Escrevo esta coluna uma semana após a estreia do Vasco no Campeonato Carioca de Remo, que contou com a participação do presidente Eurico Miranda ao evento e na qual se comemorou a primeira de muitas vitórias a serem obtidas por nossa principal atleta hoje, a campeoníssima Fabiana Beltrame.
Depois de longo tempo pudemos retornar a lagoa Rodrigues de Freitas para assistir a uma etapa da Campeonato de Remo do Rio de Janeiro e ver o Vasco novamente participando de todas as provas de uma regata, fato que não acontecia desde 2011.
Após dois anos de domínio do Botafogo, em duelos quase exclusivos com o Flamengo, o retorno do Vasco à briga pelo pódio em todas as provas da primeira regata mostra que o Campeonato Estadual deste ano vai ser bem mais disputado. Mesmo perdendo a prova disputada por Fabiana Beltrame o Flamengo mostrou a sua força no feminino, ganhado todas as outras que disputou, com exceção daquela vencida por Fabiana.
As zebras do dia ficaram por conta das provas “Dois sem Aberta” e “Oito com Junior A”, vencidas pelo Flamengo, embora o Botafogo fosse o franco favorito.
Isso só prova o acerto que foi a volta do técnico Marcos Amorim para a Gávea, treinador antes tetracampeão e que ficou afastado por dois anos da equipe de remo do Flamengo.
Em apenas dois meses e meio à frente da equipe, deu de ombros para o exíguo tempo hábil para trabalhar, foi à luta e deu outra cara a equipe rubro-negra, que provou vir forte este ano para a disputa do título.
As contratações feitas pelo presidente Eurico Miranda e por seu Vice-Presidente de Remo, Antônio Lopes, mostraram que o Vasco também voltou para a disputa e, independentemente das dificuldades a serem encontradas este ano vislumbra uma grande melhora, inimaginável, há seis, sete meses atrás, diante da forma como o clube foi deixado no seu esporte de origem.
Mesmo sendo testemunha de que os resultados voltaram a trazer esperança aos adeptos do Remo vascaíno, este permanece carecendo ainda de reestruturação interna.
Teremos agora a parada para a realização do Campeonato Mundial de Juniors a ser disputado em agosto, no Rio de Janeiro, e que servirá também como teste para os Jogos Olímpicos de 2016. Haverá assim tempo e uma ótima oportunidade de fazermos a reestruturação devida – tal qual a realizada por Flamengo e Botafogo em passado mais ou menos recente, com êxito expresso em resultados obtidos por ambos.
Como agora só teremos o retorno do Campeonato Carioca em setembro quero deixar aqui toda a minha torcida para os atletas que defenderão o Brasil na Copa do Mundo Junior, como também ao técnico da seleção Brasileira, Julio Soares, toda a sorte do mundo, pois competência lhe sobra.
Resultado do campeonato após a 1ª regata
1ª lugar Flamengo 142 pontos
2ª Lugar Botafogo 89 pontos
3ª lugar Vasco 85 pontos.
Um Casaca a Todos!
Saudações Vascaínas,
Gilberto Pinto
Que alegria e orgulho ver o meu clube competindo no esporte da sua origem e que sempre acompanhei
Obrigado Presidente Eurico
Minha alegria ficará completa quando puder assistir uma prova na piscina de São Januário onde dei minhas braçadas com muito orgulho e paixão e hoje choro sempre que vejo aqueles tapumes
Casaca!!!!!
Explicativa, situou-nos na realidade dos principais competidores para esse ano, deu-nos esperanças concretas da busca do título, informou-nos que deverão vir remadores de ponta e principalmente fez o que há 6 anos não conseguíamos ter: uma única informaçãozinha sequer do que fazia o Vasco no remo.
Com isso tudo, uma pitada de paixão, um grito do CASACA como deve ser feito e eis o Vasco de volta completamente ao remo!
O Vasco e o respeito voltaram.
O remo do Vasco, esporte mãe do clube, tem nova oportunidade de retomada das vitórias maiúsculas que a tradição lhe impõe… e impõe a formação de uma nova geração de remadores a partir da escolinha. Para isso sugiro a construção de um tanque no Calabouço para o treino do fundamento do jovem remador! Também sugiro a volta da prática do remo no mar, como o foi na origem! Rema Vasco!
Excelente trabalho Gilberto.Isso sim, é informação.Grato.
O VASCO retomará a hegemonia no Remo.
Esperança, seu nome é Gilberto Pinto.
Boa noite.
Isto sim é Vasco, e ainda têm alguns poucos parvos que nem sabem o que é o remo do Vasco, a grandeza histórica do nosso remo,
E a saga do Clube desde a sua fundação deveria estar nos livros de historia de todos os colégios do Brasil.
O Vasco não é apenas um Clube é sim uma pagina da historia do Brasil.
Aos Vascaínos de raiz um grande abraço fraterno.
O nosso Remo em breve retornará e reviveremos todos juntos dias de ALEGRIAS!
Dias melhores chegarão!
Sei que estamos no caminho certo, e confio no Grupo e no MEMBRO da nossa DIRETORIA que tem oa PRINCIPAL RECEITA:
O AMOR plea nossa INSTITUIÇAÕ, na qual, nós todos sabemos e apredemos a AMA-LOS INCONDICIONALMENTE, sem nada pedir em troca!
ガンバ手! (GAMBATE ou BOA SORTE) GILBERTO PINTO!