Marlon brilhou na goleada do Sub-13 na Série Prata- Foto: Thiago Moreira/Vasco.com.br
O Vasco da Gama largou na frente na primeira partida das semifinais da Série Ouro do Campeonato Estadual. No último fim de semana, o Gigante da Colina atuou em três categorias e saiu vitorioso todas as vezes que entrou em quadra. Dentre os resultados positivos, a goleada do sub-09 sobre o Fluminense merece ser destacada. Os Meninos do Fraldinha não tomaram conhecimento do rival no Complexo Esportivo de São Januário.
Comandado pelo treinador Marcus Roberto, o sub-09 contou com uma tarde inspirada de Fillipy Rozário para derrotar o Tricolor das Laranjeiras pelo placar de 5 a 0. O jovem balançou as redes quatro vezes e foi o grande nome cruzmaltino no clássico. O outro tento vascaíno foi anotado por Caio Joshua. Campeão no primeiro semestre, o Cruzmaltino irá em busca do segundo título do Carioca em 2016.
Os últimos dias também foram marcados por resultados positivos na Série Prata. O sub-09 venceu o MRR Futsal por 3 a 0, o sub-11 aplicou uma goleada de 5 a 2 no Maria da Graça e o sub-13 levou a melhor sobre o SC Brasil: 3 a 2. Os triunfos colocaram o Gigante da Colina na semifinal da importante competição. As semifinais do torneio estadual ocorrerão já no próximo fim de semana.
Resultados do Vasco no Campeonato Estadual de Futsal:
Sub-09 5 x 0 Fluminense- Série Ouro- Semifinal- Jogo de Ida
Gols: Fillipy Rozário (4) e Caio Joshua
Sub-09 3 x 0 MRR Futsal- Série Prata- Quartas de Final
Gols: Gabriel Soares, Zé Roberto e Paulo Vitor
Sub-11 5 x 1 Mangueira- Série Ouro- Semifinal- Jogo de Ida
Gols: Leandro Viana, Leonardo Souza, Gabriel Souza, João Lecce e Gustavo Maia
Sub-11 5 x 2 Maria da Graça- Série Prata- Quartas de Final
Gols: Rayan Vitor (4) e Matheus Ferreira
Sub-13 9 x 4 Bangu- Série Ouro- Semifinal- Jogo de Ida
Gols: Felipe Rocha (3), Matheus Julião (3), Marlon (2) e Vini Gonçalves
Sub-13 3 x 2 SC Brasil- Série Prata- Quartas de Final
Gols: Andrey Nascimento e Ykaro Toledo (2)
Texto: Carlos Gregório Júnior
Fonte: Site oficial
Vasco não pode deixar Rômulo ir pro Flamengo.Ele voltando pro vasco seria perfeito
Amigos do Casaca!, desculpem-me, mas precisamos saber o que falta para haver uma revolução nas divisões de base.
O time sub 20 é um desastre total. Perdeu para o sub-18 do Penarol, tomou uma sova do Grêmio hoje, perdeu várias vezes para o Flamengo.
É tão óbvio que o técnico não tem relevância alguma no comando dessa garotada. Muda isso, cacete! O presidente Eurico está vivendo em que mundo?
Haja paciência para continuar vendo os erros acontecendo sem nenhum planejamento para mudanças.
Socorro!
_____
Como dito na transmissão de hoje, o SUB 20 do Vasco não teve o reforço dos atletas com 17, 18, 19, 20 anos que fazem parte dos planos para o futebol profissional.
Com isso, nesta competição não estiveram presentes:
Lucas Barboza – Zagueiro – 20 anos
Allan Cardoso – Lateral – 17 anos
Andrey – Volante – 18 anos
Douglas Luiz – Volante – 18 anos
Mateus Pet – Meia – 18 anos
Evander – Meia – 18 anos
Caio Monteiro – Atacante – 19 anos
Fora isso, o Vasco foi desfalcado também do bom lateral direito Matheus Peixe, do zagueiro Raniel, do volante Iago Índio, do meia Jussa e do atacante Vinícius.
Do time vice-campeão do Torneio OPG participam na Copa RS o goleiro Paulinho (que falhou na decisão do OPG e falhou hoje novamente), o lateral-esquerdo Lorran, o volante Léo Couto e os atacantes Hugo Borges (reserva no OPG) e Felype Herbert.
O time-base para a competição no sul é:
Paulinho – 18 anos
Cayo Tenório – 17 anos
Mayck – 18 anos
Athyla -19 anos (trazido em setembro deste ano, oriundo do Macaé)
Lorran – 20 anos
Léo Couto – 18 anos
Denilson – 18 anos (trazido em setembro, oriundo do Madureira)
Patrick – 18 anos (trazido em setembro, oriundo do Nova Iguaçu)
Robinho – 17 anos
Felype Hebert – 19 anos (trazido em setembro, oriundo do São Paulo) *Artilheiro com 5 gols e capitão do São Paulo na conquista da Copa Ouro Sub 20, na qual o tricolor paulista sagrou-se Bicampeão).
Hugo Borges – 18 anos
Há ainda outros nomes, como:
Paulo Vitor: 17 anos
Rafael França: 18 anos
João Victor: 19 anos
Elias: 18 anos (trazido em agosto, oriundo do Figueirense)
Yuri Aguiar: 19 anos (trazido em setembro, oriundo do Marília-SP) *Destaque da sua equipe na Copa São Paulo de Juniores no início da temporada. O Marília chegou até as oitavas-de-final da competição.
Diante do exposto o questionamento que me parece plausível é o porquê de expôr o Vasco a uma competição na qual o time que vai representar o clube não é nem o principal do SUB 20 (considerando vários atletas que já treinam no profissional), nem a maioria dos que disputaram o OPG neste segundo semestre. Sabe-se que o Vasco se prepara para a Copa São Paulo de Juniores, talvez até seja um laboratório para aquela competição esta, mas a exposição negativa, com derrotas em sequência, torna-se um problema.
A torcida não quer saber quem está em campo, mas sim que o Vasco tomou de 5 x 0 do Grêmio num torneio transmitido pela TV.
O jogo contra o Peñarol foi equilibrado e o resultado mais justo seria um empate. O time do Vasco também é praticamente um Sub 18. Mas na partida de hoje o Vasco foi totalmente envolvido pela equipe do Grêmio.
Falta entrosamento a esse time do Vasco que se viu em campo nas duas partidas. Os atletas buscam as jogadas individuais o meio campo não funciona e buracos defensivos são vistos com exposição de defensores no mano a mano e desentrosamento também na última linha de defesa. Com isso, os valores individuais não se sobressaem e cria-se uma imagem francamente negativa do clube em relação à sua base.
Mas há jogadores deste time do Vasco com ampla condição de se desenvolverem e ajudarem o Vasco mais à frente.
Abraço,
Sérgio Frias
Sérgio, meu amigo, bingo!
Mas além do fato de expor a marca Vasco(temos que ser realistas e admitirmos que está muito mal trabalhada), parece que falta planejamento. Se você quer subir vários jogadores para o profissional(ao meu ver muito mal utilizados esse ano) e não trabalha o resto da molecada, estaremos expostos a passar por isso.
Abraço.
_____
Olá André,
Não adianta subir a base e não utilizá-la no momento apropriado. E isso foi exatamente o que Jorginho não fez em 2016, quando o Vasco tinha previstos 13 jogos em 49 dias e liderava a Série B com 19 pontos em 8 jogos.
Outra questão é o sobe e desce dos profissionais para os juniores. Quem sofre é o treinador de baixo, pois prepara um time e m cima da hora do jogo seu titular que treina no dia a dia perde a vagar para alguém que treina em cima.
O trabalho conjunto do elenco principal e o Sub 20, com boa sintonia entre o treinador da equpe principal e do Sub 20 me parece a melhor alternativa para o futuro.
Abraço,
Sérgio Frias