Arquivo da categoria: Outros esportes

Um mar de esperança no Vasco

Ana Coelho, de apenas 12 anos de idade, se destaca em provas de natação em águas abertas com atletas mais experientes.

Ana Coelho finaliza uma prova de natação em águas abertas e exibe premiações (Fotos: Arquivo Pessoal)

Escrito por Eduardo Maganha

Publicado em 20/10/2024 – 22h44 – Niterói (RJ)

A presença de uma atleta de apenas 12 anos nos pódios da natação em águas abertas no estado do Rio de Janeiro está chamando atenção. Competindo com jovens e adultos, a pequena Ana Julia Morais Coelho coleciona troféus e medalhas, demonstrando enorme potencial no esporte.

Ana Coelho tinha 8 anos quando começou a fazer aulas de natação em uma academia de São Pedro da Aldeia (RJ), enquanto seus pais se exercitavam. Quatro meses depois, já participava de festivais nas piscinas da Região dos Lagos, adorando a sensação de vencer.

A transição para águas abertas quase não aconteceu, pois a garotinha via pescadores saindo da praia com baldes de caranguejos e ficava com medo de ser beliscada. Aos 11 anos, criou coragem e fez a adaptação para os desafios que o mar oferece, sob os cuidados do treinador Felipe Pereira, ex-atleta de maratonas aquáticas. Em março de 2024, a nadadora disputou o primeiro evento na nova modalidade. Rapidamente, passou a figurar nos pódios e concluiu: “Sou do mar“. 

Por ser tão nova, Ana Coelho encontra dificuldades para ter a inscrição aprovada pela organização das competições em águas abertas. Crianças da sua faixa etária disputam provas de até 500 metros. Porém, ela enfrenta adversárias bem mais velhas nos percursos de 750m a 2 km. Já nadou duas vezes no mesmo dia, ficando em 1º lugar geral feminino nos 750m e 3º lugar na disputa de 1,5 km.

Certa vez, Ana Coelho competia nas águas escuras de São Pedro da Aldeia, não viu as oponentes e ficou preocupada. Um piloto de jet ski apareceu para tranquilizá-la: “Calma! Não tem ninguém perto porque você está disparada em 1º lugar“. Aos poucos, seus treinos vão aumentando a distância, tentando manter ou reduzir o tempo. Quando perguntam se vale a pena tanto sacrifício, responde: “Eu sou feliz no pódio“.

A rotina de Ana Coelho é dividida em dois períodos de treinamentos diários, voltados para a alta performance. De 7h às 8h30, faz até 5 km nas águas geladas da praia do Forte, em Cabo Frio. À tarde, repete a dose na piscina do clube Gaivota, perto de casa, em São Pedro da Aldeia. Por morar a 140 km do Rio de Janeiro, a nadadora federada pelo Vasco só treina uma vez por semana com os colegas de equipe no parque aquático de São Januário.

Ainda sem patrocínios individuais, Ana Coelho conta com os recursos da família, que monitora de perto cada braçada da filha. O desenvolvimento da atleta é acompanhado por uma equipe multidisciplinar formada por treinadores, preparadores físicos, fisioterapeutas, psicóloga e nutricionista. Além disso, são necessários investimentos constantes em equipamentos, suplementos alimentares, espaços de treino, inscrição em competições, etc. Tudo para manter a menina feliz nos pódios por onde passa.

A inspiração de Ana Coelho vem de outra Ana, 20 anos mais velha: Ana Marcela Cunha, primeira mulher da natação brasileira a conquistar uma medalha de ouro em Olimpíadas (Tóquio 2020). A supercampeã começou a nadar aos 2 anos na creche. Com 8, já treinava em águas abertas e se destacava nas provas de fundo em piscinas. Aos 14, chegou à seleção brasileira. Estreou nos Jogos Olímpicos quando tinha somente 16 anos de idade, surpreendendo com o 5º lugar nos 10 km da maratona aquática em Beijing 2008.

É inevitável comparar o início precoce das duas atletas e reconhecer o potencial surgimento de uma medalhista olímpica. O sonho de Ana Coelho não poderia ser diferente: “chegar nas Olimpíadas e ganhar o ouro”, disse em recente entrevista ao canal Litoral News Play.

Ana fã e Ana ídola poderão se esbarrar na praia de Copacabana na disputa da etapa mais tradicional do circuito Rei e Rainha do Mar, no dia 8 de dezembro. Antes disso, a menina-prodígio terá três compromissos. Ela representará o Vasco na 8ª rodada do Circuito Celebridades Mirim e Petiz, na piscina de 50m do Fluminense, de 8 a 10 de novembro. No dia 24, espera brilhar novamente no Life220, na etapa da praia de Camboinhas, em Niterói. Por fim, nadará em São Januário no Campeonato Estadual Mirim e Petiz de Verão, de 5 a 8 de dezembro. 

Em 2025, Ana Coelho enfrentará novos desafios da sua longa jornada rumo ao sonho olímpico. Nas provas de piscina, subirá para a categoria Infantil. Desde já, busca patrocínios para disputar todas as etapas do Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas e aparecer no radar da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.

Fonte: CASACA!

Vasco é tricampeão brasileiro de Futebol de 7 PC de forma invicta

Time vascaíno é tricampeão brasileiro – Foto: ANDE/Divulgação
Campeão! Invicto, o Futebol de 7 PC do Vasco da Gama conquistou o terceiro título consecutivo do Campeonato Brasileiro, na manhã desta sexta-feira (11/11). No segundo duelo contra o time da Andef, o Gigante da Colina levou a melhor mais uma vez, vencendo por 1 a 0. O outro confronto entre os adversários aconteceu na última rodada da primeira fase, quando o Cruzmaltino derrotou por 2 a 1.
Realizada pela ANDE – Associação Nacional de Desportos para Deficientes, a final foi decidida já nos acréscimos. O Almirante teve uma dura batalha contra o rival durante os 60 minutos de jogo. Após o cruzamento de Ubiraja, Igor Romero encaixou uma perfeita cabeçada, que originou no gol que deu aos jovens cruzmaltinos o tricampeonato.

Escalação do Vasco: Jean Diniz, Fernandes Vieira, Diego Delgado, Felipe Rafael (Ubiraja Magalhães), Igor Romero, Hudson Hyure (Eduardo Souza) e Evandro. Técnico: Rodrigo Terra.

Sediada na cidade de Águas de Lindoia, em São Paulo, a competição contou com a participação de seis equipes na série A, são elas: Andef-RJ, CEMDEF-MS, Caira-MS, ADD-MS, Arouca-RJ e Vasco da Gama. A divisão de acesso é composta por 8 diferentes times e teve a ATIVA como campeã.
Confira a retrospectiva vascaína no campeonato:
Primeira fase:
Vasco da Gama 3 x 0 ADD-MS
Vasco da Gama 1 x 1 Caira-MS
Vasco da Gama 2 x 1 Andef
Semifinal:
Vasco da Gama 4 x 1 CEMDEF-MS
Final:
Vasco da Gama 1 x 0 Andef
Texto: Marcella Macedo

Fonte: Site oficial

Futebol 7: Vasco vence São Paulo e é campeão do Torneio Rio x São Paulo

 

E o Circuito Rio x São Paulo, ocorrido na Arena Nacional, na Barra Funda, em São Paulo, chegou ao fim com um campeão carioca: o Vasco da Gama bateu o São Paulo na grande final, por 2 a 1, em jogo que aconteceu neste domingo (29) e ficou com o título da competição interestadual. O confronto contou com presença maciça da torcida e com uma grande partida de Fut7, de alto nível técnico. O Gigante da Colina, que terminou o torneio com 100% de aproveitamento, levou ainda o título de melhor jogador, dado ao atacante Zé Renato, e de artilheiro, que ficou com Calvin.

O São Paulo começou buscando mais o ataque, dando dois chutes apenas no primeiro minuto. Na primeira finalização, Caio mandou longe do gol. No lance seguinte, Kinho ficou com a bola na direita e encheu o pé para a boa defesa de Igor Lourenço. O Vasco respondeu com Wruck, que recebeu boa bola de Zé Renato, mas mandou na rede pelo lado de fora.

Após as oportunidades, o jogo ficou mais concentrado no meio do campo. O Vasco utilizava bastante as jogadas com o pivô Zé Renato, enquanto o Tricolor Paulista buscava variações das jogadas para furar a defesa vascaína. Aos seis minutos, Igor Lourenço bateu do meio de campo, procurando o ângulo, mas a bola foi para fora.

Em lindo lance de ataque, aos sete minutos, quase que o Vasco conseguiu abrir o placar. Em boa trama dentro da área, Zé Renato deu o último toque para Wesley, que finalizou, mas mandou para fora, desperdiçando grande oportunidade, visto que o goleiro Erick já estava praticamente fora do lance.

Aos 11 minutos, o Vasco teve mais duas oportunidades de marcar, mas Erick apareceu bem em ambas. Na primeira, a finalização foi de Wesley, que parou na boa defesa do goleiro. Na sequência, Romarinho também tentou, mas não conseguiu vencer o goleiro tricolor.

O Vasco seguia melhor na partida, criando mais oportunidades de marcar, mas não conseguia vencer o goleiro Erick, que mostrava segurança nos lances ocorridos. O Tricolor Paulista tentava se encontrar no jogo, mas não conseguia armar boas jogadas de ataque.

E, aos 19 minutos, o Vasco da Gama transformou a sua superioridade em gol. Em um lindo lance de ataque, no qual Romarinho tabelou com Calvin, Romario recebeu na frente da área e pegou de primeira, marcando um belíssimo gol, vencendo o goleiro Erick e abrindo o placar, 1 a 0.

Com a desvantagem no placar, o treinador do São Paulo, Fábio Oliveira, solicitou um tempo técnico para organizar a sua equipe para tentar buscar o empate ainda na etapa inicial. Enquanto isso, o técnico vascaíno, Marco Fialho, conversava com seu time para que o ritmo não diminuísse.

O São Paulo, depois do tempo técnico, voltou tentando mais, arriscando mais finalizações, mas poucas levavam perigo ao gol de Igor Lourenço. Na melhor delas, Thithi recebeu lançamento dentro da área e testou por cima do gol.

Na volta para o segundo tempo, o São Paulo seguia buscando o ataque e o empate, mas não finalizava bem no gol. Com isso, a primeira grande chance da etapa final foi do Vasco, aos cinco minutos, com Wesley partindo em contra-ataque, mas parando na excelente defesa do goleiro Erick, que impediu que a vantagem fosse ampliada.

Dois minutos depois, foi a vez de Igor Brum tentar aumentar a vantagem, mas Erick fez nova grande intervenção, com os pés, após o time do Vasco roubar a bola no meio de campo e partir para o ataque.

No entanto, de tanto tentar chegar ao ataque, o São Paulo conseguiu chegar ao empate, isso aos 11 minutos, com David, que marcou um lindo gol, dando um belíssimo corte no marcador e finalizando forte para vencer o goleiro Igor Lourenço e deixar tudo igual no confronto.

O Vasco quase voltou a frente do placar aos 14 minutos, quando, em jogada de falta ensaiada, Ruan recebeu na frente da área e bateu forte, mas mandou a direita do gol, tirando tinta da trave. Com o empate, o jogo ficou franco, com os dois times buscando o segundo tento para ficar com o título da competição interestadual.

Aos 19 minutos, mais uma vez, quase que o Gigante da Colina consegue pular a frente do placar. Romarinho passou para Calvin, recebeu de volta e emendou lindo chute de fora da área, carimbando o travessão de Erick. Em sequência, o São Paulo também desperdiçou a oportunidade. Esteves saiu de frente com Igor Lourenço, tocou para o lado, mas nenhum companheiro conseguiu desviar.

No minuto seguinte, Wesley tentou para o Vasco, mas parou na boa defesa de Erick, com os pés. Em seguida, o São Paulo respondeu em cobrança de falta, bem defendida por Igor Lourenço. E, aos 23 minutos, o Gigante da Colina conseguiu marcar o segundo, com Wesley, que avançou pela esquerda, bateu cruzado e a bola passou entre as pernas de Erick, que ainda tocou nela, mas não conseguiu impedir o 2 a 1 e o título vascaíno.

Fonte: Jornal F7

Handebol: Vasco vence Londrina por 32 a 29 e é campeão da Copa Brasil

Handebol Vasco Fab
Club de Regatas Vasco da Gama/ Força Aérea Brasileira BICAMPEÃO DA COPA DO BRASIL DE HANDEBOL MASCULINO 2015!
HANDEBOL @hand_vasco_fab É BICAMPEÃO, É BICAMPEÃO, É BICAMPEÃO!
Parabéns para todos vocês atletas e todos os membros da comissão técnica pela grande vitória e conquista do BICAMPEONATO DA COPA DO BRASIL!
Os esforços diários e suor em treinamentos físicos, técnicos e táticos do treinamento alto rendimento, junto a disciplina, determinação, sabedoria e união antes, durante e após cada partida tornou possível a conquista desse título, parabéns ‪#‎EquipedeGuerreiros‬! Esse é o grande momento para o atleta, para o comandante, técnico, treinador, professor e toda sua equipe então vibrem e comemorem muito, vocês merecem!
O crescimento do esporte só se dá através da doação, seja nas quadras ou fora delas, agindo através da educação, do esforço diário como torcedor, atleta e professor do que mais se ama e assim era feito por esse homem, professor que tanto fez pela educação e pelo Handebol Carioca, no qual fazemos uma póstuma homenagem por esse título agradecendo, obrigado professor Alfredo Melhem!
Obrigado torcedores do @vascodagama e amigos, amantes do ‪#‎Handebol‬ pela torcida e energias enviadas para nossa equipe, vocês são DEMAIS!
Agora é comemorar e gritar BICAMPEÃO BICAMPEÃO BICAMPEÃO!
VASCOOOOOOO! FORÇA AÉREA BRASIL

Fonte: Facebook Handebol Vasco FAB