Nota
8

Retificando nota da ESPN sobre Paulinho

 

O blog Gabriela Moreira, vinculado à ESPN Brasil, divulgou o seguinte:

O Vasco começou a perder os direitos econômicos de Paulinho antes mesmo da transação com o Bayer Leverkusen. Em janeiro, ainda na gestão de Eurico Miranda, o clube repassou 20% (dos 85% que tinha) ao empresário do atleta, Carlos Leite. Desde então, a joia da base vascaína passou a ser 65% do clube, 20% do agente e 15% do próprio atleta.”

A informação é equivocada. O Vasco detém 100% dos direitos econômicos de Paulinho. O jogador firmou seu primeiro contrato profissional com 16 anos. 

Em janeiro de 2018, com a valorização do atleta, o clube decidiu rever o seu salário, permitindo a majoração da multa para o mercado interno segundo a legislação vigente, ação de proteção ao Vasco.

Contudo, desde o contrato de 2016, o Vasco firmou com o representante do jogador um acordo que prevê bonificações de agenciamento que podem aumentar balizadas pelo valor da negociação. Não se trata, portanto, de percentual de direitos econômicos. Nada mais é do que a praxe do mercado pós Lei Pelé.

E mais: na reforma do contrato ocorrida em 2018, não houve alteração alguma a respeito deste acordo firmado em 2016 com o agente de Paulinho. A mesma progressão relativa a bonificações está prevista. Mais uma vez, não houve qualquer percentual de direitos econômicos cedidos ao empresário do atleta. 

Sendo assim, sugere-se à ESPN Brasil verificar as informações prestadas por suas fontes. Em geral, tais fontes são mal informadas e mal intencionadas. Quem deseja praticar jornalismo honesto deveria desprezá-las. 

CASACA!

8 comentários sobre “Retificando nota da ESPN sobre Paulinho

  1. Corretíssima nota. Nosso eterno presidente disse em um depoimento a mídia que só liberaria o Paulinho por 50 milhões de euros no mínimo. Pelo visto essa diretoria, fraca e de bunda moles, liberou por menos da metade. Daqui a 3 meses não vão ter dinheiro para pagar os salários de novo.

  2. Tempos estranhos, de jornalistas ansiosos em adaptar os acontecimentos às suas suposições maldosas. Por essas e outras esta repórter e outros profissionais que participavam de um programa quando o Grêmio disputava a Libertadores, foram esculachados ao vivo sem piedade por um diretor do clube gaúcho, sobre a história do drone que espionara os adversários.

  3. Procurar dados corretos e baseados em contrato requer trabalho investigativo e a verdade, para o nível do jornalismo, não tem a repercussão, tão desejada pela emissora.

  4. GENTE, o que a paixão por um clube é capaz de fazer.
    Quando pensei já tinha visto de tudo, eis que encontro uma postagem compartilhada por uma vascaína chamada Isabella.
    Engraçado, que outro dia li um comentário parecido postado por outra pessoa, em site bastante acessado que não tem ligação com futebol ou clube de futebol.
    Leiam o post que vale a pena.

    …………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

    Os comentários que você lerá foram bloqueados pela NET (VASCO?) em vários tópicos de notícias do site, ao contrário do que faz com dezenas de posts que abusam do palavreado de baixo calão e obedecem a sua linha editorial, o que não chega a ser novidade em se tratando de um fórum que mais parece extensão de uma feira – entenda no sentido que quiser.
    Entretanto, surpreendente foi o procedimento do site oficial do Vasco da Gama que, liberou e depois decidiu bloquear por algumas horas os mesmos comentários que eu havia postado na NET (VASCO?). Detalhe: após o “horário de audiência”, publicaram novamente as aludidas postagens.
    O primeiro caso é de fácil compreensão, pois, a NET (VASCO?) resolveu preservar seus interesses, blindando os seus parceiros estratégicos – leia-se GLOBO, UOL, LANCE e afins.
    Mas o que teria motivado um funcionário do departamento de marketing do clube a optar por atitude semelhante à praticada pelo moderador da NET (VASCO?)?
    Desconfiada da presença de inimigo na trincheira, resolvi acessar o site da 14, agência da qual o vice-presidente de marketing é sócio. Veja o que encontrei:

    http://www.14.ag/br/clients/

    Clicou na terceira bolinha (na parte baixa da página) do portfólio de clientes e identificou o logotipo de alguma empresa?
    Se por acaso o Sr. Bruno Maia não tiver nada a ver com o sumiço temporário dos meus comentários, sugiro que ele assista ao filme “Os Mercenários”, e tome as devidas providências.
    Afinal de contas, a pasta da qual é o responsável é de suma importância para a perenidade da Instituição e, desse modo, não pode ficar sob a tutela de lobos travestidos de cordeiros.
    Segue abaixo os comentários bloqueados nos dois sites, por motivos inconfessáveis:

    COMENTÁRIO 1

    O “FEIRÃO DE PESQUISAS” NÃO PODE PARAR…

    Mais uma pesquisa do Instituto PAULISTA conhecido como DATAFALHA, publicada na Netvasco e inspirada na máxima de Goebbels: “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”.

    Verifique:

    http://www.netvasco.com.br/n/209683/pesquisa-datafolha-da-ao-vasco-4-da-preferencia-da-torcida-no-brasil-4-no-sudeste-7-no-norte-e-6-no-nordeste

    Em relação aos números apresentados, o que justifica o São Paulo aumentar o seu número de torcedores em cada pesquisa realizada, considerando o fato de que o clube paulista conquistou nos últimos 10 (dez) anos apenas uma Copa Sul-Americana?
    O que justifica o crescimento vertiginoso da torcida palmeirense e o decréscimo da torcida vascaína, tendo em conta que, nos últimos 25 anos, Vasco e Palmeiras compartilham um histórico SEMELHANTE em termos de conquistas, jejuns e rebaixamentos?
    Cumpre ressaltar, que o salto qualitativo dado pelo clube alviverde tem apenas dois anos, tempo insuficiente para provocar mudanças significativas no ranking das torcidas.
    E o que dizer da forçada de barra com o Cruzeiro, colocando sua torcida a frente da torcida vascaína?
    Pergunta que não quer calar: Quem encomendou a “pesquisa”, e com qual interesse?
    Não é difícil imaginar.
    Parece ter as digitais de quem pretende dar mais dinheiro para outros clubes, mesmo obtendo um lucro maior com o Vasco.
    Parece estratagema de quem só aceita para fins comerciais (e políticos) pesquisas realizadas pelos dois institutos que fazem parte da sua esfera de influência – leia-se Globope e DATAFALHA – aquele que ao lado do UOL faz parte do grupo Folha de São Paulo, ex-sócio da GLOBO no jornal Valor Econômico.
    Portanto, Campello, faça o seguinte: “Abra negociação com o canal Esporte Interativo (incluindo o pagamento de dívida e multa rescisória com a Globo, em troca de um contrato mais longo), e deixe a Vênus Platinada transmitindo os jogos do Cruzeiro para a sua “imensa” torcida espalhada pelo Norte, Nordeste, Distrito Federal, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro”.
    Garanto que o Vasco ao celebrar um contrato com o Esporte Interativo passará a ter voz e será tratado como PARCEIRO, e não como ESCRAVO E PRODUTO DE SEGUNDA LINHA.
    Também, posso lhe garantir que a marca Vasco não será escondida na grade de programação do EI, passando a ter maior visibilidade, através da transmissão de um número maior de jogos, e, o mais importante: para 24 estados (exceto RS, PR e SP), ao contrário do que hoje ocorre, pois, a GLOBO, além de exibir as partidas da equipe cruzmaltina para 15 unidades federativas, deixa de transmiti-las nos três estados mais populosos do Nordeste (BA, PE e CE), assim como Alagoas e Santa Catarina, todos eles tradicionais redutos de vascaínos, apesar dos institutos de pesquisa insistir na máxima de Goebbels.
    Ademais, tenho plena convicção que, em todas as transmissões de jogos do Vasco, as crianças vascaínas não serão submetidas à lavagem cerebral imposta pelo narrador Luis Roberto (que repete o nome do Flamengo dez vezes por partida), assim como tenho certeza que o pequeno vascaíno não será manipulado nos clássicos envolvendo Vasco e Flamengo, onde a TV GLOBO promove um show de imagens direcionado à torcida flamenguista, com as câmeras focando jovens, crianças e adolescentes alegres e vibrantes do lado rubro-negro, em contraste com a imagem de um idoso isolado e com semblante desanimado vestindo a camisa do Vasco.
    Logo, Campello, TENHA CORAGEM E LIBERTE O VASCO DA GRANDE PROSTITUTA!

    ******

    Só mais uma coisa: “É de dar inveja o tratamento dispensado pelos jornalistas do Esporte Interativo aos seus PARCEIROS, sobretudo os clubes nordestinos”.
    Como são tratados com carinho.
    Como suas marcas são valorizadas.
    Imagine, então, o tapete vermelho que seria estendido para o grande Vasco da Gama.
    Por certo, ao lado do Palmeiras (já fechado com o EI) seriam os clubes âncoras da programação do canal esportivo, cuja equipe de profissionais defende com denodo seus produtos.
    CAMPELLO, A BOLA ESTÁ CONTIGO!

    COMENTÁRIO 2

    COMPARAÇÃO DA PESQUISA INSUSPEITA, CLARA E DIDÁTICA REALIZADA PELA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE DIRIGENTES LOJISTAS (CNDL), em setembro de 2016, com pessoas acima de 18 anos, em 27 capitais, num raio de ação de quase 50 milhões de pessoas, COM A “PESQUISA” do Instituto PAULISTA, conhecido como DATAFALHA.

    Confira:

    AS TORCIDAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS E O GRAU DE ENVOLVIMENTO, VIA SPC/CNDL

    1º – FLAMENGO – 21,1%
    2º – CORINTHIANS – 13,3%
    3º – SÃO PAULO – 6,6%
    4º – VASCO – 6,3%
    5º – PALMEIRAS – 5,0%

    (…)

    13º – CRUZEIRO – 2,7%

    http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/2016/09/19/as-torcidas-nas-capitais-brasileiras-e-o-grau-de-envolvimento-via-spccndl/

    PESQUISA DATAFALHA (REALIZADA EM 174 MUNICÍPIOS – SEM MENCIONÁ-LOS)

    1º – Flamengo – 18%
    2º – Corinthians – 14%
    3º – São Paulo – 8%
    4º – Palmeiras – 6%
    5º – Cruzeiro – 4%
    6º – Vasco – 4%

    http://www.netvasco.com.br/n/209683/pesquisa-datafolha-da-ao-vasco-4-da-preferencia-da-torcida-no-brasil-4-no-sudeste-7-no-norte-e-6-no-nordeste

    ******

    CONSIDERAÇÕES.

    COMO O DATAFALHA, GLOBOPE E ASSEMELHADOS PROMOVEM O GENOCÍDIO DE MILHÕES DE VASCAÍNOS TODOS OS ANOS?

    “MARGEM DE ERRO”: A CÂMARA DE GÁS DOS VASCAÍNOS.

    Repare que na “pesquisa” do Instituto PAULISTA (DATAFALHA), que aponta o São Paulo com 8% e o Vasco com 4% da preferência popular, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isto significa que, o São Paulo (segundo o Datafalha) tem no máximo 10% (8+2=10) e no mínimo 6% (8-2=6) – no último caso, o percentual se iguala ao percentual da pesquisa da CNDL.
    O mesmo raciocínio pode ser aplicado ao Vasco, ou seja, SEGUNDO O DATAFALHA, o Vasco tem no mínimo 2% (4-2=2) e no máximo 6% (4+2=6) – no último caso, o percentual se iguala ao percentual da pesquisa da CNDL.

    Conclusão

    É bem provável que os números verdadeiros da pesquisa do DATAFALHA sejam iguais ao da pesquisa da CNDL, porém, atendendo interesses econômicos de clubes envolvidos e, sobretudo, predileção de quem encomendou a pesquisa, o Instituto PAULISTA resolveu tirar dois pontos do Vasco e entregá-los “de graça” para o seu conterrâneo: o São Paulo.

    METODOLOGIA APLICADA

    Segundo o DATAFALHA, o estudo foi realizado em 174 municípios.
    Dependendo das cidades escolhidas, o resultado da pesquisa pode ficar totalmente comprometido.
    Sendo assim, cabem os seguintes questionamentos:
    Quais os critérios utilizados na escolha dos municípios?
    Foram escolhidos os 174 municípios com maior PIB (a maioria concentrada no Sul e no Sudeste), visando atender interesses mercadológicos de quem encomendou a pesquisa (provavelmente a GLOBO)?
    Foram selecionados os 174 municípios mais populosos do Brasil (a maior parte localizada no Sul e no Sudeste)?
    Ora, nas regiões Norte e Nordeste (reduto de vascaínos) somente as capitais e pouquíssimos municípios das regiões metropolitanas e do interior se enquadram nos critérios elencados acima.
    Também, vale destacar, que o perfil dos habitantes das capitais e regiões metropolitanas do Norte e do Nordeste difere do perfil dos moradoresdo interior dessas regiões.
    Enquanto nas capitais e adjacências as pessoas são menos conservadoras e recebem influência do fluxo migratório, no interior do Norte e do Nordeste – onde os municípios possuem em média 50 mil habitantes – os moradores tendem a preservar os valores e costumes locais, de geração em geração.
    Em vista disso, distorções significantes ocorrem quando são observados os critérios mencionados anteriormente.
    Cito como exemplo, a Bahia, quarto estado mais populoso do Brasil.
    Se porventura um Instituto de pesquisa levar em consideração o critério dos 174 municípios com maior PIB no Brasil, somente Salvador, Lauro de Freitas (região metropolitana) e Feira de Santana (distante apenas 110 km da capital) se enquadrarão no referido critério. Ou seja, nos três municípios a dupla Ba-Vi detém 80% do número de torcedores.
    O que faz o Instituto de pesquisa?
    Pega o percentual alcançado pela dupla Ba-Vi nos três municípios supracitados e aplica para toda a população da Bahia (15.350.000 habitantes).
    Desse modo, como fica o interior baiano, onde as duas maiores torcidas são as do Flamengo e do Vasco, nesta ordem?
    Contudo, se o critério adotado for os 174 municípios mais populosos do Brasil, apenas estarão inclusos neste requisito os seguintes municípios baianos: Salvador e Feira de Santa (dominadas pela dupla Ba-Vi), Itabuna e Ilhéus (sul da Bahia), Vitória da Conquista (sul da Bahia) e Juazeiro (noroeste da Bahia).
    Em relação a Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista e Juazeiro deve-se informar que o Flamengo e o Vasco lideram a preferência popular nestes municípios, embora neles existam muitos “paulistas nordestinos”, grupo de pessoas que foram com seus familiares para São Paulo em busca de oportunidades, e que mais tarde retornaram (corintianos, são-paulinos e palmeirenses), em razão do crescimento econômico experimentado pelo Nordeste, no período de 2002 a 2014. O mesmo fenômeno ocorreu nas capitais e principais cidades do interior nordestino.
    Por fim, se a pesquisa na Bahia fosse mais abrangente, contemplando os municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, certamente, a percentagem de torcedores do Vasco e do Flamengo aumentaria consideravelmente, em virtude desses municípios manterem suas tradições culturais (valores e costumes), e não sofrerem com o impacto do fluxo migratório.

    NÚMERO DE PESSOAS QUE NÃO TORCEM POR NENHUM CLUBE

    Os “restos mortais” de milhões de vascaínos podem ser enterrados da seguinte maneira: “No Norte, Nordeste, assim como outros tradicionais redutos de vascaínos o DATAFALHA e assemelhados apresentam um percentual maior de pessoas que não torcem por nenhum time. Entretanto, no Centro-Oeste, Paraná e São Paulo (dominados pelos clubes paulistas), bem como Minas Gerais (Cruzeiro e Atlético), os manipuladores colocam um percentual maior de pessoas que torcem por um time de futebol.

    FORMULAÇÃO DE QUESTIONÁRIO

    Uma pesquisa pode ser facilmente manipulada através de um questionário que induza o entrevistado a dar a resposta que vá de encontro ao interesse daquele que encomendou a “pesquisa”.
    Exemplo:
    Em 2014, o GLOBOPE realizou pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial, utilizando um questionário no qual da primeira a penúltima pergunta abordava aspectos negativos do governo Dilma.
    Após levar o entrevistado à “reflexão”, o GLOBOPE emendava com a pergunta final: Em quem você votará para presidente?
    AÉCIO, Candidato B, Candidato C, Candidato D, Candidato E, Candidato F, Candidato G, Candidato H e, no final da fila, a candidata Dilma.

    FAIXAS ETÁRIAS PESQUISADAS

    A última pesquisa FLAnce/GLOBOPE (sempre os mesmos) “entrevistou” até crianças de 5 anos de idade.
    Ora bolas, na faixa etária de cinco até onze anos, muitas crianças trocam de time.
    Eu mesma torcia pelo Fluminense até completar sete anos de idade, por influência paterna.
    Todavia, o mais engraçado deve ter sido o teor do questionário para os quase recém-nascidos, elaborado pelo instituto comandado pelo office-boy da Rede Globo.
    Acredito que tenha sido mais ou menos assim:
    1) Você sabia que o VERMELHO é a cor preferida da Xuxa (rainha dos baixinhos)? (Obs. “Esqueceram” de dizer que também é do CV e do Capeta).
    2) Qual time tem o VERMELHO do Papai Noel e do Chapeuzinho VERMELHO? Flamengo, Flamengo do Piauí ou todos os Flamengos? (Obs. “Esqueceram” de mencionar o Internacional).
    3) Para os meninos: Você sabia que o Flamengo é o time do Homem Aranha?
    4) Para as meninas: Você sabia que o Flamengo é o time do Príncipe da Cinderela?
    5) No colégio de Ipanema: Você sabia que os únicos negros que circulam nas dependências da Gávea são atletas e funcionários do Flamengo?
    6) Na creche do subúrbio: Você sabia que o Flamengo é o clube do povo?
    7) Para todos os baixinhos: Você sabia que o Messi, Cristiano Ronaldo e o Neymar disseram que sonham em jogar no Flamengo?
    8) Para qual time você torce?
    Finalizando, a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) tem mais credibilidade e importância, pois além da TRANSPARÊNCIA engloba somente pessoas com mais de 18 anos de idade. Ou seja, cidadãos com times definidos e inseridos na classe economicamente ativa (consumidores).

    UM VERDADEIRO VASCAÍNO TEM O DEVER DE DEFENDER O VASCO!

  5. Por isso eu só leio o que o CASACA diz. Veja só se eu vou ler o que sai nesses blogs que andam por aí. Também a palavra do sr. Eurico Miranda é extremamente confiável.

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