Colunas
37

Reafirmação da Independência

O Vasco realizou, na noite de 19 de janeiro de 2018, muito mais do que a eleição dos seus presidentes. Mais do que isso. Foi declarado, por parte do clube, que jamais admitirá entidades externas decretando o rumo da instituição. O fim da posse dos conselheiros eleitos e consequente votação foi mais um marco histórico para nós vascaínos, mostrando que o respeito ao seu estatuto é que vai ditar o curso e a longevidade de um clube.

A escolha de seu presidente através de conselheiros eleitos e natos tem o intuito de jamais apagar aquilo que os vascaínos construíram em mais de um século de existência. Cada voto depositado na urna ontem teve uma razão de existir, seja recente, com sua visão atual de Vasco, seja histórica, com o passado de dificuldades e glórias que foram materializadas nos votos de ontem.

Porém, mais do que contar um pedaço da história deste clube em cada voto e assim pesar de forma genuína o desejo de seus conselheiros, a eleição do dia 19 foi, além disso, mais um não às tentativas de controle da instituição por meio de outras entidades.

Em um mundo fake, onde muitas vezes se proliferam notícias falsas, é exposta ao vascaíno e ao brasileiro com menos interesse no tema político do futebol, uma série de afirmações inverídicas para que se forme uma opinião que não condiz, de forma alguma, com a realidade dos fatos.

Tudo isso hoje é propagado através de exércitos de fake people, ou pessoas falsas, que ajudam a propagar essas inverdades como forma de opinião, na tentativa de pressionar pessoas e entidades, dando a ilusão de massificação daquele ponto de vista, revolta, ou protesto, dependendo do discurso utilizado.

Essa indústria de fake news, tão utilizada nos tempos de hoje como arma política nas mídias sociais para as mais diversas finalidades, tentou causar danos irreparáveis ao Vasco, impedindo, no final das contas, a continuidade de reconstrução do clube, de seu patrimônio, e de seus expressivos resultados esportivos.

Por várias vezes, alguns canais de comunicação se referiram a eleição de ontem como uma mancha na história do Vasco. Isso claramente é uma conclusão vinda de falta de informação, ou costumeira má fé.

Por exemplo, algo que fizeram questão de omitir foi explicar como você pode ter impedido sócios legítimos, como Benfeitores Remidos, dos seus direitos a voto. Isso certamente gerou tristeza e revolta em sócios que pagaram suas mensalidades por décadas, ininterruptamente, e se viram impedidos em seu direito.

Mas, voltando ao caso atual, alegou-se simplesmente que aquele eleito na assembleia geral, deveria ser confirmado na eleição feita pelo Conselho Deliberativo. Informação superficial que serve apenas para confundir e brotar opiniões incoerentes, numa cadeia de eventos que prejudica a formação de opinião de torcedores, além do correto andamento de uma eleição.

Basta dizer que, embora as chapas tenham uma espécie de líder, que personifica as ideias do grupo candidato, seus nomes nada mais são que simbólicos e com caráter informativo ao eleitor, para que saiba a visão desta chapa. Nada mais que isso.

Nesta eleição, ocorre que duas das chapas opositoras decidiram dividir seus candidatos ao Conselho Deliberativo, formando um grupo único de candidatos, melhorando suas chances de vitória frente a chapa favorita. Se dividiram meio a meio, ou 60/40, pouco importa. O que interessa é que os 120 conselheiros empossados por essa chapa representavam, em realidade, duas chapas que iniciaram seus trajetos eleitorais de caminhos distintos, em cores bem diferentes.

A grande falha daqueles que noticiam é informar que o candidato em questão teria o direito de voto de todos os conselheiros eleitos pela sua chapa. Por motivos que não cabe aqui comentar, cada chapa pegou seus conselheiros e seguiu seu caminho.

A opinião destes conselheiros, somada a 30 da que terminou em segundo lugar em virtude da proibição de voto de sócios que não tiveram suas irregularidades comprovadas, além dos 150 conselheiros natos, formam a mente que elege os presidentes para o próximo triênio. Não custa lembrar, estes conselheiros natos dedicaram décadas de suas vidas ao Vasco, ajudando com sangue e suor a construir essa instituição.

Portanto, mesmo contrariando o que a imprensa desejava, o Conselho decidiu aquilo que considerou ser melhor para o Vasco. Negou a imposição de agências de notícias reais, fake, e também as agências reais que propagavam notícias fake.

O que o Vasco fez, além de eleger seus presidentes, foi reafirmar, mais uma vez em seus quase 120 anos, sua independência.

37 comentários sobre “Reafirmação da Independência

  1. Ontem o vascaíno que vive o Vasco (mesmo a distância como eu) viu a reedição da famosa carta histórica de 1924. Ontem foi o dia que o Vasco disse não a aliança midiática – judiciária que estabeleceu o estado de exceção em 2016 no Brasil. Ontem no Vasco, um grupo de abnegados vascaínos foi contra a maré que invadiu a sociedade brasileira onde a mídia declara alguém como inimigo e o judiciário aplica o lawfare, ou seja, aplica sua interpretação de lei sem direito a contestação, judiciário é acusador e juiz ao mesmo tempo, ferindo a constituição de 1988. Ontem foi dada a resposta a altura aos golpistas travestidos de vascaínos de ocasião e a todo o poder judiciário e policial que fizeram de tudo para impedir que a independência do Vasco como instituição privada. Não dá como vencedora a chapa reconstruindo o Vasco foi um dos maiores casuísmo jurídico dos últimos anos.
    Hoje, aliviados como estamos, temos que continuar vigilantes, pois de traições e canalhices, nós do Casaca já estamos devidamente vacinados.
    Ousar a lutar. Ousar a vencer. Ontem o Vasco ousou e venceu.

  2. A mídia esportiva venal, mais uma vez , movidos de ÓDIO, RANCOR queriam imporem na marra de fora pra dentro um candidato maciçamente apoiado pelos seus veículos de comunicação ( são financiados em consórcios pelos mesmos) o candidato derrotado e queriam , porque queriam deixar as marcas de suas impressões digitais midiáticas!

    Aqui não, se A ÁGUA MINERAL é aquela água saído pelo manancial de uma bica é a VERDADEIRA ÁGUA POTÁVEL PURA, bem diferente da ÁGUA TORNERAL que passam pelas cisternas de purificação e são clorificados!

  3. Espantou e maravilhou a todos a solução dada pelo próprio Vasco a um problema do Vasco.

    Rápida, precisa e completa dada a urgência e complexidade criada por aqueles que subestimam e não conhecem a nossa história.

    Quem é vascaíno, venceu. Aos outros, nem tempo e oportunidade para chorar e agir conseguiram.

    Sensacional.

  4. O importante é que apesar do golpe (este sim verdadeiro golpe) aos sócios que tiveram seus direitos usurpados por quem deveria estar legitimando, o Casaca! estará com sua representatividade no Conselho e no dia a dia do Clube. Vida longa ao Casaca! e ao Eurico futuro Presidente do Conselho de Beneméritos!

  5. Brant o fake news tem muito a aprender sobre a nossa história e raízes. O gigante sendo reconstruído!!!

  6. Perfeito comentário. Jamais nos curvaremos a golpes midiáticos e judiciais, hoje tão em moda no Brasil. O CLUB de Regatas Vasco da Gama, deu mais uma lição histórica em golpistas, seja na CARTA DE PRESTES, no SBT no Uniforme, na Comprovação de fatos como o do BANK OF AMÉRICA. O Vasco possui um Conselho de Beneméritos Inteligente e Altivo, que amam o Vasco e que jamais permitirão dobrar-nos ao que é menor e não condizente, com a grandeza e com o pioneirismo social, político e desportivo. Viva o Vasco.

  7. Viva a independência vascaína. Infelizmente a maioria dos nossos torcedores não conhecem nossa história de lutas e glórias. É lamentável ver alguns que se dizem torcedores, pedirem para as pessoas boicotarem o clube, seja cancelando o sócio torcedor, premiere, não indo ao estádio, enfim. Cheguei a conclusão que essas pessoas que fomentam isso, já boicotavam antes, pois certamente nunca foram sócios, nunca vivenciaram o clube, acho que nem sequer compram uma camisa oficial. O meu recado a vocês é: O VASCO NÃO PRECISA DE VOCÊS!

    Saudações Vascaínas!

    Vasco acima de tudo e todos!

    Adeus fake news!

  8. Boa tarde a todos.
    Atenção.
    O próximo alvo “deles” será o Estatuto.
    Sou a favor de uma mudança no Estatuto, que se faça um aumento no quórum para a mudança do Estatuto, ao invés de 2/3 para a mudança que se aumente para 3/4, mas não dos presentes e sim da totalidade votante.
    Temos que ampliar os dispositivos de salvaguarda contra os “alienígenas”.
    Como pode um “alienígena” concorrer ao posto máximo do Vasco sem ter o mínimo dos mínimos de condição pra isto.
    Outra coisa, como pode, não o Calçada, mas o responsável pela sua família permitir que o “Presidente de Honra” do Vasco seja usado por essa gente.
    Calçada ser vice de um “alienígena”?
    Não se concebe.
    Fiquemos atentos ao próximo passo dessa gente.
    Aos Vascaínos de raiz um grande abraço fraterno.

  9. Para acabar com essa bagunça das redes sociais e da imprensa após a eleição do conselho, é reunir o pessoal da urna sete e exigir na justiça a perícia completa. Se confirmada a vitória do Eurico ele pode se quiser acatar o resultado do conselho e tornar o Campelo presidente.Não pode se aceitar que a eleição do Vasco fique com essa mancha de suspeição e resolução pelo poder judiciário.

  10. Parodiando Jucá em época de ativismo judicial exacerbado : Lá é um grande acordo nacional com STF com tudo. Aqui é um grande acordo estadual com TJ com tudo.

  11. Exatamente. Quanto aos torcedores modinhas e nutellas fica um recado claro. Aqui é Vasco! Vá “torcer” pra outro time. Vomitaço de merda se responde com trabalho. Vamos ver a gestão do Campello, que moralmente assumiu uma posição que pode ter queimado sua imagem. Mas Brant deixou claro que não está preparado para a tarefa de honrar compromissos. Se ele perdeu seus conselheiros na votação foi porque sua atitude quebrou a confiança deles. Se alguém que não honra compromisso e não respeita seus próprios aliados é capaz disso, imagine com parceiros externos, com empresários que ele tanto flerta? Era promessa de mais dívidas. Parabéns aos conselheiros que enxergaram a criatura aos 45min do segundo tempo. Vasco é maior que isso tudo!

  12. Gostaria que o CASACA no seu primerio programa de 2018 fizessem um resumo para torcedores que, como eu, são de longe, acompanham e torcem pelo Vasco, mas não tem tanta informação sobre os bastidores do clube e dos que irão administrar o Vasco. Quem são ? Quando partiram para a oposição a Eurico ? Os motivos alegados ? Por que largaram o Banana ? São Vascaínos ? Vão assumir o clube para serem o novo fernandão ? O que nos espera ? Obrigado.

  13. Valendo 15 minutos de programa com a Elza Soares na melhor suíte da Vila Mimosa, RESPONDA:

    Quem foi o autor da célebre frase: “Brant toma posse no dia 16 de janeiro”?

    A) “Professor” de Direito Processual Civil
    B) Calouro do curso de Ciência Política
    C) Farol de Alexandria
    D) Luiz E. de Menezes (RF), consultor jurídico da NETPASTO
    E) Todas as respostas anteriores.

    PS: Que dia é hoje?

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

    O médico O.C.M. era bem mais esperto – E BEM SUCEDIDO PROFISSIONALMENTE – que a Greta Garbo e seus três irmãos.

  14. MANDOU LEGAL… EXATAMENTE O QUE É A REALIDADE.. ESSA IMPRENSA SAFADA E CAPCIOSA PENSA QUE PODE TUDO.. NO PAÍS ELES MANDAN.. MAS EM SÃO JANUÁRIO NUNCA.
    OS SÓCIOS QUE FREQUENTAM O CLUBE COM SUAS FAMÍLIAS JAMAIS IRIAM QUERER O RETÕRNO DAQUELES QUE DESTRUIRAM AS SEDES DO CLUBE.
    FORA ISSO.. O BRANT É CAVALO PARAGUAIO.. UM DERROTADO .. UM PRESUNÇOSO QUE NÃO PERCEBE QUE O VASCO PERTENCE AOS ASSOCIADOS DO CLUBE.. E NÃO OS INTERESSEIROS DE FORA DO CLUBE.

  15. Esse artigo,foi perfeito.O grupo Casaca,é composto de pessoas preparada,eu os acompanho desde a fundação. O meu Vasco é o Vasco de José Augusto Prestes,Raul da Silva Campos,Ciro Aranha e Angelo Eurico de Oliveira Miranda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *