Analisamos os números do Vasco e seus adversários nas missões contra o rebaixamento e por uma vaga na Sula, na reta final do Brasileirão (a partir da rodada 30).
Dados: GE, Sofascore e Infobola
Artes: @MaganhaVasco
LUTA CONTRA O REBAIXAMENTO
O portal macabro que leva 4 clubes ao rebaixamento está ficando distante. Com 1 jogo a menos, o Gigante fará 6 partidas no Rio (SJ ou Maracanã) e 4 fora do estado. O regresso de Luxemburgo (bom título para filme) motivou a equipe que não sofreu gols nos últimos jogos contra Atlético-GO e Botafogo, saindo do Z-4 e conquistando uma posição a cada rodada.
+ + +
Mesmo sem vencer nenhum dos 10 jogos pelo Goiás neste Brasileirão, Enderson Moreira foi contratado pelo Fortaleza na semana passada para tentar fugir do Z-4.
A equipe fará 4 jogos em casa e 5 fora. Assim como o Vasco, enfrentará 5 adversários que estão na parte de cima da tabela.
+ + +
Primeiro time dentro do Z-4, o Bahia está há 8 jogos sem comemorar uma vitória. Nas vésperas do Natal, foi anunciado o novo treinador, que conseguiu faturar um empate na última rodada.
Nas 9 partidas restantes, serão 5 em casa e 4 fora, sendo uma delas contra o Vasco.
Escapa?
+ + +
O Goiás apostou na dupla de treinadores do time Sub-20 e está se recuperando no Brasileirão. Nos últimos 10 jogos, obteve 57% de aproveitamento dos pontos.
Junto com o Bahia, possui a 2a pior média de pontos em jogos fora de casa. Fecha o campeonato contra o Vasco em São Janu.
+ + +
DO Z-4 PARA A SULA?
A chegada do Luxa já despertou o Gigante. A tendência é melhorar mais ainda quando o preparador físico Antonio Mello conseguir recondicionar os atletas.
Com o retorno do camisa 10 Benítez, o Vasco qualifica o elenco para as 10 batalhas a seguir.
+ + +
Jair Ventura resistiu a 2 sequências de 4 derrotas. Thiago Neves superou a desconfiança do torcedor.
Com 1 jogo a mais e o mesmo número de pontos que o Vasco, o Sport pegará 5 adversários que, neste momento, estão na parte de cima da tabela.
O que será do Sport nesta competição?
+ + +
O Bragantino será o adversário do Vasco em breve, na 31a rodada. Nos úlltimos 4 jogos, teve aproveitamento de 33%.
Entre os times analisados neste artigo, possui a melhor média de pontos em jogos disputados em casa e é o único com saldo de gols positivo.
Vai pra Sula?
+ + +
Primeiro clube na zona da Sul-Americana, o Atlético-GO tem números curiosos. Com 8 empates no seu mando de campo, pontuou mais quando jogou fora de casa.
Na reta final do Brasileirão, mandará 4 jogos e viajará 5x. Enfrentará 4 times que estão na parte de cima.
Será que o Vasco passa?
+ + +
O Athlético-PR está subindo na competição, mas vai encarar 6 adversários melhores classificados neste momento, começando pelo líder São Paulo na próxima rodada.
Cria vascaína, Renato Kayzer trocou o ACG pra ser o jogador mais decisivo pelo CAP.
Vasco alcançará o Furacão?
+ + +
CONCLUSÃO
Na imprensa esportiva, Luxa segue com o discurso cauteloso de escapar do rebaixamento. Porém, no vestiário definiu a estratégia de vencer em casa e “beliscar” fora, primeiro pra fugir da zona da confusão e depois “ver o q acontece”.
O Z-4 já ficou pra trás. Como diria o professor Clóvis de Barros Filho: “Pra trás, nem pra pegar impulso!”. Foco na Sula!
CASACA!
+ + +
As imagens acima foram apresentadas em primeira mão na Live do CASACA 920.