FutebolHistória
0

Há 55 anos, Vasco goleava o urubu por 4 a 1 e se sagrava campeão do Torneio IV Centenário do RJ

No dia 21 de janeiro de 1965, o Vasco deixava o urubu de 4 no Maracanã, e conquistava o título de campeão do IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro. Vale lembrar que cinquenta anos depois, em 2015, quando a cidade do Rio celebrou 450 anos, o campeão da cidade novamente foi o Gigante da Colina.

“O quadrangular de futebol foi um dentre os vários eventos promovidos para celebrar os quatro séculos da cidade, que havia deixado de ser capital federal cinco anos antes, com a mudança do governo federal para Brasília. Houve concurso de misses corrida de automóveis no antigo Circuito da Barra da Tijuca, samba no Jockey Club e grandes festas. Em janeiro daquele ano, também participaram do torneio o Flamengo, o Atlético de Madrid e a seleção da extinta Alemanha Oriental. Todas as partidas do Torneio Internacional do Quarto Centenário foram no Maracanã. No dia 18 de janeiro, o Vasco derrotou a Alemanha Oriental por 3 a 2, de virada, após ter estado perdendo por 2 a 1. Os gols do time de São Januário foram de Célio (dois) e Maranhão, e os da Alemanha Oriental, de Ducker e Frenzel. No outro jogo, no dia 19 de janeiro, o Flamengo, que havia organizado a competição, ganhou do Atlético de Madrid por 1 a 0, avançando à final prevista para 21 de janeiro.

No mesmo dia 21, na preliminar, os madrilenhos e os alemães orientais empataram em 1 a 1. Na partida principal, diante de 60 mil pessoas no antigo Maracanã, o time de São Januário, treinado há pouco tempo por Zezé Moreira, quebrou uma escrita diante do arquirrival Flamengo, do qual não ganhava havia quatro anos. O time rubro-negro começou melhor, mas as maiores emoções do primeiro tempo ficaram reservadas para o seu final, quando o centroavante vascaíno Célio marcou duas vezes, aos 39 e aos 42, enquanto o lateral Paulo Henrique diminuiu aos 44. No segundo tempo, o atacante Saulzinho assinalou seus gols aos 24 e aos 33, fechando as contas de uma partida em que o Vasco, bem superior, deu olé nos últimos minutos.

Coube ao capitão Barbosinha erguer a Taça Viking, que reproduz um barco do povo escandinavo e foi doada pelo sueco Gunnar Ericsson, desportista e industrial que era um dos donos da empresa Facit, que tinha filial no Brasil e patrocinara a competição (mais tarde ele foi presidente da Federação Sueca e membro do Comitê Olímpico daquele país).” (O Globo – 05/05/2015)

Jornal dos Sports – 22/01/1965
Jornal dos Sports – 22/01/1965

Fichas dos jogos:

17/01/1965
Vasco da Gama 3 x 2 Alemanha Oriental
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Juiz:Eunápio de Queiroz
Auxiliares: Armando Marques e Antonio Viug
Renda: Cr$ 19.701.493,00
Gols: Peter Ducke 21’, Célio (penalti) 23’, Frenzel 27’, Maranhão 38’, Célio 39’
Vasco: Ita; Massinha, Brito, Fontana e Barbosinha; Maranhão e lorico; Mário, Sauzinho, Célio e Zezinho
Técnico: Zezé Moreira
Alemanha: Weigang; Fraesdorf, Walter, Pankau e Koerner; Geisler e Erler; Frenzel, Noelner, Peter Ducke e Vogel (Roland Ducke 34’)

21/1/1965
Decisão
Vasco da Gama 4 x 1 Flamengo
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Juiz: Armando Marques
Auxiliares: Frederico Lopes e Claudio Magalhães
Renda: Cr$ 58.425.080,00
Público: 59.814
Gols: Célio 39’, 42’, Paulo Henrique 44’, Sauzinhjo 69’, 77’
Flamengo: Marcial; Murilo, Ditão, Ananias, Paulo Henrique, Carlinhos, Fefeu, Carlos Alberto, Amauri, Airton (Berico), Fraga (Evaristo)
Técnico: Flávio Costa
Vasco: Ita; Joel, Brito, Fontana e Barbosinha; Maranhão e Lorico; Mário, Sauzinho, Célio e Zezinho
Técnico: Zezé Moreira

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *