Imprensa
17

A fantasia e a realidade

O jornalista Gilmar Ferreira faz da informação uma criação própria em algumas oportunidades.

Opositor à atual gestão do clube tenta – ao falar da situação de Rafael Vaz no Vasco – induzir o público a crer numa responsabilidade da direção, como se não conhecesse os meandros do futebol e minimamente a legislação esportiva.

Qualquer torcedor um pouquinho mais antenado tem ciência de que um atleta pode assinar pré-contrato com outro clube a partir dos últimos seis meses de seu compromisso com o anterior ao qual está ainda vinculado.

O Vasco procurou se resguardar desde o ano passado para renovar contratos com os mais diversos jogadores. O fez com Martin Silva, Luan, Rodrigo, Julio César, Andrezinho e Nenê do time principal. Jomar, Marcelo Mattos, Bruno Gallo, Jorge Henrique e Thales têm contrato até o fim do ano, Julio dos Santos e Leandrão até 2017, Madson até 2018, Pikachu até 2019. Jordi, Rafael Vaz, Henrique e Diguinho terminam o seu compromisso com o clube ainda nesta temporada. Vários empresários estão vinculados aos nomes citados.

Joias da base, que já atuaram nos profissionais, também renovaram. Nomes como Evander, Caio Monteiro, Mateus Vital e Andrei estenderam seu contrato com o clube entre o ano passado e o início deste.

É claro que o Vasco se interessou por renovar com Rafael Vaz, como se interessou em manter Riascos, como se interessa e deve renovar com Diguinho e mais outros que participam do grupo.

A questão hoje é se o empresário do atleta também se interessa. Uma negociação de Vaz para outro clube com o Vasco recebendo 60% dos direitos econômicos de venda, embora pudesse ocorrer até o último dia de contrato do atleta, na prática só se dá seis meses antes do fim do contrato, pois a partir daí o jogador pode fazer um pré-contrato com outro clube qualquer e aguardar o fim do compromisso, ficando todo o montante referente a direitos econômicos com o clube seguinte ao qual o atleta se vinculará.

Mas então por que razão os empresários do atleta pagaram um valor ao Ceará em 2013, cerca de um mês antes do término de seu compromisso com aquele clube? Ou porque iam perder o negócio com a demora ou pelo bom relacionamento e acordo informal com o clube cearense de lhe reembolsar, caso houvesse uma transferência.

Ou seja, o Vasco para realizar algum negócio envolvendo Rafael Vaz antes dos últimos seis meses de contrato, fazendo valer os 60% a que tinha direito, deveria tê-lo feito até o fim da primeira quinzena de dezembro.

Fantasiando ainda mais a história o jornalista afirma que a direção do Vasco preferia não ver Vaz brilhar para poder renovar mais facilmente seu contrato. Seria então ótimo perder o Campeonato Carioca com uma falha de Vaz porque aí no fim do contrato ficaria mais fácil de renová-lo? Convenhamos…

Em muitos casos, se o empresário não tiver interesse na renovação do atleta com o clube o jogador se recusa a firmar novo compromisso com o último. Se isso vier a ser bom ou ruim para a carreira do atleta, subjetivamente, pouco importa. Apresenta-se uma proposta melhor e pronto. As outras variáveis ficam em plano secundário.

O Vasco, por sua vez, deve permanecer agindo com responsabilidade. No ano passado Fellype Gabriel esteve com um pé no clube, mas a pedida foi alta e ele não veio. Este ano a realidade salarial mudou e o Vasco conta com mais um ótimo jogador no elenco.

Casaca!

 

 

17 comentários sobre “A fantasia e a realidade

  1. Que coisa! A mídia tão preocupada com as coisas do Vasco que esquece de contabilizar que o Sheik ganha quase 1 milhão no time dele e não joga, Cirino ganha 500 mil e é banco, Guerreiro custou 35 milhões para nada…

    Como diz nosso presidente, VAZ COM DEUS E AS ALMAS SANTAS.

  2. Se quiser saber algo sobre futebol, principalmente sobre o Vasco jamais leria o jornalista Gilmar Ferreira. Nunca gostei e não aceito ser feito de palhaço e/ou enganado. Pô! tenho o CASACA que me informa tudo e com uma precisão e uma veracidade incríveis. Para mim e lá se vão os anos e anos o CASACA nunca mentiu ou tentou me tapear conscientemente. Portanto: Tchau! Gilmar Ferreira. Vascaíno consulta diariamente o CASACA. E basta!

  3. A despeito de ser um jogador da “confiança” do Jorginho, como zagueiro o Jomar ainda está um patamar acima do Vaz(sobre Luan e Rodrigo, nem falar). Prova disso é que recentemente – em clássico do Carioca – no impedimento do Luan(por suspensão), optou por Jomar ao lado do Rodrigo. Mas, o Vaz também não é essa droga toda, a despeito de comportamento contraditório que levou Rodrigo Caetano(ele mesmo) a encostá-lo no ano de 2014 inteiro. Com a nova diretoria, e considerando a necessidade ética de cumprir os contratos, continuou encostado em 2015 em virtude do grande número de jogadores no elenco. Quem o trouxe de volta, na verdade, foi o Roth e ele passou a treinar com o elenco principal, figurando no banco de reservas em alguns jogos e até entrando numa das partidas sob o comando do gaúcho. Jorginho, na sequência o resgatou para o jogo e ele se mostrou útil entrando no decorrer das partidas, aproveitando a boa impulsão no ataque(na defesa, mesmo de cabeça tem deficiências: vide o gol do Botafogo na final e o de empate do Avaí em Floripa, dois pontos fatais no decesso).
    É mais um zagueiro artilheiro do que um bom zagueiro. Mas fará falta na temporada longa que temos pela frente, pois o outro zagueiro(além dos 3 citados), o Aislan se mostrou muito fraco no ano passado, falhando muito.
    Mas, nesse episódio de extensões de contratos(hoje o BID publica o do Alan Cardoso, boa promessa para as laterais, até maio de 2019), é preocupante as situações de Jordi e Henrique(com final em setembro) e Jomar(em 31/12/16 e não 2017 como está no texto. Martin Silva nos desfalcará por 12 a 18 jogos, somente na Série B(Copa América e Eliminatórias Sulamericanas) e Julio Cesar(assim como Rodrigo, Andrezinho e Nenê), tem que ser poupado em algumas oportunidades.
    No mais, espero para hoje o 30º jogo da série invicta, não esquecendo que em 2014 – na mesma B – perdemos para o Vila Nova em Brasília com um time bem inferior ao de hoje(Diogo Silva, Carlos Cesar(Aranda), Luan, Douglas Silva e Marlon; Guinazu, Fabrício e Douglas; Biteco(Montoya), Edmilson(Rafael Silva) e Kleber Gladiador. Vade retro, …

  4. A INSTITUICAO eh MAIOR que os jogadores que vem e se vao!

    Qualquer jogador pode escolher e definir o seu destino e quanto ao seu futuro!

    SE o Rafael Vaz fosse tm craque , ele ja estaria jogando no exterior em algum eldorado das chuteiras sempre foi um suplente, e por outro lado, a vida eh feito de escolhas!

    Se ele quer mesmo ir pra rival, tudo bem, estah no seu direito, porem com essa sua atitude precipitada ele estah nos deixando aqui muita gente nas redes sociais bem chateados!

    Ele quer ir atuar no rival ateh ai, nao vejo problema nisso, mas sim, ele querer trocar o nosso clube pelo rival na cara de pau, sem o menor constrangimento, eh isso que IRRITA!

    Os atletas vem e vao, mas a INSTITUICAO PERMANECE!

  5. O Vasco vai fazer muito mais falta pra ele do que o contrário. Foi bom enquanto durou, e durou muito. Sorte no seu próximo clube, desde que não seja o Urubu.

  6. Estava assistindo um debate na fox e o assunto era a importância do diretor de futebol moderno , que neste caso era do fla. Alguns os defendia e outros não . Mas o fato é que a importância deles é a mesma dos empresários dos jogadores , na verdade um complementa o outro , tirando e colocando jogadores dos times na maioria das vezes não dando opção para a diretoria do clube negociar . Com isso eu o considero dispensável no nosso futebol (como é o caso dos empresários)que na verdade eles são empresários disfarçados de diretores ou algo parecido.Acho também que tem coisas que funcionam na Europa e pra mim não se aplica aqui no Brasil, e um exemplo disso é o nosso Vasco que é gerido num método mais amador no futebol e batendo recordes de invencibilidade.
    Parabéns Vasco por fazer a coisa certa.

    Saudaçôes vascaínas!

  7. Também acho erro do Vaz, mas do Vasco também. Riascos saiu, mas Rafael Vaz poderia ter ficado, e o Vasco que um elenco na conta do chá, não iria quebrar por isso.

  8. Prezados, vamos lá: quebrou-se a confiança entre jogador e a diretoria. Adeus, então, ao jogador. Reinaldo Pita não nos representa. Agora, sem querer rogar praga no futuro do jogador, fica uma pergunta: ele, se acertar com o framengo, será titular? Sei não. Vida que segue.

  9. Kadu Fernandes ou o Aislan irão substituir o Rafael Vaz ?
    ____
    São opções do elenco.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  10. a verdade é que o rafael vaz pouco jogou, ganhou o suficiente pra se dizer: valeu o que se pagou por ele e só!!! em 3 oportunidades:

    gol contra o flamerda em SJ
    gol decisivo contra o bostafogo no titulo invicto estadual
    gol decisivo na copa do brasil contra o crb

    80 mil por mes = 960 mil por ano pra ser reserva no Vasco e fazer 3 gols importantes pra torcida, pra mim valeu mas tchau!!!, afinal deve ganhar 250mil por mes no flamerda do rodrigo caetano.

    como zagueiro o Vaz é fraco, vide final do estadual, ele é bom cabeça de area ou zagueiro da sobra (ou libero, como quiserem) com 3 zagueiros e bom finalizador, mas pra zagueiro-zagueiro (dupla de zaga) o JOMAR é melhor que ele.

  11. O Vaz não é lá essa coisa porem temos de admitir que no atual elenco não temos zagueiros a altura dele na reserva e mais o jorginho poderia utiliza-lo como volante pois tem um passe e movimentação melhor que o marcelo matos

  12. Fora do tema, mas, existe atualmente alguma taxa fixa para um sócio proprietário diamante inadimplente regularizar sua situação junto ao clube e voltar a contribuir mensalmente?
    ____
    Hoje não, Guto.

    Abraço,

    Sérgio Frias

  13. Nessa mesma toada, a imprensa anti-Vasco, trago aos colegas mais essa aqui, que descobri fortuitamente outro dia: http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2014/04/titulo-pos-cocada-historia-apagada-da-copa-rio-1993-vencida-pelo-vasco.html
    Quer dizer: o “jornalista” desenterra uma conquista inequivocamente oficial do Vasco de mais de 20 anos atrás apenas e tão somente para tentar dizer que a conquista não valeu nada. A desculpa apresentada pelo mesmo: “Com 20 anos recém-completados, um título estadual do Vasco não foi homenageado, lembrado ou sequer mencionado. ” Bem, eu desconheço isso de clubes cariocas celebrarem decênio ou vinténio de conquistas estaduais… Flamengo celebrou 30 anos de Libertadores+Intercontinental, Fluminense celebrou 60 da Copa Rio deles, mas eu desconheço esses clubes terem celebrado esses aniversários de títulos estaduais sobre os rivais.
    Quer dizer: o “jornalista”, de tão medíocre, usa uma desculpa pífia para desenterrar e tentar desqualificar uma conquista do Vasco, por “coincidência” num torneio que o Vasco ganhou mais que Fla-Flu. Daqui a pouco até Torneio Rio São Paulo eles vão dizer que não vale nada, já que o Vasco tem mais que a dupla Fla-Flu.
    Felizmente, com a Internet, e um site como Casaca, há o contraditório e os Kfouris, RMPs, Gilmares e Andrés Casados da vida só influenciam quem é muito bitolado mesmo.

  14. Desta vez discordo da diretoria. Foi um erro não ter proposto a renovação do atleta antes dos 6 meses finais do contrato. O Vasco não está perdendo só os 60% dos direitos econômicos, está perdendo também um bom zagueiro, do mesmo nível dos titulares, mas que ainda bate falta e tem habilidade para jogar de volante e lateral, caso necessário.
    O jogador ficou encostado no elenco por longo período por fatores extracampo, mas parece que agora estava colocando a cabeça no lugar e agindo profissionalmente.
    Com a habilidade que tem e a cabeça no lugar, ele tem futebol para jogar em qualquer grande time brasileiro.
    Na minha humilde visão, o Vasco perdeu um ótimo ativo e um bom zagueiro para ser titular em caso de negociação do Luan.
    Forte abraço.
    ______
    O tal período anterior aos seis meses se encerrava ainda na primeira quinzena de dezembro do ano passado.

    Nenhum atleta com contrato por se encerrar em junho de 2016 daquele time foi procurado naquele final de temporada para renovar, mas Luan, Andrezinho, Julio Cesar, Diguinho quiseram renovar ao longo de 2016. Por que será que Rafael Vaz não quis?

    É uma via de mão dupla. O atleta recebeu uma boa proposta para renovar e preferiu não renovar.

    A verdade é que o Vasco, mesmo tendo sido arremessado na segunda divisão pelas arbitragens, manteve a base do time com Martin Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Diguinho, Andrezinho e Nenê. Contratou pontualmente quatro atletas para se incorporarem ao elenco: Yago Pikachu, Marcelo Mattos, William e Fellype Gabriel. E pode ainda ter mais um ou outro reforço pontual para o segundo semestre deste ano, mantendo o equilíbrio de um plantel que permanece harmonioso.

    Abraço,

    Sérgio Frias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *