Arquivo da categoria: Política

A desfiguração do Vasco: Crise institucional impacta o presente e ameaça o futuro do clube

Muito além dos fatos

Escrever sobre algo abstrato normalmente não atinge o público em geral, não por sua incapacidade de abstrair, mas porque não é o mais comum, diante de tanta coisa que sai em tanto lugar.

No contexto atual o Vasco é um clube, que até dezembro do ano passado se apresentava como falido, entusiasta de uma recuperação judicial, oferecendo-se para o mercado, a fim da entrega do seu futebol e anunciando num lapso de seis dias, por contratados, o tamanho de sua dívida aumentado em 200 milhões de reais, ao longo do primeiro ano da atual gestão com controle sobre o futebol (nas mãos do CRVG desde maio).

O Vasco já quebrou seu recorde de jejum por títulos e precisa ganhar algum em 2025, mas o assunto não norteia a torcida com tal exigência, porque ela se acostumou a não cobrar títulos estaduais, ora por achar que é fácil, ora por perceber que não o é.

Falando de basquete, o Vasco, por sua essência, jamais entregaria um jogo ao Flamengo, dando-lhe a bola para atacar, mas hoje pode ser uma estratégia para que o “coitadismo” interno ganhe a simpatia externa nas causas.

Largar um jogo em protesto, ou nem jogar, em protesto, é uma coisa. Buscar-se á, nesses casos, nos tribunais, algo ou a indignação ficará registrada, sabendo o adversário que não nos derrotou na quadra, nas águas, no gramado, onde seja, não por receio do clube de lutar, mas sim por discordar de condições de jogo, de garfos, do não cumprimento de regulamentos ou de normas de segurança, expressos na legislação esportiva, muitas vezes, diga-se, para enfeitar, como se viu no episódio do jogo contra o hoje Athletico-PR, lá em 2013.

O Vasco, por preceito não mostra soberba contra clubes menores, podendo-lhes ajudar.

O ocorrido diante do Madureira no meio da semana é mais uma demonstração de como o clube está desfigurado, institucionalmente.

O Vasco mostra-se como uma caricatura de si próprio hoje, dizendo-se falido, vendendo-se, soberbo com os pequenos e históricos clubes do Rio e tíbio quando se defronta com um grande.

Não é culpa de A, de B, ou de C, pois não há cognição possível para se chegar a essa realidade, por tantos, pois a realidade do clube para os tais tantos é apenas um recorte daquilo que se consegue ver.

O fato é que se muitos, de fora, enxergam o Vasco como coitado, por dentro o clube é visto como inviável.

Diante disso, a torcida não tem força para cobrar, optando por usar toda a sua energia para demonstrar seu amor ao clube, mas sem acreditar, no fundo, que o Vasco tenha a força que realmente possui, daí que se venda, que entre em concordata, que faça força para confrontar o Madureira e que deixe o Flamengo ganhar, porque foi injustiçado, por mais que nada disso tenha unanimidade entre os vascaínos. Aliás, ainda bem.

Então não há solução? Então alguém tem solução? Então qual é a solução? As soluções existem, mas dão trabalho, impõem desgastes, ensejam cobranças e trazem risco de imagem para os que apostam na grandeza do Vasco, gerindo-o.

E quão mais longe de cobranças por resultados, de responsabilidades próprias e até mesmo de administrar o Vasco estiverem os eleitos para tal, mais confortáveis se sentem. Daí a suposta inviabilidade do clube, vendida aos torcedores como mantra, enquanto se busca a venda do coração dele como objetivo, desfigurando o termo (ou verbo) gerir, substituindo-o por entregar.

Casaca! realizou reunião aberta na última quarta-feira

Na última quarta-feira (29/05), o Casaca! realizou um evento que contou com a presença de torcedores, associados, conselheiros, Beneméritos e Grandes Beneméritos do Vasco. Durante o encontro, foi apresentada uma lista exemplificativa de soluções para a gestão da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube, destacando a importância de um envolvimento direto dos do próprio Vasco enquanto associação.

Live do Casaca: VASCO SAF – O CONTROLE PODE SER DO CLUBE?

Logo mais teremos nossa live de número 1331 em que abordaremos os recentes acontecimentos do Vasco.

Hoje às 22h

Live sobre política do Vasco.

Participação: Sérgio Frias

Configuração: Pedro Sampaio

POLÍTICA DO VASCO: O controle pode ser do clube?

Live do CASACA 1331 em 20/05/2024

🕗 Ao vivo a partir de 22h.
🔔 Ative o lembrete para ser notificado quando a live começar.
▶️ https://youtu.be/0e95zHAKMjM
👥 Compartilhe com seus amigos vascaínos.

Participe da discussão sobre o futuro do clube.

3a Reunião Virtual Aberta do CASACA acontecerá no próximo sábado

A 3a Reunião Virtual Aberta do CASACA acontecerá na noite do próximo SÁBADO (17/07). Devido à pandemia, faremos pelo Google Meet.

Para poder dar voz a todos(as) participantes, teremos 3 sessões diferentes:

1o horário: 18h a 19h
2o horário: 19h30 a 20h30
3o horário: 21h a 22h

Por gentileza, inscreva-se para participar e mencione o(s) horário(s) de sua preferência. As vagas são limitadas.

Link para inscrição:
http://bit.ly/reuniaocasaca

CASACA!

[Correção] 2a Reunião Virtual Aberta do CASACA acontecerá neste DOMINGO

A 2a Reunião Virtual Aberta do CASACA acontecerá na noite do próximo DOMINGO (02/05). Devido à pandemia, faremos pelo Google Meet.

Para poder dar voz a todos(as) participantes, teremos 3 sessões diferentes:

1o horário: 18h a 19h
2o horário: 19h30 a 20h30
3o horário: 21h a 22h

Por gentileza, inscreva-se para participar e mencione o(s) horário(s) de sua preferência. As vagas são limitadas.

Link para inscrição:
http://bit.ly/reuniaocasaca

CASACA!

Abrimos uma sessão extra para a Reunião Virtual Aberta do CASACA neste sábado. Inscreva-se!

A 1a Reunião Virtual Aberta do CASACA acontecerá na noite do próximo sábado (20/03). Devido à pandemia, faremos pelo Google Meet.

Para poder dar voz a todos(as) participantes, abrimos uma sessão extra e agora passamos a ter 3 sessões diferentes.

Por gentileza, inscreva-se para participar no horário de sua preferência. As vagas são limitadas.

Link para inscrição:
http://bit.ly/reuniaocasaca

CASACA!

Sérgio Frias protocola carta criticando tentativa de nova eleição no Vasco: “gravíssimo e indesculpável”

Transcrição da carta protocolada no Vasco no início da tarde desta quinta-feira (12/11):

+ + +

Ao Ilmo. Sr. Presidente da Assembleia Geral do Club de Regatas Vasco da Gama
Faues Cherene Jassus,

Ao Ilmo. Presidente da Diretoria Administrativa do Club de Regatas Vasco da Gama,
Alexandre Campello da Silveira,

Ao Ilmo. Presidente do Conselho Deliberativo do Club de Regatas Vasco da Gama,
Roberto Monteiro Soares,

Ao Ilmo. Presidente do Conselho Fiscal do Club de Regatas Vasco da Gama,
Edmilson José Valentim dos Santos,

Ao Ilmo. Presidente do Conselho de Beneméritos do Club de Regatas Vasco da Gama,
Silvio Aquiles Hildebrando Godói,

A todos os associados do Club de Regatas Vasco da Gama e em respeito à sua gigantesca torcida, da qual faço parte, antes de qualquer título honorífico a mim conferido,

Eu, Sérgio Eduardo Martins Frias, Sócio Benemérito do Club de Regatas Vasco da Gama, candidato da chapa “AQUI É VASCO – SÉRGIO FRIAS PRESIDENTE”, venho através deste documento informar que, conforme meu entendimento, em respeito ao estatuto do clube, ao quadro social do clube e à democracia, o processo eleitoral do dia 07/11/2020 já chegou ao seu fim, entendendo que manobras buscadas junto ao Poder Judiciário, induzindo-o a erro são o fim da picada e deletérias ao nosso clube, envergonhando, descredibilizando e ridicularizando, para além dos agentes internos envolvidos e coadunados, essa instituição centenária, o que é grave, gravíssimo e indesculpável.

Em razão disso, não autorizo a utilização do meu nome e/ou da Chapa “AQUI É VASCO – SÉRGIO FRIAS PRESIDENTE” em quaisquer atos ligados direta ou indiretamente à tentativa de realização de nova eleição no dia 14/11/2020.

Rio de Janeiro, 12 de Novembro de 2020

SÉRGIO EDUARDO MARTINS FRIAS
BENEMÉRITO 298-13

+ + +

O Vasco resiste na força de sua torcida/sócios

O VASCO RESISTE NA FORÇA DE SUA TORCIDA/SÓCIOS

A instituição agoniza pelas manobras jurídicas da chapa de Julio Brant, pela dobradinha envergonhada com Jorge Salgado e do desmantelamento da administração Campello.
Mesmo assim, cerca de 3 mil e 500 sócios foram a São Januário, enfrentaram mais de uma hora de fila para tentar dar rumo ao clube.

A eleição estava marcada para o dia 7. O presidente da Assembleia Geral, o inacreditável Mussa, atuando a favor de Brant, conseguiu uma liminar para fazer uma eleição online com uma empresa contratada sem nenhuma fiscalização das outras chapas. Ele fugiu das reuniões em que se tentava um acordo e desrespeitou uma decisão do Conselho Deliberativo, órgão máximo para resolver problemas internos. Apostam tudo na influência que tem há anos na Justiça.

Na véspera da eleição, o candidato Leven Siano e o presidente do CD, Roberto Monteiro, conseguiram cassar a liminar. Era pouco tempo, mas estava restabelecida a ordem estatutária. Tanto assim que os sócios se mobilizaram.

No dia da eleição, às 20h, faltando duas horas para terminar, Mussa, com advogados de Brant, consegue no STJ suspender a votação que quase terminava. Um desrespeito ao sócio e uma ação para jogar o clube na lama (o que fazem há anos).

Mas, abertas as urnas, fica clara a explicação: Brant era o terceiro na votação e vai tentar tomar o clube no golpe do online. Uma ressalva: ninguém é contra a evolução de um possível voto online, mas preparado com bastante antecedência, com acompanhamento das chapas, mas nunca nessa patacoada claramente golpista.

Para terminar meus parabéns a Sergio Frias e a todos do Casaca. Ter 5% dos votos numa situação extremamente adversa e num clima de voto útil foi uma vitória. Uma conquista ainda maior por respeitar a institucionalidade. O Casaca montou uma chapa completa e foi de enorme dignidade ao ficar até o fim e reconhecer a vitória na urna da chapa do Leven Siano. Só lamento, pelo período de confinamento em que estou, não ter ido lá depositar meu voto.
O Vasco precisa de paz. Os sócios falaram, mas não acredito que respeitarão. Vão tentar o golpe.

MARCO ANTONIO MONTEIRO
Grande Benemérito do Club de Regatas Vasco da Gama

Sérgio Frias faz balanço da eleição e agradece apoiadores

Sérgio Frias ao final da eleição:

“Terminada a apuração da eleição, por volta das 04h20 da manhã, venho a público dizer que cumprimos nosso dever, que obtivemos várias vitórias nesse pleito, desde a decisão por participar dele, passando pela montagem da chapa, até a ida para a eleição, com tempo exíguo de campanha, muita garra dos componentes do Casaca! ao longo dos últimos 45 dias e a certeza de que valeu à pena para cada um deles, como valeu para cada um dos nossos mais de 150 votantes, como valeu muito para mim e me honrou representar essa concepção de Vasco, guerreiro, lutador, apaixonante e singular.

Saudações Vascaínas a todos!

Aqui é Vasco!
Casaca!”

Chapa Aqui é Vasco convoca para a eleição neste sábado

A Chapa Aqui é Vasco – Sérgio Frias Presidente convoca seus correligionários e sócios ao comparecimento às eleições presenciais deste dia 07 de novembro de 2020, a serem realizadas em São Januário, de 09h a 22h. Mais uma vez reafirmamos a posição da chapa, externada no site do Casaca!, em fevereiro de 2019, na qual tornamos pública a opção por uma chapa que melhor representasse um conceito de Vasco, marca dos 20 anos de conduta retilínea de nosso grupo.

Buscamos a constante construção e fortalecimento da instituição, com base em seus valores fundacionais, em sua bela, única e inigualável história. Não desejamos um novo Vasco, mas sim o gigante histórico, rico em personagens inesquecíveis e merecedores da gratidão das gerações que deles receberam um clube que extravasa as fronteiras do esporte, possuindo exclusiva relevância social, cultural e internacional, um verdadeiro elo luso-brasileiro. Nada se constrói sem os devidos alicerces e, alicerçados, seguimos em frente, prontos aos novos desafios, assim como no passado, desafiamos e vencemos os oceanos de dificuldades que forjaram nossa grandeza.

Sócios vascaínos, a presença de todos, a despeito dos atropelos ao processo eleitoral constantemente sabotado por aqueles que veem no Vasco apenas um meio, é fundamental. É a melhor resposta aos que investiram seus esforços no descumprimento das regras estatutárias. Se tais preceitos não foram todos cumpridos, ao menos evitou-se uma violência sem precedentes à ordem institucional de nosso amado Club de Regatas Vasco da Gama.

Nesse sentido, que cada um de nós seja a representação da força da Cruz de Malta e do devido reconhecimento ao legado de seus ilustres emblemas que, aqui representados por José Cândido de Araújo, Raul da Silva Campos, José Augusto Prestes, Cyro Aranha e Eurico Miranda, nos legaram um clube incomparável. A nós, portanto, cabe dar a parcela que nos cabe na construção de um futuro tão grandioso quanto nossos 122 anos.

Saudações Vascaínas. Casaca!

Aqui é Vasco! Pensando bem, Sérgio Frias Presidente!