Notícias
17

Jorginho valoriza atuação do Vasco no segundo tempo

Jorginho, Zinho e Joelton Urtiga- Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

Após o empate em 1 a 1 com o Goiás, no Serra Dourada, o técnico Jorginho concedeu entrevista coletiva e fez uma análise sobre o resultado, que mantéve a equipe na liderança nos critérios de desempate, com uma vitória a mais de Atlético-GO, segundo colocado do Campeonato Brasileiro da Série B. O treinador vascaíno valorizou a atuação da equipe no segundo tempo e destacou o desempenho do volante Douglas Luiz e do lateral-esquerdo Alan Cardoso, que substituiu Henrique no intervalo.

– Não conseguimos encaixar a marcação do meio-campo deles. Permitimos com que fizessem a bola girar, principalmente da esquerda para direita. Procurarmos neutralizar essa possibilidade e também dar mais espaço para Andrezinho e Douglas. Ao mesmo tempo, o Juninho era o único que batia direto no Madson, nao tinhamos uma dobra na marcação. Reforçamos o meio e percebi que o Gilson (treinador do Goiás) ficou preocupado, pois não conseguiram mais criar as jogadas. Fizemos um excelente segundo tempo. É uma forma de jogar que há muito tempo temos. Gostei muito da atuação do Douglas e da entrada do Alan Cardoso. Lamentamos que tomamos um gol – analisa o comandante vascaíno.
Apesar de o Atlético-GO ter enostado na liderança, Jorginho afirma que esse resultado fora de casa pode fazer diferença no futuro da competição.

– Talvez lá na frente esse resultado seja muito bom para nós. Estamos com 45 pontos, o quinto colocado está com 38. Queremos nos distancia semprer. Isso é muito bom – analisa.

O Vasco retorna ao Rio de Janeiro e treinará em São Januário até a próxima quinta-feira (15/09), em São Januário. Na sexta-feira (16/09), o Gigante da Colina irá encarar o Joinville, às 21h30, também na Colina Histórica.

Texto: Matheus Alves

17 comentários sobre “Jorginho valoriza atuação do Vasco no segundo tempo

  1. Bom dia a todos!! na boa, Jorginho está sendo muito teimoso e está perdido com o elenco. O Nene não está jogando nada e temos um problema crônico em fazer a bola chegar com qualidade para o ataque. Ontem, o vasco com quase 30 minutos do primeiro tempo, não tinha criado um lance perigoso de chute a gol. O que falta? Pq Nene está tão ruim assim? Será que com essa atitude será possível vencer o time do Santos? já que temos que no minimo fazer dois gols sem tomar nenhum.. Olha, de boa, tá complicado ver o Vasco jogar e mais complicado ainda é ver as substituições de que Jorginho faz, terminando o jogo com 4 cabeças de área..

  2. MAIS UMA VEZ ESCALOU ERRADO, MUDOU ERRADO.

    LI EM UMA NOTICIA QUE TEM UM GRUPO DE JOGADORES QUE QUER TIRAR O JORGINHO.

    TÁ COMPLICADO ISSO.

  3. Apesar do resultado não ter sido o esperado,vejo alguns pontos positivos,mais uma vez na minha opinião começamos o jogo mal escalado,no segundo tempo com as mudanças,principalmente com a entrada do Marcelo Mattos,que apesar de suas limitações técnicas,e marcador,e ganhamos com a liberação do Andrezinho e do menino bom de bola Douglas.Nao da para Andrezinho e muito menos o Douglas jogarem de primeiro volante.O Vasco de ontem principalmente no segundo tempo marcou melhor,dimunuiu bem os espaços,com Pikachu aberto pela esquerda e Douglas caindo pela direita com mais liberdade,tivemos um Vasco mais equilibrado e com jogadas pela duas laterais,algo que não ocorria há muito tempo.Infelizmente na minha opinião Jorginho voltou a ser infeliz nas substituições ao tirar o Ederson e o Nenê.Fica uma lição neste jogo,a mescla de juventude com experiência se faz necessário,foi nítida melhora física do Vasco ontem,e verdade precisamos ainda de alguns ajustes,ainda somos lentos na troca de passes,as vezes até sem objetividade,um melhor posicionamento de nossos zagueiros,e sobretudo não tirar a velocidade do time,a saída do Ederson e a permanência do Junior Dutra perdemos um pouco em velocidade que se fazia necessário num campo com dimensões maiores e quando o adversário dava essa condição de contra ataque,por fim se o Jorginho por quem torço mantiver um sistema e deixar o time entrosar,sem as constantes mudanças,acredito ser possível fazermos um bom jogo contra o Santos.Gostei de ver mais um jovem,caso do Alan que é bom jogador.Longe ainda,bem longe do ideal,mas vejo uma luz no fim do túnel.
    #FECHADOCOMEURICO!

    1. Precisa sua analise em poucas palavras caro Leandro . Eu nao tenho esta capacidade so consigo fazendo um livro kkkkkkkkkkkkkk,
      Eu sou um cara muito detalhista, vejam como sao as coisas. Nao gosto de Pikachu na lateral direita , quanto menos de meio de campo , mas ao ve-lo solto no ataque sem obrigacao defensiva vi potencial no jogador , verdade teve a chance de marcar um gol de cabeca que coroaria Jorginho por mante-lo na equipe , pois tambem nao havia concordado com a saida do Ederson, afinal no primeiro tempo este jogador comeu osso , pois o time nao se articulava bem no ataque com Nene desaparecido. Mas Pikachu como atacante pelas extremas me deixou bastante animado , so precisa soltar mais a bola e chutes certeiros ao gol.

      1. Obrigado meu amigo Écio.Acredito que dando continuidade nessa formação,com a entrada do Ederson no lugar do Dutra,com retorno do Rodrigo e do Júlio César que irá crescer com o Pikachu pela esquerda o Vasco possa voltar a jogar bem e fazer uma boa partida contra o Santos.Espero que o Jorginho não mude tanto a equipe,pois na minha opinião essas constantes mudanças de esquema e de jogador andam prejudicando a equipe
        Forte Abraço! Saudações

  4. – deixar o garoto douglas sozinho na cabeça de area é insanidade. assim como deixar willian, que não tem o perfil de 3o. zagueiro da posição, ambos deixam muito espaço, ambos são tipicos 2o. homem de meio campo, que precisam de alguém atrás deles pra cobrir, pois eles deixam espaço entre a zaga e o cabeça de area tipico.

    – nene no meio não marca, então só dá pra ele no ataque!!! simples assim, nene e alguém no ataque. no meio tem que ter jogador que saiba compor na defesa e atacar, nene não marca.

    – há muito tempo aviso que alan cardoso é melhor do que henrique e o mesmo deverá lutar por vaga no meio, pois na lateral esquerda ele é fraco na marcação. e ano que vem alan cardoso no lugar do julio cesar que não vai aguentar o pique, como já não está aguentando numa ridicula serie b.

    – na cabeça de area temos o julio dos santos, andrey, marcelo mattos e diguinho (já pra aposentar, ano que vem não dá)

    cada jogo o jorginho muda, isso não é testar, isso passa a ideia que está perdido!!!, porra pega 3 jogos e procura passar a ideia do que quer, agora fica toda hora mudando vira ZONA!!!! qual é o meio campo? então joga 3 jogos com o meio campo escolhido, ainda é o esquema de losango??? nenhum torcedor sabe mais….

    acabou o loango? quer jogar desde o inicio com 3 atacantes??? sério isso???

  5. Meus pensamentos durante o jogo de ontem a noite:

    Vamos ser honestos sem querer tumultuar:
    1- 30 minutos de jogo contra o Goias ,me digam uma jogada do Vasco que tem o dedo do Jorginho? Nehuma jogada, este time nao e treinado , e mal escalado e nos jogos substituicoes erradas.
    2-A cabeca de area do Vasco uma avenida.
    3- Pikachu como meio de campo esta perdido.
    4- Nene desaparecido em campo.
    5- Ataque nao funciona.
    6- Quem acompanha o jogo o bom jogador Douglas simplesmente nao fica a frente dos zagueiros, pois sabe que tem potencial de criar no meio , portanto abandona o setor e a avenida esta solta.
    7- Criciuma 4×0 ganhando com tranquilidade, mas o Vasco de Jorginho mal escalado quase complicou dando sorte de ganhar,sera que ele nao percebe que algo esta errado no conceito dele que precisa ser revisto.
    8- Douglas e Andrezinho jogam na mesma linha de meio de campo nao se articula as jogadas de ataque, sendo que o correto era Mattos esta no lugar do Pikachu para poder liberar o talento de Douglas nos chutes de fora da area.
    9- Termina o primeiro tempo vejo o Jorginho caminhando para o vestiario percebe-se claramente que nao sabe fazer leitura do jogo. Goias nao marcou gol por que sao muito ruim este time que esta a 4 pontos da zona de rebaixamento.
    10 – Evander nem no banco esta , minha pergunta e Pikachu e a melhor opcao de meio de campo do Vasco ? Acho que o Barcelona deveria comecar observar o Pikachu e esquecer o Evander pois na concepcao de Jorginho Pikachu e melhor opcao de meio de campo do Vasco.
    11- Vamos la, Douglas e titular por que entrou fez aquele golaco e tem bom passe e habilidade. E qual a razao de Jorginho escalar Douglas de cabeca de area cansar o jogador, perder seu potencial de chegar em frente a area adversaria. Nao faz sentido sua colocacao em campo.
    12- Comeca o segundo tempo ele corrige a salada inicial com a entrada do Mattos na cabeca de area e libera Douglas para criar, espero que o Vasco nao receba castigo depois de ele consertar a salada.
    13- Vamos la Vascao agora eu acredito apesar de nao entender a saida do Ederson mantendo o xodo dele pikachu em campo .
    14- Pikachu faz boa jogada pela direita para calar minha boca.
    15- 7 minutos de jogo ate o momento a farra do meio de campo do Goias dominado o Vasco .
    16- PQP que jogada do Vasco , grande jogada do Nene lancando na direita , bola cruzada na area quase Pikachu marca o gol do Vascao/.
    17 – Tecnico do Goias percebeu que o Vasco passou a dominar o meio de campo tirou o Carvalho e colocou um cabeca de area.
    18- Vasco continua dominado o meio de campo.
    19- 23 minutos Pikachu teve a chance do jogo ate agora e nao marcou com a cabeca , vamos la Vascao.
    20- Merda quase o Goias marca em dois lances seguidos e Martin Silva salvou nas duas vezes.
    21 -PQP o Vascao marcou um gol com Marcelo Mattos, caramba que bom que o Jorginho percebeu a merda do primeiro tempo.
    22- O gol premia a melhor postura tatica da equipe no segundo tempo.Vamos la Vascao.
    23- Gilson Kleina muda a equipe pode ela mais ofensiva isto pode ajudar o Vasco ampliar o placar.
    24- Nao e mole nao aqui no Vascao tem Sao Martin Silva kkkkkkkkkk.
    24- Jorginho mexe mal na equipe tira Nene , coloca o William , em uma clara posicao que quer garantir o resultado magro.
    25- Castigo para o Vasco falha de posicionamento de Jomar e Martin silva nao saiu gol do Goias.
    26- Bem fim de jogo segundo tempo a postura do Vasco foi outra tivemos a chance de ganhar a partida , mas no final fomos castigados.Agora e observar se realmente Jorginho entendeu que um time com 4 no minimo no meio de campo a coisa funciona.Se nao tivesse colocado em campo o Mattos seria mais um fumo para o Vasco. Eu acredito neste time se Jorginho fizer a leitura de jogo com os jogadores disponiveis no atual elenco .

  6. Me dói falar (mal) do Vasco (time), mas lá vai:

    Ontem vi mais do mesmo. Confesso, cheguei a dormir. Mal consegui ver o final do jogo. Era como estar vendo um vídeo de jogos passados. De diferente para mim foi ver Pikachu de ponta esquerda. Legal. Ou não.

    Time começa – jogo de ontem – sem cabeça-de-área, depois recompôs. Time já começou com cabeça(s)-de-área, e terminou sem. Afinal, como esse time joga?

    Jorginho disse: “– Não conseguimos encaixar a marcação do meio-campo deles. Permitimos com que fizessem a bola girar, principalmente da esquerda para direita.”
    Sempre foi assim, contra TODOS os adversários, e só agora ele percebeu? Venho dizendo isso faz tempo, Jorginho. Da esquerda para direita e vive-versa. O time só encara o adversário que está com a posse de bola, numa marcação mais ostensiva, já muito perto da área, quase dentro. É só rever TODOS os jogos desse time.

    Se pudesse me perguntar, claro, ele me perguntaria: Você é treinador de futebol? Já treinou algum time antes?
    Não, nunca. Responderia.
    Isso não quer dizer que se eu fizesse sua DIRPF e a Receita lhe desse uma “cravada” ele não poderia me dizer que trabalhei errado. Certamente o faria também. Apenas um exemplo, talvez ele mesmo desenvolva sua DIRPF.

    Assim, vou me ater de agora em diante a testemunhar – sem opinar – pois nem comentarista de futebol sou.
    No meu tosco modo de ver as coisas, não sou profissional do ramo, não sairemos disso. Daí para pior, que só não é de todo ruim devido a qualidade de vários jogadores, alguns já de idade para aplicação do que se pretende necessário. Desculpe, pelo menos para mim. Mas eles, os de idade mais avançada, compensam com suas qualidades. Assim conquistamos títulos a nível estadual. Mas eu já dizia: demos sorte!
    No meu entendimento a marcação começa, imediatamente, quando se perde a posse de bola. E não voltando até a entrada de sua própria área para exercê-la. Que é como fazemos.
    Nisso aí tem profissionais do ramo que corroboram comigo. Muitos.
    Aliás, se eu fosse um profissional do ramo, um treinador, NUNCA dirigiria o meu time, treinado por mim, da beira dos campos. Eu veria TODOS os jogos de cima. Do nível da arquibancada. Das cabines de transmissão.
    Manteria um auxiliar na beira para transmitir o necessário durante as partidas. Ele, Jorginho, até tem um. Eu também quereria o meu.
    Para mim, o nível de visão visto do mesmo plano é algo insano para as devidas observações. O posicionamento é algo a ser considerado numa partida. E deve ser aplicado a cada uma delas. Diferentemente.
    Há pecados, mortais muitas das vezes, no posicionamento do time não corrigido ao longo de todo esse tempo.
    Posicionamento quando temos e não temos a bola.
    Quando temos, o passe SEMPRE é dificultado em virtude dele (estar errado / quase todos os jogadores).
    Quando não temos, perdemos a GRANDE maioria das chamadas “segundas bolas”. Seja no ataque ou atuando na defesa.
    Bem, claro que não digo isto aos “inimigos”. Só o faço aqui, lavando a roupa suja em casa.
    Vou me recolher à insignificância de meus parcos conhecimento futebolístico e vou torcer apenas.
    Mas acho que desse mato não sai mais coelho. Nem coelho e nem marcação ou posicionamento mais adequados.

    Abraços a todos.

  7. Fato interessante ! Alguem da comissao tecnica trouxe um problema para o Vasco com a vinda de Douglas para jogar no meio de campo, pois atropela uma sequencia que seria natural , a manutencao desde jogador por mais um periodo na base. Porem tudo mudou agora , pois sem duvida se o cara e o Jorginho parabens para ele , esta surgindo um jogador muito interessante para o meio de campo do Vasco que infelizmente em funcao da economia brasileira, monopolio de uma emissora, empresarios, entre outros fatores, nao fica nem dois anos. Jogador fantastico com uma habilidade incrivel, um passe quase que preciso, uma velocidade por um setor que e congestionado , mas tem a habilidade de conduzir a bola como poucos. Sim precisa crescer mais , procurar companheiros mais bem colocados e soltar a bola. Agora nossa diretoria tera que lidar com a questao contratual para um jogador de apenas 18 anos.
    Eu gostaria muito que a diretoria procurasse de alguma maneira com patrocinador, marketing , etc manter este jogador pelo menos dois anos e nao ceder , este jogador vale no minimo sem perdao 100 milhoes de reais, e um craque, logo os grandes clubes irao vor em cima deste jogador . Vender este jogador abaixo deste valor e nao gostar de business. Mas confio no Dr. Eurico , agora as coisas estao caminhando em sao januario/.

  8. http://www.netvasco.com.br/n/183239/jorginho-explica-mudanca-no-time-no-2-tempo-e-elogia-atuacao-dos-jovens
    Quem ler esta reportagem inteira vera esta afirmacao “”””””” É uma forma de jogar. – disse Jorginho. “””””””” apos ao final do jogo comentando a mudanca tatica.
    1- Como assim ” e uma forma de jogar’ ? Jorginho meu querido no fundo do coracao quero que vc fique muitos anos no Vasco , pois todos torcedores sabem que e um profissional cumpridor dos seus deveres, mas pelo amor de Deus o futebol brasileiro nunca ganhou nada jogando com 3 jogadores de meio de campo e para te informar na decada de 1950 na copa do mundo jogamos com 2 jogadores de meio de campo 4 na defesa e 4 no ataque , Ganhamos dos times da europa de goleada , mas quando jogamos com a catimba dos uruguaios congestionado o meio de campo , perdemos de 2×1 uma final.
    2- Quando Lazaroni ganhou a copa America com Romario marcando os gols e Silas no meio de campo achei que iriamos para a copa bem armados com os jogadores que tinhamos , afinal jogavarmos com 4 no meio de campo , mais ao chegar a copa Lazaroni decide jogar com 3 zagueiros(igual a 3 atacantes ) com apenas 3 jogadores de meio de campo , sendo 2 cabecas de area Dunga e Alemao e apenas Valdo na criacao e dois atacantes Muller e careca , resultado fora da copa jogando muito mal. Mesmo o Felipao na copa de 2002 jogando com 3 zagueiros ele jogou com 4 jogadores de meio de campo , com dois laterais , e apenas o Ronaldao no ataque, mas tinhamos o Rivaldo e Ronaldinho Gaucho que chegavam a area adversaria para finalizar.ganhando a copa do mundo com 4 meio de campo.
    O mesmo Felipao usando o Esquema do Jorginho com 3 atacantes *Hulk, Fred e Neymar com apenas 3 no meio de campo saiu de uma copa do mundo perdendo de 7.
    Para finalizar Jorginho, este mesmo Vasco com 3 zagueiros e 3 no meio de campo perdemos de 7×2 para o Atletico do Parana, tem certeza que quer manter este esquema de 3 jogadores de meio de campo?

  9. Estou esperando demitirem o Jorginho,já estamos ameaçados de perder a liderança,parece que estão esperando a hora de sair do G4 da Série B pra demitir ele,faz tudo errado.

  10. O rejuvenescimento da equipe – evidentemente que forçado pelas contusões/suspensão – foi o ponto positivo do jogo de ontem. Os resultados estão sendo abaixo do esperado, mas a distância para o 4º/6º colocados continua na faixa de 6/7 pontos, o que demonstra que aqueles que terminaram o 1º turno nas 5 primeiras posições também estão sentindo a mesma dificuldade(as exceções são o AtlGo, com 12 pontos conquistados e o Brasil, com 10, enquanto o Vasco fez 6, o CRB 5 e o Ceará 3, ressaltando-se que ninguém mais se aproximou).
    Minha preocupação maior é que – na temporada, incluindo Carioca e CBrasil – o Vasco emparou 13 vezes, com um empate em 0x0(Ceará). No mais, em 8 jogos estávamos ganhando, sendo que em 6 jogos sofremos o empate nos últimos 15 minutos, quando o Jorginho coloca o time para trás. Nos outros 4 empates, estávamos perdendo e buscamos os empates nos últimos e sufocantes minutos(Riascos, aos 82′ contra o Fla; Vaz, aos 55′(aí não foi no finalzinho) contra o Botafogo; Luan, aos 88′ contra o Santa Cruz; e, Vaz, aos 92′, contra o CRB.
    Outro detalhe: como o Thalles foi decisivo no gol da vitória contra o Oeste, afinal ele é que foi atrás de uma bola quase perdida e cruzou para o gol do Pikachu, é provável que seja castigado ficando alguns jogos sem entrar(ontem, se era para sair o Ederson ele tinha que ter entrado). Digo isto, porque: 1) em SJanuário fez um golaço(1×0) contra o Botafogo, e ganhou o “banco” como prêmios; 2) em Belém, entrou aos 27′ do 2º tempo, fez o gol da vitória numa bela cabeçada e, em seguida, não entrou nas partidas contra o Flu(em Manaus), Fla(em Manaus, decisão da Taça GB) e nas duas partidas da decisão contra o Botafogo.
    Jorginho, assim como seu líder Dunga – de quem foi auxiliar por 4 anos na Seleção – ADORA perseguir alguém. No Vasco, escolheu Thalles – que deixou de se concentrar no dia em que seu avô faleceu(o que o religioso Jorginho não entende) – e, mais recentemente, o William Oliveira, que começou bem, mas “achou” de casar justo num dia em que o Vasco jogaria contra o CRB. A Diretoria autorizou e dispensou o William, mas o Jorginho não é de perdoar.
    Ontem, como o Madson atravessa uma fase muito ruim, seria mais lógico que começasse com o Pikachu na lateral(onde visivelmente rende mais) e o Marcelo Mattos na cabeça de área, o que favorece a atuação dos zagueiros. Mas, como sempre o Vasco perde os primeiros 45 minutos. Para o 2º tempo, bastava recuar o Pikachu para a lateral(onde o Madson mais uma vez estava mal, inclusive perdendo um gol feito quando ganhávamos por 1 x 0, chutando por cima do goleiro – que estava na entrada da grande área – e da trave), colocando o MMatos e substituindo o Henrique(que também jogava mal, para a entrada do promissor Alan Cardoso).
    Como adora complicar, passou o Pikachu para o ataque e tirou o Ederson, quando tinha – no banco – 2 centroavantes. A propósito: por que o Caio Monteiro, não está mais ficando no banco? Será que é represália porque foi convocado para a Seleção Sub-20, dias atrás?
    Sei não se com Jorginho chegaremos a um final de ano feliz. Afinal, no 2º turno, estamos empatados com o Tupy na 15a. colocacação(6 pontos), e somente à frente do CRB(5 pts), Naútico(5 pts), Oeste(5 pts) e Ceará(3 pts).
    Nessa toada, podemos ser ultrapassados e nem o 4º lugar, conseguir.
    Já nem falo na Copa do Brasil.

  11. Jorginho só tem errado nos último 5 meses,time defensivamente está frágil e no ataque não tem intensidade,sem falar que tem usado pouco jogadores como Andrey,Matheus Vital,Evander e Caio.Monteiro,está difícil entender essa insistência no Jorginho.

  12. Preocupado com o próximo jogo em são januario! O time sofrerá muita pressão da torcida que está há tempos insatisfeita com o time e, principalmente, com o JorZinho! Espero que o time consiga a vitória para nos mantermos na liderança pois acho que se perdermos a liderança, esse time velho e mal treinado dificilmente conseguirá se recuperar. Ta difícil!

  13. Roger Machado livre no mercado,um dos melhores técnicos do Brasil,estilo parecido com Tite,gosta de times rápidos que controlem o jogo,gosta de usar a base,Eurico tinha que dar um contrato de longa duração pra ele,ia montar um time já na Série B e ia começar a Série A com um time mais equilibrado.Daqui a pouco Botafogo ou Fluminense vão atrás dele e ferra com o Vasco,o Vasco tem que pensar grande.

  14. Que segundo tempo? Fala serio, não jogamos nada. Todos jogam e não respeitam mais o Vasco, time que é incapaz de jogar bem contra fracos times. Terminamos com 3 volantes contra o Goiás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *