História
0

9 de fevereiro: Na mesma data, duas vitórias contra dois Estudiantes

Em um avanço do Estudiantes, Panello intervém, auxiliado por Zarzur que afasta o perigo. (A Noite – 10/02/1936)

O dia 9 de fevereiro registra duas vitórias do Vasco em amistosos contra dois Estudiantes de países diferentes: o de La Plata e o de Mérida.

O primeiro, em 1936, foi contra a equipe argentina, com vitória por 2 a 0 para os camisas negras, com dois gols de Orlando:

Jornal do Brasil (11/02/1936)

“Durante todo o primeiro half-time houve equilíbrio de forças, embora se registrasem mais ataques do Estudiantes.

Nessa fase do jogo, o Vasco marcou um ponto, feito por Orlando, tendo marcado dois outros acertadamente anulados pelo árbitro, pois os jogadores vascaínos que os conquistaram estavam, de fato, em off-side.

A equipe argentina muito se esforçou mas nada conseguiu de prático.

O primeiro half-time terminou assim com a vantagem de 1 x 0 para o C. R. Vasco da Gama. Recomeçada a peleja após o descanso regulamentar, o jogo prosseguiu com a mesma característica, até que Orlando apanha uma escapada e vai sózinho para o goal argentino, o keeper abandona o posto, mas Orlando desvia a pelota que vai ás redes, não obstante os esforços empregados pelo back contrário que correu afim de evitar o ponto.

Poucos minutos faltavam para  o fim da partida e o escore não mais foi alterado, vencendo o Vasco da Gama pela contagem de 2×0.” (Jornal do Brasil – 11/02/1936)

O Globo (10/02/1936)
Nena ao lado de Orlando (Jornal dos Sports 10/02/1936)
Estudiantes-ARG entrando no gramado de São Januário (O Globo – 10/02/1936)
O goleiro argentino defende um ataque vascaíno, observado pelos seus zagueiros. (O Globo – 10/02/1936)

As equipes que atuaram neste jogo:

Vasco da Gama: Panello, Osvaldo e Itália; Oscarino, Zarzur e Gringo; Orlando, Kuko, Luiz de Carvalho, Nena e Luna.

Estudiantes: Fazzioli, Rodriguez e Baradiram; Bloto, Roberto e Raul (Luscitti);Lauri, Sandi, Zozaya, Sabio (Telechéa) e Dela Villa.

A outra vitória num 9 de fevereiro contra um Estudiantes, foi em 1983, dessa vez contra o da Venezuela, na estréia do Torneio Feira do Sol, comemorativo do bicentenário de Simon Bolívar :

“Jogando fácil, sem precisar forçar o ritmo, o Vasco estreou ontem no Torneio Feira do Sol, derrotando por 3 x 0, o Estudiantes de Mérida. Roberto, com dois gols, foi o artilheiro do jogo e mostrou um bom futebol. Scarpezzio, contra, completou o marcador. No outro jogo, em San Cristobal, o Peñarol derrotou por 1 x 0 o Milionários de Bogotá. O Vasco volta a jogar amanhã, contra o Boca Juniors, na cidade de Barquisimeto.

O jogo foi sempre muito fácil. A equipe do Estudiantes é limitada, e aparecia apenas nas jogadas violentas. O jogo viril ficou tão evidente que até os próprios organizadores do torneio pediram calma aos jogadores venezuelanos. O Vasco inaugurou o marcador aos 14 minutos do primeiro tempo, numa falta muito bem batida por Roberto.

Como o técnico Antônio Lopes havia adiantado, e Vasco jogou com dois pontas bem abertos — Jussié e Almir — e Elói acabou mesmo tendo que se contentar com a reserva. Poucas, no entanto, foram as jogadas pelas extremas. Jussiê foi pouco acionado e Almir continua a prati-car um futebol muito limitado.

O tempo final começou com um Vasco bem mais veloz e Elói no lugar de Ernâni. O Estudiantes passou a jogar apenas futebol, sem a violência de antes, e as jogadas da equipe brasileira passaram a aparecer com mais constância. O segundo gol, curiosamente, foi feito pelo atacante do Estudiantes, mas contra seu próprio gol. Almir cobrou córner e Scarpezzio cabeceou fortemente,sem defesa para o goleiro Rodrigues, aos 22 minutos.

Com o domínio total da partida o Vasco ainda fez mais um gol, o terceiro, e novamente através de Roberto. O atacante recebeu excelente lançamento de Dudu, invadiu a área pela esquerda e chutou forte, aos 32 minutos, num bonito gol. Logo após o gol, Roberto deixou o campo aplaudido substituído por Paulo César. O Vasco jogou com Acácio; Galvão, Fumaça, Celso e Pedrinho; Oliveira, Dudu e Ernâni (Elói); Jussiê, Roberto (Paulo César) e Almir.” (Última Hora – 10/02/1983)

Última Hora (10/02/1983)
O Globo (10/02/1983)

O jornal “O Fluminense” narrava a boa atuação do Vasco e a insatisfação dos seus atletas pela mudança de data da grande final. Motivo: a partida cairia numa terça de Carnaval, e grande parte dos jogadores iriam desfilar pela Beija-Flor de Nilópolis.

“Esta final gerou muita insatisfação entre os vascaínos. Isso porque o empresário Fernando Torcal deu para o Vasco assinar um contrato segundo o qual a final seria dia 13, e ontem foi sabido que esta foi marcada para o dia 15, terça de Carnaval. Amadeu Pinto da Rocha reuniu-se no Hotel Terrasa com os jogadores para lhes explicar que o clube fora ludibriado e estes aceitaram jogar em nome do profissionalismo, embora muitos já estejam com suas fantasias prontas para desfilar na Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, o que se tornará impossível se vencer amanhã” (O Fluminense – 10/02/1983)

O Fluminense (10/02/1983)
Jornal do Brasil (10/02/1983)

Curta nossa fanpage: https://www.facebook.com/historiacruzmaltina
Assine nosso canal: https://www.youtube.com/channel/UCYYZ0OEqo_SYsNfbFf6fz4Q
Siga-nos no Twitter: https://twitter.com/histcruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *