Símbolo de superação, Susana Schnarndorf mostra com orgulho medalha de prata conquistada na Rio 2016 – Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br
O Vasco da Gama é o único grande clube do Rio de Janeiro a investir nos esportes paralímpicos. O vôlei sentado, a natação e o futebol de 7 para paralisado cerebral são as três modalidades que o Gigante da Colina possui e disputa competições. A Paralimpíada, sediada no Brasil neste ano de 2016, trouxe uma excelente visibilidade para o Cruzmaltino, que teve diversos representantes nos Jogos do Rio.
A natação paralímpica do Almirante conta com quatro gigantes da água. Conhecidos nacionalmente, Caio Amorim, Camille Rodrigues, Roberto Alcalde e Susana Schnarndorf disputaram o primeiro lugar nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Única vascaína a subir no pódio, Susana trouxe a medalha de prata para São Januário, na prova de revezamento 4x50m livre.
Além desses consagrados atletas, o Vasco da Gama ainda possui uma base forte. Disputando o Circuito Caixa Loterias, que é considerado o Campeonato Brasileiro da modalidade, os jovens Adriel Salino e Luan Santos se destacaram ao lado de nadadores renomados.
Livia Prates, coordenadora de esportes paralímpicos, ao lado do presidente Eurico Miranda e dos atletas do Futebol de 7 PC medalhistas no Rio 2016: Jean Diniz, Felipe Rafael e Diego Delgado- Foto: Matheus Alves/Vasco.com.br
A equipe de Futebol de 7 PC fez bonito nesta temporada e teve sete jogadores cruzmaltinos que vestiram a camisa verde e amarela na Paralimpíada. O time de Diego Delgado, mais conhecido como Di Maria, Felipe Rafael, Fernandes Vieira, Igor Romero, Jean Diniz, Jônatas Santos e Hudson Hyure, conquistou o bronze no evento mundial.
Outro torneio importante vencido pelo elenco vascaíno foi a Copa Rio-São Paulo, onde de forma invicta, trouxeram mais um título para Colina História. Novamente com 100% de aproveitamento, o Gigante manteve a hegemonia no Brasileiro e sagrou-se pela terceira vez consecutiva o melhor time do país.
Já o vôlei sentado encerrou sua participação na temporada no maior evento nacional da modalidade, o Campeonato Brasileiro, ocupando a quinta colocação. Diogo Rebouças, com passagem pela Seleção Brasileira, é um dos destaques da qualificada equipe vascaína.
Camille Rodrigues posa com as medalhas conquistadas no Circuito Caixa Loterias de Natação- Foto: Marcella Macedo/Vasco.com.br
Camille Rodrigues posa com as medalhas conquistadas no Circuito Caixa Loterias de Natação- Foto: Marcella Macedo/Vasco.com.br
Texto: Marcella Macedo
Fonte: Site oficial