História
0

Há 64 anos, no Dia Mundial da Paz, o Clássico da Paz

No dia 01/01/1954, Vasco e América se enfrentaram no Maracanã em partida válida pelo 3º turno do campeonato estadual de 1953. É, até então, a única vez na história que o Gigante da Colina atuou no 1º dia do ano.

Correio da Manhã (02/01/1954)

O “Clássico da Paz” é o único disputado por dois clubes da zona norte carioca. Ganhou este apelido pois este foi o primeiro clássico disputado após a pacificação das duas ligas até então existentes no Rio de Janeiro, por divergências políticas entre os clubes cariocas. Tal pacificação se deu por iniciativa dos então presidentes do Vasco, Pedro Pereira Novaes, e do America, Pedro Magalhães Correia, também conhecidos como “Os Pacificadores”.

Com a vitória do Vasco, por 3 a 2 em 31 de julho de 1937 no Estádio de São Januário perante um público de cerca de 25.000 torcedores, o Vasco conquistou os troféus Taça Pinto Bastos e Bronze da Vitória, este último concedida pela revista “O Cruzeiro”.

Havia um terceiro troféu em jogo, mais importante, pois foi definido em melhor de três jogos, o Troféu da Paz “O Camiseiro”. Segundo o Jornal do Brasil, edição de 24 de março de 1942, este terceiro jogo para decidir a posse definitiva do Troféu da Paz só foi disputado em 22 de março de 1942. O Vasco venceu por 2 a 1 e essa partida marcou, inclusive, a estreia de Ademir no Vasco. A partir desse momento, o jogo entre os dois clubes ganhou o apelido de Clássico da Paz. 

Diário de Notícia (03/01/1954)

Data: 01/01/1954
Jogo: Vasco 1 x 1 América
Motivo: Campeonato Carioca. 3º Turno.
Local: Maracanã. Rio de Janeiro (RJ).
Público:
Renda: Cr$ 554.368,60
Árbitro: Cross.
Vasco: Osvaldo Baliza, Beto, Haroldo, Ely, Amaury, Jorge, Sabará, Maneca, Alvinho, Pinga e Ademir. Técnico: Flávio Costa.
América: Osni, Cacá, Osmar, Ivan, Osvaldinho, Hélio, Ramos, Vassil, Guilherme, João Carlos e Olício. Técnico: Oto Glória.
Gol do Vasco: Pinga (1ºT). Gol do América: Ramos (2ºT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *