Colunas
4

Reverência a São Januário

Nasci em resposta à elite preconceituosa. Sou, portanto, símbolo da demonstração de força da luta contra o preconceito. Aliás, os que me desafiaram, não tiveram a capacidade, nesses 90 anos, de ousar em algo como eu.

Nasci como o maior das Américas. Fui o primeiro a sediar jogos noturnos no novo continente. Sediei final de Libertadores, aquela que o Gigante venceu em seu centenário, feito exclusivo de um clube Brasileiro. Mas não sou só futebol.

Fui atletismo, natação e tenho um lugar reservado à fé, além da educação e responsabilidade social, cuja natureza do meu Gigante vem dos primórdios. Aliás, sediei memoráveis discursos presidenciais, como, por exemplo, os de Getúlio Vargas, JK, Eurico Gaspar Dutra e Jango.

Falando em Getúlio, como não destacar a promulgação de minha Tribuna de Honra da CLT e a instituição da Justiça do Trabalho aos trabalhadores do Brasil, independentemente da sua preferência clubística. Servi, também, como concentração às forças armadas em difíceis momentos da história. Minha história, aliás, é diretamente entrelaçada com a do Brasil.

Mas não sou só esporte e história. Sou, também, cultura. Sediei, inclusive, desfiles de escola de samba. Minha arquitetura, revolucionária para época em que nasci, é tombada pela magnitude que representa à história e cultura brasileira. Sou, segundo a BBC Londres, a 7a maravilha em termos de Estádio. Sou indubitavelmente um monumento histórico-cultural Brasileiro. E, no auge dos meus 90 anos, completados hoje, sou, sem duvidas, motivo de orgulho.

Muito Prazer, sou o Estádio Vasco da Gama, mais conhecido como São Januário e agradeço por me reverenciarem!

4 comentários sobre “Reverência a São Januário

  1. Como não se emocionar ao vê-lo, lotado ou não… Respira-se a Luta e as Conquistas dos que buscaram, buscam e buscarão a Justiça em um País onde tudo se faz para que essa mesma Justiça, seja achincalhada diariamente…

  2. Belo texto.

    Só duas correções: o Travel Channel é quem fez a matéria e São Januário não é o 7° e sim um dos 7 melhores estádio do mundo para se apreciar uma partida de futebol. Na verdade é o primeiro a ser citado.

    http://www.travelchannel.com/interests/sports/articles/international-soccer

    Estadio Vasco da Gama
    Rio de Janeiro, Brasil
    O inglês pode ter inventado o esporte, mas ninguém contesta que o jogo bonito (o belo jogo) encontrou sua verdadeira casa no Brasil. Estádio Vasco da Gama,

    Um íntimo estádio de 40.000 assentos, é a terra natal do clube de futebol Vasco da Gama do Rio de Janeiro, um dos mais bem sucedidos de todo o Brasil. O que é legal: o Vasco desempenhou um papel instrumental na quebra da barreira de cor no futebol brasileiro ao assinar jogadores de ascendência africana na década de 1920.

    Abraço e saudações vascaínas.

    Juliano Nova Friburgo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *