Papo Reto
6

Só dá liga se cumprir a lei

Embora dirigentes da Primeira Liga tentem evitar manifestações públicas de desagrado e alguns já tenham até um discurso pronto, e fictício, de conciliação, é certo que haja novos ‘rounds’ de polêmicas entre a CBF e 15 dos principais clubes do País. Isso porque a confederação não incluiu torneio organizado pela Primeira Liga no início de 2016 no calendário do futebol brasileiro de 2017, divulgado na noite de quarta-feira (6).

A CBF não reconhece oficialmente o movimento fundado por clubes de massa, como Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Cruzeiro e Atlético-MG, entre outros. Por isso, não formalizou a competição, vencida este ano pelo Flu, no novo calendário.

A Primeira Liga pretende reeditar o torneio em 2017 e defende que os clubes que a compõem sejam integrantes da disputa.

Já a CBF exige que sejam incluídos no torneio os clubes mais bem classificados em seus respectivos Estaduais – no caso, os campeonatos do Rio, Minas, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

CBF e Primeira Liga, inicialmente chamada de Liga Sul-Minas-Rio, travam há mais de um ano nos bastidores um embate que opõe 15 clubes à administração da confederação. Esta não aceita a possibilidade de uma nova ordem do futebol brasileiro e teme que a união de clubes represente o primeiro passo para a criação de uma Liga nacional.

Além dos seis já citados, integram a Primeira Liga o Atlético-PR, Coritiba, Paraná, Figueirense, Avaí, Criciúma, Joinville, Chapecoense e América-MG.

Fonte: Terra

_____

Comentário do Casaca!

A verdade nua é crua é que o Campeonato Estadual de 2016 teve expresso em seu regulamento, após reunião do arbitral da FFERJ, que participariam da Liga Sul/Minas/Rio 2017, o Campeão e o Vice-Campeão Carioca e isso está de acordo inclusive com aquilo que está previsto na lei. Se foi através dela que os clubes viram respaldo para a criação da Liga, não podem ignorar o previsto nela própria. Os critérios para classificação e disputa de uma competição da respectiva Liga devem atender a critérios técnicos.

Como a Liga é Interestadual, fica evidenciado que o critério técnico é a colocação das equipes na competição estadual. A FFERJ fez muito bem em clarificar isso no regulamento do Campeonato Carioca de 2016, que diferentemente dos 14 anteriores levou os clubes finalistas a outra competição, portanto foi classificatório.

Entre 1994 e 2015, portanto em 22 edições, apenas duas vezes o estadual classificou os campeões para outra competição (no caso em 2000 e 2001) e na edição de 2016 voltou a classificar novamente.

Diante disso, a dupla Fla/Flu fica chupando dedo, pois está barrada do próprio baile, por talvez desconhecer que para se fazer um baile não basta apenas contratar serviços e convidados. Há de se respeitar a hierarquia tanto das entidades que comandam o futebol, como de seus superiores no campo de jogo.

Ainda haverá outros desdobramentos. O Vasco poderá ou não querer jogar. Poderá ou não haver datas, mas o certo é que por direito apenas Vasco e Botafogo estão assegurados na competição.

Quanto à conversinha fiada da dupla Fla/Flu, liga não…

Casaca!

6 comentários sobre “Só dá liga se cumprir a lei

  1. Dá-lhe CASACA!!! É isso mesmo, esse pessoal quer é conversa fiada. Agora, para cima do Vasco, não. Querem fazer as leis, regulamentos, etc. de papel higiênico? Ainda por cima tentam cooptar jornalistas e veículos de informação que os vascaínos não confiam para ajudá-los nos seus projetos malandros? Não vão conseguir aplausos nossos.
    O Brasil só tem 12 clubes com história de grandes. O resto vem depois.
    Saudações dos hexa-campeões invictos e bi-campeões do mundo (53/57).

  2. afinal de contar o VASCO quer participar ou não???

    uma hora diz que não vale nada, outra hora diz que não foi convidado???

    a CBF e a FERRJ falaram isso janeiro, fevereiro e março de 2016, resultado teve a 1ª liga

    agora vão repetir a ladainha novamente e terá novamente a liga sem o VASCO…
    ____
    Depende se vai haver espaço no calendário, das condições de disputa, etc…

    Este ano não valeu nada. Foi um torneio amistoso.

    É óbvio que se o Vasco foi favorável à inclusão de campeão e vice de 2016 como classificados para a Liga em 2017, pensou na possibilidade de participar, mas deixando claro que vai depender dos fatores descritos acima.

    Está previsto no Estatuto do Torcedor que O calendário tem de sair seis meses antes do início da temporada seguinte e nele a Liga não foi posta como componente do próprio.

    O Vasco está classificado para a Liga, conforme manda a lei através da qual foi permitida a criação da própria liga, mas o clube participará ou não da competição dependendo de seu interesse.

    Sérgio Frias

  3. Há apenas uma correção a ser feita. A Primeira Liga prevê que o campeão tem vaga assegurada na edição seguinte. Sendo assim , o Rio tem direito a 3 vagas. O Flamengo de fora vai causar barulho. Vamos ver os próximos passos…
    _____
    Não se pode dar garantia de vaga a uma competição oficial, utilizando uma competição amistosa como parâmetro. Fere a lei.

    Sérgio Frias

  4. Oficialmente FORAM AMISTOSOS o que os clubes jogaram. Nada além de simples amistosos. Caso contrário seria mentira vergonhosa e tapeação com os torcedores. Crime. Mais um e que na situação do Brasil atual de varredura das safadezas é risco sério de condenação. Alô advogados do CASACA, crime de falsidade ideológica? Sim ou não? Eu não sou advogado e confio em vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *