Arquivo da categoria: Esportes Olímpicos

Colégio Vasco da Gama é campeão dos Jogos Estudantis do Rio de Janeiro

Único clube grande do Rio de Janeiro a possuir uma Divisão de Atletismo, o Vasco segue honrando sua tradição no esporte. No final de semana, no Centro de Treinamento Deodoro, na Vila Militar, o Gigante da Colina se sagrou campeão dos Jogos Estudantis do Rio. O Cruzmaltino foi representado por alunos-atletas do Colégio Vasco da Gama.
 
A competição contou com a participação de 550 atletas, todos com idade entre 12 e 14 anos. Assim como esperado, a disputa foi bastante acirrada, pois todos os participantes tinham como meta garantir um lugar na equipe da Seleção Carioca, que disputará o Campeonato Nacional no mês de setembro, em Curitiba (PR).

Fabiane Gomes Soares, Kaick Oliveira de Aragão e Ryan Pontes Lourenço foram os destaques do Colégio Vasco da Gama nos Jogos Estudantis. Os talentosos e promissores jovens conquistaram o direito de representar o Estado do Rio de Janeiro na edição nacional. Os demais atletas que subiram ao pódio ainda aguardam.

 

Kaick Oliveira brilhou nos Jogos Estudantis
 
Fonte: Site Oficial

Vasco conquista bons resultados no 5º Torneio Internacional de Karate Open

O Vasco participou do 5º Torneio Internacional de Karate Open, em São Paulo, e mais uma vez conseguiu grandes resultados. Foram cinco medalhas conquistadas pela equipe cruzmaltina no evento realizado no Transamerica Expo Center. O campeonato foi disputado entre os dias 21 e 24 de abril.
 
Adan Ramos, Átila, Lucas Bruno e Mariana Oliveira foram os representates do Gigante da Colina que levaram medalhas para São Januário. Único a garantir o ouro, Lucas chegou ao local mais alto do pódio na categoria -53. Mariana e Adan foram prata nas categorias +68 e equipe, respectivamente. Adan também faturou o bronze na categoria -84 e Átila na Master -65.

Nota de falecimento – Professor João idealizador do projeto CFC-Judô apoiado pelo Vasco / Rotary Club Mercado

Professor João, no centro, segurando a bandeira do Vasco na aula inaugural.

É com muito pesar que comunicamos o falecimento do professor João Luiz Ferreira de Miranda, professor da equipe CFC-Judô (antigo Força Jovem Judô), projeto apoiado pelo Vasco e pelo Rotary Club-RJ Mercado São Sebastião.

Foi um dos responsáveis pelo retorno da prática do judô no CR Vasco da Gama, junto com o vice presidente do infanto-juvenil José Mourão Gonçalves e com os membros do Rotary Club José Alves, Décio Escudero e Gilberto Pinto, também conselheiro do Vasco.

O mestre João foi muito mais que um mero professor de judô: foi um pai para os alunos do projeto.

Nossos sentimentos para os familiares e amigos.

Professor João Luiz Miranda, diretor do projeto Judô, falando da origem do projeto e agradecendo ao Rotary e ao Vasco da Gama.

 

Retrospectiva 2016: Um ano de vitórias no atletismo

Emelly Nicole (ouro nos 1000m), a coordenadora técnica de atletismo Solange Chagas e Ester Figueira (prata nos 1000m) brilharam no Intercolegial – Foto: Ari Gomes/Abadai
O Club de Regatas Vasco da Gama possui um passado de glórias no atletismo. A tradição no esporte vem desde os tempos do primeiro bicampeão olímpico do Brasil, Adhemar Ferreira da Silva. Neste ano, o Gigante da Colina teve resultados expressivos tanto na pista, quanto nos arremessos, saltos e lançamentos. A nova geração cruzmaltina, que conta com excelentes atletas, vem fazendo bonito.
Última categoria a encerrar as atividades neste ano, o sub-14 foi campeão feminino do Estadual e ficou com o terceiro lugar do pódio no masculino. No Cross Country não foi diferente, os vascaínos ficaram com a primeira posição do ranking. Kaick Aragão e Ana Luiza da Silva vestiram a camisa do Vasco e se destacaram nas competições.
A equipe sub-16, que também faturou o Campeonato Carioca, levou a medalha de ouro do Intercolegial. Representando o Colégio Vasco da Gama, os cruzmaltinos sagraram-se a melhor escola na modalidade. Wesley de Oliveira do salto em distância e David Germano do salto com vara melhoraram suas marcas pessoais no Brasileiro. O Troféu Brasil infanto-juvenil também foi conquistado pelos vascaínos
O juvenil repetiu o feito das demais categorias e também foi campeão ficou com o posto de melhor do Rio de Janeiro. Grande destaque do sub-18, Emelly Nicole disputou o Mundial e o Sul-Almericano pelo Vasco da Gama. Outro troféu que a geração 98 trouxe para casa foi da Competição Aberta em Belo Horizonte.
Maria Vitória Quirino e Jonathan Azevedo são as jovens promessas do sub-20 cruzmaltino. Os atletas, que atuam na categoria acima de suas idades, fizeram um excelente Campeonato Brasileiro e ajudaram o Vasco a levar o título nacional do Interclubes. Outro feito da garotada de São Januário foi o primeiro lugar no pódio do Campeonato Estadual.
Aldemir Gomes em ação pelo Vasco – Foto: Divulgação
Pioneiro na modalidade, o Vasco é o único grande clube do estado do Rio de Janeiro a investir no atletismo. O ano de 2016 foi marcado pelos Jogos Olímpicos, maior evento esportivo do mundo, que teve a participação de Aldemir Gomes. Revelado pelo Gigante da Colina, o jovem, que retornou à São Januário há cerca de um ano, disputou as provas de 100m e 200m no evento internacional.
Além de Aldemir, outros destaques cruzmaltinos no Adulto foram Evelyz Oliveira, que representou o Almirante no Sul-Americano, juntamente com Mariana Ferreira. Já Marcelle de Souza fez a diferença no salto em altura do Campeonato Brasilerio. A equipe adulta ficou em oitavo lugar no Troféu Brasil, a principal competição da categoria.

Texto: Marcella Macedo

Fonte: Site CRVG

Maria Vitória se destaca nos Jogos Escolares da Juventude

Maria Vitoria – Foto: CBAT

O Colégio Vasco da Gama encerrou sua participação nas disputas de atletismo dos Jogos Escolares da Juventude no último domingo (13/11). A escola de São Januário, que venceu os Jogos Estudantis do Rio de Janeiro, foi a representante carioca na competição, que conta com diversas instituições de ensino de diferentes estados do país e está sendo realizadoa em João Pessoa, na Paraíba. Dos alunos vascaínos, três se destacaram e melhoram seus resultados.

Maria Vitória Quirino foi a única cruzmaltina a subir no pódio. Vice-campeã do salto triplo, a jovem fez a marca de 12,10 metros e conquistou a bolsa atleta, que é dada os três primeiros colocados de cada prova. Breno Mateus foi mais um aluno do Colégio Vasco da Gama que fez bonito. Também no salto triplo, o garoto ficou em quinto lugar com 14,03 metros e melhorou seu desempenho pessoal. Outro vascaíno a mostrar bons resultados foi Jonathan Cardoso, que ficou em quarto lugar no revezamento medley.

Fonte: Site oficial

Atletismo: Vasco é bicampeão estadual sub-18

 

Que o Vasco não desista do Atletismo!

Classificação:

1) Vasco da Gama – 346 – Bicampeão.
2) 10o CRE – 298
3) Mangueira – 224
4) Ideal Brasil – 173
5) Brasil Vale Ouro – 102

Os Campeões:

Campeonato Estadual de Menores:

1987 – Pavunense FC
1988 – GRESEP Mangueira / CR Vasco da Gama
1989 – GRESEP Mangueira / CR Vasco da Gama
1990 – CR Vasco da Gama / GRESEP Mangueira
1991 – GRESEP Mangueira
1992 – GRESEP Mangueira
1993 – GRESEP Mangueira
1994 – GRESEP Mangueira
1995 – GRESEP Mangueira
1996 – GRESEP Mangueira
1997 – GRESEP Mangueira
1998 – GRESEP Mangueira
1999 – GRESEP Mangueira
2000 – CR Vasco da Gama
2001 – GRESEP Mangueira
2002 – GRESEP Mangueira
2003 – GRESEP Mangueira
2004 – ?
2005 – ?
2006 – ?
2007 – ?
2008 – GRESEP Mangueira
2009 – EM Silveira Sampaio
2010 – EM Silveira Sampaio
2011 – EM Silveira Sampaio
2012 – GRESEP Mangueira
2013 – Instituto Lançar-se para o Futuro
2014 – Brasil Foods
2015 – Brasil Foods / CR Vasco da Gama

Campeonato Estadual Sub-18:

2016 – CR Vasco da Gama

Fonte: Blog Esporte Rio

Livia Prates elogia desempenho de atletas do Vasco nos Jogos Paralímpicos

Livia Prates em entrevista ao Jornal O Globo neste mês – Foto: Reprodução

Coordenadora dos esportes paralímpicos ressalta importância social do clube em entrevista ao Site Oficial

A participação do Vasco nos Jogos Paralímpicos foi um sucesso. Com onze atletas, divididos em duas modalidades, o Gigante da Colina marcou forte presença na competição internacional, que encantou os brasileiros e turistas que estiveram na cidade durante a competição. Medalhas foram conquistadas e recordes quebrados pelos vascaínos.

No Futebol de 7 PC, Igor Romero, Fernandes Vieira, Jean Diniz, Diego Delgado, Hudson Hyure, Felipe Rafael e Jônatas Santos formaram a base da Seleção Brasileira, que conquistou a medalha de bronze na competição, em uma vitória marcante sobre a Holanda por 3 a 1. O Brasil não ganhava uma medalha no esporte há 12 anos.

Na natação, Susana Schnarndorf foi prata no revezamento 4x50m livre misto. Caio Oliveira ficou em quarto lugar nos 400m livre classe S8, batendo o recorde das Américas. Camille Rodrigues conquistou a sétima colocação no revezamento 4x100m livre, e Roberto Alcalde terminou na quinta colocação nos 100m peito classe SB5.

Desde 2004 trabalhando no clube, Livia Prates assumiu a coordenação dos esportes paralímpicos no clube em 2010. A vascaína foi uma das atrações no canal por assinatura Sportv, comentando provas da natação durante todos os dias. Em conversa exclusiva com o Site Oficial, Livia avalia a participação dos atletas do clube nos Jogos do Rio 2016.
– Correu tudo conforme do previsto. Algumas medalhas vieram, o Caio bateu o recorde americano. Em relação à resposta dos treinamentos, foi tudo perfeito. Poderíamos ter conquistado algumas medalhas a mais, mas estamos de certa forma satisfeitos com os resultados apresentados pelos nossos atletas na competição – afirmou.
O Gigante da Colina é o único grande clube brasileiro a investir nas categorias de base do esporte paralímpico. Visando as próximas competições internacionais, o paradesporto vascaíno já vem se preparando para manter a média de dez atletas convocados pela Seleção Brasileira. Após o término do clico olímpico, o próximo objetivo é levar a equipe cruzmaltina para o Parapan-Americano de Jovens, em 2017.
– Agora vamos focar no Parapan, onde quero levar nossos atletas de base, com o objetivo de começar um trabalho onde os frutos serão colhidos daqui a quatro anos. Ainda sentaremos para conversar com a comissão técnica sobre os Jogos de Tóquio, em 2020. Contamos com uma área de gerenciamento de projetos muita bem desenvolvida, onde já estão sendo estudados recursos para a competição. Estamos trabalhando para manter a média de vascaínos na seleção e aumentar nossas medalhas. Hoje temos uma comissão enxuta, portanto não podemos expandir muito, preferimos excelência à quantidade – destacou a coordenadora.
Além da formação de atletas, o Vasco da Gama se responsabiliza pela inclusão social dos mesmos. Um dos principais objetivos do Gigante da Colina é colocar o portador de deficiência no mercado de trabalho, para isso ele conta com a parceria de empresas, que acolhem os jovens e incentivam a prática do esporte.
– Pegamos pessoas deficientes e inserimos na sociedade através do esporte, com isso temos o retorno que o clube espera. Quando o atleta ainda está na fase escolar, fazemos com que a família fique responsável pelos estudos e ajudamos com cursos técnicos. Assim que eles formam, as nossas empresas parceiras abrem vagas para o programa jovem aprendiz, e assim ele já ingressa no mercado. O Gigante é o pioneiro nessa área – completou Livia.

Texto: Marcella Macedo

Fonte: Site do CR Vasco da Gama

 

Susana Schnarndorf fica em sétimo lugar na final dos 200m medley SM5

Susana Schnarndorf e Camille Rodrigues representaram o Brasil em duas provas da natação paralímpica na noite desta quinta-feira (15/09), no Estádio Aquático, na Paralimpíada. Susana, que conquistou a prata nos 4x50m misto, nadou os 200m medley SM5 na parte da manhã e conseguiu se  classificar para a sua primeira final individual na competição. Na decisão da prova, a paratleta encerrou sua participação nos Jogos Paralímpicos na sétima colocação, com o tempo de 3m50s69.

Camille Rodrigues participou do revezamento 4x100m livre e conquistou a marca pessoal de 31s36, nos 4m56s39 da equipe brasileira (que contava também com Mariana Ribeiro, Joana Maria Silva e Veronica Almeida), que terminou na sétima colocação na final. A vascaína disputará nesta sexta-feira a sua última prova (16/09), os 100m costas, às 09h50. Os outros atletas do clube, Caio Oliveira e Roberto Alcade, se despediram da Rio 2016 sem medalhas..

Texto: Marcella Macedo

Fonte: Site do CR Vasco da Gama