ImprensaNotícias
14

Homenagem ao grande vascaíno Eliakim Araújo

A torcida do Vasco perdeu neste domingo um grande torcedor e corajoso representante cruzmaltino no jornalismo brasileiro, algo raro nesse meio que historicamente sempre perseguiu o clube.

Eliakim Araújo faleceu aos 75 anos, mas deixou alguns textos enaltecendo e defendendo o Vasco. Dentre estes, iremos relembrar um em especial, principalmente pelo momento em que foi escrito.

Um momento de verdadeiro massacre midiático do clube, logo após a primeira partida da final do Brasileiro de 2000, o empate em 1 a 1 contra o São Caetano. Durante semanas o Vasco foi atacado e caluniado e ninguém da mídia teve coragem de fazer o contra-ponto e principalmente, dizer a verdade.

Pois Eliakim Araújo teve.

Que sua trajetória corajosa e independente sirva de exemplo para novos profissionais da imprensa que se dizem vascaínos, mas pouco fazem em defesa do clube.

Nossos sentimentos à família e amigos.

O LINCHAMENTO DO VASCO

Por Eliakim Araujo

“Estou impressionado com a ira de grande parte da imprensa contra o Vasco. O furor contra o Vasco de Eurico Miranda é cego, quase irracional. Comentaristas respeitáveis deixam de lado a imparcialidade e a coerência para despejar contra o Vasco um ódio próprio da idade da pedra.

Está-se armando um golpe do mais baixo nível contra o Vasco. Eurico tem muitos defeitos, mas é um dirigente que bate e dá a cara para bater. Com isso, ganhou inimigos poderosos na mídia, sobretudo nas organizações Globo. Todo mundo sabe que Eurico e o chefe de esportes do jornal o Globo têm uma briga feia na Justiça. Todo mundo sabe que, recentemente, Eurico proibiu a equipe da Rádio Globo de transmitir uma partida do Vasco em São Januário.

Todo mundo sabe que Eurico sempre questionou os horários impostos pela TV (leia-se Globo) para transmitir o futebol. Apesar disso tudo, talvez por motivações clubísticas ou regionalistas, todos se voltam contra o Vasco. É um verdadeiro linchamento do Vasco o que estamos assistindo. É como se a razão fosse deixada de lado e os linchadores quisessem fazer justiça com as próprias mãos.

Quem acompanhou com cuidado a transmissão da Globo pôde observar a mudança de posição repentina da equipe. O comportamento paciente da torcida durante todo o tempo de socorro às vítimas foi enaltecido por Galvão e sua equipe. O ex-árbitro Wright chegou a comentar sobre o risco da suspensão do jogo. Qual seria a reação dos 40 mil torcedores do Vasco que aguardavam disciplinadamente o atendimento das vítimas, indagou Wright.

Depois de quase 1 hora de paralisação, a posição da Globo mudou. Todos passaram a atacar violentamente a continuação da partida. Ninguém sabe porque, mas dá prá desconfiar. O fato é que o governador Garotinho, aproveitou o momento importante, uma transmissão em rede nacional, para fazer a média de que tanto precisa. Preferiu desmoralizar o coronel comandante dos bombeiros e chefe da defesa civil, que acabara de dar entrevista no meio do campo, garantindo que tudo estava serenado, a segurança fora reforçada e a partida poderia continuar.

Assim, a Globo ficou no ar o tempo que quis e encerrou a transmissão sem prejudicar a grade da programação, voltando com a novela das seis no horário normal. Hoje a Globo coloca no ar meia verdade: só o que Eurico falou depois da ordem de cancelamento, quando ofendeu o governador Garotinho. O que ele disse uma hora antes logo depois do incidente, quando pregou o socorro prioritário às vítimas, é omitido. Por má fé ou ingenuidade, a imprensa não está conseguindo separar o ódio ao dirigente do ódio ao clube. E Eurico foi transformado no grande vilão, culpado de todas as mazelas e sacanagens do futebol brasileiro. Todos os outros cartolas viraram santos e estão prestes a serem canonizados pela mídia.

E a falta de memória dos nossos cronistas… Acidentes em estádios de futebol são deploráveis, mas infelizmente acontecem com certa freqüência. Quem não se lembra das cenas de horror na Bélgica, numa decisão de copa européia, quando quase 40 torcedores foram imprensados contra o alambrado e morreram asfixiados tentando fugir de uma briga. E no Maracanã, mais recentemente, em jogo do Flamengo, a grade de proteção da arquibancada cedeu e seis torcedores morreram ao despencar no espaço. Em ambos os casos, os jogos foram realizados e repercussão foi praticamente nenhuma perto do que estamos assistindo.

Dá prá imaginar o que teria acontecido se uma das vítimas de São Januário tivesse morrido… Não duvido até que os linchadores tivessem torcido por uma tragédia maior para que a crucificação do Vasco fosse mais expedita. Querer dar o título ao São Caetano, como se a briga na arquibancada fosse fomentada pelos dirigentes é bestial, é a mais completa falta de equilíbrio.

Até o deputado paulista Michel Temer, presidente da Câmara dos Deputados, quer tirar sua casquinha. Deu declarações afirmando que vai acelerar o processo de perda da imunidade parlamentar de Eurico Miranda. Sem dúvida, uma ótima jogada política. Assume uma a posição simpática perante a mídia e ganha votos em seu território eleitoral, com a adesão de torcedores e dirigentes de clubes paulistas. Tudo contra o Vasco.

A paixão das torcidas adversárias é perfeitamente compreensível. Afinal, um quarto título nacional daria ao Vasco uma posição respeitável no ranking do futebol brasileiro. O certo, então, é tentar dar o título ao São Caetano, provavelmente este será o único título nacional dessa equipe paulista, deduzem os torcedores em sua paixão clubística. Com a posição adotada pela maioria da mídia, com os políticos querendo fazer média e todas as torcidas contra, a verdade é que os ingredientes estão prontos para a receita do golpe contra o Vasco.

É preciso deixar de lado o ódio e a paixão. Os fatos devem ser analisados com justiça e serenidade. Não se pode, em nome de uma briga da mídia com um dirigente, sacramentar uma injustiça contra uma das maiores torcidas do Brasil. Do jeito que a coisa vai, não é difícil que cruzadas se formem para invadir e destruir tudo que diga respeito ao Vasco e seus torcedores sejam queimados em praça pública.

Por favor, senhores, menos paixão e mais razão.”

14 comentários sobre “Homenagem ao grande vascaíno Eliakim Araújo

  1. Perdemos uma GRANDE VASCAÍNO do meio Jornalístico, aliás; era uma das poucas vozes que defendia a nossa INSTITUIÇÃO de forma VERDADEIRA, HONESTA, IMPARCIAL sem visar nada em troca !

    Na Certeza que está RESSUSCITADO diante do CORDEIRO de DEUS, e estão fazendo a companhia, o Goleiro Barbosa, a Dulce Rosalina, Denner, formando assim um ESQUADRÃO VASCAÍNO CELESTE.

    Que DEUS traga o conforto aos seus FAMILIARES e a sua ESPOSA e COMPANHEIRA LEILA CORDEIRO!

  2. Nunca negou sua vascainidade, mas só teve essa atitude por já estar fora da mafiosa do JB, apesar de outros de emissoras distintas não se manifestarem.

  3. Vai fazer falta. Fiquei emocionado ao reler o texto. Infelizmente, no Brasil atual é fácil encontramos Xico Sá , Juca Kfouri, Trajano e outros paladinos da moralidade alheia. Agora, convenhamos, será dificil, muito dificil, encontrarmos outro Eliakim Araújo. Ao Eliakim nada…

  4. Grande vascaíno e pessoa de caráter. Trabalhei muitos anos com o irmão dele, vascaíno e médico também.

    Um autêntico hexa-campeão invicto!

    Justa homenagem do CASACA

  5. São nos momentos de maior adversidade que se separam os PROFISSIONAIS dos profissionais, os ÉTICOS dos inescrupulos, o JORNALISTA verdadeiro do simples escritor de notícias. Pela matéria supra transcrita, pelo período em que foi escrita e sem esconder o que pensava do poder midiático da época, Eliakim Araujo ganhou meu respeito, minha simpatia e minha gratidão. Descanse em paz Eliakim, você cumpriu sua missão.

  6. Valeu Eliakim.

    esperei pra fazer este comentário hoje após todos os programas de radio e tv…
    http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2016-07-16/homem-morre-espancado-por-torcida-organizada-em-bento-ribeiro.html

    como bem disse o Cosenza, CADÊ A COMOÇÃO DA MIDIA SUGERINDO UMA CAÇADA AOS ASSASSINOS DO TORCEDOR DO BOSTAFOGO?????

    QUANDO O TORCEDOR DO VASCO MATA UM FLAMENGUISTA VEM ATÉ O FBI INVESTIGAR…..E QUANDO OS FLAMERDISTAS MATAM?????? FIQUEI ESPERANDO PRA VER OS PROGRAMAS:

    – DA ESPN: NADA!!!!!!!!!!!
    – DA GLOBO: NADA!!!!!!!!!!
    – DA BAND: NADA!!!!!!!!!!!!!!
    – DA FOX: NADA!!!!!!!!!!!!!!

    OU SEJA QUANDO A GLOBO NADA FALA, OS OUTROS VEICULOES DE MERDA DA IMPRENSA NADA FALAM TB!!!! QUE ÓTIMO!!!! VIVA A LIBERDADE DE IMPRENSA monopolista !!!!

    e ainda querem que o torcedor do Vasco saia de camisa do Vasco por aí, como se vivessemos na SUIçA!!!!!!!! e não em Bagdah!!!!!!!!!!!!

  7. Vascaíno da mídia, considerado celebridade, mas que nunca se omitiu e sempre mostrou sua origem vascaína, assim como a Leila Cordeiro, sua mulher. Além disso, tecnicamente falando, ambos eram excelentes jornalistas e apresentadores. Uma perda realmente grande.

  8. Pensei em escrever algo para homenagear o Eliakim Araujo. Profissional independente, que praticava jornalismo sem esterilizar seus princípios. Mas recebi um texto do amigo Jose Antonio Simões que relata passagens do Eliakim no tão metamorfoseado jornalismo e vou compartilhar com vocês:

    O íntegro jornalista Eliakim Araújo morreu aos 75 anos, nos EUA, neste domingo, 17 de julho. Por atuar com dignidade não obteve o merecido sucesso na televisão brasileira.
    Uma de suas rebeldias foi na época em que a entreguista e poderosa TV Globo perseguia, injuriando impiedosamente, com mentiras sórdidas, Leonel de Moura Brizola. Eliakiam era assumidamente brizolista. Os donos da Globo sabiam disso. Era obrigado a ler “O editorial de O Globo”, que era porrada no Brizola; porrada aberta, e Eliakiam ficava indignado. Uma vez chegou um editorial extremamente desonesto, jogo sujo, especialidades da TV Globo. Então, o jornalista levantou o papel e, ao invés de ler no teleprompter, leu com o papel levantado na mão para mostrar que aquilo era trabalho forçado. Quando Eliakiam saiu do estúdio, o poderoso diretor Alberico Sousa Cruz, disse: “Mas o que é isso?”. E ele respondeu: “Fiz isso porque não concordo com o que está escrito”. A TV Globo foi obrigada a engolir Eliakiam por mais algum tempo, mas logo depois o dispensou. Os conflitos com a TV Globo eram permanentes. Não havia a mínima liberdade no trabalho.
    Na época da doença e morte do Tancredo, por exemplo, Eliakim foi escalado para dar a notícia do falecimento. Tinha que estar lá o dia todo de plantão, esperando a morte chegar. Um dia, durante esse plantão, seus filhos exigiram sua presença. Pegou o telefone, ligou para a diretora Alice Maria e disse: “Eu preciso ver meus filhos, em breve estarei de volta”. Ela respondeu: “Você não vai”. Ele retrucou: “Vou, Alice. São meus filhos”. E ela: “Em primeiro lugar está a sua obrigação com a TV Globo”. “Não, em primeiro lugar estão os meus filhos”. Quando ele voltou, estava suspenso. Tancredo morreu no domingo à noite… quem leu a notícia foi o Sérgio Chapelin. Vários conflitos aconteceram. Mas, isso nunca o incomodou. Eliakiam acreditava ser importante estar sempre na luta, nunca se acomodar.
    O Club de Regatas Vasco da Gama homenageou o jornalista vascaíno Eliakim Araújo, o qual em sua brilhante carreira sempre se pronunciou com amor ao clube que era sua paixão.

    Saudações,
    JA Simões

    1. E foi lamentável o quão seco e constrangedora foi a despedida nos programas jornalisticos da Globo.
      Falar bem de Eliakim, seria como se falassem mal das suas próprias posturas e suas inescrupulosas histórias.
      Grande Eliakim Araújo, um Vascaino merecedor de uma homenagem, por sua postura profissional, em campo amanhã contra o Santa Cruz.
      Imparcialidade e honestidade no Jornalismo, seu nome era Eliakim.

  9. Excelente iniciativa essa homenagem!Guardo com muito carinho esse arquivo em papel ,entre vários outros,dessa época dificílima para o VASCO.Grande Eliakim,jornalista de verdade!

  10. Foi uma GRANDE PERDA!

    Era uma vascaíno, LEGÍTIMO, GENUÍNO e VERDADEIRO, sempre defendeu a NOSSA INSTITUIÇÃO e jamais negou esse SENTIMENTO e carregava a ESSENCIA CRUZMALTINA!

    ¨A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lampada. As nações andarão mediante a sua luz, e os reis da terra lhe trazem a sua glória. E lhe trarão a glória e a honra das nações. ¨ (Apocalipse: 21,23-24,26)

    ¨Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando oseu fruto de mes em mes e as folhas da árvore são para a cura dos povos.¨ (Apocalipse: 22, 1-2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *