Do descrédito ao orgulho

O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira a autorização para a renovação de contrato entre a Caixa Econômica Federal e o Club de Regatas Vasco da Gama

O clube receberá até o fim do ano o valor de 15 milhões de reais.

,

Iniciamos nosso comentário relembrando que o contrato com a CEF se expirou em agosto de 2014, período no qual deveria ter ocorrido o pleito eleitoral no Vasco. Ou seja, ao final do contrato o Vasco já teria novo presidente.

Como se sabe, os atuais opositores de Eurico Miranda buscaram na Justiça a manutenção de Roberto Dinamite no poder, período no qual houve total inércia quanto a questões envolvendo a CEF, funcionários, patrimônio, etc…, a ponto de o Vasco ter sido deixado em dezembro com dois meses de salários atrasados, sem certidões, sem possibilidade de receber valores residuais da CEF, sem rumo.

As críticas iniciais dos insatisfeitos com a vitória da chapa “Volta Vasco! Volta Eurico!” versava sobre o fato de que a gestão vascaína não conseguiria patrocínios “pela falta de credibilidade de Eurico Miranda”.

Inicialmente, antes de qualquer patrocínio, Eurico Miranda teve crédito suficiente para conseguir 14 milhões de reais e acertar a questão fiscal do clube, além disso conseguiu pagar grande parte dos atrasados da era MUV no Vasco e manteve em dia atletas e funcionários desde janeiro até aqui.

Falemos agora especificamente sobre patrocínios:

As previsões para 2015 oriundas da mídia previam 20 milhões de reais pela renovação com a CEF, mais 7 milhões referentes ao acordo com a Viton 44. Matéria publicada pelo jornal Extra, a 2 de janeiro ventilava tais números.

No início de abril, após muita negociação o clube fechou contrato de patrocínio para as mangas de seu uniforme com a empresa Viton 44. O Vasco manteve a empresa Guaracamp nas mangas por mais um mês, até firmar um acordo alternativo com ela em outras propriedades do clube, e menos de 10 dias depois fechou com a Viton 44.

Doze dias após, o clube fechou contrato de patrocínio para as costas da camisa com a própria Viton 44.

Os valores finais dos dois acordos, previstos até o fim de 2016, atenderam com sobras à expectativa criada.

Agora falemos sobre a Caixa Econômica Federal:

Para que se conseguisse receber os valores residuais da CEF, no início de janeiro deste ano, o Vasco teve que apresentar além das certidões exigidas ainda o cumprimento de uma série de obrigações contratuais inerentes àquele acordo e ignorados pela gestão anterior, trabalho finalizado ao final do mês de dezembro, portanto em menos de um mês de trabalho da nova gestão.

Vale ressaltar que Eurico Miranda assumiu o Vasco em 02 de dezembro do ano passado, um dia após a data limite para o Vasco resolver suas pendências fiscais com a CEF e fazer jus ao recebimento do valor residual que lhe era devido, e foi obtida a prorrogação de prazo para todo o acerto necessário até o fim de 2014 pela nova gestão.

O Vasco iniciou 2015 já tendo cumprido todas as exigências feitas pela CEF para uma possível negociação visando novo patrocínio.

Em 10 de fevereiro foi confirmada a troca da presidência na CEF e houve certa apreensão por parte dos clubes quanto à continuidade ou não de patrocínios da empresa diante da recessão econômica do próprio país, mas apostava-se na manutenção da estratégia de marketing da própria empresa, até ali focada e muito no futebol.

Em 24 de fevereiro, dia posterior ao anúncio do acerto da CEF com o Corínthians, Eurico Miranda, ao saber que a Caixa alegava esperar pelas certidões para firmar novo contrato, afirmou já ter o clube cumprido a exigência “há algum tempo”, na ocasião.

No início de abril o Ministro da Fazenda Joaquim Levy se mostrou contrário a que a CEF continuasse patrocinando os clubes de futebol.

O Vasco manteve em seu uniforme a marca da CEF desde o início do ano visando o fechamento de um contrato que valorizasse a sua marca e foi exatamente o que ocorreu. Num período próximo a sete meses o clube receberá um valor proporcional maior que o ventilado no início do ano em quase 30%, o que valoriza a própria marca para futuras negociações.

A dificuldade do Vasco em suplantar barreiras construídas pela gestão anterior, o panorama econômico atual do país e o descrédito institucional, acumulado por quase seis anos e meio, levaram o clube a ter que se fazer respeitar. Neste cenário, o acordo obtido junto à Caixa, após o Vasco bancar tê-la em sua marca por quase cinco meses, sem qualquer garantia de um futuro patrocínio, teve sim na atitude um fator motivador a isso e que serviu de alicerce para a negociação. Foi uma estratégia do clube a manutenção da marca no uniforme e esta deu certo.

Aos que desacreditavam de tudo, de novos patrocínios, de obtenção de crédito, certidões, pagamento de salários mês a mês, títulos, investimentos no patrimônio e em esportes olímpicos, que desacreditavam enfim na volta do respeito institucional interno e externo do Vasco, só resta mesmo chorar na cama que é lugar quente, afinal:

O RESPEITO VOLTOU. PONTO! (de exclamação).

Casaca!

24 comentários em “Do descrédito ao orgulho”

  1. É ISSO AÍ!!!!!

    Agora só falta avisarem ao Doriva que ele precisa mandar o Julio dos Santos e o Dagoberto entrarem na área para ajudarem o Gilberto quando o Madson ou o Cristiano cruzarem na área!!!!! Os 3 têm potencial de fazer muitos gols!!!!!

    Se o front office (futebol) andar junto com o back office (administrativo), o Vasco vai decolar muito alto!!!!!

  2. Deviam perguntar ao Olavo Monteiro de Carvalho, Gomes da Costa, Mandarino, Luso, Roberto Dinamite, Nelson Rocha, José Henrique Coelho, Luis Américo (esse sumiu mesmo), SE ELES TEM ALGO A DIZER… Pois essa administração atual fez na área de patrocínios e parcerias, em apenas 05 meses, o que eles não fizeram em quase 07 anos. Incluindo a inédita campanha junto a torcida para reformar o ginásio do clube. Até hoje eu espero a FILA de patrocinadores que o Olavo disse que se formaria na porta do Vasco assim que o Roberto assumisse a presidência.

  3. Eles sabem que o Eurico é sério.

    Eles sabem que o Vasco do Eurico é sério.

    Eles sabem que os adversários do Eurico e do Vasco tentam sobreviver de calúnias.

    Patrocínio no uniforme do Vasco sob a gestão de Eurico trás credibilidade e aumento de vendas.

    Os jornalistas velhotes e os discípulos deles com um currículo engraçado tentam porque tentam manchar essa credibilidade com um jornalismo covarde e mentiroso.Parece que só estudaram nas instituições que ensinam organizar uma calúnia indecente com aparência de verdade e seriedade.Acabaram perdendo a credibilidade. Só tiro na água.

    Resumindo: Para o Vasco com Eurico na presidência e com a equipe de diretores e dirigentes escolhidos não faltarão bons patrocínios.

    Pois o respeito voltou e como voltou!!

  4. Agora que as coisas estão caminhando, acho válido o Conselho Fiscal promover uma boa investigação de auditoria nas finanças do clube no período da desastre-administração MUV e cobrar dos responsáveis prestação de contas de todas as trapalhadas feitas no Vasco!!!!! !

  5. Amigos do Casaca

    Tinha convicção neste final feliz para o Clube, aliás mais um.

    Como faço sempre quando estou por perto, estive ontem em São Januário, para almoçar, passar o tempo no intervalo de um cliente e outro e é nítido o ritmo e a vida que o Clube ganhou nos últimos meses.

    Na Piscina contei mais de 12 trabalhadores, preparando as arquibancadas, o emboço das paredes, o piso da piscina, os azulejos, ou seja, tudo para devolver este patrimônio aos sócios.

    Andei até o campo society em frente ao Colégio, e mais uma dezena de trabalhadores nas obras do novo acesso para os visitantes, ponto principal para as obras do campo anexo.

    Passei pelas arquibancadas e outro grupo estava finalizando a ampliação dos espaços para a nossa torcida com a instalação das divisórias móveis.

    Vou em direção ao Ginásio e passo por mais trabalhadores, encantados, tirando fotos do estádio para mostrarem para a família, chego na porta do Ginásio e tenho aquela visão da obra do piso a todo vapor, olho pra cima, vejo, praticamente concluídas, as obras da Pousada.
    Sem contar as diversas meninas da limpeza por toda parte.
    Resumindo, saio do Clube com a certeza que ele respira trabalho!

    Chego em casa, abro o site oficial do Vasco e vejo o belo livro de contribuintes da campanha dos “Herdeiros”, estou orgulhosamente lá, n.2040! e aguardo ansioso o dia do jogo de inauguração.

    Mas, sabem o que mais me incomodou nesta lista dos Herdeiros?
    A AUSÊNCIA!
    Quantos e quantos “Vascaínos” da boca para fora, ficaram literalmente, de fora.

    Dez reais seria problema para essa turma que se diz tão Vascainos?
    Entrar num site e imprimir um boleto de dez reais para uma causa dessas é tão complicado assim?
    Ex-jogadores, ex-diretores, famosos de todas as atividades e profissões, onde estavam voces?
    Porque não acharam o Vasco merecedor de apenas dez reais do seu bolso?
    Era por causa do Eurico?
    Não confiam nele?
    Pois bem, sabe o que falta a todos esses incrédulos, dar um passeio em São Januário, ver o que está sendo feito não é para um ou outro, mas sim, para todos!

    Fico feliz por ver dentro do Clube hoje pessoas que aparecem menos e trabalham mais, aliás, coincidência ou não, todos estavam na lista!

    Não tenho dúvidas de que ainda temos muito trabalho pela frente, mas como é bom ver que o Vasco da Gama voltou a navegar!

    Saudações Vascaínas

    PC Guedes

  6. Quais os valores da Viton 44???
    _____
    Há cláusula de confidencialidade, portanto não vamos divulgar.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  7. EURICO MIRANDA é SINONIMO de TRABALHO, DEDICACÃO, por uma INSTUTUIÇÃO que ele AMA e DÁ A SUA VIDA! se for NECESSÁRIO, e é um sinonimo de TRABALHO, RESPEITO e CREDIBILIDADE !

    É O QUE ELE FAZ e TEM FEITO ULTIMAMENTE nesses quase SEIS MESES!, ous seja: TRABALHO!, MUITO TRABALHO e a gente sempre fazendo a nossa parte: 我慢 戸 木折億 = GAMAN to KIORYOKU (PACIENCIA e COLABORAÇÃO) um SLOGAN do MILENAR e DISCIPLINADO POVO NIPONICO ONDE DIARIAMENTE essas duas palavras voltados em um trabalho e para o BEM-ESTAR COLETIVO e foi com esse ESPÍRITO que TRABALHARAM POR DÉCADAS para RESGATAR o seu AUTO-ESTIMA e para RECONSTRUIR o PAÍS da devastação da e da sua derrota na SEgunda Guerra Mundial!

    Estamos cientes que a rotina dentro do clube é de um TRABALHO CONTÍNUO e ÁRDUO para RECUPERAR, RECONSTRUIR, REEGUER, RESGATAR e RESTAURAR a ESTRUTURA do CLUBE, coisas que foram largados e destruídos por um bando de irresponsáveis, aventureiros, que vieram apenas com o interesse de se enriquecer e ávidos por DINHEIRO !

    EURICO MIRANDA está FAZENDO e fez QUASE TUDO em apenas 5 MESES, e agora o CEF deu o SINAL VERDE para a NOSSA INSTITUIÇÃO receber o VALOR que é ESSENCIAL e VITAL para fazer o CLUBE ANDAR e funcionar!

    CLUB de REGATAS VASCO da GAMA, ou uma ADMINISTRAÇÃO CAPITANEADA pelo MARECHAL EURICO MIRANDA é uma GESTÃO AMADORA onde ninguém e´remunerado, mas é o VASCO da GAMA de LÁPIS atrás da ORELHA , com PÉS no CHÃO, trabalhando de forma bem REALISTA AUSTERA, que cumpre todos os acordos firmados ( isso não é FÁCIL! ), e na FINAL do ESTADUAL de 2015 onde a NOSSA TORCIDA MOSTROU MAIS UMA VEZ, sem ter apoio ou a simpatia da mídia, a SUA PUJANÇA, deu um ESPETÁCULO COLORIDO AO MUNDO INTEIRO, trazendo uma VISIBILIDADE ENORME A SUA MARCA aos PATROCÍNIOS, GERANDO LUCROS e FATURAMENTO EXCEPCIONAL ao CAIXA, GUARAVITON 44 e ao SUPERMERCADO CHARME, NASCEMOS GRANDES!, SOMOS UMA MARCA GIGANTE; GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA!

    Isso sem falar da AUDIENCIA, na TV , na rádios ou pela Internet !

    ヴァ須子 陀 ガマ. 万歳一座 ! VASCO da GAMA BANZAI !
    VIVA ! e LONGA VIDA ao VASCO da GAMA !

    O RESPEITO VOLTOU !

    科座科! = CASACA!

  8. Saudações ao verdadeiro Vasco.
    Não sou invejoso, mais gostaria muito que os conselheiros do nosso Vasco tomassem as mesmas medidas que os botafoguenses estão fazendo com o antigo presidente. o Nosso Ex cometeu diversos crimes de Lesa-Vasco merecia também, junto com a camarilha que o ajudou de ser expulso do nosso quadro social.
    abs a todos

  9. Peço Socorro.

    A hereditariedade da Vaca Louca está se espalhando pelo pastos. Bovinos raivosos estão se atirando nas cercas de arame farpado, vários chifres amputados nos mourões e árvores do campo. A sinfonia de mugidos não deixa ninguém dormir…

    Algum infeliz teve a ideia de expor uma taça na entrada de SJ, a revolta foi geral, clamam por ver aquela de 2009, tão festejada aqui na fazenda. Vários grupos cometeram suicídio anal coletivo. É Sangue e Areia!

    Ajude-nos, a manada está saindo do controle. Veterinários Sem Fronteiras em número insuficiente.

    Precisamos urgente de supositórios de Euricomicina 1000mg. Inevitável contágio na Granja, onde galinhas e pintos cacarejam a várias horas.

    Não nos deixem só!

  10. Permita-me, CASACA, um fora de tópico?

    Gabriel Gava cantor que eu não conhecia. Agora, uma vez que disse que é vascaíno, vou escutar os discos dele.

  11. Muitas vitórias e transparência.

    A luta é árdua.

    O respeito voltou.

    CASACA CASACA CASACA.

    VASCO VASCO VASCO.

  12. FORAM, PARA MIM, 6 ANOS E MEIO DE AGONIA,TRISTEZA E MUITO SOFRIMENTO.
    HOJE, ME SINTO ALIVIADO E FELIZ DE NOVO COM O MEU QUERIDO VASCO DA GAMA, MINHA PAIXÃO.

    ATÉ VOLTEI A FREQUENTAR OS ESTÁDIOS (em Xerém, Friburgo, em São Januário no jogo contra o Goias e sobretudo nos jogos das decisões – contra os mulambos e bostafogos – estava eu presente nas arquibancadas junto ao povo como eu, e onde sempre gosto de ficar).

    E COMO FOI BOM VOLTAR A GRITAR: “SOU CAMPEÃO SIM”

    Obrigado EURICO, HORTA, ZÉ LUIZ … DIRIGENTES, ATLETAS, FUNCIONÁRIOS.

    Obrigado CASACA!, FRIAS, NÓBREGA, valeu, e valeu muito confiar na luta de todos vocês: O RESPEITO VOLTOU, PONTO.

  13. Paulo Cesar Guedes, obrigado por narrar sua ‘tour’ pelo Vasco. Fica um misto de inveja (boa) e alegria constatar que o Vasco vai bem, muito bem, obrigado…

    Nelson Frederico, concordo contigo, pra ontem, aquela turma toda. Aliás, tinha que ser por ‘Decreto’, eis que obrigatório porquanto merecido. Haja motivo pra isso.

  14. Saber que o nosso querido clube, hoje é dirigido por pessoas sérias e competentes, nos da muito prazer e alegria. Peço a Deus que dê muitos anos de vida e saúde ao Dr. Eurico e toda sua diretoria, pois sabem como ninguém, fazer com que o Vasco seja respeitado!

    Saudações Vascaínas!!!

  15. O Vasco, em poucos meses, superou a fase mais crítica de sua história. Voltou a ser respeitado e seus torcedores estão com a auto – estima no alto. A renovação do contrato com a Caixa é o reflexo de uma gestão comprometida com o Vasco e suas tradições, mas muito pouco para o tamanho do nosso clube. Uma verba para a administração do clube poder respirar e planejar o Vasco até o final do ano. Mas o Vasco é muito mais do que isso, o marketing do Vasco precisa aproveitar esse resgate da marca Vasco e buscar patrocínios maiores e dentro do possível fora da alçada estatal. A nação vascaína pode dar a resposta a essa questão, desde que os inúmeros empresários vascaínos ajudem o clube através de patrocínios e logomarcas. No passado o Vasco se vangloriava disso.

  16. Sérgio, só me explica uma coisa: como podem ainda existir contratos com cláusulas de confidencialidade se todas as contas do clube têm de “bater” e constar do balanço?
    _________
    Devem bater, constar do balanço, mas não necessariamente discriminadas. No final por dedução (no mínimo) poderá se saber.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  17. o marcinho é o titular no lugar do dagoberto…e o Iago tem q ser mais valorizado….ou seja, entre talles e Iago vcs ficam com quem?????eu com Iago, sem dúvida…e o Bernardo é apenas um eterno reserva….e olhe lá…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *