HistóriaSem categoria
0

Vasco hoje (19/05/1984) – Roberto e a Lua

 

Vasco e Grêmio protagonizaram grandes partidas no Campeonato Brasileiro de 1984.

Na segunda fase, em grupo no qual classificavam duas das quatro equipes partícipes (Atlético-MG, Grêmio, Joinville e Vasco), o Gigante da Colina terminou na primeira posição e os gaúchos em segundo.

Se no estádio Olímpico de Porto Alegre os goleiros João Marcos e Roberto Costa foram os grandes destaques, impedindo com importantes defesas que o placar saísse do zero, no Maracanã, oito dias após, a precisão de Roberto, em cobrança de falta, vazou João Marcos e deu o gol da vitória pelo placar mínimo ao Vasco.

O campeonato seguiu e na terceira fase ambas as equipes se classificaram em primeiro nos seus respectivos grupos.

Iniciados os play-offs, na fase de quartas-de-final o Grêmio despachou o Náutico com duas vitórias (3 x 2 em Recife e 3 x 1 em Porto Alegre), enquanto o Vasco passou por cima da Portuguesa de Desportos (5 x 2 no Pacaembu e 4 x 3 no Maracanã).

Nas semifinais, novo confronto. E no sul a vitória gremista foi incontestável, embora o gol da vitória tenha saído a apenas nove minutos do fim, por intermédio de Tarciso, numa cabeçada precisa.

Enfim, a 19 de maio, um sábado, mais de 110.000 pagantes seguiram ao Maracanã para o tira-teima final. Um empate bastava ao Grêmio. Para o Vasco só interessava a vitória. Ambos sonhavam em chegar à final do Campeonato Brasileiro e a hora da verdade era aquela.

A partida começa estudada, com o Vasco um pouco mais à frente e o Grêmio em busca dos contra-ataques. Mas logo aos nove minutos o cenário completo da partida iria se alterar. Aírton cruza da esquerda, Roberto divide com De Leon e a bola sobra para Marquinho a um passo da pequena área. O ponteiro chuta forte, João Marcos ainda toca na bola, mas não consegue impedir o gol inaugural da partida. O Vasco saía na frente e revertia a vantagem do adversário naquele instante.

Aos 14 minutos Renato Gaúcho cruzou da esquerda e Caio, entre os zagueiros do Vasco, cabeceou para fora.

Aos 27 Renato Gaúcho cobrou falta na barreira, mas conseguiu alcançar o rebote e empurrar para Caio, dentro da área, mas ele, mesmo livre de marcação, chuta para fora. O bandeirinha Edson Alcântara do Amorim marca impedimento inexistente no lance, pois Pires dava condição a Caio no momento do toque efetuado por Renato.

Aos 28 Roberto teve uma falta pouco além da intermediária para bater, mas ao invés de cobrar direto, tocou para Aírton na esquerda. O lateral invadiu a área e bateu por cobertura, com o lado interno do pé. João Marcos se esticou todo e conseguiu desviar à córner.

Aos 30 Luís Carlos invadiu a área do Vasco e Pires por baixo tocou sutilmente a bola, mas na sequência houve o choque com o adversário. A pequena torcida sulista pediu pênalti, mas o árbitro José de Assis Aragão mandou o jogo seguir.

Aos 33 Roberto recebeu na meia esquerda e deu a Mauricinho que caminhava livre, próximo à área, também na esquerda, mas o bandeirinha Dulcídio Vanderlei Boschilla marcou equivocadamente impedimento no lance.

Aos 34 Roberto recebeu pouco além do círculo central, pela meia direita, tocou para Marquinho, que se infiltrara por aquele setor. Rapidamente o meia achou Edevaldo na direita. O lateral avançou e bateu firme, já dentro da área, mas no meio do gol. João Marcos defendeu firme.

Aos 37 Roberto lançou Mário na esquerda da área. O meia tentou um balão sobre Baidek, que foi no corpo do vascaíno. Foi a vez de a galera cruzmaltina pedir pênalti, mas Aragão nada marcou. Na sequência o goleiro João Marcos lançou a pelota com as mãos buscando um companheiro, mas o Vasco retomou o balão de couro e o zagueiro Daniel Gonzalez, vindo como homem surpresa, avançou, passou por um adversário com um giro de corpo e deu a Arturzinho. Este por sua vez passou curtinho a Roberto, que atirou colocado, já próximo da área. João Marcos caiu para fazer segura defesa.

A primeira etapa terminou sem que se pudesse fazer um prognóstico de quem levaria a vaga, mas a vantagem vascaína era considerável àquela altura.

O Grêmio volta para o segundo tempo em ritmo forte desde o início. Com 30 segundos de partida Paulo César avança pelo lado esquerdo, após receber de Bonamigo, e cruza por baixo, buscando Caio. Roberto Costa intercepta o lance fazendo defesa parcial, mas no rebote tem que dividir com Bonamigo, usando a perna, para finalmente poder amortecer a bola logo em seguida em seus braços.

Aos 6 minutos De Leon, avançado, toca para Renato na direita que cruza na direção de Osvaldo livre na pequena área, mas um pouco fora do tempo da bola. Foi a sorte do Vasco. Osvaldo, meio desequilibrado, acabou atirando para fora, perdendo ótima chance de empatar o duelo.

Aos 12 a primeira chegada perigosa do Vasco na segunda etapa. Marquinho invade a área pela esquerda e próximo à linha de fundo rola para trás. A bola chega para Roberto, mas Dinamite, acossado por um adversário não consegue bater como queria na bola, mandando-a para fora.

Aos 16 Roberto recebe próximo à área e tenta bater colocado, por cobertura, mas João Marcos, atento, segura firme no ângulo esquerdo de sua meta.

Entre os 18 e 19 minutos uma prova de que a sorte pendia mesmo para um dos lados.

Tudo começou com uma falta cobrada por De Leon, da intermediária, para a área cruzmaltina. Caio subiu e cabeceou bem, mas a bola tocou na trave e no rebote Edevaldo mandou a escanteio. Feita a cobrança, Roberto Costa segurou firme e com os pés lançou Mauricinho. O ponta recebeu próximo do círculo central, pela direita, desvencilhou-se de China e lançou Arturzinho, nas costas da zaga. Artur invadiu a área, dividiu com João Marcos, mas ainda ficou com a pelota em seu domínio, driblou para dentro Luís Carlos e deu limpa a Roberto, que vinha na corrida. Dinamite chutou forte, China ainda tentou salvar quase em cima da linha, chegando a tocar na bola, mas não impediu que ela adentrasse pela segunda vez na noite a meta gremista.

O Grêmio via piorar sua situação. Precisaria agora marcar dois gols em cerca de 25 minutos para se classificar à final do Campeonato Brasileiro.

A equipe gaúcha se atiraria à frente, abrindo espaço para os contragolpes vascaínos e a partida ganhou ainda mais em emoção a partir daí.

Aos 22 Roberto recebeu de Arturzinho na meia esquerda, avançou e viu o deslocamento do companheiro, mas também percebeu que Mário vinha de trás, com espaço livre para manobrar. A bola lhe foi enviada, ele avançou e atirou por baixo. João Marcos defendeu em dois tempos ante a presença de Arturzinho, posicionado pronto para o rebote.

Aos 24 o zagueiro Ivan curtiu uma de atacante, avançou desde a intermediária e próximo à área atirou violento, passando a bola muito próxima da meta defendida por João Marcos.

Entre 26 e 28 minutos três chances criadas pelo Grêmio na pressão total exercida pelo time comandado pelo experiente treinador Carlos Froner. Na primeira delas De Leon avançou pela meia esquerda e deu excelente passe a Caio. O centroavante driblou Roberto Costa, mas, de esquerda, conseguiu o quase impossível. Acertou a trave, sem goleiro. No rebote ele ainda teve a chance de arrematar para gol, mas Daniel Gonzalez pôs o corpo na frente e cedeu escanteio. Cobrada o esquinado a zaga do Vasco afastou, mas o Grêmio manteve a posse de bola. Na direita Baidek lançou a pelota para a área. Caio raspou de cabeça e Osvaldo apareceu livre para diminuir. O meia, entretanto, adiantou um pouco o balão de couro e chutou de esquerda, para fora, com Roberto Costa praticamente em cima dele no lance. Na sequência nova blitz gremista com Luís Carlos, que avançou e já próximo a área desferiu potente chute, mas por cima da meta vascaína.

O Grêmio era valente, mas as três oportunidades perdidas, em cerca de dois minutos, tiraram um pouco da confiança da equipe.

Aos 35 Roberto teve uma falta à sua feição, próxima à meia lua, do lado direito, mas errou a cobrança batendo por cima da meta adversária.

Um minuto depois quase o terceiro do Vasco. Roberto tocou para Pires, que fez o corta luz, sobrando a bola limpinha para Marquinho. Este avançou e chutou com força, mas em cima de João Marcos. O arqueiro tricolor mandou a escanteio, evitando a ampliação do marcador. Na cobrança, após o afastamento da zaga, o Vasco recuperou a bola e em poucos toques chegou novamente na cara do gol adversário. Pires deu a Arturzinho, que serviu Roberto já dentro da área, mas o artilheiro ainda de costas recuou a Marquinho, posicionado quase na entrada da área. O ponteiro percebeu a chegada de Mauricinho na direita e tocou para o companheiro, que bateu de primeira, já de dentro da área, longe da meta de João Marcos.

Aos 38 não houve jeito. Pires lançou do meio de campo para Arturzinho. Artur dividiu com Baidek e De Leon e o balão de couro sobrou em seus pés. O meia notou a movimentação de Roberto pelo meio e tocou por trás da zaga. Dinamite invadiu a área e atirou rasteiro no canto esquerdo, ampliando a vantagem e fechando o caixão gremista.

Geovani, que substituíra Mário logo após o terceiro gol do Vasco ainda buscou o quarto num chute colocado, de fora da área, aos 43 minutos, defendido com firmeza por João Marcos.

Já próximo dos 46, em cobrança curta de falta, Mauricinho recebeu entre os beques, avançou e já de dentro da área bateu por cima, perdendo grande chance para marcar o quarto do Vasco.

Encerrada a peleja, o técnico Edu Coimbra adentrou ao gramado, emocionado, e abraçou seus comandados um por um, dando um mais apertado ainda em Roberto.

Nas entrevistas pós jogo, fugindo das perguntas triviais e óbvias do mundaréu de microfones que cercavam o artilheiro da noite e do campeonato, o repórter da Rede Bandeirantes, Gilson Ribeiro, chegou próximo a Roberto e indagou ao atacante sobre a bela lua cheia daquela noite. De imediato Dinamite, inspirado e iluminado disse:

“Havia até um samba que dizia Dindinha lua, dindinha lua. Desça do céu e vem sambar na rua

De fato, o refrão do samba da Vila Isabel de 1973 se adequara à noite vivida pelo Vasco e por seu capitão Roberto. Até a lua podia descer para cumprimentar o craque do jogo e aproveitar para sambar com a massa cruzmaltina, que saía em festa do Maracanã.

1

O Globo (20/05/1984)

4

O Globo (20/05/1984)

5

O Globo (20/05/1984)

3

Jornal do Brasil (20/05/1984)

Outras vitórias do Vasco em 19 de maio:

VASCO 3 X 2 AMERICANO-RJ (CARIOCA – 2ª DIVISÃO 1918)

VASCO 5X3 BOTAFOGO (TORNEIO RIO-SP 1954)

VASCO 3X0 AMERICANO (CARIOCA 1996)

VASCO 8X1 MADUREIRA (CARIOCA 1999)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *