“Uma victoria justa”.
No dia 11 de junho de 1939, com dois gols do artilheiro Fantoni, o Vasco dos “camisas negras” derrotava o Flamengo, e assumia a liderança do turno junto ao próprio rubro-negro e o Fluminense:
“Desde hontem o campeonato da cidade apresenta uma situação curiosa e muito poucas vezes verificada senão mesmo inédita. Isto é, três clubs empatados no primeiro posto, ao faltar apenas uma rodada para o encerramento do turno. Com a derrota do Flamengo, ficaram emparelhados na leaderança: Flamengo, Vasco e Fluminense. A derrota do leader não constituiu propriamente uma surpresa. O match não apresentava favoritos e admitia-se, assim, tanto a vitória do Flamengo como a do Vasco. Ambas as equipes reuniam credenciais suficientes para justificar uma e outra perspectiva. Os rubro-negros confiavam na sua artilharia, os vascaínos repousavam as suas esperanças na solidez da sua defesa. Venceu realmente esta.
A defesa vascaína foi aliás, o único detalhe do jogo que correspondeu a expectativa. Esperava-se urna actuação sólida da retaguarda dos “camisas negras” e essa actuação sólida foi exhibida de forma inconteste. Enquanto o ataque flamengo não produziu o que se esperava.”
Jornal O Globo (12/06/1939)
O “Jornal dos Sports” e o jornal “A Noite” destacaram a vitória cruzmaltina e o empate entre Botafogo e Bangu, resultados estes que colocaram o Vasco na liderança junto com o arco-íris da zona sul:
Jornal dos Sports (12/06/1939)
A Noite (12/06/1939)
O “Jornal dos Sports” lembrava que uma semana antes da partida, havia previsto que os “camisas negras” não perderiam tão cedo, devido a enorme categoria e força daquela equipe.
Fato que foi traduzido na belíssima vitória em dia de Fantoni:
Jornal dos Sports (12/06/1939)
O “Jornal do Brasil” dava destaque ao “ardor por vezes excessivo” da partida, que resultou nas expulsões de Jarbas (Flamengo) e Oscarino (Vasco), e troca de agressões entre Domingos, Fantoni e Osvaldo:
Jornal do Brasil (12/06/1939)
A ficha do jogo:
Vasco 2 x 0 Flamengo
Local: Gávea
Árbitro: Sanchez Dias
Gols: Fantoni (2)
Expulsão: Oscarino e Jarbas
Vasco: Nascimento, Jaú e Florindo; Oscarino (Calocero), Zarzur e Argemiro; Orlando, Villadonica, Fantoni, Gandula e Emeal.
Flamengo: Walter, Domingos da Guia e Osvaldo; Jocelino (Natal), Volante e Médio; Sá, Valido, Caxambú, Gonzalez e Jarbas (Raimondo Orsi).
Outra vitória do Vasco em 11 de junho:
Vasco 3 x 0 América-RJ (Carioca 1933)