ColunasRodrigo Alonso
10

Princípios

O campeonato estadual começou e o Vasco já disputou duas partidas, com o saldo de uma derrota e uma vitória. É normal, e até mesmo óbvio, uma equipe que está começando a temporada, não apresentar um bom futebol. No momento, o mais importante é o resultado, visando uma classificação para a próxima fase, e também a preparação pra principal competição neste primeiro semestre, que é a Taça Libertadores.

Porém o assunto mais tocado neste início de 2018, infelizmente não é o campo e bola, mas sim o eterno cenário eleitoral, que muitas vezes, acaba influenciando negativamente no desempenho da equipe.

Eu disse algumas vezes no programa “Casaca no Rádio” no final do ano passado, que mais importante que o resultado dentro de campo, seria aquele fora do campo. Que uma derrota nos gramados poderia ser compensada com uma vitória na rodada seguinte, mas que o resultado do pleito , este duraria 3 anos e poderia trazer boas ou más consequências pro processo de reconstrução do clube.

Na última sexta-feira, na sede náutica da Lagoa, foi eleito o novo presidente do clube pro próximo triênio. Não o presidente que nós desejávamos e que sabíamos que continuaria a reconstrução já citada e que dava nome a chapa. Depois de toda judicialização e injustiças cometidas, que culminaram com a eliminação absurda dos votos de sócios legítimos, chegamos a um cenário que apresentava duas opções: uma que tínhamos a certeza que traria aquele cenário caótico que assolou o clube entre julho de 2008 e dezembro de 2014.

Uma chapa onde quem colocava a cara como candidato ao cargo máximo era um completo desconhecido até 2014, alguém que não se rogou a desrespeitar os homens do Vasco e que servia apenas como fantoche de ex-jogadores e empresários ávidos por tomar o Vasco de assalto. Junto desse pessoal, até grande benemérito do Flamengo apareceu como patrocinador.

Do outro lado, uma chapa que tem nomes partícipes da gestão de Roberto Dinamite, que fizeram parte da pior administração da história do clube, mas que conta com pessoas que ao menos tem história no Vasco, que conhecem o clube. O voto na sexta-feira foi plebiscitário. Era votar contra ou a favor da chapa amarela. Na verdade, a melhor definição é que o que tivemos foi um voto de protesto. Protesto contra a influência externa promovida pela imprensa, contra o conluio jurídico midiático que insiste em querer se meter nas coisas do Vasco. Que manipulou informações, criou factóides e reverberou absurdos como a história do roubo de aparelhos do CAPPRES. Quem viveu o massacre midiático do início de 2001, sabe do que estou falando. Janeiro de 2018 foi o janeiro de 2001 com redes sociais.

Esse pessoal tem que entender: O Vasco é gerido de dentro pra fora, e não o contrário !

E foi esse o recado dado pelos conselheiros do clube.

Vejo pessoas reclamando que em 120 anos, essa é a primeira vez que um candidato eleito pela maioria, não toma posse. Isso aconteceu sim, quando os votos da urna 7 foram sumariamente anulados, tirando da chapa “Reconstruindo o Vasco” o direito a ter os seus 120 conselheiros eleitos.

Falam de golpe, mas se esquecem que a chapa amarela só conseguiu a quantidade de votos que obteve, porque no meio do pleito, de maneira atropelada, se uniu a chapa verde e a chapa branca. Não fosse isso, os votos da oposição se fragmentariam e eles brigariam apenas pelo 2º lugar. E ao invés de 120 conselheiros, teriam apenas os 30 da minoria.

Reclamam de traição, mas admitem que as chapas eram completamente antagônicas. Sendo antagônicas, era óbvio que rachariam. Até porque o único projeto de Vasco desse pessoal, é tirar o Eurico.

Pra sorte do Vasco, racharam antes de assumir o poder. Se acontece depois, o clube ficaria inviável, com uma eterna briga por espaço e cargos.

Dizem também que o processo indireto de escolha do presidente é injusto. Discordo frontalmente!

Quando o estatuto do Vasco determinou que fosse assim, já previam que num futuro próximo, o poder financeiro e midiático pudesse influenciar na escolha daquele que comandaria o clube. E fizeram isso sem saber que um dia existiriam mídias sociais, com seus fakes remunerados que manipulam e alienam a informação. Que transformam completos desconhecidos em salvadores da pátria. Que elevam a categoria de “messias” do Vasco um rapaz que, pasmem, não pagava nem suas mensalidades em dia!

Se não fossem os homens do Vasco, com 40, 50, 60 anos de história no clube, correríamos o risco de ter num futuro próximo, até mesmo alguém da família Marinho presidindo o Vasco ! Ou alguém duvida do poder de influência dessa gente?

Por fim, deixo uma mensagem aos torcedores e sócios do Vasco que sempre confiaram e acompanharam o CASACA! ao longo dos 18 anos de existência do grupo. Vocês devem imaginar que temos muito a falar sobre o início de Alexandre Campello como presidente do Vasco, as primeiras escolhas de vice-Presidentes, pronunciamentos noticiados na imprensa, etc.

Porém, o momento é de trégua, já que o time de futebol estreia na tão cobiçada Libertadores em menos de 10 dias e o clube precisa respirar um pouco de tranquilidade para avançar de fase.

Por enquanto, releiam os princípios do CASACA!. Nossos próximos passos estão ali.

Rodrigo Alonso

10 comentários sobre “Princípios

  1. “Pra sorte do Vasco, racharam antes de assumir o poder. Se acontece depois, o clube ficaria inviável, com uma eterna briga por espaço e cargos.” Rodrigo Alonso foi super feliz nessa frase.

    Relembra a mim os anos 70 e 80 do século passado, eleições estudantis e sindicais, quando partidos políticos lutavam para tomar o poder dessas entidades para transforma – las em correiras de transmissão de suas políticas a nível nacional. O que ocorreu com o meu clube foi parecido com isso, muitos ali eram daqueles movimentos e reproduziram essa prática já obsoleta e desgastada dentro do meu clube do coração. A paixão ficou na encruzilhada do aparelhismo e o oportunismo. A opção pelo aparelhismo foi pragmática e dolorida mas ainda muito melhor o caminho de retorno a liquidação que o MUV repaginado faria no clube.

    Nessa diretoria, alguns out-sides como o ex-deputado federal e depois estadual Edmílson Valentim e o próprio Elói (esse tem uma história bonita de seu pai no Vasco, tipicamente vascaína) ao sinal de movimentação política de seus partidos políticos, eles abandonarão os seus cargos para assumir os públicos. Vivem disso, o Vasco não paga salários e nem tem jetons. O meu Vasco, precisa de dedicação 101% pois ele é mais do que um clube de futebol ou de remo ou de basquete, é parte integrante da vida de cada vascaíno esclarecido que como eu, torcemos a quatro gerações por esse clube que nos honra em sua linda história.

  2. Onde assino ?

    Campello é o menos pior, podendo (Deus queira) surpreender.

    Julio brant e toda sua turma merecem o ostracismo. Por mim seriam banidos do Vasco, pra não corrermos sequer o risco de haver uma remota possibilidade de quererem voltar candidatos em 2020.

    Somos CASACA e esse ideal de Vasco é o que nos serve e convém prevalecer, logo, um “diálogo” com o pessoal do Campello deve sempre haver, justamente para que “aquele pessoal amarelo” nunca vença. Um mínimo compromisso com o Vasco é essencial para se pleitear a presidência. Brant é mala, ou o “fake news” como bem denominou o eterno presidente. Que vá procurar sua turma, sem esquecer de levar junto o animal (vai fazer política no Palmeiras), o reizim e felipe, principalmente esses 3, podendo ainda ir de gruja pedrinho e mauro galvão.

    O VASCO É PARA OS VASCAÍNOS.

    Forte abraço camarada. Tmj.

  3. Como sempre o casaca sendo fiel aos seus princípios! Assino embaixo.

    Momento de trégua e transição, pensando no Vasco.

  4. EM TEMPO: Os advogados vascaínos aos quais fiz referência são os seguintes:

    1 – Sérgio Hess de Souza – (http://www.hsa.adv.br/escritorio)

    Obs: Foi acionista da Dudalina, empresa negociada por cerca de US$ 500 milhões em 2013)

    2 – Deusdith de Souza Junior – (http://junior.adv.br/equipe/)

    3 – Paulo Eduardo da Costa – (http://www.cmmr.adv.br/profissionais/)

    4 – Celso Meira Junior – (http://www.cmmr.adv.br/profissionais/)

    5 – Marcos Eduardo Tavares de Andrade – (Vice-Presidente da Associação Comercial e Industrial de Paranaguá-PR; sócio da Rosibrás Comercial Atacadista; e sócio do escritório Andrade Advogados Associados.)

    6 – Rodrigo Reis Mazzei – (http://www.mmp.adv.br/)

    7 – Fábio Alexandre Faria Cerutti – (http://www.ceruttiadvogados.adv.br/Sobre/)

    8 – Sebastião Carlos Ranna de Macedo – (https://www.tce.es.gov.br/institucional/composicao/sebastiao-carlos-ranna-de-macedo/)

    9 – Raymundo Tarcísio Delgado – (http://www.delgadosagiorodecnop.com.br/#equipe)

    10 – Marcelo Montalvão Machado – (https://www.ayresbritto.com.br/advogados/)

    Obs: é marido da juíza federal Adriana Franco Melo Machado, e genro da senhora Maria Clara Franco Melo, irmã do ex-governador Albano Franco e acionista do Grupo Nortista
    (http://aracajuparqueshopping.com.br/site/empreendedores.php)

    11 – Raymundo Noronha – (http://noronhaadvocacia.com/equipe/participante/1)

    12 – Claudio Gonzaga Jaime – (http://advjaime.com.br/?pg=equipe&id=45)

    13 – Luiz Renê do Amaral – (Advogado diplomado pela Universidad de Salamanca (ESP); Pós-graduado em Direito Tributário pelo IBET; Pós-graduado em Direito Penal Econômico e Europeu pelo IBCCRIM; Presidente da OAB em Ponta Porã-MS; e sócio do escritório Luiz do Amaral Sociedade de Advogados.)

    Obs: É genro do empresário e agropecuarista Camil Jamil Georges, proprietário do Shopping West Garden, localizado em Pedro Juan Caballero-PAR.

    14 – Omar Coêlho de Mello – (https://br.linkedin.com/in/omarcoelho)

    15 – Marcelo Alves Dias de Souza – (http://www.mpf.mp.br/rn/sala-de-imprensa/noticias-rn/procurador-marcelo-alves-assume-chefia-da-prr5)

    16 – Carlos Frederico Nóbrega Farias – (http://www.nobregafarias.com.br/)

    17 – Antônio Flávio Moura – (https://www.linkedin.com/in/ant%C3%B4nio-fl%C3%A1vio-toscano-moura-5315a295)

    18 – Fábio Monte de Hollanda – (http://montedehollanda.com.br/fabioh.php)

    19 – Jairo Oliveira Cavalcante – (https://www.valdecicavalcante.com.br/corpo-juridicoo/)

    Obs: É vice-presidente jurídico do River F.C., e filho do advogado e empresário Valdeci Cavalcante, ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí e proprietário – dentre outros emprrendimentos – do Caxias Shopping Center, localizado em Caxias-MA (https://www.portalaz.com.br/blog/blog-do-ribinha/385044/caxias-shopping-center-sera-inaugurado-dia-30-de-novembro)

    20 – Rhelmson Athayde Rocha – (http://www.rrassociados.adv.br/index.php)

  5. Prezado “professor”,

    Prometo que a partir de hoje não falo mais de “José Luiz RF”.

    Que decepção!

    Vai para o limbo fazer companhia ao detrito sólido de maré baixa do MUV.

    Afinal, fiz de tudo para testar a sua capacidade, porém, na hora de tirar 10, ele não foi capaz de corresponder as minhas expectativas.

    Cheguei mesmo a imaginar que o médico O.C.M. era o pai do advogado Luiz E. de Menezes.

    Todavia, o “oráculo” só confirmou aquilo que me disseram a seu respeito: “O rábula Luiz E. de Menezes é apenas um dos filhos do médico O.C.M.”.

    Por fim, deixo registrados os meus sinceros agradecimentos pelas inesquecíveis “aulas” de Direito Processual Civil.

    Foi prazeroso assistir o desempenho teatral da versão masculina de “Carmem Miranda”, quando eu chegava a minha casa todos os dias, após longas horas de TRABALHO PRODUTIVO.

    Apesar disso, o nobre docente não precisa mais ficar vinte e quatro horas por dia no ar, ligado nos 220, atirando a esmo e chamando qualquer um para a “rinha”, a fim de complementar a sua renda.

    Saiba que mesmo não sendo advogado e, tampouco, especialista em Direito Processual Civil, sou capaz de distinguir um rábula de um causídico, em razão de ser titular de um grupo econômico responsável por gerar trabalho e renda para milhares de colaboradores, dentre os quais, advogados com sólida formação acadêmica.

    Logo, posso oferecer-lhe uma nova, digna e promissora atividade ocupacional, em uma das minhas empresas.

    Entretanto, se o amigo preferir outro segmento, este que vos fala poderá interceder junto a importantes advogados vascaínos, sócios de escritórios de advocacia, localizados em diversas unidades federativas do Brasil.

    Desse modo, o professor agregará conhecimento a conceituadas bancas de advocacia, bem como poderá ensinar o significado da seguinte expressão: Affirmanti incumbit probatio.Ou então: Ius persequendi. Ou ainda: Actori onus probandi incumbit.

    Atenciosamente,

    T. Atoa.

    ***

    PS: Moro a centenas de quilômetros de onde você reside, não sou vinculado a qualquer grupo político, não sou conservador e muito menos comunista.
    Espero ter colaborado para a solução de problemas de insônia e pressão arterial.
    Descanse em paz.

  6. AS PALAVRAS ABAIXO FORAM DITAS RECENTEMENTE. CONFIRA:

    “A minha briga com o Juvenal (ex-presidente do São Paulo) foi por causa dele ter bancado a candidatura de um doutorzinho para me enfrentar na eleição do Corinthians, visando, lógico, enfraquecer a concorrência”. – Andres Sanchez, em entrevista concedida a Benjamin Back, em 21/01/2018, na Fox Sports.

    ###

    É… A denúncia do Peruano faz sentido.

  7. O Charutão podia se fazer presente no dia a dia do Vasco. Bastou ele sair para o time que ficou em sexto no Brasileiro passar a perder de Bangu e Cabofriense e a fram3rd@ ganhar um título na c@ga@d@. só se defendendo. Estou convencido que o Charuto dá azar para o urubu.

  8. Por mim, eu OPTARIA na CONTINUAÇÃO do nosso  喜雄治ン 諸お軍 (KYOJIN SHOOGUN) = COLOSSAL SUPREMO MARECHAL EURICO MIRANDA na sua RECONSTRUÇÃO, mas apesar de tudo, o Alexandre Campello ao menos é uma pessoa que tem a vivencia dentro da INSTITUIÇÃO por 10 anos, mas é arriscado falar algo ou emitir uma opinião a seu respeito ainda porque pra mim ele me parece ser um Piloto de Aviação civil que acabou de obter o seu BREVE de PILOTO, e com poucas horas de voo como um co-Piloto , cai no seu colo o Título de Oficial Comandante de uma Aeronave de Porte Médio tipo Airbus A 310 ou de um Boeing 767 em um voo domestico!

    E bastou ele sair do cenário e do COMANDO para conduzir os nossos DESTINOS e COINCIDENCIA ou NÃO; o nosso TIME DESANDOU em campo, perdemos pro Bangu e pra Cabofriense…!!!!

    E onde está o NOVO PRESIDENTE nessas HORAS?
    Tem tido contato com todo o plantel e com a Comissão Técnica?
    Não se pode dar o Luxo de ficar completamente perdido, e ele ( Campello) já é bem grandinho pra FICAR PERDIDO POR AÍ!
    E eu concordo com o Colégio eleitoral e uma ELEIÇÃO de 2 Turnos e a imprensa Esportiva venal preocupado apenas em defenderem os seus interesses falam que precisam modificar o ESTATUTO, mas a minha resposta a esse respeito é curto e grosso: OS ESTADOS UNIDOS da AMÉRICA com quase 600 anos de sua EXISTENCIA tem a sua PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO AMERICANA REDIGIDA após proclamar a sua INDEPENDENCIA do REINO UNIDO da GRÃ-BRETANHA ( THE UNITED STATE of AMÉRICA nessa época eram ainda apenas 13 Colonias e não tinha a extensão Territorial dos dias Atuais onde formam 52 Estados de LESTE ao OESTE, do HAVAÍ a ALASCA ! ) O sistema e o modelo Norte-americano é perfeito porque há leis que são cumpridas e é um POVO MUITO MAIS PATRIOTA do que nós Brasileiros com a sua famigerada lei do Gérson que só pensam em levantar vantagem em tudo e um povo que derretem a Taça Júlio Rimet, temos mesmo a vocação de sermos um povo corrompido e DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLENDIDO!

    O GRANDE CONSELHO de BENEMÉRITOS e de GRANDES BENEMÉRITOS são o PILAR e os GUARDIÕES da nossa HISTÓRIA e da NOSSA EXISTENCIA, e com a sua SABEDORIA, CONHECIMENTO, VIVENCIA, DEDICAÇÃO em PROL da INSTITUIÇÃO, em que na maioria das vezes sacrificaram as suas FAMÍLIAS, FILHOS, o seu PATRIMONIO ( DOANDO em dinheiro uma parte de seus recursos Financeiros) e para chegar ao TÍTULO de BENEMÉRITO e GRANDE BENEMÉRITO SÃO PESSOAS IDONEAS que como GRANDES ALPINISTAS CONSEGUIRAM CHEGAREM AO TOPO da PIRAMIDE e para isso SE DEDICAM o seu TEMPO LIVRE EM PRO da nossa INSTITUIÇÃO e ACIMA de QUAISQUER COISAS, PRECISA GOSTAR MUITO do CLUBE e do que se PROPÕE a FAZER PELO ENGRANDECIMENTO do CLUB de REGATAS VASCO da GAMA !

    FOI assim no dia 07 de AGOSTO de 1924 com o DOUTOR JOSÉ AUGUSTO PRESTES com a sua CARTA RESPOSTA HISTÓRICA, CYRO ARANHA com O LENDÁRIO EXPRESSO da VITÓRIA e com o NOSSO ETERNO PRESIDENTE EURICO MIRANDA, quando em 1990, ele enfrentou o Cartel de Medellin da Colombia, o MASSACRE MIDIÁTICO depois da QUEDA de um ALAMBRADO de SÃO JANUÁRIO em 2001, e recentemente ou seja no dia 07 de Agosto de 2017 após o nosso clube sofrer aquele ATENTADO TERRORSITA EM PLENO SÃO JANUÁRIO, que quase nos custaram a nossa tão almejada vaga pra LIBERTADORES e em 2015 /16, a INSTITUIÇÃO mesmo diante de TODAS AS ADVERSIDADES ENFRENTADAS no seu MANDATO NOS BRINDOU com o BICAMPEONATO ESTADUAL e com a CONQUISTA da TAÇA GUANABARA e o BICAMPEONATO ESTADUAL de FORMA INVICTA SENDO O ÚNICO TIME que estava na SÉRIE B que conquistou um ESTADUAL e de QUEBRA MANTIVEMOS por 9 jogos a INVENCIBILIDADE nos CONFRONTOS SEGUIDOS com a MULAMBADA ( ELES com mais PODER AQUISITVO em comparação com a gente).

    SOU GRATO POR TUDO ISSO AO NOSSO ETERNO PRESIDENTE EURICO MIRANDA OU MELHOR AO NOSSO SÁBIO IMPERADOR e como dizem sem a sua presença até a FRAGRANCIA e o AROMA do SABONETE e o nosso INCONFUNDÍVEL CAFEZINHO ficam com o seu PALADAR DIFERENTE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *