Coluna do BeneméritoColunas
31

Quase quarenta anos depois

Tinha lá uns sete, oito anos de idade. O jogo era contra o Bangu em São Januário, o Vasco venceu por 4 x 1 e me chamou a atenção o Dimas.

Era o meu debut em jogos do Vasco no estádio.

Meu tio, Manuel Teixeira Frias, era daqueles que vivia no Vasco, buscava ajudar no que fosse possível, chegou a chefiar a delegação vascaína em uma partida do Expresso da Vitória no ano de 1949 contra o Mogi-Mirim, no centenário da cidade paulista, e me levava vez por outra para ver os jogos do Vasco em vários campos do Rio de Janeiro. Tivera dois filhos, mas nenhum deles, incrivelmente, torcia pelo Vasco. Um era Flamengo e outro Fluminense. Nunca entendi aquilo. Com isso, o grande companheiro dele nos jogos era eu mesmo.

Meu pai, David, trabalhava muito e ligava bem menos que o irmão. Era Vasco, mas sem tanto entusiasmo. Meu tio, não, vibrava. Uma vez largou a minha tia no hospital, após breve melhora no quadro clínico para ir ver o Vasco jogar. Aquilo causou uma indignação na família forte, mas eu não me metia. Filho único, ficava na expectativa de que meu tio me levasse num outro jogo do Vasco em breve.

A final de 1950, no Maracanã, contra o América eu vi nas cadeiras especiais, um luxo que era raríssimo para quem viu Brasil x México de geral e Brasil x Espanha na Copa do Mundo com grande dificuldade de enxergar algo, diante de um Maracanã abarrotado de gente. O jogo, meu filho falou outro dia, não foi em 1950 e sim em 1951, no mês de janeiro. Não me lembrava disso, mas me recordo de um português, tradicionalíssimo, torcendo para o … América! Fiquei chocado. Todos os portugueses que conhecia, inclusive os da minha família, eram Vasco. E o Vasco ganhou com dois gols do Ademir, o segundo recebendo um passe de Ipojucan.

Mas os tempos próximos ao Vasco estavam por acabar. Desde os seis anos de idade eu, na condição de coroinha da Igreja do Sacramento, pagava a mensalidade do meu colégio, São Bento, ajudando em missas daquela igreja e de outras do centro da cidade (chegava a trabalhar em cinco missas num dia e também nos fins de semana), mas quando o curso primário acabou precisei tomar uma decisão que me permitisse concentrar mais nos estudos.

Em março de 1951, com 11 anos de idade, fui parar no seminário São José, ali no Rio Comprido, que era pago não por mim nem por minha família, mas sim pelas Obras Sacerdotais. Não sabia se queria ser padre, mas tinha certeza de que não queria ver meus pais apenas duas horas por mês no local onde estudava, como ocorreu por anos, com a benesse dada de estar também com eles entre os dias 26 e 31 de dezembro, antes da virada do Ano Novo, ou ainda numa comemoração em família como um casamento, bodas de prata ou bodas de ouro, quando por um dia inteiro poderia estar em casa, da manhã até a noite. Tornei-me um adolescente distante de meu clube, um adulto mais longe ainda, após sair do seminário e ter de ganhar a vida, tendo perdido meu pai pouco mais de cinco anos depois e com a obrigação de sustentar a minha mãe.

Casei-me e tive meu primeiro filho no ano em que o Vasco saiu da fila e voltou a ganhar um Campeonato Carioca. Parecia um sinal. Mas minha relação com o clube ainda era fria. Queria meu filho vascaíno, já minha esposa, flamenguista, pretendia o contrário, mas nunca teve chance, a começar por ele mesmo.

Quando o Vasco foi Campeão Brasileiro em 1974, um ano após o nascimento da Claudia, minha filha, dei uma bandeirinha do Vasco ao Sérgio. Já bebê ele recebera uma flâmula do clube, campeão de 1970. De uma hora para outra, entre 1976, 1977 o garoto se apaixonou de forma avassaladora por futebol e queria ir ver um jogo do Vasco.
Estive para levá-lo num Vasco x Botafogo, num dia em que a família toda, primos, tios foram ao Maracanã, mas ele ficou. Quando chegamos todos e ele soube do resultado (1 x 1), queria saber do primo Marco Aurélio detalhes do jogo, como fora o gol de Dé, parecia que não pararia nunca de falar ou perguntar.

Na semana seguinte o Vasco não jogaria no Maracanã. Era Fla-Flu. Como tínhamos duas cadeiras perpétuas no estádio – compradas por mim no ano do nascimento dele – deixei que o Juvenil, funcionário meu na época, esse que ele cumprimenta no programa das segundas-feiras, o levasse para o estádio.

Fiquei com um certo receio dessa ida dele ao jogo, afinal não era do Vasco. Ele chegou falando da cor das camisas dos goleiros (coloridas num mundo normalmente preto e branco para ele quando aparecia um jogo na TV), mas fui informado que se animara mesmo com cachorro quente, pipoca e matte leão em copo de papelão (só saía espuma naquilo!).

O Vasco entrou num período difícil e foi parar na repescagem do campeonato brasileiro da época, bem diferente desse de hoje, quando partidas contra Goiânias e Mixtos não eram sinal de fácil vitória. Estava em busca de um jogo sem risco, mas todos, naquela fase vivida pelo time, eram arriscados. Como aquele Fla-Flu de meses antes havia terminado empatado queria que a primeira vitória no estádio que ele visse fosse do Vasco.

Na casa de minha mãe, ouvindo o radinho de pilha disse a ele que se o Vasco passasse pelo Mixto em São Januário (jogo que classificaria o time para a fase seguinte, segundo ele me informou em consulta recente), eu o levaria ao Maracanã para ver o Vasco. Dito e feito. Na semana seguinte, um sábado à tarde (também segundo ele), estávamos lá. O adversário era o CRB, de Alagoas (disso eu me lembro) e o Vasco venceu por 1 x 0 com muita pipoca, matte no copinho de papelão e cachorro quente comprados antes do início do jogo, intervalo, saída.

Saímos felizes do estádio e ele animado com o Roberto, que fizera o gol único do jogo. Mas na chegada ao setor das cadeiras o fiz passar por uma prova de fogo. Dessas coisas que não tem explicação.

Ao descer para comprar o primeiro cachorro quente ou matte, encontramos com o Ademir Menezes, artilheiro do Expresso, que fazia comentários em uma rádio da época e estava próximo ao setor da imprensa. Falei: “Ademir! “, virei para o Sérgio e disse: “Esse aqui, meu filho, é o Ademir”, enquanto o Ademir abria um leve sorriso.
Meu filho me olhou meio espantado e aí eu voltei com mais ênfase, porém também com certo cuidado: “O Ademir, meu filho. Aquele do time que o papai fala com você”. Como é mesmo? “Barbosa, Augusto, Wilson…”. E o Sérgio emendou: “Barbosa, Augusto Wilson (parecia um nome só, Augusto Wilson), Eli, Danilo e Jorge, Friaça (não saiu assim mas algo parecido), Maneca, Ipojucan, Ademir e Chico”. O Ademir olhou, deu um novo sorriso e os olhos marejaram um pouco. Disse depois a ele apenas: “Tchau Ademir. Um abraço”. E fui comprar o cachorro quente com o Sérgio, realizado. Com uma sensação de dever cumprido.

Em 1977 foram vários jogos com ele, vimos o Vasco ganhar a Taça Guanabara com uma vitória sobre o Botafogo e comecei a resolver de forma simples um problema que ocorria a cada jogo ocorrido à noite. Ele acordava ansioso para me perguntar se o Vasco havia ganho e sentia tensão até que soubesse do resultado. Adotei então uma tática eficaz. Punha abaixo do quadro que ficava em cima da caminha dele o resultado do jogo e quem havia feito os gols. Junto a isso uma mensagem, sempre de otimismo, fosse qual fosse o resultado. Ele já me encontrava no café da manhã perguntando tudo sobre o jogo e queria porque queria que o levasse a São Januário.

Aí tomei uma das atitudes mais acertadas da minha vida. Comprei um título de sócio patrimonial do Vasco. Na época o Jorge Salgado, irmão do Pedro, companheiro de mercado de capitais, me sugeriu comprar também um camarote no estádio, que dava lugar a quatro pessoas. Não tive dúvidas. E já pus o restante da família como dependentes meus.
O primeiro jogo que vimos foi um Vasco e Remo (segundo ele me diz, porque disso não me lembrava mesmo). Outra vitória do Vasco por 1 x 0, gol de Paulinho (mérito para a memória dele). Passara um ano inteirinho e ele não havia visto o Vasco perder no estádio uma única vez.

A primeira decepção ocorreu depois do carnaval, em 1978. Com um público que eu jamais vi igual em São Januário perdemos para o Londrina, uma espécie de zebra da época, e fomos eliminados do Campeonato Brasileiro do ano anterior (é, do ano anterior). Ele é imenso hoje, mas na época deu pena vê-lo querendo assistir o jogo, com tanta gente na frente. Viu pouco, mas também não perdeu nada.

No mesmo ano, 1977, conheci, num desses jogos, o Sr. Rui Proença, que se sentava no Maracanã duas fileiras à nossa frente e era talvez o vascaíno mais entusiasmado do setor. Ao seu lado o saudoso Ferreira, que também não faltava a um jogo. A amizade foi sendo feita ao longo dos anos, havia uma coincidência de uma loja da Casa Cruz ter existido em frente ao local onde meu pai trabalhava e pela nossa diferença de idade havia uma possibilidade de os dois terem se encontrado por diversas vezes naquela região, perto do Parque Royale, que pegou fogo uma vez e deixou meu pai sem emprego (na época da guerra, se não me engano), para desespero da minha mãe e o consolo dele próprio a ela dizendo que não se abatesse porque havia sido feita a vontade de Deus. Mas isso é outra história. História de velho.

O Sérgio ria muito com as comemorações do Sr. Rui, que fazia coisas que lhe proporcionariam uma bronca se repetisse, como subir na cadeira após um gol, sair subindo e descendo a escada ao lado das cadeiras, abrir o guarda-chuva e rodá-lo (em dias de chuva, claro), entre outras que ele relembra até hoje.

Como sempre votei no Eurico e o Sr. Rui sabia disso, ele passou a me convidar para frequentar algumas reuniões organizadas pelo clube ou por grupos nos quais estava Eurico. O Sérgio se lembra de irmos juntos a várias a partir de 1988, ano no qual fomos bicampeões e ficamos na lateral do gramado esperando o jogo acabar, após o gol do Cocada.

Acostumado a ir aos jogos o Sérgio também se encantava com tais reuniões, afinal eram todos vascaínos e só se falava de Vasco. As pessoas mais velhas contavam passagens marcantes do clube, como o 7 x 0 de 1931, o Expresso da Vitória, a construção de São Januário, e numa daquelas vezes vi o Chico, melhor ponta-esquerda da história do Vasco, sentado numa das mesas. Não tive dúvida. Levei o Sérgio para lá e fui puxando uns assuntos de uns jogos dele do passado. Eu me recordo até hoje de um jogo contra o Corínthians, em que ele fez um gol faltando um minuto, que deu ao Vasco uma importante vitória na época (dia de bodas de prata do meu Tio Manuel com a minha tia Aurora, ocasião na qual demos uma escapulida e fomos juntos ao Maracanã).

Os olhos do Chico brilhavam com meu filho falando o que já tinha lido sobre aquele time (mérito meu de incentivá-lo também, é claro), do Campeonato Sul-Americano de 1948, da Copa de 1950, dos títulos invictos. À certa altura os dois não paravam mais de falar. Lembro até que o Eurico passou por perto e disse apontando para o Chico: ”Esse tem muita história pra contar”. E tinha mesmo. O Sérgio contava detalhes de jogos na conversa com o Chico naquele dia, que eu vi no estádio e nem me lembrava mais.

No dia da eleição de 1991, tive uma surpresa. Meu nome estava na chapa do Conselho Deliberativo. O Sr. Rui Proença havia me indicado e mais uma vez quem mais vibrou foi o Sérgio.

No primeiro mandato dei a sorte de ser Tricampeão Carioca como conselheiro do clube e assim fui seguindo nos outros anos, mas minha maior alegria foi quando surgiu o nome do Sérgio na chapa do Eurico (presidente) em 2000. Ele ficou entusiasmadíssimo. Já havia trabalhado na eleição de 1997, digladiando verbalmente com a turma do MUV durante todo o período pré-eleitoral, que naquele triênio, começou muito antes de 1997 e no dia da eleição fez questão de chegar no clube às oito e meia da manhã para ajudar, segundo disse (na época não morava conosco).

Ele ficou do lado de um senhor que depois descobriu ser o Álvaro, irmão do Eurico, fazendo boca de urna, e criou seu bordão contra a fala da oposição da época que argumentava ser a permanência de Calçada e Eurico um continuísmo inaceitável no Vasco. “Eurico e Calçada, Calçada e Eurico: continuísmo de vitórias”. Com a chapa azul na mão repetia aos que passavam até cansar, ou quem sabe cansá-los. Deve ter mudado o dia inteiro uma meia dúzia de votos, se muito, mas saiu todo feliz, após a apuração e a confirmação da vitória da chapa azul. Meses antes, comigo internado na Beneficência Portuguesa, após uma intervenção cirúrgica que sofri, falava como um suposto douto sobre o perigo que o Vasco corria caso a chapa azul perdesse. Caso Eurico saísse do Vasco.

Um ano antes Eurico me proporcionou uma grande alegria pessoal: o reconhecimento do título sul-americano de 1948. Sempre votei na chapa em que ele estava, desde 1980, vi brigar muito pelo Vasco, ajudar na conquista de títulos, mas jamais imaginaria que conseguiria aquilo. Ao lado do Sérgio, lendo a notícia do reconhecimento me emocionei e ele também. Como diz meu filho: “Se ele não tivesse feito absolutamente nada pelo Vasco, aquilo ali já seria muito”.

Em 2002 fui agraciado com um título de Benemérito. Havia sofrido uma fratura na rótula do joelho, a cirurgia não deu certo e permaneci de molho. No dia da entrega do diploma meu filho me representou. Fiquei extremamente feliz com isso, imaginando a cena.

Vimos muitos títulos, tivemos alegrias, tristezas, mas nada se compara em termos de decepção no clube, fora das quatro linhas, a aquele absurdo que foi a reunião do Conselho Deliberativo, na qual se pôs o despreparado Roberto Dinamite como presidente (imaginem!), presidente do Vasco.

Não pude votar porque ainda não era conselheiro nato, o Sérgio votou no nosso saudoso Amadeu, mas aquilo mais parecia um circo já armado. Vi a desolação do meu filho com a derrota e fiquei pacientemente ouvindo seus vaticínios, infelizmente confirmados com o tempo. De fato, era constrangedor imaginar um clube como o Vasco sendo conduzido por Roberto Dinamite, que foi um grande artilheiro, diga-se de passagem.

Mas dali por diante o Sérgio entrou para o grupo Casaca!, dileto grupo, e quando soube ele já escrevia texto, falava na Rádio Bandeirantes e parecia circunspecto e objetivo na missão de pôr o Eurico de volta no clube. Falava da sujeira que fora feita com ele, com razão, e tinha certeza de que ele voltaria, cedo ou tarde.

Fico com a sensação de que Eurico voltou tarde. Foi muito tempo de Dinamite no Vasco, de MUV, como o Sérgio diz, de muita tristeza com o clube abandonado e ainda uma reeleição do próprio Roberto Dinamite.

Mas, finalmente, em 2014 fomos todos votar no Eurico. O Sérgio botou como sócios a esposa, a tia, prima, irmã (a minha filha Claudia), a mãe (minha mulher) flamenguista, o nosso porteiro, alguns amigos, empolgado com o ressurgimento do nosso bom Eurico no Vasco novamente.

Passaram-se dois anos, o Sérgio permanece irrequieto e com o assunto Vasco permeando nossas conversas, meu neto nasceu e fiz questão de com meu filho irmos ao Maracanã (eu após 13 anos ausente) para vermos a decisão contra o Botafogo este ano. Acabou o jogo, abracei meu filho e gritei: “Meu neto é Bicampeão. Bicampeão invicto”. Eu que vi com 8 e 10 anos o Vasco ser campeão invicto, que fui com o meu filho no estádio de São Januário no dia do título invicto de 1992 contra o Flamengo, desta vez senti algo diferente. Era o primeiro título do meu neto, que meu filho pôs como sócio proprietário do Vasco no mesmo dia ou no dia seguinte que nasceu.

Quase no fim de 2016 me chegam duas notícias de uma só vez: a de que seria agraciado com o título de Grande Benemérito do Vasco era uma e agradeço pela lembrança e pelo carinho para comigo. Mas a Grande notícia mesmo foi a indicação de meu filho para Benemérito do Vasco. Ele que me fez voltar a frequentar estádios, a lembrar de minha infância neles, enquanto o levava aos jogos, que no café da manhã queria detalhes dos mais diversos do jogo disputado pelo Vasco na noite anterior, que viveu comigo tantos momentos felizes, que acreditou no que poucos acreditavam, que escreveu um livro falando de Vasco e de quem considera seu maior emblema vivo (no que concordo), que ouviu, acreditou e pesquisou sobre as histórias que eu lhe contava, para recontá-las a mim com mais detalhes ainda, e que, tenho certeza, pode ajudar mais e muito mais o Vasco.

No livro que escreveu (já está em tempo de acabar com tanta pesquisa e lançar o próximo), uma grande homenagem fez a mim e resume, realmente, o seu sentimento em relação ao clube. Diz mais ou menos assim: “Meu pai não me fez apenas ser Vasco, mas sim me fez ter orgulho de ser Vasco”.

Orgulho é o que sinto. Por meu filho.

Saudações Vascaínas a todos!

Casaca!

Raymundo Frias

OBS: Muitas das histórias meu filho as reavivou para mim. Se quiserem mais detalhes, aí é com ele mesmo.

31 comentários sobre “Quase quarenta anos depois

  1. Dr Raymundo , Sérgio e família parabéns por todas as honras e homenagens que o Vasco lhes proporcionar pois são devidamente merecidas. Festejo e saúdo vos amigos, FELIZ 2017!!!!

  2. Quero parabenizar o Senhor Raymundo Frias, ao qual, tive a honra e o privilégio de conhecer, pela Grande Benemerência e, também, parabenizar o Grande Amigo e Memória Viva do VASCO (doa a quem doer) Sérgio Frias, ao qual, tenho EXTREMO ORGULHO de tê-lo como amigo, pela Benemerência, mais do que merecida, diga-se de passagem!
    Parabéns aos demais amigos que receberam as honrarias de Emérito, Benemérito e Grande Benemérito!

    O VASCO tem orgulho de todos vocês.

  3. Sr. Raymundo Frias e grande parceiro Sérgio Frias: vocês são absolutamente merecedores. O Vasco é absolutamente merecedor da presença de vocês entre os (respectivamente) Grandes Beneméritos e Beneméritos do clube. Mais do que felicitá-los, agradeço. O Vasco agradece. Feliz 2017

  4. É uma EXCELENTE COLUNA e um GRANDE TEMA no apagar das LUZES de 2016, e as VÉSPERAS do RAIAR de 2017, um é um GRANDE BENEMÉRITO e outro é BENEMÉRITO do CLUB de REGATAS VASCO da GAMA, e carregam ORGULHOSAMENTE o DNA CRUZMALTINO e SANGUE LUSITANO e a isso o chamamos de TRADIÇÃO!

    Um PARALELO e uma NARRATIVA PERFEITA em uma ODISSEIA HISTÓRICA e TRADICIONAL da FAMÍLIA FRIAS, onde essa narrativa se inicia no final do EXPRESSO da VITÓRIA VASCAÍNA, o final do seu APOGEU, a dura fase dos anos 60, o período de altos e baixos da década de 70 até o início dos anos 80 e o surgimento do ETERNO PRESIDENTE EURICO MIRANDA no CENÁRIO ESPORTIVO NACIONAL em uma DEFESA INTRANSIGENTE, ALTANEIRA, CIMEIRA de uma fase VITORIOSA e MULTICAMPEÃO com uma ROTINA DELICIOSA de COMEMORARMOS AS CONQUISTAS em uma GRANDE PROFUSÃO, nos fazendo RELEMBRAR e nos REMETER ao velho e BOM EXPRESSO da VITÓRIA !

    E lendo a coluna é um pouco identico com a minha trajetória e a minha caminhada no meu início e a minha estréia como TORCEDOR VASCAÍNO aos meus 8 anos de idade que dei a largada no dia 09 de Agosto de 1970, quando me apaixonei pela Camisa Branca com um faixa transversal, porém, sem sofrer ingerencia dos mulambos, Pó de Arroz, Alvinegros, Rubros e dos Banguenses ! Tenho um Irmão Mulambo, uma irmã Gambámas, a minha mana, sempre teve o seu coração dividia entre o primo mulambo paulista e VASCAÍNA ( Influencia da minha parte ).

    Eu me casei em 1993, sem saber que a minha Esposa e Companheira era Mulamba, ( Toda a sua Família é predominante vermelho e preto a exceção fica com o meu Sogrão ); tenho duas filhas Mulamba ( Pena, que em 2013 a mais nova acabou virando mulamba…), mas vida se segue, e hoje sou UM VASCAÍNO MAIS FELIZ com uma ALEGRIA sem igual em que comemorei aquele BICAMPEONATO ESTADUAL 1987/88 com o gol de COCADA, aliás, até hoje comemoro no dia dessa INESQUECÍVEL CONQUISTA somados agora com o ATUAL BICAMPEONATO ESTADUAL INVICTO de 2015/2016 exorcizando o fantasma do MUV/CUzada/FAF (pelo ¨bem ¨ do futebol do Rio de Janeiro) uma fase que não quero recordar, mas que nunca mais serão apagados ou esquecidos, essa página negra, jamais podemos porém esquecer quando a mídia esportiva com as suas garras vermelho e preto de fora pra dentro tentaram nos aniquilar, e CONSCIENTIZAR os FUTUROS GENUÍNOS, LEGÍTIMOS e GENUÍNOS VASCAÍNOS, porque somos sim uma INSTITUIÇÃO, SUBURBANO, localizado a poucos metros do Maracanã ( Descaracterizaram o maior do mundo e são os mesmos que defendem a extinção dos Estaduais) e somos o ÚNICO CLUBE que rivalizamos em todas as modalidades esportivas com o timinho ¨Queridinho¨ doa mídia esportiva monoclubista…!

    É por isso que a Flapress tem uma grande obcessão em nos destruirirem, e precisamos nos conscientizar e sermos vigilantes.

    GRANDE SÉRGIO FRIAS!!!
    QUE BOM e que BENÇÃOS termos ao nosso lado um CASAQUISTA como o SÉRGIO FRIAS e um BENEMÉRITO e o Sr. Raymundo Frias, acertadamente o colocou como Sócio do nosso Clube desde a sua Infancia e as lutas e os embates que enfrentaram e juntos superaram, coincidem com a História do nosso AMADO CLUBE, que escolhem serem VASCAÍNOS é preciso estar PREPARADOS e CONSCIENTES que essa luta é uma LUTA ETERNA do embate entre as forças do BEM contra o mal !

  5. Quase quarenta anos depois….!

    Uma FAMÍLIA VASCAÍNA e duas GERAÇÕES, um com o período DOURADO do EXPRESSO da VITÓRIA, outro com o nosso SÉRGIO FRIAS que é um VIBRANTE GUERREIRO VASCAÍNO e CASAQUISTA e como um Túnel do Tempo vemos duas gerações distintas o Sr. Raymundo Frias que testemunhou e viu a fase ÁUREA do EXPRESSO da VITÓRIA, e o SÉRGIO FRIAS, juntos com a sua GERAÇÃO viram a FASE de MUITOS TÍTULOS em profusão de 1986 a 2003.

    Nas duas fases e nos dois ciclos houve um período de hiato de 1959 a 1970, de 1978 a 1981 de 2004 a 2014 seríamos TRI CAMPEÕES ESTADUAIS maculado pelo ¨ROUBADO é MAIS GOSTOSO!¨

    PARABÉNS a duas GERAÇÕES que segue dando o EXEMPLO de DEDICAÇÃO, AMOR TENACIDADE, LUTAS, ENFRENTAMENTOS de forma OBSTINADA como é o ETERNO PRESIDENTE EURICO MIRANDA seguindo os passos do JOSÉ AUGUSTO PRESTES e CYRO ARANHA!

    FELIZ 2017 para a TUA IMENSA TORCIDA BEM FELIZ !

  6. Que coisa bonita… É assim, de pai pra filho que o Vasco se torna imortal.
    Foi assim com o Sérgio, com meus filhos e milhões de outros espalhados mundo a fora.
    Mas o Vasco imortal precisa de mais, precisa voltar as suas raízes lusitanas, alicerce forte e vencedor e que o fez diferente de tudo que estão por aí, e que nos fazem maior que todos.
    Não se desviar de sua história nunca, e daqui a quarenta anos, estaremos lendo outros textos como esse.

  7. Raymundo Frias, te conheci em frente a entrada de São Januário, no primeiro protesto contra o MUV, onde estava acompanhado dos meus filhos, quando soube que Sérgio Frias era o seu filho e de imediato te dei os parabéns pelo filho educado, inteligente e dedicado ao CRVG. Foi com enorme prazer que referendei seus nomes dia 29, pois nada mais justo de pessoas como vocês serem reconhecidas oficialmente pelo amor a nossa instituição. Casaca sempre!!!

  8. Belíssima história e texto sensacional !

    Lembrei um pouco da minha, levado pelo meu pai pela primeira vez ao maracanã com 10 anos para ver o título estadual de 87 e 28 anos depois fazer o mesmo pelo meu filho, que com os mesmos 10 anos, viu o Vasco ser campeão estadual em 2015.

    Seu Raymundo Frias tem todo motivo do mundo em estar orgulhoso.

    Parabéns ao grande vascaíno e benemérito Sérgio Frias!

  9. Parabéns aos dois insignes Vascaínos, mas por ser da minha geração, congratulações especiais ao Dr. Raymundo, amizade de que me orgulho, feita nas reuniões e eventos do CASACA, onde nos deliciamos com lembranças mútuas da história do nosso amado clube e nossa vivência dentro dessa mesma história. Meus sinceros parabéns!!!

  10. Parabéns aos dois insignes VASCAÍNOS, principalmente por ser da minha geração, ao meu amigo Raymundo, amizade construída nas reuniões e eventos do CASACA, onde nos deliciamos com as histórias e “causos” que vivenciamos através de nossas vidas junto ao nosso amado clube. Meus sinceros parabéns a ambos!!!

  11. O credo é o Vasco.
    Comunhão que une ainda mais pai e filho.
    Reconhecimento mais do que merecido.
    Parabéns a ambos.

  12. Belo texto, grande história de vidas dedicadas ao Vasco.
    Parabéns Sérgio e GB Raymundo Frias pelos títulos agraciados, vocês merecem !
    Abraços.

    Obs: Também fui aluno do Colégio de São Bento. rs

  13. Sr. Raimundo, sinto saudades dos nossos encontros nas cadeiras perpétuas do Maracanã em dias de jogos do Vasco. O senhor acompanhado de seus filhos e de sua esposa. Grandes tardes.

    Parabenizo-o pelo excelente texto e também o agradeço por ter imbuído no grande Sérgio o sentimento mais puro do que é ser e viver o nosso Vasco.

    Um grande abraço,

    Jorge Luiz Amado.

  14. Parabéns aos dois, Raimundo e Sérgio, por se tornarem Grande Benemérito e Benemérito do Vasco! É algo grandioso para os que são vascaínos de verdade. Enquanto todos que amam o Vasco vibram e ficam alegres os amarelinhos se rasgam de raiva.

  15. Que história linda de vascaínidade com momentos de profunda identidade, retratando, como se fosse um filme, lances importantes das suas vidas e do Vasco. Pai e filho, Raimundo Frias e Sergio, são muito importantes para todos, devemos agradecer suas presenças que tanto engradecem aqueles que os conhecem. Parabéns pelas justas homenagens . VIVA O VASCO.

  16. Que história linda de vascaínidade com momentos de profunda identidade, retratando, como se fosse um filme, lances importantes das suas vidas e do Vasco. Pai e filho, Raimundo Frias e Sergio, são muito importantes para todos, devemos agradecer suas presenças que tanto engradecem aqueles que os conhecem. Parabéns pelas justas homenagens . VIVA O VASCO.

  17. Que notícia maravilhosa! Srs Raymundo Frias e Sérgio Frias: vocês são absolutamente merecedores. O Vasco , de fato, é absolutamente merecedor da presença de vocês entre os Grandes Beneméritos e Beneméritos do clube. Fico feliz com este reconhecimento. Feliz 2017

  18. Que saudade do meu coroa!!!
    Lembro do meu primeiro maraca vasco 3 x 0 gremio em 84. Tinha 7 anos meus dois irmaos pouco maiores, mas mm assim nosso pai encarou o trem lotado numa quarta a noite para nos levar ao maraca. Mais de 100 mil vascainos numa noite de gala. Hj vejo comentarios em grupo de vascaino da ate nojo, ja abangonei uns 3 ja. São muitos alienados que nem perco mais meu tempo, hj uso a tecnologia pra gravar audio com as sandices desses mm, para cobra-los mais na frente.
    Boa noite o VASCO é foda!!!

  19. Bela coluna, meu amigo!

    Sérgio, aproveito para te fazer uma pergunta e, também, omitir minha opinião sobre o time de juniores do Vasco mais uma vez, pois eu fiz uma postagem sobre o vexame desse time no último campeonato de 2016, quando perdeu os 04 jogos, levando 11 gols e não marcando nenhum, e você sempre de forma gentil me deu algumas explicações. Assisti aos 02 jogos da Copínha. Socorro! Na minha modesta visão só sobram o goleiro e o zagueiro Arthur. O time é um show de horrores. O tal Paulo Vitor que saiu em litígio do Flu (mesmo tendo feito um belo gol) acha que é o Messi. Muita marra para pouca bola. Quanto ao restante do time…não consegue trocar passes de 03 metros, nenhuma jogada de profundidade. É de dar medo. Minha preocupação é: o que está sendo feito para mudar esse quadro, meu irmão? Eu sei que você me explicou sobre a subida de 06 jogadores para o profissional, mas não justifica um time desse. O Botafogo, Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Santos, Internacional, Corinthians, entre outros, estão ganhando títulos importantes nos últimos anos. Com jogadores entre 17 e 19 anos com um padrão de jogo que evidencia um belo trabalho da base desses clubes. Obviamente sabemos o que aconteceu entre 2008 e 2014, mas será que ainda não deu tempo para essa categoria melhorar? A molecada abaixo de 16 anos do Vasco eu vi um progresso enorme, porém o time de juniores mais uma vez digo – é de dar medo.

    Grande abraço.

  20. Tive a honra de conhecer o Sérgio numa reunião do Casaca, na Casa dos Poveiros, lá em 2008. Na época, iludidos vascaínos acreditavam no sucesso da recém-nascida “gestão” dinamite/muv.
    Morava em Brasília, mantínhamos contato pela internet, sempre ia às reuniões em minhas curtas estadias no Rio. Há quase 3 anos, retornei para o Rio, e ele me indicou para o Conselho, me proporcionando uma grata surpresa.
    Tive a honra de conhecer seu pai, Raymundo, e posso afirmar que se tratam de grandes Vascaínos e pessoas absolutamente generosas.
    Feliz do clube que tenha sr. Raymundo como Grande Benemérito e Sérgio Frias, como Benemérito.

  21. Leio esta coluna de meu amigo especial Sr Raymundo Frias e quero (ou tento) escrever breves palavras com meus olhos marejados.
    Meu sangue corre Vasco. Minha vibração chama-se Vasco, e minha Vida se resume à familia e ao Vasco.
    Este ano que se passou tive muitas rasteiras em minha familia (na vida pessoal), como a principal que foi a perda de minha mãe. Embora meu pai fosse vascaíno, quem me falava do Vasco desde muito pequeno sempre foi minha mãe.
    Pelo fato de meu pai ser comerciante, não havia tempo dele me levar em algum jogo. E minha mãe, mesmo sendo fervorosa torcedora do Vasco, era inimaginavel ela ir ao jogo, pois nem sabia como poderia faze-lo
    Deus então colocou no meu caminho. Sergio Frias e consequentemente Sr Raimundo Frias.
    Estavamos no Colegio Sto Inacio, e a hipocrisia elitista de torcedores do “Capeta” (nem gosto de falar o nome do time rival) girava a nossa volta, com o agravante de que até professor do clube era vice presidente do time Mulambo (Eduardo Motta). E mesmo tendo que aturar todo o tipo de provocação eu não deixava de torcer e de mostrar para todo mundo que era Vasco.
    Sergio então colega ainda de turma no primario, me chamou para passar a ir com ele em alguns jogos. Naturalmente fui conhecendo a todos que Sr Raimundo falou na coluna, como Sr Ruy Proença, Sr Ferreira, e etc… Os mais autenticos vascainos
    Resumindo, embora eu já tivesse o amor e a vibração pelo Vasco devido a presença forte de minha mãe em minha vida (e com o apoio mesmo distante devido ao trabalho do mau pai), essa paixão pelo clube só pode se completar pois Deus me fez conhecer os maiores vascainos que já vi em minha vida.
    Eu já tinha titulo de socio proprietario desde 1984, mas nao tinha até então companhia para ir aos jogos. Muitas vezes acabei indo sozinho de arquibancada ou com pessoas conhecidas, mas nenhum era mais vascaino do que este grupo composto pelo Sr Raimundo, Sr. Ruy Proença, Sr. Ferreira e meu amigo de infancia Sergio Frias.
    Portanto, o titulo de Grande benemerito ao sr Raymundo Frias e de benemerito de Sergio Frias, são mais do que honras concedidas a quem merece de fato. São justiças historicas, E se houver ainda um titulo de Grande Grande benemerito (ou algo na emsma escala), diria que ele tambem deveria ser concedido a estes amigos, começando pelo Ruy Proença e familia Frias
    Parabenizo minha segunda familia e agora já com os olhos em lagrimas, agradeço muito por termos nossos caminhos cruzados, e por ter presenciado tudo isto.
    Um abraço fraterno
    Claudio Fernandes

  22. Grande notícia para o Vasco ter a continuidade no Conselho de Beneméritos de um grande vascaíno agora “condecorado” como Grande Benemérito e em especial fico feliz também pela indicação do Sérgio Frias que foi quem me levou acompanhar o grupo Casaca para o Conselho de Beneméritos que acredito ser a maior “condecoração” para um sócio do clube.
    Saudações Vascaínas!!!

  23. Prezados Amigos :

    O Flavio Godinho , do Flamengo , está com voz de prisão decretada. E outros mais poderão ser. Tem que investigar se a turma que hoje comanda o Flamengo ( lixão ) também não recebeu dinheiro de propinas.
    Tem que investigar o Flamengo. A Lava jato tem que chegar na Gávea!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *