele, gilmar quem leva o esbregue publicamente.

    O Casaca foi implacável na resposta. Cortou o gilmar em fatias.

  5. Muito obrigado amigos do Casaca, lavou minha alma com essa resposta!!Eu li essa coluna e estava torcendo por uma resposta de vocês.
    Esses “especialistas” de futebol,pseudos-jornalistas começaram a mesma operação para envenenar os vascaínos e os sócios do clube.

    Esses pseudos-jornalistas escrevem tanta merda sobre o Vasco e sobre a política do Vasco que até mulambo se acha no direito de vir falar de política vascaína comigo.

    CHARUTO NO RABO DELES!!

    PS: Qual é a marca do charuto de Euricão, vou comprar igual para matar os euricofobicos de raiva!!!

  6. Quem é esse tal de GILMAR FERREIRA? Nunca ouvi falar nessa porcaria.
    Deve ser o “macho” do RMP!

  7. Na verdade, uma grande leva de “jurnalistas e crunistas expurtivo”, passaram a achar que tem a sabedoria necessária para escrever suas besteiras, como é o caso deste camaradinha chamado gilmar, alias, diga-se de passagem, pelego do rmp. É a decadencia!!!!!!!!!!!!!!!

  8. E nada acontece com essa corja que acha que pode escrever as mentiras que quiser? E o pior é que tem alguns idiotas que acreditam nesses baboseiras.

  9. E nada acontece com esses paspalhões que acham que podem escrever as mentiras que quiserem. O mais lamentável é que tem bobo que acredita.

  10. Obrigado Casaca! Sabia que não iria passar em branco tanta besteira em tão pequeno espaço.

    VASCOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!

  11. gilmar ferreira, lédio carmona, juninho, edmundo… SÃO OPORTUNISTAS!!!
    ficaram 6 anos calados, secaram o VASCO no estadual 2015 e agora no
    momento ruim do time na tabela, eles voltam a destilarem os venenos!!!

    1 – O time de futebol do Vasco vive uma “crise técnica” desde que conquistou a Copa do Brasil em 2011;
    RESPOSTA: SE DEPENDÊSSEMOS APENAS DOS JOGADORES CONTRATADOS PELO RODRIGO CAETANO (POR. EX ENRICO), JAMAIS SERÍAMOS CAMPEÕES DA COPA DO BRASIL EM 2011, A CONTA DAQUELE TIME ESTÁ AÍ PARA O VASCO PAGAR, SE NÃO FOSSE RICARDO GOMES JAMAIS VENCERÍAMOS AQUELE TÍTULO, OUTRA COISA QUE NOS AJUDOU E MUITO FOI O MARACANÃ EM OBRAS… VENCEMOS VÁRIOS JOGOS DECISIVOS EM SÃO JANUÁRIO, INCLUSIVE O 1º JOGO DA FINAL!!!

    2 – O que aconteceu para que aquele time campeão fosse desmontado em pouco mais de seis meses?
    RESPOSTA: O SR. CARLOS LEITE PARCEIRÃO DO RODRIGO CAETANO VENDEU O TIME TODO, COM A PARTICIPAÇÃO DO FUNDO DE INVESTIMENTO QUE ATUOU NO VASCO LIVREMENTE SEM NENHUM QUESTIONANDO DA IMPRENSA.

    3 – Desde a saída de Rodrigo Caetano em 2011 o time de futebol do Vasco não consegue equilíbrio entre direção e departamento de futebol.
    RESPOSTA: RODRIGO CAETANO SAIU DO VASCO NO FINAL DE 2011 QUANDO VIU QUE NÃO TINHA MAIS DINHEIRO PARA GASTAR, ENTÃO ELE FOI PARA O FLUMINENSE ONDE SURFOU NO DIN-DIN DA UNIMED, OBS: O TIME DO FLUMINENSE REBAIXADO DENTRO DE CAMPO EM 2013 FOI MONTADO POR ELE, O TIME DO VASCO 3º COLOCADO NA SÉRIE B 2014 TB FOI MONTADO POR ELE!!!

    4 – A dispensa de Marcinho, a suspensão de Bernardo e a derrota na disputa por Emerson Sheik mostram que o respeito desejado está longe.
    RESPOSTA: 1º A DISPENSA DO MARCINHO E A SUSPENSÃO DO BERNARDO É A PROVA VIVA DE QUE O RESPEITO VOLTOU, OU VC PREFERE A BAGUNÇA??? 2º O VASCO NUNCA DISSE QUE IRIA CONTRATAR O SHEIKMESSI OU QUE ESTAVA DISPUTANDO O JOGADOR, ISSO É MAIS UMA INVENÇÃO DA IMPRENSA… E DIGO MAIS, SE TIVÉSSEMOS CONTRATADO ELE O gilmar ferreira SERIA CONTRA!

    RESUMO: no dia que o Sr. Gilmar Ferreira escrever no jornaleco dele que a DIRETORIA DINAMITE em menos de 6 anos triplicou a dívida do clube, por ex. só com a CEDAE são R$ 10 milhões, aí quem sabe eu vou perder o meu tempo lendo o que ele escreve…

  12. A fase tá feia mesmo… Se nem mesmo aqui no Casaca, que é a voz da diretoria, eu consigo encontrar uma notícia boa do Vascão…
    _____
    Aqui não é cliping de notícias. Se fosse teríamos pra hoje:

    – Vasco empresta Montoya
    – Bernardo assinou suspensão por 20 dias e sua volta depende de seu comportamento profissional mudar ou não
    – Riascos demonstra querer se adaptar ao Rio e traz filha e esposa para a Cidade Maravilhosa
    – Matheus Indio renova contrato por três anos
    – Segundo departamento médico, Luan terá condições de jogo para sábado
    – Marta, revelada pelo Vasco, se torna a principal a maior artilheira das Copas do Mundo
    – Eder Luís pode reestrear no Vasco no clássico contra o Flamengo
    – Cria da base vascaína, remador Jefferson realiza sonhos através do esporte.
    – Vasco venceu ontem o Municipal no Campeonato Estadual Sub-17
    – Vasco segue rotina de treinos fortes em Mangaratiba
    – Casaca! não deixa passar discurso de jornalista que distorce fatos para opinar sobre o clube
    – Oposição entende que Vasco baixou ingressos por influência dela e motiva gargalhada geral do quadro social do clube
    – Venda de ingressos antecipada para estreia do Vasco no “Touchdown” dá 50% de desconto e periga oposição entender que sua influência alcançou outros esportes
    – Vasco torna público esclarecimentos feitos junto ao Ministério Público do trabalho, garantindo ter controle sobre sua base
    – Peru, adversário da estreia do Brasil na Copa América, foi goleada por 7 x 1 pela seleção brasileira no sul-americano de 1949 com meio time do Vasco
    – Há 84 anos Vasco iniciava a primeira excursão de um clube carioca pela Europa
    – Show à parte de Eurico Miranda, presidente do Vasco, na reunião da CBF, continua repercutindo na mídia e incomodando ESPN Brasil
    – Eurico Miranda explica diferença entre gay e veado mais uma vez, mas vários veados não entendem, o que faz gargalhar gays, lésbicas bi e heterossexuais
    – Assim como o treinador Tite, Eurico Miranda é contra escalação de mulheres para apitar jogos de futebol profissional masculino
    – Cruzeiro não terá Alisson e Gabriel Xavier, lesionados, contra o Vasco
    – Arrascaeta também desfalca o Cruzeiro, pois assim como Martin Silva está servindo à seleção uruguaia
    – Última vez que Luxemburgo, atual técnico do Cruzeiro, enfrentou o Vasco, levou ferro (1 x 0 sobre o Flamengo)
    – Colunista do site Cruzeiroonline acusa diretoria celeste de amadorismo
    – Vasco vence o Santos por 1 x 0 em São Januário no Campeonato Brasileiro Sub-20

    Destacadas aí um monte de notícias boas para você.

    Sérgio Frias

  13. Dizem que merda não afunda, fica na superfície. No caso de merda afundar é necessário ser muito merda, a ponto de fracassar como globosta. PONTO.

  14. O que tem de zumbi travestido de vascaino…esse cidadão para muitos é vascaíno mais a empresa está toda contaminada, aureo ameno e Jorge Nunes já não existem mais … Por isso que não escuto radio…tudo lavagem cerebral …O CASACA É O MEU FIREWALL DE NOTÍCIAS, QUE SÓ ME FAZEM PERDER TEMPO EM OUTROS SITES. Sdc VASCAINAS ….

  15. Um colega meu de trabalho torcedor do Urubu e hoje torcedor do Carlos Roberto ex dirigente do Vasco tentou explicar que a dívida do Vasco aumentou assim como a do seu time, de 2008 pra cá por culpa da inflação . Então propus dolariza-la desde é então é o resultado foi surpreendente. Eurico deixou uma dívida de 85 milhoes de dólares que generosamente eu aceitei corrigir pelo dólar atual e não de novembro e aí a supressa a dívida deixada pela gestão do Carlos Roberto supera U$ 225 milhões. Reapondendo ao Gilmar Ferreira. Fazer time para ganhar um campeonato às custas de uma dívida dessa é ótimo, não?

  16. Eu costumo dizer que, em cada órgão de mídia, só há cota para apenas um “vascaíno”, e este tem que ter um dos seguintes pré-requisitos: ter forte ligação com o futebol paulista e/ou ser euricófobo.

  17. Resposta perfeita, como as anteriores mas… Acho que é muita linha gasta com um boçal, um nada, porque isso e nada é a mesma coisa.

  18. O problema desse cara com o Eurico, é de cunho sexual. O brioco desse flamenguista enrustido pisca, quando vê o Eurico.

  19. Taí um “cara” que nunca me dei ao trabalho de ler o que escreve. Dias atrás, por acaso, entrei no Fox Sports e lá estava um programa apresentado pelo RMP e com a presença do GF–> mudei de canal no mesmo instante.

  20. AMIGOS DO CASACA

    acompanho o site de vcs há muito tempo, e com toda a humildade,
    eu gostarei de sugerir algumas mudanças para atraímos mais torcedores
    para visitarem o site http://www.casaca.com.br

    1) CLIPING DE NOTÍCIAS: de 15 em 15 minutos, porém… diferente do que ocorre no site comprado pela tv globo (netvasco), aqui no casaca vcs poderiam postar no rodapé da notícia o ponto de vista de vocês, elogiando ou criticando, com argumentos… é óbvio quanto for algo imbecil, por x. “cruzada amarelinha” diz que a diretoria do VASCO diminuiu o preço do ingresso contra o cruzeiro por “pressão deles”, kkk (NÃO PERCAM TEMPO POSTANDO ISSO)… Guardem a resposta para o PODCAST!!!

    2) PODCAST: os inimigos estão espalhados por todos os lados, muitas críticas e mentiras ficam sem respostas, vcs poderiam usar a SEXTA-FEIRA para postar o link do PODCAST com um resumo da semana, por ex. na segunda-feira o jornal tal disse isso (TOMA), na terça-feira o grupo amarelinho inventou isso (TOMA), no jogo de quarta-feira o comentarista mentiu (TOMA), na quinta-feira um apresentador disse isso e aquilo (TOMA)… Assim a torcida do VASCO não precisa esperar chegar na outra segunda-feira para ouvir as respostas, até pq faltaria tempo para explicar tudo!!!

    3) REDES SOCIAIS: usar mais o facebook, twitter, instagram e youtube… com fotos, vídeos, momentos históricos do clube e etc…

  21. Gilmar Ferreira? Jornalista?
    Huuuummmm!
    Que tal se ele, que tende ser um profissional visionário e equilibrado, nos brindasse a todos com um também profissional e profundo levantamento sobre o “caso Portuguesa”.
    O caso é mais de sua área do que ficar dando pitaco em coisa que não é.
    Ou ele tem em seu currículo ter dirigido algum clube e eu não sei?

  22. Gostei da sugestão do dudu rj, ficaria muito legal, poderia vcs fazer parcerias com quem quer ver a instituição do Vasco mais forte ainda… gostaria de dizer que o comentarista que mais é honesto no comentário a respeito do Vasco é o Ricardo rocha, pois já vi ele falando do Vasco e respeitando a postura do Eurico, tem também o Acacio…

  23. Melhor do que tecer um.comentário é encontrar esse desinformado para uma conversa.ao vivo. Tenho certeza que ele não aceitaria o convite e que já ficaria todo borrado só de pensar. A ideia de divulgar mais o casaca e de termos uma opção de site honesto seria algo a ser pensado.

  24. ahahahahahahahah…ótima resposta para esse “comentarista” ligado ao RMP.
    Quanto ao Fabio, não perca tempo meu caro Sergio. Se ele não consegue enxergar coisas boas na nova administração não vai entender o que você escreveu.

  25. Sergio Frias,

    E se Deus quiser, o proximo cliping de noticias sera Vasco vence Cruzeiro por 2×0.Pela previsao o Doriva devera escalar, o time com 5 no meio de campo e apenas Gilberto no ataque. Com isto esperamos ter boa consistencia no meio de campo para defender e atacar, sem falar em maior envolvimento do laterais ao ataque e que espero que nao seja ao mesmo tempo.,Espero que tenha treinado este time VASCO: Charles; Madson, Luan, Rodrigo (Anderson Salles) e Julio Cesar; Diguinho, Guiñazu, Jackson Caucaia, Jhon Cley e Emanuel Biancucchi; Gilberto. Técnico: Doriva. Com Jackson, Clay e Emanuel chegando junto com Gilberto em condicoes de chutar a gol, atacando possivelmente com 5 jogadores e defendendo com todos com excecao do Gilberto ficando circulo central quando o time estiver sendo atacado Este time bem treinado e com com entrosamento seguira firme no campeonato com chances de grandes alegrias, pois gosto muito deste esquema. Mas e necessario dar tempo a este esquema, nao tenho duvidas que e necessario vitorias para manutencao do esquema , caso contrario serao necessarias mudancas para conseguir as vitorias.
    Avante Vascao vamos comecar as vitorias a partir de hoje a noite, se Deus quiser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *