HistóriaSem categoria
0

E o Barcelona conheceu sua 1ª derrota em casa para um brasileiro

 

Em 1931, entre os dias 28 de junho e 2 de agosto, o Vasco excursionou pela Europa conquistando grandes vitórias e trazendo orgulho para o Brasil. Uma delas foi justamente a primeira derrota do Barcelona em seu estádio para uma equipe brasileira: vitória vascaína por 2 a 1, gols de Carvalho Leite e Russinho. Seria 3 a 1, não fosse um gol mal anulado de Benedicto.  O cruzmaltino novamente sendo pioneiro no futebol nacional.

A partida foi realizada no dia 29 de junho, no Camp de Les Cortes, primeira casa do clube catalão. O Vasco foi escalado com Jaguaré, Brilhante e Itália; Tinoco, Fausto e Mola; Bahianinho, Benedicto, Carvalho Leite, Russo e Santanna. Do lado espanhol, destaque para o famoso goleiro Ricardo Zamora e o goleador Josep Samitier, medalha de prata na Olimpíada de 1920.

“A acuação do Vasco, hoje, excedeu a todas as expectativas. O conjunto brasileiro se acclimatou rapidamente ao meio estranho, e, fora os primeiro momentos que foram de indecisão, os rapazes do Vasco souberam prescindir da influencia do campo e da torcida estranhos, e tiveram a supremacia dos ataques.

A victoria foi conquistada sem um deslize, limpa e brilhante. Jaguaré foi um arqueiro de defesas espectaculares. Deu umas três saídas em falso, mas fora isso, actuou com firmeza, formando com Brilhante e Itália uma defesa quase inexpugnável. A zaga esteve em grande dia. Brilhante impressionou pela tirada limpa e a jogada inteligente, procurando sempre entregar uma bola em condições ao companheiro. Itália esteve firme, rebatendo com segurança. Não falhou uma só vez. Tinoco marcou uma ala perigosa e mesmo assim não teve indecisões.

Fausto foi um dos grandes factores da victoria. Os jornaes chamam-no “La Maravilha Negra” e dizem que é um dos maiores center-halfs que pisaram as canchas da Europa. Molla esteve bom. Bahianinho foi o “enfant-gaté” do público. Teve magníficas jogadas. Mas o trio atacante foi que despertou maiores enthusiasmos. Benedicto, Carvalho Leite e Russo maravilharam pela combinação precisa e a rapidez das jogadas. Arremataram constantemente , pondo sempre o arco de Zamora em perigo. Sant´anna e Mario Mattos, bons.

A victoria do Vasco tem a sua maior significação no facto dos jogadores brasileiros virem de uma viagem exhaustiva e ter jogado hontem contra o mesmo team que appareceu, hoje, reforçado. Actuando em campo estranho, com público estranho, jogando duas partidas em quarenta e oito horas, o Vasco teve uma grande victoria, justa, limpa e leal.” (O Globo – 30/06/1931)

globo01

A importância do jogo era tão grande, que o jornal “A Noite” lançou uma edição especial do periódico no mesmo dia da partida, logo assim que ela terminou:

“A partida de hoje entre o CR Vasco da Gama e o Barcelona FC foi brilhantíssima, sendo assistida por um número extraordinário de expectadores. A entrada dos jogadores brasileiros, o público prorompeu em applausos enthusiasticos.” (A Noite – 29/06/1931)

noite01

noite05

Seleção brasileira em 1934 (4×4) e Palmeiras em 1949 (2×2) tentaram, mas não conseguiram repetir o feito vascaíno. Somente 25 anos depois, um clube brasileiro conseguiria vencer novamente o Barcelona em  seu estádio: em 1956, vitória botafoguense por 2 a 0 na cancha dos catalães. No ano seguinte (1957) o Vasco novamente entraria para a história, aplicando a maior goleada que os espanhóis já sofreram em casa: 7 a 2.

“Felizmente para satisfação dos desportistas nacionaes, o Vasco da Gama triumphou sobre o quadro mais pujante da Hespanha, gremio que jamais se deixou abater por qualquer equipe estrangeira em sua cancha”

Jornal dos Sports (30/06/1931)

js01

Outras vitórias do Vasco em 29 de junho:

Bonsucesso 2 x 3 Vasco (Carioca 1941)
São Cristovão 3 x 5 Vasco (Amistoso 1946)
Cachoeiro-ES 0 x 2 Vasco (Amistoso 1950)
Norrkoping-SUE 0 x 1 Vasco (Amistoso 1961)
Ceará 1 x 2 Vasco (Amistoso 1965)
Vasco 3 x 0 Operário-MS (Brasileiro 1974)
Operário de Dourados-MS 0 x 4 Vasco (Amistoso 1980)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *