Nota
1

Sérgio Frias faz solicitação para reunião urgente do Conselho de Beneméritos

Na manhã desta segunda-feira (06/12), o benemérito Sérgio Frias protocolou carta na Secretaria do Vasco solicitando que o Presidente do Conselho de Beneméritos convoque reunião urgente para tratar sobre soluções alternativas à SAF.

Confira a transcrição:

+ + +

Ao Ilmo. Presidente do Conselho de Beneméritos do Club de Regatas Vasco da Gama, Antonio Frutuoso Pires Peralta;

O Site Oficial do Vasco da Gama publicou há uma semana o Ofício n° 08/2021, assinado pelo Presidente da Diretoria Administrativa do Clube, Sr. Jorge Nuno Odone Vicente da Silva Salgado.

O documento foi enviado à Vossa Senhoria e ao Presidente do Conselho Deliberativo.

A carta menciona a regulamentação das chamadas Sociedades Anônimas do Futebol (SAF), abordada pela Lei 14.193/21, publicada em agosto último, e apela aos Poderes do clube pela criação da “Vasco da Gama Sociedade Anônima do Futebol”.

É preciso contextualizar não apenas a proposta, mas também o momento em que ela é apresentada como única solução para os problemas do Vasco.

Em um ano no qual o clube não obteve resultados esportivos dignos do mínimo exigido, no qual as mais variadas medidas foram tomadas de acordo com a vontade administrativa da gestão, nunca se discutiu, entre os poderes colegiados mais extensos do clube, hipótese de uma transformação deste em Sociedade Anônima.

Porém, no fim de 2021 foi passado ao público, sem reuniões prévias ou debates, o desejo da administração do Club de Regatas Vasco da Gama em constituí-lo numa S.A., como se solução alguma houvesse fora desta.

Os riscos inerentes a tal transformação são sabidos por todos, inclusive aquele de o Vasco falir, o que é impossível na atual condição de Associação Civil. Ademais, tal transformação configura-se num caminho sem volta.

A direção deve, além de mergulhar no problema, buscar hipóteses para sua resolução, trabalhando institucionalmente, sem olhar qualquer questão política impeditiva, agindo da forma como o Conselho de Beneméritos tradicionalmente o faz, independentemente de questões menores, em busca de uma solução que seja diferente da pretendida pela gestão, a fim de que nos conserve na qualidade de Associação Civil e faça, com a devida elucidação, ser reconhecida pelos vascaínos como meio mais adequado e seguro para a instituição.

Não se une o clube de fora para dentro, a fim de se encontrar soluções, mas sim de dentro para fora, pois quem tem o poder, tem, também, com humildade e desprendimento, a possibilidade de agregar soluções outras, que não estão no radar da gestão e podem ser apresentadas via quadro social. Para isso temos, felizmente, o Conselho de Beneméritos do clube, Poder Moderador, que possui como uma de suas funções intrínsecas permear alternativas, anseios e ideias advindas da comunidade vascaína, as quais, inclusive, com seu apoio, podem ser levadas a termo pela gestão.

Cabe ao Conselho de Beneméritos do Club de Regatas Vasco da Gama, como sabemos, cuidar do patrimônio do clube, vislumbrar ou apresentar soluções para problemas que surjam no Vasco, como cabe à administração consultá-lo para ampliar as hipóteses de resolução.

Extremamente preocupado com toda essa situação penso que muito há a se discutir sobre o tema, considerando o tamanho do Vasco, de sua torcida, o valor da sua marca, de sua história e as inúmeras vezes nela em que o clube se superou valendo-se da união de propósitos em proteção a ele e à sua senda.

Solicito, diante do acima exposto, marcação urgente de reunião do Conselho de Beneméritos, para que através dele e com a participação dos demais poderes do clube, seja transmitido ao público vascaíno outra alternativa, diferente da momentaneamente apresentada pela gestão, oportunizando a diversidade de ideias, no âmbito dos poderes internos e do quadro social, em prol do Vasco, que, afinal, está acima de todos nós.

Cordialmente,

____________________________________________________________
Sócio Benemérito do Club de Regatas Vasco da Gama – Matrícula: 298-13

+ + +

One thought on “Sérgio Frias faz solicitação para reunião urgente do Conselho de Beneméritos

  1. Por que o Sérgio não assinou o manifesto junto com os outros beneméritos? Não entendi essa atitude.

    Abraço,
    SV.
    ——-
    A carta que enviei, em seguida, ao presidente do Conselho de Beneméritos, responde a pergunta.

    Sérgio Frias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *