Futebol/Futsal - Categorias de BaseSem categoria
4

Vasco estreia na Copa São Paulo contra o Botafogo/PB

Paulo Vitor em ação na Copa São Paulo de 2016- Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

A Federação Paulista de Futebol divulgou há poucos dias, através de um comunicado em seu site oficial,  a tabela e o regulamento da 48ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Campeão na temporada de 1992, o Vasco da Gama está no “Grupo 9” e terá São Carlos (SP), Botafogo (PB) e Rio Branco (ES) como adversários na primeira fase da competição nacional. Além do Almirante e seus rivais, outros 116 times disputarão o torneio.

A novidade em relação aos anos anteriores é o fato de cada treinador ter direito a fazer até seis trocas durante os jogos. A mudança, entretanto, não causará impacto no andamento das partidas, pois as substituições deverão ser feitas em no máximo três paradas. Assim como na edição de 2016, duas equipes de cada grupo avançam para a segunda fase da Copa São Paulo. A próxima Copinha 2017 será disputada em 29 cidades.
Na importante competição, o sub-20 vascaíno terá à disposição jovens nascidos nos anos de 1997, 1998 e 1999. Ao lado de uma nova comissão técnica, liderada pelo treinador Marcus Alexandre, eles terão o desafio de superar o desempenho obtido nas participações anteriores, quando o Cruzmaltino não conseguiu ultrapassar a segunda fase. A última grande campanha ocorreu em 2003. Na ocasião, o Almirante chegou na semifinal e terminou na quarta colocação.
– A Copa São Paulo é um torneio muito forte e que contribui bastante para a evolução dos jovens jogadores. Nenhuma outra competição de base tem tanta evidência quanto essa e, até mesmo por isso, os meninos gostam muito de disputá-la. Nos últimos anos, infelizmente, não conseguimos fazer boas campanhas, até mesmo porque utilizamos o campeonato para dar rodagem aos garotos,  mas apesar disso o nosso principal objetivo foi atingido. Vários atletas que jogaram a Copinha conseguiram subir e ajudar o nosso time principal. Revelar jogadores é o que realmente nos interessa – afirmou Álvaro Miranda, diretor geral das categorias de base.

image
Evander arriscando chute de longe na Copinha de 2015- Foto: Rogério Marques/O Vale

Relacionados para partidas do profissional na temporada de 2016, o goleiro Gabriel Félix, os zagueiros Lucas Barboza e Kadu Fernandes, o lateral-esquerdo Alan Cardoso, os volantes Andrey e Douglas Luiz, os meias Mateus Vital e Evander e o atacante Caio Monteiro foram alguns dos jogadores que defendeream o Vasco da Gama nas últimas duas edições da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Confira as informações sobre os jogos do Vasco na 1ª fase da Copa São Paulo:
03/01/2017- 18h45- Vasco da Gama x Botafogo (PB)- Estádio Luisão, São Carlos (SP)
05/01/2017- 18h45- Vasco da Gama x Rio Branco (ES)- Estádio Luisão, São Carlos (SP)
07/01/2017- 19h45- Vasco da Gama x São Carlos (SP)- Estádio Luisão, São Carlos (SP)

Texto: Carlos Gregório Júnior

Fonte: Site oficial

4 comentários sobre “Vasco estreia na Copa São Paulo contra o Botafogo/PB

  1. Vou ser muito sincero, vi a relação de jogadores que jogarão a Copinha e, tragédia á vista, o elenco é bem fraquinho. Tirando o Paulo Vitor e o Robinho, sei não…
    ____
    Sejamos sinceros. Falar antes que não vai dar certo é mais fácil que motivar para que dê.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  2. Sergio…. Não falei sem ver, não mesmo. Assisti aos jogos da Copa RS, e foi esse mesmo elenco praticamente que disputou, e perdeu todos os jogos. Foram jogos pra querer esquecer, o time é bem fraco, nada tem a ver com nossa tradição. O Vasco não pode, ou não deveria apresentar times de base tão ruins. Bom, muita gente mais deve ter visto. Dizer a verdade é melhor que iludir. Pra dar certo meu caro Sergio, precisa muito mais. Abraços.
    _____
    Eu também vi tais jogos, como vi outros do Torneio OPG e o que se tem em resumo, como conceito (que não é de dentro do Vasco apenas) é que o Vasco possui jogadores de qualidade, como nenhum outro clube do Rio possui, mas não tem uma preocupação com títulos e sim com a formação de atletas, visando o aproveitamento no time profissional. Você poderia dizer que uma coisa não invalida a outra e eu concordo com isso.

    De qualquer forma já dei a minha opinião aqui de que quando o clube vai para uma competição com TV transmitindo a imagem dele fica desgastada se não leva uma equipe competitiva, como a com apenas três titulares do Torneio OPG, que disputou a Copa RS.

    A Copa São Paulo de Juniores é um exemplo disso. Nos dois anos anteriores o Vasco caiu no mata-mata e passou pela fase de grupos. Deve obter ao menos isso nessa próxima edição, porque a partir do mata-mata a competição vira uma espécie de loteria e se o time tem jogadores menos experientes e enfrenta adversários com atletas já formados (o que não é incomum) sofre com isso jogo a jogo na sequência.

    Abraço,

    Sérgio Frias

    1. Xará Frias, ontem embarcando para Manaus (viagem de três horas e meia) tive oportunidade de ver intercalado nos canais do Sportv o jogo de basquete e o do futebol júnior da Copa São Paulo. No basquete uma virada no último quarto típico do Vasco – time da virada. Já no Júnior, foi lamentável. Inexperiência da garota somada a um time mal treinado e arrumado em campo. Essa copa não tem nada de amador, é típica competição paulista para os empresários fazerem negócio. O Vasco depois que passou a ter a cara de Vasco e não mais o paraíso desses mercadores. Nossa diretoria tem investido pesado no futebol de base, o Casaca tem dado apoio explícito divulgando essas categorias, mas infelizmente a safra só será colhida daqui a uns 3 a 4 anos da maneira que queremos.

      Como uma crítica construtiva, acho que o futebol amador deveria ter metas a serem atingidas em função do investimento feito. Excetuando o Luan, hoje não temos nenhum jogador de base que possa ser do nível de seleção brasileira principal. Isso deveria ser uma meta a ser atingida e os profissionais responsáveis serem cobrados por resultados. Formação de goleiros por exemplo? A quanto tempo não vem da base um bom goleiro? O Carlos Germano passou por lá na era dos dinamitados e nada ensinou aos garotos, todos saem mal do gol em bolas alçadas na área.
      Ontem ao ver o técnico do júnior se esgoelando na beirada do campo e o time não conseguir uma jogada individual de perigo, só passes laterais, sinceramente tive a sensação que algo está errado dentro e fora do campo.

      Saudações casaquistas.

  3. Bem uma coisa e certa, a prioridade do Vasco e formar jogadores para o profissional, mas o espirito coletivo desta equipe deixa muito a desejar. Tem bons valores individuais, porem a falta de coletivo na equipe e surpreendente , fazem apenas jogadas individuais, carregam a bola em demasia, a unica jogada desta equipe e cruzar a bola na area . Me lembrou o time de Jorginho com Nene cruzando a bola na area e os torcedores reclamando do Thales .O esquema tatico e equivocado joga com 3 jogadores de meio de campo e com 3 atacantes. O bom time e entrosado do Botafogo passou a fechar bem o meio de campo nao dando chances ao Vasco. Tivemos alguns momentos que ate poderiamos empatar a partida, mas ficou so nisto. O novo e como o velho treinador podem ser bons formadores de homens e jogadores para o profissional, mas o que eu vi ontem e um time mal treinado.
    Bem o campo era horrivel, comecou a chover fraco, Dudu jogador de habilidade parece que entrou com a chuteira errada, escorregava toda hora. Individualemente nao e tao mal, mas o que apresentou ontem parece que nunca treinaram antes.
    Tenho uma curiosidade qual a estatura media desta equipe? varios jogadores baixos de meio de campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *