No dia 9 de maio de 1976, o Vasco vencia o Botafogo de virada em jogo que entrou para história pelo belíssimo gol de Roberto Dinamite, após um humilhante chapéu em Osmar.
Com a vitória o Vasco ficou a um ponto do Flamengo e empatado com o Fluminense na segunda posição. No domingo seguinte, enquanto o Vasco despachou o Olaria em São Januário, houve empate de 0 x 0 no Fla x Flu, resultado que levou a decisão da Taça Guanabara a um jogo extra entre Vasco x Flamengo, quando nos sagramos campeões na disputa por pênaltis.
O golaço da virada aos 45 minutos do 2º tempo mereceu destaque no início da matéria do jornal “O Globo” do dia seguinte:
“Aos 45 minutos do segundo tempo, Zanata fez bala jogada pelo lado direito da área e centrou alto, de pé esquerdo. Roberto escorou no peito, driblou Osmar pelo alto, num espaço de pouco mais de um metro, e, de perna direita, deu um voleio, colocando a bola, à meia altura, no lado direito de Wendell: Vasco 2 a 1, resultado justo pare o lime que mais procurou a vitória e fora surpreendido com a gol de Ademir, no primeiro tempo, num dos poucos ataques do Botafogo.”
As atuações da equipe cruzmaltina, com destaque para o “gol de Pelé” de Roberto:
A ficha do jogo, os gols e a atuação da arbitragem:
Os gols do jogo:
Outras vitórias do Vasco em 9 de abril:
AMÉRICA 1 X 3 VASCO (CARIOCA 1926)
PORTUGUESA 1 X 4 VASCO (TORNEIO RIO-SP 1959)
VASCO 2 X 1 BOTAFOGO (CARIOCA 1993)
VASCO 1 X 0 FLUMINENSE (CARIOCA 1999)
DEPORTES CONCEPCION-CHI 1 X 3 VASCO (LIBERTADORES 2001)