A Vitória do Pioneirismo
Foi do Vasco o privilégio de ser o primeiro clube carioca a excursionar pela Europa. O pioneirismo e a inexperiência não impediram que o time jogasse com os melhores de Portugal e Espanha, levantando bem alto o nome e o gigantismo do Vasco. Em terras portuguesas, a delegação foi celebrada e homenageada com entusiasmo por onde passou. Destacados jornais abriram espaço em suas colunas esportivas para elogiar o melhor do futebol brasileiro, reverberando a superior qualidade do jogo empreendido pelo Vasco. Essa iniciativa marcou o início do fim do amadorismo no futebol. Jaguaré, “o Dengoso”, e Fausto, “o Maravilha Negra”, deixaram o Vasco para jogar profissionalmente pelo Barcelona.
Mostraremos a seguir a síntese e as imagens de mais esta epopeia histórica que só o Club de Regatas Vasco da Gama poderia promover!
A Organização da Comitiva
Sob a presidência do senhor Raul da Silva Campos, a delegação estava assim organizada:
JOGADORES – Jaguaré Bezerra Vasconcelos, Waldemar Sá Couto Guimarães (goleiros); Luiz Gervazoni (Itália), Alfredo Brilhante (zagueiros); Alfredo Tinoco, Fausto dos Santos (o Maravilha Negra), Sebastião Paiva Gomes (Molla), Luiz Ferreira Nesi, Antonio Castro Reis (Rainha) (meio campistas). Daniel Augusto Magdalena (Bahianinho), Carlos Paes (84), Moacyr Siqueira de Queiroz (Russinho), João Ghisoni, Mario Mattos, Sebastião Sant’Anna (atacantes); todos do Vasco, além de Fernando Giudicelli do Fluminense, Nilo Murtinho Braga, Carlos Carvalho Leite e Benedicto de Moraes Menezes, do Botafogo que integraram a delegação de comum acordo com a AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Athleticos) – entidade a que estavam filiados os clubes que disputavam o campeonato de futebol amador do Rio de Janeiro.
DIRETORES: Capitão Orlando Eduardo da Silva (diretor técnico); Eduardo da Fonseca Filho (tesoureiro), José da Silva Rocha “Rochinha” e Harry Welfare (treinador).
Resultados dos Jogos Realizados
Espanha – Barcelona – Estádio Las Corts
28/06/1931 – Barcelona 3 x 2 Vasco da Gama (Nilo e Carvalho Leite)
29/06/1931 – Barcelona 1 x 2 Vasco da Gama (Carvalho Leite e Russinho)
Espanha – Vigo – Estádio Municipal de Balaídos
05/07/1931 – Celta 2 x 1 Vasco da Gama (Russinho)
07/07/1931 – Celta 1 x 7 Vasco da Gama (Bahianinho – 3 gols, Russinho, Nilo – 2 gols, e Mario Mattos)
Portugal – Lisboa – Estádio do Lumiar
12/07/1931 – Benfica 0 x 5 Vasco da Gama (Mario Mattos – 2 gols, Russinho – 2 gols e Nilo)
Portugal – Lisboa – Campo das Amoreiras
15/07/1931 – Combinado Benfica, Vitória e Casa Pia 2 x 4 Vasco da Gama (Russinho – 3 gols, e Nilo)
Portugal – Porto – Estádio do Amial
22/07/1931 – Porto 1 x 3 Vasco da Gama (Russinho, Carvalho Leite e Nilo)
26/07/1931 – Porto 2 x 1 Vasco da Gama (Carvalho Leite)
Portugal – Lisboa – Campo da Amoreiras
30/07/1931 – Vitória 1 x 1 Vasco da Gama (Carvalho Leite)
Portugal – Lisboa – Campo Grande
02/08/1931 – Sporting 1 x 4 Vasco da Gama (Nilo – 2 gols, Carvalho Leite e Ghisoni)
Ainda em meio a festas e homenagens proporcionadas pelos portugueses nas localidades por onde a delegação passou, tiveram especial aspecto as exibições ocorridas em Ovar e Póvoa de Varzim, justamente terras dos ex-presidentes Francisco Marques da Silva e Raul da Silva Campos, onde o Vasco aplicou as seguintes goleadas: 9 a 2 contra o combinado dos Poveiros-Boa Vista (22/07/1931) – gols de Tinoco (3), Benedicto (3), Santa’Anna (2) e Fernando; e 6 a 2 contra a Associação Ovarense (24/07/1931), gols de Russinho (3), Nilo, Bahianinho, Carvalho Leite.
No total de 12 partidas, o Vasco obteve 8 vitórias; 1 empate e 3 derrotas, somando 45 gols pró e 18 contra.
O Desembarque e a Exibição Cinematográfica da Excursão
No dia 16 de agosto de 1931, a delegação vascaína desembarcava no Cais Mauá pelo mesmo navio em que viajou para a Europa, o Arlanza. Milhares de vascaínos foram recepcionar a equipe que tanto sucesso teve em solo estrangeiro.
A envergadura de tal feito e o enorme interesse proporcionou a realização do cine-noticiário da excursão, que registrou todos os jogos realizados pelo Vasco, sendo exibido no cinema Eldorado!
*Imagens fotográficas gentilmente cedidas por José Augusto Campos
Registro jornalistico Diário de Notícias e Correio da Manhã (acervo da Biblioteca Nacional)
Texto: Henrique Hübner
Diretor do Centro de Memória do Club de Regatas Vasco da Gama
Fonte: Site do CR Vasco da Gama
Registro Espetacular. Mostra a grandeza de nosso clube desde o inicio.
Fantastico.
SV
Precisamos voltar aos nossos grandes dias de glórias do passado. Estamos no caminho certo com a recuperação do nosso patrimônio e da credibilidade da Instituição, tão abalada pelos aventureiros que passaram pelo poder. Espero que nosso quadro social nunca mais caia na esparrela de permitir que novos aventureiros tomem de assalto nosso Clube que quase foi destruído pela irresponsabilidade e falta de amor dessa corja.
Matéria sensacional, nosso centro de memória está de parabéns por esse belíssimo acervo que mostra o quão gigante o club é!
A Nossa INSTITUIÇÃO é CONHECIDO lá fora é GRAÇAS a essa EXCURSÃO feita de NAVIO ao VELHO CONTINENTE e que por sinal, foi o PRIMEIRO CLUBE BRASILEIRO que excursionou pela EUROPA e por isso é que somos MUNDIALMENTE CONHECIDOS, e o CLUB de REGATAS VASCO da GAMA tem algo que os demais clubes brasileiros não tem !
UM RICO LEGADO do SEU PASSADO !
Outro golaço do CASACA. Que mais recordações apareçam por aqui nesse nível!!!
Boa tarde, gostaria que vcs editassem um livro histórico do Vasco com essas fotos e recortes de periódicos de época que sempre vejo aqui. É para presentear meus filhos e vários vascaínos que não têm acesso ao Casaca. O manifesto anti-racismo, os camisas negras, o expresso da vitória, o mundial de 57, enfim é uma história riquíssima, ímpar no futebol brasileiro. Merece um livro, ou até uma coletânea.
Pessoal, houve uma atualização dessa matéria no site oficial com as devidas correções que tinham de ser feitas.
E a imprensa sempre escondeu e esconde, esse fato glorioso!
por falar em camisas negras: FOR GENTILEZA, AVISEM AO MARKETING PRA RECOLOCAR À VENDA A 3A. CAMISA NEGRA E DOURADA DE VOLTA!!!!!
alguém do Casaca tem esta informação?
uma coisa é pedir autorização do SBT e por em venda aquela camisa histórica (que espero até hoje), outra coisa é TIRAR DE VENDA UMA CAMISA LINDÍSSIMA COMO É A PRETA E DOURADA, COM possibilidade de numero e nome (personalização)!!!!
e mais: este nova camisa oficial do Vasco não tem do tamanho GG na loja oficial do clube em SJ!!!!! dureza hein…..