A História do Casaca!

Em março do ano 2000, inspirado no grito de guerra do Vasco, o torcedor Roberto Cavalcanti criou o site C@saca para publicar seus textos e de outros amigos cruzmaltinos. O C@saca era atualizado diariamente, com notícias e colunas sobre o Vasco.

Um ano depois, o Club de Regatas Vasco da Gama passou a ser atacado covardemente pela Rede Globo e conseqüentemente todos os seus tentáculos (veículos de mídia, políticos, Poder Judiciário, etc). O Vasco não tinha como se defender, e até suas notas oficiais eram boicotadas pela imprensa.

Por ser democrática, a internet era o único canal de comunicação que permitia a existência de uma trincheira para defender o Vasco e informar seus torcedores sobre a verdade dos fatos. Essa trincheira era o site C@saca. Porém, faltava o Vasco conhecer o C@saca.

Naquela época as palavras “site” e “internet” não eram ouvidas dentro de São Januário, apesar do Vasco possuir um site oficial desativado. Diante desse quadro, os integrantes do C@saca resolveram manifestar pessoalmente o apoio à Diretoria do Vasco presidida por Eurico Miranda, e buscar os fatos acerca do clube para poder confrontar com as mentiras e especulações veiculadas na mídia.

Em meados de 2001, o “C@saca” se transformou em “CASACA!”, passou a ser hospedado num provedor particular e ganhou um domínio de fácil memorização na internet, que é o www.casaca.com.br.

O CASACA! passou a fazer uma ampla cobertura dos esportes amadores praticados no Vasco que, apesar das conquistas, não tinham nenhuma divulgação na imprensa tradicional. Dirigentes, técnicos, comissão técnica, atletas e familiares foram aos poucos se apaixonando pelo trabalho do CASACA!.

A aceitação desse trabalho foi tão grande, que a Diretoria do Vasco convidou o CASACA! a se tornar o Site Oficial do Vasco. Mesmo honrada com o convite, a Equipe CASACA! decidiu permanecer apenas com o site de opinião, porém propôs desenvolver um novo Site Oficial do Vasco. E assim aconteceu. Parte da Equipe CASACA! foi designada para a Equipe do Site Oficial do Vasco para construir e administrá-lo (o que ocorreu até junho de 2008).

Focando mais na opinião, o CASACA! seguiu em frente. Porém, seu público era elitista. A massa vascaína, o povão, não tinha acesso à internet. Então, a Equipe CASACA! passou a estudar uma forma de levar o conteúdo do site aos vascaínos menos privilegiados. Foi desenvolvido um projeto de mídia tripla sobre o Vasco, englobando o site CASACA! e as criações de um programa de rádio e de um jornal quinzenal. Infelizmente, o CASACA! não conseguiu patrocínios.

Procurado pela Equipe CASACA! para indicar empresários que pudessem patrocinar o projeto, o presidente Eurico Miranda entendeu que o Vasco realmente precisava desse alcance na massa cruzmaltina, e propôs que o programa de rádio e o jornal quinzenal fossem veículos oficiais do Vasco. Ao aceitar prestar esse serviço ao clube, a Equipe CASACA! teve que modificar um pouco a idéia original do jornal e da rádio para se adaptar à produção dos veículos oficiais do Vasco.

Além disso, como a maioria (quase a totalidade) dos integrantes do CASACA! são amadores, o famoso radialista Sérgio Nogueira foi convidado para conduzir o programa CASACA! no Rádio, que foi ao ar pela primeira vez no dia 4 de novembro de 2002, com uma hora de duração (de 20h às 21h na Rádio Bandeirantes AM 1360 kHz).

O Jornal do CASACA! estreou no dia 18 de janeiro de 2003, junto com o time do Vasco no Campeonato Carioca. Durante a vitória sobre o América por 1×0, mais de três mil vascaínos (20% so público presente em São Januário) receberam gratuitamente o exemplar do jornal. O jornalista responsável atendia pelo nome de Ubiratan Solino. A diagramação foi feita pelo profissional Marcus Assunção, já que nenhum integrante da Equipe CASACA! tinha condições de assumir a edição gráfica.

No início de 2003, incentivado por leitores do site que gostariam de contribuir financeiramente com o Vasco, o CASACA! lançou o projeto Vascaínos Anônimos Unidos, visando realizar campanhas espontâneas junto à torcida vascaína em prol de necessidades do clube. A primeira campanha foi o aparelhamento do Hotel-Concentração construído dentro de São Januário. A segunda campanha objetivou a reforma da sala de musculação da natação do Vasco. Os depósitos bancários foram feitos numa conta do Club de Regatas Vasco da Gama no Banco do Brasil, exclusiva para o projeto. É bem verdade que o lançamento do Sócio-Torcedor “Sou Mais Vascão” diminuiu a participação da torcida nas campanhas do projeto Vascaínos Anônimos Unidos.

Em setembro de 2003 a Equipe CASACA! promoveu a I COPA CASACA! DE FUTSAL, que contou com a participação de mais de 120 torcedores cruzmaltinos nas quadras de duas sedes do Vasco: Calabouço e Vasco Barra. Os nomes dos 16 times homenagearam ex-jogadores do clube. Em 2004 foi a vez da I COPA CASACA! DE FUTEBOL SOÇAITE, realizada nos campos de grama sintética dentro de São Januário, contando com a participação de mais de 170 torcedores, homenageando outros 16 ex-atletas do Vasco.

Com o passar do tempo, o CASACA! foi ampliando sua forma de colaborar com o Gigante da Colina. Os membros da equipe se associaram ao clube e quem já era sócio há mais de cinco anos foi convidado a integrar as chapas vitoriosas nas eleições para o Conselho Deliberativo. Tais participações permitiram que os casaquistas acompanhassem ainda mais de perto os bastidores cruzmaltinos.

A missão do CASACA! continua sendo a de defender o Vasco da famigerada flapress, e de qualquer um que tente vilipendiar a nossa instituição.

Quer saber o que pensamos sobre o clube? Clique aqui para conhecer nossa “Filosofia de Vasco”.

Equipe CASACA!

5 comentários sobre “A História do Casaca!

  1. Não conhecia este site. Acredito que a existência da CASACA é precioso e preciso diante de tantos inimigos públicos: árbitros, canais de TV, comentaristas despreparados e sem noção, pessoas que não conhecem a palavra amor e fidelidade. Moro em Manaus e por ser mulher e vejo as conseqüências deste afeto incodicional, mas nem por isso sinto-me fraca e abatida. Não isso nossos inimigos não verão, não calarei minha boca diante dos “urubus”. Muitas pessoas que me conhecem não sabem meu nome, mas sabem que sou vascaína. O Vasco é minha vida na alegria e na tristeza. Estive no Rio e assisti ao jogo no sábado de carnaval contra o Fluminense no Maracanã. Quero deixar meu agradecimento sobre a qualidade dos depoimentos aqui encontrados e como me sinto em casa com pessoas que falam a minha língua. Forte abraço e saudações vascaínas.
    Marciclay.
    13/04/07

  2. AO Vasco Sempre !!! quero agradecer as pessoas que lutam pelo Vasco e defendem o Nosso amado Clube com unhas e dentes, e quero aproveitar para propor aqui uma renovação consciente do nosso cube por pessoas realmente interessadas em ajudar e construir um Vasco cada Vez mais Forte !!!!
    Abraços

  3. Vamos nos mobilizar para um desafio, com foi para são janú.desafio esse para o CT. esta lançada a idéia só falta ser aprovada pela Nação Vascaína,Eles vão enlouquecer. EURICO SEMPRE

    UM ABRA

  4. Obrigado CASACA por ser um Meio de Comunicação mais importante para os Verdadeiros Vascaínos!
    SAUDA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *