HistóriaSem categoria
0

Em noite de Chico, a conquista do tri do Torneio Municipal

 

Na noite de 26 de junho de 1944, no Estádio de São Januário, o Vasco vencia o 3º jogo final da melhor de três contra o  Fluminense por 1 a 0, gol de Chico aos 21 minutos do 2º tempo, e conquistava de maneira heroica o tri do Torneio Municipal. No ano seguinte voltaria a vence-lo, sagrando-se tetra e tornando-se o maior campeão da história deste campeonato.

Este seria o último título do treinador Ondino Vieira no comando do cruzmaltino. O  comandante uruguaio, “arquiteto” do Expresso da Vitória, treinaria o Vasco em apenas mais uma oportunidade, na vitória por 3 a 0 sobre o Botafogo pelo Carioca de 1946. Posteriormente , a histórica esquadra vascaína viria a ser treinada por Flávio Costa.

O Vasco atuou na finalíssima desfalcado de 5 jogadores, sendo 3 suspensos pelo tribunal desportivo (Jair, Rubens e Santo Cristo) e dois contundidos (Augusto e Alfredo). Entraram em campo para a conquista do título: Barbosa, Jorge e Sampaio; Nilton, Eli e Argemiro; Friaça, Djalma, Lelé, Elgen e Chico.

“O vestiário dos vascaínos ficou atopetado de gente, findo o match de ontem. Dirigentes, fans e jornalistas lá compareceram em massa a felicitar os heróis da grande noitada. Chico, que alcançou o reservado carregado pelos torcedores, não se cansava de gritar, acompanhando o tradicional ‘Casaca,Casaca,Casaca’ levantando os braços feito um louco. Quando desceu, veio até nós, num gesto instintivo , e contou como fez o tento de honra:

– Tive a sensação de que algo sucederia comigo naquele lance. Estava disposto mesmo a me acabar, mas fazer o impossível para colocar em pânico a retaguarda tricolor. Desloquei-me para esquerda e quando vi que a bola tinha vindo, suspendi a canhota com todas as forças que Deus me deu. Por meu filho, que nunca me senti tão satisfeito quando percebi que havia aberto a contagem”

js01

Jornal dos Sports (27/06/1946)

“Poucas vezes o nosso público terá presenciado a uma partida de futebol disputada com o ardor de vinte e dois jogadores num gramado[…] Não foram poucas as vezes que o público se emocionou diante de uma jogada espetacular.”

gazetadenoticias

Gazeta de Notícias (27/06/1946)

“O Vasco da Gama acaba de levantar o segundo torneio deste ano. Incontestavelmente brilhante foi a campanha cruzmaltina durante todos os compromissos do Municipal, culminando com a vitoria de ontem. O jogo, terceiro de uma serie. cujos dois primeiros foram salpicados de incidentes, disputados num ambiente de intenso nervosismo, foi um verdadeiro espetáculo. “

globo01

O Globo (27/06/1946)

noite02

A Noite (27/06/1946)

Outras vitórias do Vasco em 26 de junho:

26/06 – Vasco 1 x 0 Fluminense (Torneio Municipal 1946)

26/06 – Acadêmica de Coimbra-POR 0 x 6 Vasco (Amistoso 1955)

26/06 – Valencia-ESP 1 x 2 Vasco (Amistoso 1957)

26/06 – Combinado de Petrolina-PE 1 x 2 Vasco (Amistoso 1983)

26/06 – Vasco 4 x 0 Campo Grande (Copa Rio 1991)

26/06 – Atlético-GO 0 x 1 Vasco (Brasileiro 2011)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *