Futebol
5

Retrospectiva 2016: O retorno à elite do futebol brasileiro

Com toque de categoria, Nenê encobre goleiro do Sampaio Corrêa e deixa sua marca na estreia cruzmaltina na Série B- Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

Com o excelente desempenho no Campeonato Carioca, o Vasco da Gama iniciou sua participação na Série B cercado de expectativa. Não em virtude do acesso à elite do futebol nacional, algo que todos tratavam como certo, mas pela possibilidade da quebra de um histórico recorde de invencibilidade. Nas primeiras rodadas da competição, o Cruzmaltino justificou o favoritismo e não deu chances para os rivais.

Em sua estreia, atuação de gala e goleada avassaladora em cima do Sampaio Corrêa. Na sequência, triunfos sobre Tupi, Vila Nova e Bahia. Na sequência, empate com o Oeste e mais dois resultados positivos, contra Goiás e Joinville. A última vitória, inclusive, fez o Gigante da Colina alcançar a maior invencibilidade em jogos oficiais de sua história: 34 partidas sem saber o que é perder.

image
Presidente Eurico Miranda puxa o Casaca com os jogadores em Joinville após o estabelecimento da maior série invicta em jogos oficial da história do clube- Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br
Depois de ficar sete meses sem sentir o gostinho da derrota, o Vasco foi superado pelo Atlético Goianiense na oitava rodada. O insucesso, entretanto, não modificou o percurso cruzmaltino dentro da Série B. A equipe de São Januário seguiu conquistando resultados que a mantiveram na liderança da competição até o término do primeiro turno. O mais contra o CRB, em Maceió, com direito a gol olímpico do meia Andrezinho.

No segundo turno, entretanto, o Almirante não conseguiu manter o mesmo rendimento e viu a liderança escapar com a derrota de 3 a 1 para o Paysandu na 29ª rodada da competição. O Gigante da Colina tentou recuperar o posto nas rodadas seguintes, mas não obteve sucesso. Faltando quatro rodadas para o fim da Série B, o time vascaíno empatou com o Luverdense em São Januário e caiu mais uma posição na tabela.

Na reta final, para a felicidade dos vascaínos, o time demonstrou a eficiência das primeiras rodadas e selou o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Em três jogos, duas vitórias (Bragantino e Ceará) e uma derrota (Criciúma). O jogo do acesso aconteceu no Maracanã, em 26 de novembro. Apoiado por seu torcedor, que lotou o  “Maior do Mundo” mais uma vez, o Cruzmaltino bateu o Ceará por 2 a 1 e selou a classificação.

image
Thalles comemora um dos dois gols marcados contra o Ceará no Maracanã- Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

Texto: Carlos Gregório Júnior

Fonte: Site CRVG

5 comentários sobre “Retrospectiva 2016: O retorno à elite do futebol brasileiro

  1. E Esse ano de 2016 na Série B, aguentar praticamente 6 meses não é nada FÁCIL porque a SÉRIE B TUPINIQUIM é uma competição ATÍPICA devido as dificuldades que os times participantes são submetidos a longas viagens desgastantes e cansativas, muitas vezes precisar viajar um trecho de avião, depois via SURFACE ( ONIBUS para a Cidade de Pelotas-RS região próxima de Uruguai, Lucas do Rio Verde-MT, município localizado na Floresta Amazonica, Interior de Santa Catarina como Joinville que fica situado próximo do Estado do Paraná, que fica próximo do Estado do Rio Grande do Sul…!Não deixa de ser uma competição indigesta por causa das longas viagens exaustivas onde o nosso time foi obrigado a se deslocar pra Itápolis -SP e pra Bragança Paulista-SP.

    Foi dramático assegurarmos o nosso retorno a ELITE da SÉRIE A, aquele Sábado do dia 27 de Novembro na derradeira partida precisando vencer por uma simples vitória pra assegurarmos matematicamente o nosso RETORNO, ficou a lição e os profissionais envolvidos ( Jogadores e Membros da Comissão Técnica) jamais devem colocar em campo os conflitos pessoais e por causa disso, quase nos custou o nosso RETORNO !

    E nos dois GOLS de VIRADA diante do Ceará Sporting Club, nos dois GOLS do PREDESTINADO THALLES que foi um ano de muito sofrimento, críticas, devido ser um garoto ainda, mas depois de marcar o segundo gol e desabafar chorando, entendemos que tirou o peso e a RESPONSABILIDADE que todos os jogadores carregavam em seus ombros, e foi a MÍSTICA CRUZMALTINA que entrou no campo na etapa complementar, a DIRETORIA ACERTADAMENTE concentrou todo o ELENCO e a sua COMISSÃO TÉCNICA em PINHEIRAL-RJ para se preparar para a sua derradeira batalha!

    FOI DRAMÁTICO SIM!; digno do último capítulo de uma novela Mexicana temperada com muito TABASCO CHILI !

  2. CORRIGINDO: ….muitas vezes precisa viajar um trecho de avião, e depois via SURFACE ( Viajando de ONIBUS para as cidades do interior como de Porto Alegre-RS, pra Pelotas-RS, região próxima da fronteira com Uruguai, de Cuiabá-MT, para o município de Lucas do Rio Verde-MT, localizado em plena Floresta Tropical da Amazonia Legal em Mato Grosso, de Florianópolis-SC para a cidade de Joinville-SC que fica próximo do Estado do Paraná ou pra Criciúma-SC, que fica localizado na parte sul do Estado de Santa Catarina, já próximo do Estado do Rio Grande do Sul….! Não deixa de ser uma competição indigesta e ingrata devido as longas viagens exaustivas e cansativas como por exemplo, sair do Aeroporto de Guarulhos-SP, e novamente de Onibus sendo obrigados a deslocar pra Município de Itapólis-SP ( Sede do time do Oeste-SP), mas que tem uma outra sede em Osasco por causa do Audax-SP, porém tivemos a sorte de jogar contra o Oeste-SP lá na Arena Barueri-SP e assim evitamos viajar até a distante Itapólis-SP, e contra o Bragantino lá em Bragança Paulista-SP.

  3. O que espero do Vasco nos proximos 3 a 5 anos:
    1- Que faca bons times e dispute bem o carioca e com chances de ser campeao. Que dispute o brasileiro e no minimo em condicoes de disputar uma sul americana.
    2- Atletico do Parana tem um estadio moderno, Curitiba vai derrubar o dele e construir um estadio moderno. O que espero do Vasco o mesmo dentro de 5 anos, sim temos estadio , mas nao moderno em condicoes de receber bons publicos , afinal o Vasco tem uma das maiores torcidas do Brasil. Mas parte de sao januario vc fica exposto ao tempo , se chover se vire, pois nao tem cobertura sem falar o conforto de sentar , afinal vai no cimento mesmo.Tenho orgulho de ter um estadio como sao januario , e logico. Mas esta na hora de proporcionar um estadio moderno para a imensa torcida do Vasco.
    3-Dentro de 3 anos gostaria que o Vasco tivesse time para disputar titulo brasileiro e nao G3 ou G6, mas o titulo. Afinal fiquei mal acostumado depois de ganhar 4 titulos brasileiros.
    4- Por algum motivo Estadio do Maracana vai ficar com o flamerda, logo minha pergunta e , quando o Vasco tiver o mando de campo sera em sao januario? ou teremos que jogar as duas partidas do brasileiro como exemplo no estadio ” deles” ?, o mesmo podemos dizer contra o Botafogo ” dono do engenherao”. E contra o fliminense, perdemos de vez o lado que iamos sempre assistir os jogos? ou levaremos os classicos contra as flores para o estadio do Botafogo?
    5-Fizeram o estadio do Palemiras que agora o Nobre quer comprar. Neste ano ja faturaram em rendas mais de 50 milhoes em jogos do Palmeiras.
    6- Desculpem mas o passado do Vasco me fez eu sempre pensar grande , e espero que as coisas agora possam ser assim , afinal em 2000 tivemos um time de assustar o mundo, sera que podemos ter de novo, ou seremos meros provedores de jogadores , nao mais para o exterior , mas para o proprio Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *