Escritas

Domingo passado o Vasco quebrou um tabu dos mais incômodos diante do principal rival, pois em disputas de vaga, taça ou campeonato o clube só havia vencido o rubro-negro uma única vez com o adversário precisando apenas do empate numa decisão improrrogável. Isto ocorreu em 1953, quando com uma vitória por 5 x 2 no Maracanã, de virada, o Expresso da Vitória, contando com atuações destacadas de Sabará, Ademir e Chico, obteve o título do Quadrangular Internacional do Rio de Janeiro, que contou também com a presença dos argentinos Boca Juniors e Racing.

A partir deste fim de semana o time dirigido por Doriva buscará um fato inédito, pois jamais fomos campeões cariocas num embate direto, decisivo para ambos, contra o Botafogo. Se em 1990 o título alvinegro veio no tapetão, com ajuda descarada da imprensa para que a decisão nos fosse desfavorável fora de campo, em 1948, 68 e 97 o clube da estrela solitária derrotou nas quatro linhas o seu maior algoz em clássicos.

Para se quebrar a primeira escrita foi necessário que a coletividade vascaína se conscientizasse ser a vitória possível, a partir do enfrentamento, agora, entretanto, faz-se mister evitar um relaxamento qualquer, pois o Botafogo leva a vantagem de dois empates e obteve a igualdade no confronto direto conosco válido pela Taça Guanabara (1 x 1).

Aos mais jovens cabe lembrar que o título carioca de 2015 tem exatamente o mesmo valor, numericamente falando, de qualquer outro conquistado pelo clube, e se obtido deve ser valorizado tanto quanto se fez diante da perda de qualquer um ao longo do tempo, pois o discurso dos adversários em nossas conquistas tenderá a desvalorização, como ocorreu, por exemplo, em 1998 e 2003. Já a fala do vascaíno, obviamente, deve seguir o caminho oposto.

O Vasco parte portanto para reconquistar um título que não vê desde 2003 e este lapso de tempo sem a obtenção de um Campeonato Carioca coincide com o período máximo de jejum de Flamengo (1927 – 1939) e Fluminense (1924 {AMEA} – 1936) e do próprio Vasco (1958 – 1970) na história da competição.

Que o torcedor não se engane: os inimigos do Vasco aguardam ansiosamente um tropeço nosso e a perda do campeonato para destilar seus venenos contra o clube e por mais que disfarcem babarão de ódio por nossa conquista, caso ocorra, como todos torcemos.

Olho na decisão, concentração total, torcida presente e motivada. Muita garra em campo e harmonia nos cantos, nos coros e na bola. Vasco Campeão causará muita dor de cotovelo nos adversários, pois se o respeito voltou, o incômodo alheio idem.

Sérgio Frias

47 comentários em “Escritas”

  1. Não pensem que o Botafogo é santo. Ele faz parte do elite zona sul. Juntou-se ao joio em 90 para ser campeão e em 1948, tal qual fizeram recentemente com o Dodô, um cafezinho batizado foi servido no intervalo para que pudessem virar um jogo e serem campeões.

    Portanto, é hora de mostrarmos aos jogadores o que eles serão capazes de produzir para nos tirar este título e mais, estão se aproximando na contagem geral e não duvidem de quando o sistema gostará de ver o Vasco sendo o clube grande com o menor número de títulos estaduais.

    Abrir o olho é preciso.

  2. Em 1970, quando fomos campeões cariocas depois de 12 anos (mesmo caso atual), o título veio exatamente com uma vitória sobre o Botafogo por 2 a 1. Lembro-me deste jogo, que foi numa quarta-feira à noite. O Vasco foi campeão antecipado. Na última rodada jogamos contra o Fluminense só para comemorarmos o título.
    _—————
    Na verdade foi numa quinta, Pedro Paulo.
    Na quarta Flu e América empataram sem gols no Maracanã. O empate entre ambos era exatamente o resultado que o Vasco precisava para, em vencendo o Botafogo, já eliminado, conquistar com uma rodada de antecipação o título carioca que não voa desde 1958.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  3. Sérgio, você recordou esse quadrangular que mexeu com o Rio de Janeiro. O Vasco empatou com o Boca Juniors de 4 x 4 , numa grande reação liderada por Ademir e Ypojucan. Depois de 3 x 3 com o Racing que empatou no finalzinho do jogo com um gol contra do Haroldo. Parece que o Ademir marcou os 3 do Vasco que perdia por 2 x 0.
    Veio a final e goleamos sensacionalmente o Flamengo por 5 x 2. O Rio vibrou.

    O título de 58, o Super-Super-Campeonato, foi em cima do Botafogo também, além de estremecer a final quando fomos campeões em cima do Flamengo e que o jogador do Vasco Waldemar cumpriu a promessa de ir do Maracanã a São Januário a pé e uniformizado.

    Você tem razão. Abriram uma guerra contra o Vasco porque só quer a honestidade nos jogos. Além disso é uma guerra permanente sobre o único clube que não se dobra às canalhices que rondam o esporte. E as novas gerações não deixarão mais que os 6 anos negros da nossa história venham a se repetir.
    _____
    Este torneio quadrangular foi sem dúvida duríssimo, Dr. Paulo.

    No primeiro jogo perdíamos por 4 x 2 até os 32 minutos do segundo tempo e conseguimos ainda empatar; no segundo Ademir fez três mas o Racing igualou o marcador no último minuto numa falha do goleiro Ernâni (substituindo o titular Barbosa naquele jogo) que saiu mal do gol e proporcionou a Sued marcar; já no terceiro jogo contra o Flamengo o rubro-negro saiu na frente, o Vasco empatou, novamente o Fla abriu vantagem, ainda na primeira etapa o Expresso virou e no segundo tempo consolidou a vitória com mais dois gols.

    Recomendo a leitura do livro “Um Expresso chamado vitória” de autoria de Alexandre Mesquita e Jefferson Almeida e que resume todos os anos do Expresso da Vitória, sua glórias, conquistas, vitórias, recordes, etc…, desde 1944 até 1953.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  4. e cabe lembrar que a postura do Casaca contra a flaglobo está disseminada por outros estados da federação onde as mesmas torcidas abriram o olho e a mente:

    http://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/radar-da-midia/lalo-leal-globo-bloqueia-democracia-e-quer-monopolio-total/

    vide a manifestação da torcida do Santos num jogo contra o….são paulo.

    Fico imaginando os babaquinhas antivascainos e vascaínos de merda se autorasgando neste momento, pois estes merdas fcavam propagando a estupida posição de que era mania de perseguição!!!!!

    CHEGA DE VASCAINO DE MERDA!!!!!! vamos lotar o maracana e empurrar o time rumo ao titulo!!!!!lugar de vascaíno domingo é no maracanã!!!!!!!!

  5. Concordo com o José Oliveira. O Botafogo, quando lhe convém, não hesita em aliar-se ao império do mal, e devemos considerar que agora a torcida arco-íris é toda dele/Botafogo, afinal, eles uniram forças… Ou seja, resta ao Vasco fazer a sua parte, ganhar no peito e na raça, contra tudo e contra todos, calando a boca de viados, deputados, comentaristas, amestrados e afins, enfim, toda a corja hipócrita, canalha, suja.

    Olho no árbitro, não pode esmorecer, relaxar, o Vasco merece, mas faça por merecer.

  6. Boa sacada Amigo Frias. O respeito voltou e com ele a perseguição dos frustrados que viram escorrer entre os dedos o combustível com o qual esperavam queimar o nosso Grande Presidente. Temos que e vamos entrar focados para trazer esse título. Será um troféu importante para o Vasco, mas principalmente, fechará com chave de ouro a grande campanha do Casaca que defendeu e lutou com muita bravura para transformar um ambiente caótico em euforia. Deus seja conosco!

  7. Belo texto, que simboliza uma realidade de momento. Não podemos baixar a guarda agora, porque vencemos o Império do Mal, para ser Campeão precisamos bater o Botafogo, e vamos com tudo, nossa torcida merece, e isto simbolizará a Nossa Virada. O Casaca, a Presidência e nossa Diretoria merecem demais essa Conquista, por ser o Marco da virada, e frase simbolo onde prova que o “Respeito Voltou” e com Força.
    SV

  8. Temos q estar todos focados e conscientes de nossa função nesta decisão. Q o time se multiplique em campo e q o extra-campo ou a arbitragem não interfiram no andamento da partida.
    Saudações Vascaínas!!! Casaca!

  9. Sergio, vc como um belo historiador, esta cometendo o mesmo equivocod a mídia. Já ganhamos 5 finas contra o Botafogo, A taça guanabra de 1977 foi em cima deles. A mídia diz que NUNCA Ganhamos uma final deles e isso é MENTIRA.
    ______
    Olá Sandro,

    Me referi a finais de estadual.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  10. Todo cuidado é pouco. Eles vão provocar de maneira torpe como o fizeram no último jogo. Conversar com os jogadores do Vasco para não aceitarem qualquer provocação durante e fora dos lances.

    Esse técnico deles me cheira mal.

  11. Sérgio,

    Bem colocado por você.

    Serão todas as torcidas torcendo contra o Vasco.

    O incentivo forte e permanente da nossa torcida durante os 90 minutos

    serão fundamentais para que conquistemos o título.

  12. Caro Sérgio,

    espero que os jogadores estejam muito concentrados e atentos.
    Não podemos entrar “ressacados”, ou com “oba-oba” como os pó-de-arroz.
    Minha maior preocupação é a concentração. De resto, levaremos sem sustos.
    Saudações Vascaínas!!

  13. E por falar em inimigos, vi em uma matéria que os árbitros estariam “estudando” todos os jogadores da final. Traduzindo: Que o Vasco e sua diretoria continuem se cuidando com a arbitragem. Depois da intensa pressão da FLAPRESS no último jogo, o soprador de apito Índio pode vir com tudo nesta partida para tirar o Gilberto da final aplicando-lhe um cartão amarelo. E esse Índio já provou ser muito fraco e/ou mal-intencionado, pois já prejudicou muito o Vasco, inclusive contra o fluminense este ano. Portanto, peçam ao Gilberto que tenha muito cuidado, e que se comporte como um monge tibetano, pois pode ter certeza que o Índio pode tirá-lo da final intencionalmente.

    Outros dois jogadores do Vasco que a FLAPRESS não gosta é do Guiñazu e do Rodrigo, pois estes jogadores não aceitam que o Vasco seja roubado nas partidas e, como costumam reclamar de forma legítima com os roubos, tenho convicção que estes dois jogadores também foram “estudados” pelos árbitros.

    Que cada torcedor compreenda que seu comparecimento e seu apoio durante os 90 minutos é crucial nessas finais, sobretudo na 1ª partida, onde pode se desenhar todo o cenário para a 2ª partida.

    DOMINGO, LUGAR DE VASCAÍNO É NO MARACANÃ!

    Agora, “FORA DO TÓPICO”:

    Eu sei que não é hora para o assunto “contratações”, mas a Flapress tem divulgado que o Vasco teria interesse em Carlos Alberto, Diguinho e Julio Cesar. Não acredito que a diretoria esteja negociando com o “remidão”. Mas, de qualquer forma, aqui vai a minha opinião:

    Carlos Alberto e Diguinho são HORROROSOS. Que o Carlos Alberto nunca mais vista a camisa do Vasco. Ele é COMPLETAMENTE improdutivo. Qualquer que seja seu salário, o custo x benefício é ruim. Também nunca gostei desse Diguinho.

    Do Julio Cesar, sinceramente, não me lembro do futebol dele, se é bom ou ruim. Por isso, não vou opinar.

    Vou dar a minha modesta opinião sobre contratações em geral:

    SEMPRE QUE O VASCO PENSAR EM CONTRATAR ALGUÉM, SEMPRE CONTRATE ALGUÉM QUE SAIBA FAZER GOLS, NÃO IMPORTA A POSIÇÃO que ele ocupe, SEJA ZAGUEIRO, SEJA VOLANTE, SEJA ATACANTE. Quantos gols o Carlos Alberto e o Diguinho têm em sua carreira???

    Para contratar alguém que não sabe fazer gols, esse jogador tem que ser muito bom na sua função (o Guiñazu, por exemplo, não sabe fazer gols, mas é bom no que faz. Mas, e o Carlos Alberto e o Diguinho?)

    Se houver dúvida em contratar um jogador ou outro, que o Vasco escolha sempre aquele que saiba fazer gol ou que fez mais gols. Não contrate “armandinhos”. O time não pode ficar dependendo de apenas um ou dois jogadores.

  14. Atenção Doriva e Atletas : Também temos de tomar cuidado com os cartões amarelos ou vermelhos. O Cristiano e o Gilberto estão pendurados e não podem tomar cartões bobos sob pena de ficarem fora da final.
    O Botafogo virá com alguns desfalques e temos de aproveitar a oportunidade para reverter a vantagem deles sobre o Vasco. Eles passaram a semana toda treinando a bola parada para anular nossa bola parada.A mídia nojenta está passando tudo o que sabem sobre o nosso jogo para o Ratinho.Esse René gosta de tirar onda em cima do time dele dizendo que é o melhor , que isso , que aquilo e a midia está babando em cima do Botafogo.
    Se ele acha o Botafogo melhor , que venha pra cima da gente que estamos preparados para isso.

  15. Informações da preparação do time do Botafogo :

    Ordem no Botafogo é evitar fazer faltas contra o Vasco para não correr riscos com a nossa bola parada.

    O forte do Botafogo é o ala GILBERTO que apóia muito bem pela direita. E tem também o ala CARLETO que tem bom chute.

    A zaga é fraca. Tanto o Renan Fonseca como o Alisson são fracos.Se forçarmos em cima , eles peidam.

    Na frente , temos de tomar cuidado com o ataque Windows : Bill Gates e Steve Jobson.Anulando estes caras , o Botafogo perde poderio ofensivo. E tomar cuidado com o Pimpão que certamente vai querer fazer gols na gente. O Pimpão é muito rápido.

    O Vasco tem que entrar em campo com a mesma disposição e garra como jogou contra o Flamengo nos dois jogos. O ideal é fazermos o resultado nesta primeira partida para jogarmos a segunda partida com a vantagem do empate.
    O Botafogo vai dar tudo assim quando a bola rolar , mas vai cansar no segundo tempo.
    Temos que cansá-lo na etapa inicial , e matar o jogo no segundo tempo.
    É jogo para jogarmos com a cebeça , inteligencia e estrategia.

  16. O Vasco é o único clube que pode faturar 2 taças numa só cajadada. A Taça de Campeão Carioca e a Taça Tupi 80 anos.
    Só quero ver a cara dos nossos detratores após ganharmos os 2 troféus. A mídia vai ter que se render , mesmo a contragosto , a grandeza no nosso clube e ao papa taças Eurico.
    Valeu Dr. Eurico!!!

  17. A suspensão do Jobson pela Fifa tem dedo do Euricão?
    _____
    Claro. E se o dólar subir mais também é coisa dele.

    Sérgio Frias

  18. Sandro Mendes

    Finais de Estaduais contra o Botafogo foram em 1948, 1968, 1990 e 1997.
    Todas vencidas pelo Botafogo.

    Escrita é feita para ser quebrada e tudo tem a sua primeira vez.

    É o sonho que estamos torcendo para se tornar realidade:

    Vascão Campeão Carioca 2015!!!

    Saudações Vascaínas!

  19. O jobson já seria naturalmente “suspenso” pelo Renê que não o aguenta mais. A punição da fifa veio a calhar para o Renê que desta forma não enfrentará a ira de parte da torcida e da diretoria, caso confirmasse a barração.
    Após a final, seja qual for o resultado, o Vasco deveria exigir a cabeça do jorge “roubelo”.

  20. Sérgio, desculpe-me voltar àquele quadrangular que me marcou naquela época tão distante e gloriosa.

    O terceiro gol do Racing ainda acho que foi contra, de Haroldo, após falha do Ernani. Desespero, pois a reação vascaína com 3 gols de Ademir Marques de Menezes foi emocionante.

    O resto está tudo conforme você relatou. O Boca Junior fez 2 x 0 no primeiro tempo, em 5 minutos do segundo tempo Ademir empatou com dois gols. Eles foram aos 4 x 2 e Ypojucan de cabeça e cobrando um penalty com paradinha empatou o jogo. Naquele tempo podia.

    Os 5 x 2 em cima do Flamengo fizeram os flamenguistas chorar que nem a derrota domingo passado. Chorar porque meu pai brincava. Tira dois gols do Vasco mesmo assim o Vasco seria o campeão. Bons tempos.

    Se eu estiver errado por favor avise-me. Eu estou me baseando em livro não editado, escrito pelos meus neurônios envelhecidos e guardado lá na minha memória repleta de teias de aranha…

    Saudações vascaínas, casaquistas e euriquistas.
    ______
    Olá Dr. Paulo,

    No lance do terceiro gol do Racing contra o Vasco, Sued aproveitou a má saída da meta do arqueiro Ernâni, dividiu com ele e tocou para o gol. Antes que a bola entrasse, Haroldo ainda tentou evitar que o destino dela fosse sua própria meta, tocou na pelota, mas não a ponto de impedir o tento adversário.

    Quanto ao jogo diante do Boca Juniors:

    O Vasco saiu para o intervalo derrotado por 2 x 0. Aos 30 segundos da segunda etapa Vavá diminuiu, após receber passe de Ipojucan, e aos 5 minutos Ademir, com um chute de fora da área, empatou.

    Os argentinos fizeram 4 x 2 com gols aos 9 e 12 minutos.

    O terceiro gol do Vasco diante do Boca foi marcado por Ademir, em passe de Chico, aos 33 minutos do segundo tempo. O quarto sim foi de Ipojucan, cobrando pênalti, aos 41 minutos.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  21. A bem da verdade, ganhar do Flamengo é muito bom, bom demais. Mas se fosse pra escolher entre perder pro urubu ou ganhar um título…..ficaria com o caneco!
    Unidos pelo Vasco!

    Saudações Cruzmaltinas.
    _____
    Você e o resto do planeta que torce pelo Vasco e isto não diminui em nada a vitória do último domingo contra o Flamengo, dada a importância dela e as circunstâncias, calando, inclusive, os adversários.

    Como disse Mr. Eurico no domingo: “O respeito voltou. Ponto.”

    Sérgio Frias

  22. No jogo contra o Flamengo , o Serginho apareceu como elemento surpresa e desmantelou o sistema defensivo do Flamwngo. Ninguem esperava que o Serginho surgisse e viesse de trás. Isto ilustra a importancia de usarmos elementos surpresas em jogos de muita marcação em jogadas marcadas e jogadores especificos.
    Temos bons jogadores que podem aparecer como surpresas como o Julio dos Santos que foi artilheiro da Libertadores 2014 e outros. E o Dagoberto pela experiencia e habilidade pode ser um trunfo e divisor de aguas na etapa final onde o Botafogo costuma se cansar.
    Com muita união , e humildade , temos todas as chances de ser campeões!

  23. Contra tudo e contra todos nós venceremos por um motivo: o Vasco é o único teme que sabe ser campeão no ano de centenário. 2015 ANO DO CENTENÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FUTEBOL.

  24. Não há mal que dure sempre.
    No próximo domingo, se iniciará mais um ineditismo positivo na história do VASCO. Será o primeiro passo para a conquista do título em cima do Botafogo.

  25. Jogando com seriedade o Vasco será campeão, uma alegria imensa para toda a nação vascaína, com gosto especialíssimo para todos os casaquistas, pois a luta foi muito grande!

  26. Ronaldinho Gaúcho e Fellype Gabriel ! Meu Deus,se Eurico fizer isso será o melhor time do Vasco nos últimos anos

  27. Creio que os textos do Casaca têm sido ótimos, mas creio que deveriam ser postados no site do clube, como Nota Oficial do clube.

    Por exemplo, pegar o excelente texto postado pelo Sérgio Frias, “Temores” de 19/03/2015 , juntar à Nota do site do clube sobre o Rodrigo Nunes de Sá ter dado pênalti pro Flamengo contra o Botafogo em 2009 em situação semelhante, e juntar também os vários benefícios ao Flamengo na arbitragem neste mesmo campeonato (ex: golpe do Jonas na cada do Gilberto, entrada do Cirino no Guinazu, cartão amarelo dado equivocadamente ao Guinazu contra  o Flamengo, etc). De cara, isso prova que não há NENHUM beneficiamento das arbitragens ao Vasco, muito pelo contrário. 

    E se não bastasse isso, juntar um pequeno comentário sobre as palavras publicadas pelo senhor Renato Maurício Prado; Segundo ele: “É claro que, isoladamente, as irregularidades acontecidas nos jogos não chegaram a ser gritantes — nem mesmo o pênalti (o oitavo no torneio) inventado na vitória do Vasco. Até porque, é fato que o Flamengo já ganhou algumas vezes do mesmo adversário
    graças a equívocos da arbitragem. O problema é o quadro geral da história e a coincidência de acabarem classificados para a final do Carioquinha, exatamente, os times dos maiores aliados políticos do presidente da Federação, desclassificando os de seus maiores desafetos”.

    Quer dizer: na visão do Sr. Prado, títulos estaduais do Flamengo em 1999/2000/2001/2007/2008/2009/2014 contando com  “erros” de arbitragem (muitos deles “erros” gritantes) são apenas “algumas vezes” em que o Flamengo ganhou com “equívocos” de arbitragem, portanto, meros equívocos desconexos, sem nenhum problema… Agora, se Vasco e Botafogo chegam à final do Campeonato de forma limpa, então isso é prova inconteste de que há maracutaia, pois eles são os aliados da Ferj, então se chegaram à final, só pode ser por maracutaia…

    Resumo do pensamento pradiano: Vasco e Botafogo são dois clubes que só têm um direito, que é viverem sendo prejudicados pela arbitragem perante Flamengo e Fluminense e ficarem no meio do caminho, mas não têm o direito de chegar à final, mesmo de forma limpa, porque se chegarem só pode ser maracutaia deles com a Ferj, não por mérito deles…

    Tentando achar uma forma de manter o discurso anti-Eurico mesmo à luz da eterna roubalheira pro-Flamengo, o Sr. Prado admitiu que na visão dele Vasco e Botafogo não têm direito de eliminar Flamengo e Fluminense NUNCA, e que estes têm o direito de roubar os 2 primeiros… Prova do que Eurico sempre disse: o objetivo dessa galera sempre foi diminuir o Vasco.

  28. Creio que os textos do Casaca têm sido ótimos, mas creio que deveriam ser postados no site do clube, como Nota Oficial do clube.

    Por exemplo, pegar o excelente texto postado pelo Sérgio Frias, “Temores” de 19/03/2015 , juntar à Nota do site do clube sobre o Rodrigo Nunes de Sá ter dado pênalti pro Flamengo contra o Botafogo em 2009 em situação semelhante, e juntar também os vários benefícios ao Flamengo na arbitragem neste mesmo campeonato (ex: golpe do Jonas na cada do Gilberto, entrada do Cirino no Guinazu, cartão amarelo dado equivocadamente ao Guinazu contra  o Flamengo, etc). De cara, isso prova que não há NENHUM beneficiamento das arbitragens ao Vasco, muito pelo contrário. 

    E se não bastasse isso, juntar um pequeno comentário sobre as palavras publicadas pelo senhor Renato Maurício Prado; Segundo ele: “É claro que, isoladamente, as irregularidades acontecidas nos jogos não chegaram a ser gritantes — nem mesmo o pênalti (o oitavo no torneio) inventado na vitória do Vasco. Até porque, é fato que o Flamengo já ganhou algumas vezes do mesmo adversário
    graças a equívocos da arbitragem. O problema é o quadro geral da história e a coincidência de acabarem classificados para a final do Carioquinha, exatamente, os times dos maiores aliados políticos do presidente da Federação, desclassificando os de seus maiores desafetos”.

    Quer dizer: na visão do Sr. Prado, títulos estaduais do Flamengo em 1999/2000/2001/2007/2008/2009/2014 contando com  “erros” de arbitragem (muitos deles “erros” gritantes) são apenas “algumas vezes” em que o Flamengo ganhou com “equívocos” de arbitragem, portanto, meros equívocos desconexos, sem nenhum problema… Agora, se Vasco e Botafogo chegam à final do Campeonato de forma limpa, então isso é prova inconteste de que há maracutaia, pois eles são os aliados da Ferj, então se chegaram à final, só pode ser por maracutaia…

    Resumo do pensamento pradiano: Vasco e Botafogo são dois clubes que só têm um direito, que é viverem sendo prejudicados pela arbitragem perante Flamengo e Fluminense e ficarem no meio do caminho, mas não têm o direito de chegar à final, mesmo de forma limpa, porque se chegarem só pode ser maracutaia deles com a Ferj, não por mérito deles…

    Tentando achar uma forma de manter o discurso anti-Eurico mesmo à luz da eterna roubalheira pro-Flamengo, o Sr. Prado admitiu que na visão dele Vasco e Botafogo não têm direito de eliminar Flamengo e Fluminense NUNCA, e que estes têm o direito de roubar os 2 primeiros… Prova do que Eurico sempre disse: o objetivo dessa galera sempre foi diminuir o Vasco.

  29. Eu estava esperando uma coluna dessa aqui no Casaca para poder comentar sobre o assunto.

    Atenção torcedores do Vasco:

    Não se iludam com essa história de amizade.

    Os torcedores do Botafogo, na sua grande maioria, não nos suportam assim como os demais.

    Não esperem deles nada de amistoso nessa final.

    Eles virão com tudo pra cima de nós na intenção de ganhar esse título e, se conseguirem, se juntarão aos mulambos e florzinhas para nos sacanear.

    São tudo farinha do mesmo saco.

    Voce Vascaíno que ainda não adquiriu o seu ingresso mas quer ver o Vasco quebrar esse jejum de títulos tem a obrigação de não só comparecer ao Maracanã nessas duas finais mas também de empurrar o nosso time o tempo todo e vaiar sempre o adversário.

    A diretoria está fazendo a parte dela, os jogadores também estão fazendo a parte deles então façamos a nossa que é invadir o Maracanã e empurrar o nosso time rumo à vitória, rumo ao título.

    Se exigimos dos jogadores e da diretoria então temos que exigirmos de nós mesmos também.

    Ficar em casa confortavelmente sentados na poltrona esperando que as coisas aconteçam a nosso favor não é papel de torcedor.

    Vá ao estádio e ajude o Vasco a ser campeão.

    E vamos calar essa corja da mídia e dos adversários que estão ansiosos para ver o nosso tropeço.

    Lembre-se, Vascaíno, esse título depende também de vc. Faça vc também a sua parte.

    O Vasco conta com voce, conta com seu apoio, com a sua garra, com a sua força.

    Pense nisso.

  30. Sabemos que o Botânico é um vagão dos mulambos!
    E historicamente falando, só vencemos a PRIMEIRA TAÇA GUANABARA (1965) nas decisões com eles e olha lá…!
    NOS confrontos diretos a vantagem nossa sobre eles é ampla e com folgas e sobras; mas, em jogos decisivos que estão em jogo uma Taça eles até agora sempre tem levado a melhor!
    Sempre terá a primeira vez, e algo me diz que esse ano SERÁ a NOSSA VEZ!
    O ideal seria o derrotar por pelos menos 2 x 0,e reverter a vantagem para o nosso lado, mas é agora que os cartões amarelo e os vermelhos serão um pequeno detalhe em que a balança irá pender para um dos lados, mas se isso não for possível se manter o marcador em 0 x 0, nos primeiros 90 minutos deixará tudo em aberto e será apenas meio caminho já percorrido!
    O ATACANTE Gilberto nesses primeiros noventa minutos precisará se controlar e evitar receber outro cartão amarelo, vai precisar de dispor uma PACIÊNCIA ZEN BUDISTA!
    O GUINAZU e o Zagueiro RODRIGO também precisam manterem a cabeça no lugar, e guardar o seu ARSENAL de RECLAMAÇÕES pro segundo e o último Jogo! Vai ser um jogo de xadrez, amarrado no meio de campo, com os dois times saindo nos contra-ataques, ou em jogadas de bolas paradas com o jogo aéreo dos dois lados!
    OS estilos dos dois times são muito parecidos e vai erguer a TAÇA aquele que cometer menos erros.

    A TORCIDA VASCAINA precisará incentivar o time s VINTE MINUTOS INICIAIS e nos finais, o SEGUNDO TEMPO ALI, é só CORAÇÃO, NA ALMA NA RAÇA, na ENTREGA, no GOGO, no grito até ficarmos roucos e se REPETIRMOS o mesmo INGREDIENTE e a RECEITA de DOMINGO PASSADO a VITÓRIA ESTARÁ ENTÃO de nosso lado!

  31. Boa Noite
    Falar de Vasco numa final, como é tão bom ver como em tão pouco tempo houve uma recuperação, fato de um grupo competente administrado por quem tem amor pelo que faz e pelo Vasco, o resultado sem duvida é muito importante e virá para coroar e motivar ainda mais todos os envolvidos e os atletas terem uma noção de aonde estão e o que representam e o tamanho desse gigante.
    Motivação não faltará, garra também não, total orgulho de me ver representado pelas pessoas que estão a frente do clube.
    saudações com muito orgulho.
    SV

  32. Nada como não ter um “expert” em história do Vasco, como o Sérgio!

    Eu insisti como o gol contra de Haroldo porque esse gol me deixou muito chateado porque dava para o Haroldo tirar essa bola no finalzinho do jogo. Ele acabou praticamente entrando com a bola e tudo.

    Agora me lembro do gol de Vavá e o empate do Ademir contra o Boca num chute de fora da área aos 5 minutos do segundo tempo. O outro gol de Ademir pensei que fosse do Ypojucan. O penalty que o Ypojucan bateu no final mexeu com os vascaínos na época. PQP.

    Gosto muito dessas lembranças porque forçam os meus neurônios que já começam a precisar de limpeza do carburador…

    Saudações vascaínas

  33. Não tem já ganhou… se o time mostrar a mesma aplicação e seriedade dos dois jogos contra o fla, as chances do Vasco levar este caneco são enormes. O time do Vasco é mais maduro. Esse é um ponto a favor. Um ponto fraco do bota, pelo menos no jogo contra o flu, foi a condição física dos jogadores. O Bota arriou os 4 pneus na segunda etapa. Não sei se foi apenas naquele jogo, mas se a condição do Bota é só aquilo ali, o Vasco pode definir tudo no segundo tempo. No mais é jogo igual e o Vasco tem de respeitar o adversário e procurar a vitória, jogando com a mesma garra e disposição dos dois últimos jogos.

  34. É inacreditável que vejo alguns vascaínos já satisfeitos apenas com a vitória sobre o Flamengo, o tal “campeonato à parte”. Fica a impressão que a decisão com o Bostafogo é uma mera formalidade, como quem diz, se ganhar tá bom, se perder tá bom também!
    Pelo amor de Deus, né? Mais um vice é dose pra mamute!

    Saudações Vascaínas…
    _____
    Que dor de cotovelo, hein?

    Para o Flamengo agora restam duas alternativas: terminar o carioca como vice da Taça Guanabara, ou ainda com a pecha de vice do vice.

    Que fim melancólico.

    Continue torcendo…

    Sérgio Frias

  35. Sérgio Frias,

    Parabéns pela coluna reconhecidamente você é a MEMÓRIA VIVA DA COLINA!

    Amigo, claro que ninguém vai falar abertamente. Entretanto, time por time, o Vasco têm mais valores individuais.

    Essa decisão é a decisão da superação, o clube estava entregue as baratas, montamos esse time a pouco tempo e já está dando frutos!

    Dr. Eurico disse que brigaríamos por títulos, dito e feito, fico me perguntando o que o Eurico fará quando a casa tiver mais em ordem!

    A vitória contra o Flamengo deu muita moral pro Vasco, encheu a torcida de confiança, eu por exemplo já estou com o charuto preparado, esse título será nosso!

    Abraço, meu amigo!

  36. É chegada a hora de provarmos, a quem interessar possa, de onde vem a nossa

    força.

    O Vasco é como uma FAMÍLIA, agregando valores engrandecidos pelas forças das

    emoções.

    O Vascaíno tem que comparecer e, em uníssono, empurrar o time rumo a uma vitória

    que marque o primeiro passo na decisão, demonstrando superioridade inequívoca.

    Mas o importante é que nos consideremos, verdadeiramente, uma FAMÍLIA que é

    muito mais significativo do que uma simples nação. Afinal, Cícero definiu a

    FAMÍLIA como “o princípio da cidade e origem ou semente da nação”.

    Portanto, devemos considerar o vascaíno como membro da nossa FAMÍLIA.

    O VASCO É UMA FAMÍLIA

  37. Walmor
    25/04/2015 12h12

    WALMOR, FECHE SUAS CHAGAS…

    O que é que você tem?
    Conta pra mim
    Não quero ver você triste assim
    Não fique triste o mundo é bom
    A felicidade até existe
    Enxugue a lágrima. Pare de chorar
    Você vai ver tudo vai passar
    Você vai sorrir outra vez
    Que mal alguém lhe fez ? Conta pra mim.
    Não quero ver você triste assim.

  38. Vencemos a primeira batalha. Falta mais uma para ganharmos a guerra. Avante Vascão.

    Amigo memória-viva Sérgio Frias, ajude-me por favor. Qual foi a última competição em que o Vasco derrotou os três rivais do Rio de Janeiro? Puxando rapidamente pela lembrança me recordei do brasileiro de 1997, onde ao final conquistamos brilhantemente o título. Agradeço a ajuda.

    Abraços a todos os vascaínos e vamos continuar com toda humildade trabalhando rumo à conquista tão esperada.
    _________
    Olá Milton,

    Foi no Campeonato Brasileiro de 2005.

    Nos três clássicos disputados em São Januário, o Vasco venceu o Botafogo por 1 x 0, o Flamengo por 2 x 1 e o Fluminense por 2 x 0.

    O último Campeonato Carioca em que isso aconteceu foi em 2002, quando o Vasco venceu no turno o Botafogo e o Flamengo por 1 x 0 e no returno o Fluminense por 1 x 0, todas as partidas disputadas na Rua Bariri.

    Considerando partidas disputadas no Maracanã, apenas, foi no Campeonato Carioca de 1999, ocasião em que o Vasco venceu o Fluminense no turno por 3 x 0 e no returno por 1 x 0, o Botafogo no turno por 1 x 0 e o Flamengo no returno por 2 x 0.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  39. Sergio , domingo é de se esperar que o Botafogo jogue da mesma forma como jogou contra o Vasco. Eles vão partir com tudo , alucinadamente , assim que a bola rolar. Vão fazer uma blitz novamente. Vão querer tirar a vantagem do Vasco fazendo uma grande pressão para abrir o marcador. E conhecendo René falastrão como eu conheço , o René vai colocar o Diego Jardel que é um meia criador deles e habilidoso e o Elvis que também joga pra frente. O Botafogo vai jogar de forma mais agressiva , mais ofensiva ainda. O Vasco pode-se preparar bem fisicamente pois será um jogo ainda mais disputado e pegado. O time deles vai jogar pressionado pela mídia e pela dupla Fla-Flu e vão correr dobrado.
    Temos que estar bem fisicamente e ter um plano de jogo bem treinado para aproveitar o contra-ataque. Eles virão pra cima , vão sair pro jogo e caberá ao Vasco saber aproveitar os espaços deixados mas com inteligencia sem se desordenar defensivamente que é o nosso forte.
    Será um jogo de muita estrategia e de muita garra e disposição. Se fizermos um gol eles terão que fazer dois. Temos que tirar proveito da obrigação deles em ter que fazer um gol e do nervosismo deles.
    Serão 90 minutos de muita tensão mas temos que continuar mantendo os nervos no lugar e jogar no desespero deles.
    Estará em jogo muita coisa!

  40. PREZADO SÉRGIO,

    FUI ONTEM E O NEGÓCIO FOI TENSO. MINHA ESPOSA FICOU TÃO NERVOSA QUE NÃO QUER IR SEMANA QUE VEM. ACABARÁ INDO COM MINHA FILHA E MEU FILHO. PROMETI A MINHA FILHA LEVÁ-LA.

    O RESPEITO VOLTOU REALMENTE. AMO O VASCO COM OU SEM TÍTULOS. AMOR INCONDICIONAL. MEU IRMÃO TAMBÉM ESTAVA COM A FAMÍLIA. LAMENTO MUITO POR ELE TER ESTADO LADEADO NO VASCO PELAS PESSOAS ERRADAS. AINDA MAIS POR ELE SER UM CARA RESPEITADO NO FUTSAL.

    PASSAREI A SEMANA TENSO, MAS CONFIANTE NO TÍTULO.

    SAUDACÕES VASCAÍNAS…

  41. Prezado Sérgio, peça para o Sr. Eurico escolher melhor os amigos dele.
    Esse tal de Apolinho até agora não exaltou os méritos do VASCO na partida de ontem.
    Até agora só fala da falta de sorte do Botafogo, das duas bolas na trave, que o Botafogo não merecia e etc.
    Está cada vez mais difícil aturar programas esportivos. Seja no rádio ou na TV.
    Bando de mulambos.

    Abraço.

  42. Sérgio, estamos indo mais longe do que imaginávamos, se ganharmos o campeonato, mérito total do Eurico que está resgatando o Vasco do fundo do poço, mas para ganhar esse título acho que teremos que surpreender o foguinho, para mim tirava o Dagoberto para o segundo tempo e lançava o Rafael Silva fazendo marcação pressão nos primeiros 20 ou 25 minutos iniciais para fazermos um ou dois gols e depois administrarmos o resultado. Se esperarmos para contra-atacar nós não temos velocidade.
    Magno-MG

  43. Diego Souza sendo ameaçado pela torcida do Sport,e olha que é um dos melhores do time tem jogado bem,feito gols,ele e o Fellype Gabriel e o time ia ficar ótimo pro BR

  44. É preciso treinarmos a semana o sentido de marcação , com todos se ajudando na marcação. Temos de marcar em cima , sem dar espaços e ao perdermos a bola fazer uma recomposição rápida. O jogo será dificil e o Botafogo virá pra cima da mesma maneira que veio domingo passado. Vão adiantar a marcação , diminuir o campo pela metade , imprensando o nosso time no nosso campo de defesa.Temos de treinar o time reserva como se fosse o Botafogo. Isso nos preparará para fugirmos desta marcação forte deles. O filosofo do René vai escalar um time ainda mais ofensivo com o Diego Jsrdel e o Elvis e na frente quem sabe até o chincheiro do Jobson. Eles querem fazer um logo de qualquer jeito na gente para desmantelar nossa estrategia de jogo.
    A semana de treinos será fundamental para montarmos nosso War Map para esta partida.Quem entrar em campo tem que entrar bem treinado , bem posicionado e sabedor de sua função em campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *