Emelly Nicole (ouro nos 1000m), a coordenadora técnica de atletismo Solange Chagas e Ester Figueira (prata nos 1000m) – Foto: Ari Gomes/Abadai
Como no próprio hino diz, “No atletismo, é um braço”. Esporte que em 2016 faturou vários títulos nacionais e internacionais, o atletismo do Colégio Vasco da Gama fez bonito nas provas do 34º Intercolegial Sesc/ O Globo, realizadas no último fim de semana no Cefan (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes), na Penha.
A equipe cruzmaltina, liderada pela coordenadora técnica Solange Chagas, conquistou várias medalhas e levou para São Januário cinco troféus. O Almirante ficou em primeiro na categoria Jovenzinha Federada Feminina, em segundo na Jovenzinha Federada Masculina e na Jovem Federada Feminina e em terceiro na Livre Masculina e na Livre Feminina.
– O balanço e o rendimento foram muitos positivos este ano. A gente ganhou títulos estaduais em todas as categorias disputadas até agora. Estamos com um grupo muito bom e isso reflete no Intercolegial – avalia Solange Chagas, que é ex-atleta do Vasco e já dedicou 51 anos de vida ao atletismo.
Com os resultados obtidos nas pistas, o Colégio Vasco da Gama soma 89 pontos nos Jogos, resultado das boas campanhas feitas no basquete e no basquete 3×3.
Maria Vitória em ação no Intercolegial – Foto: Ari Gomes/Abadai
Colégio Vasco da Gama foi destaque na edição desta segunda-feira do Jornal O Globo
Texto: Marcelo Perillier/Abadai
Fonte: Site oficial
Como é alentador ler essas notícias sobre atletas novos do Vasco brilhando em competições. Mostro-as aos meus netos que adoram admirar as fotos. Seria melhor ainda se possível, que se colocasse um calendário para que possamos assistir e torcer também. Que tal?
E me chamou a atenção na matéria publicada em um caderno do jornal: O COLÉGIO VASCO da GAMA é a ÚNICA ESCOLA representado por um CLUBE participantes das Categorias Federadas.
O Atletismo do Intercolegial era FORTE e ATIVO no PERÍODO do GOVERNO FEDERAL MILITAR, e nessas épocas as chamadas Seduc ( Secretárias da Educação Estaduais ) recebiam as verbas dos Governos Federais e Estaduais, eram um evento no Atletismo e nas modalidades esportivas.
O COLÉGIO VASCO da GAMA, sendo um COLÉGIO de um CLUBE ECLÉTICO pois sendo uma INSTITUIÇÃO CENTENÁRIA tendo como o carro-chefe o Futebol profissional, abriga o REMO ( MODALIDADE ESPORTIVA que foi a PEDRA FUNDAMENTAL ), ATLETISMO, como diz o nosso hino: NO ATLETISMO és um BRAÇO, e formamos CIDADÃOS EXCLUÍDOS por dificuldades financeiras e sociais, dando as oportunidades as crianças dos pais que tem poucos recursos e que não possuem um poder Aquisitivo para pagar as mensalidades dos Colégios Particulares, que os Profissionais Liberais podem oferecer e investir nos seus pupilos, mas seguindo o LEGADO e a sua LUTA pelos filhos dos trabalhadores HUMILDES VEM CUMPRINDO esse papel SOCIAL e EDUCACIONAL, investindo na formação dos seus futuros jogadores das suas Divisões de Bases, e as meninas do Atletismo, Remo, Basquete e nas Modalidades Olímpicas e Para-Olimpicas !
O CLUB de REGATAS VASCO da GAMA, não tem a preocupação de formar apenas os seus jogadores mas direta e indiretamente, esta´contribuindo para formar e dar PRINCIPALMENTE uma OPORTUNIDADE para que essas crianças hoje, na sua vida adulta tenha uma Profissão e uma Especialização para ganhar a vida e tirar o seu sustento!
E com essas notícias estamos colhendo um pequeno percentual dos frutos que estamos plantando e investindo dando a esses meninos e essas meninas as OPORTUNIDADES negadas pelos destinos e as circunstancias que a vida o colocaram renegando as chances de se ter uma vida DÍGNA no seu FUTURO !
ESSE É O NOSSO LEGADO: ENQUANTO HOUVER UM CORAÇÃO INFANTIL O VASCO SERÁ IMORTAL !
SÁBIAS PALAVRAS do CYRO ARANHA e foi PROFÉTICO e um PESSOA a FRENTE e na VANGUARDA aos demais dirigentes a sua época !