Nos dias 8 de maio de 1977 e de 1988, o Vasco derrotava pelo placar mínimo os fregueses coloridos da zona sul. Em ambos os campeonatos, o Vasco sagrou-se campeão
Pelo Carioca de 1977, o gol da vitória foi marcado por Ramon, em jogo truncado e que colocou o Vasco com as mãos na Taça Guanabara, que posteriormente, o cruzmaltino conquistou.
A ficha do jogo, a descrição do gol da vitória e as atuações dos atletas vascaínos. Destaques para Ramon, que além de gol da vitória teve atuação brilhante, e Roberto, que mesmo lesionado, incomodou a zaga tricolor. O árbitro Armando Marques quase estragou o espetáculo com uma péssima atuação, inclusive deixando de marcar um pênalti em Dirceu:
O humorista Otélo na sua coluna semanal, colocou como 2 a 0 o placar moral da partida:
Pelo carioca de 1988, o gol único da partida foi marcado por Henrique, e a vitória também colocou o Vasco próximo a conquista de um turno. Nesse caso, foi o da Taça Rio, que acabou indo pra sala de troféus da General Almério de Moura.
A torcida vascaína teve grande destaque nesta vitória, tomando grande parte do Maracanã, e suplantando em quantidade e qualidade a massa pouco volumosa do freguês da Gávea:
“A vitória vascaína começou na arquibancada. De um lado, a torcida do Vasco mostrava visão: motivada pela volta de Roberto e pela confiança no artilheiro Romário, encheu a parte que lhe era destinada no estádio. Do outro lado, a do Flamengo, ainda cega de raiva e dor, pelas recentes derrotas do time na Supercopa da Libertadores, compareceu em menor quantidade. pelo menos foram poucos os rubro-negros a sofrer.”
A ficha do jogo e as atuações cruzmaltinas:
O gol do jogo:
Outras vitórias do Vasco em 8 de maio:
VASCO 1 X 0 AMÉRICA (CARIOCA 1927)
VASCO 1 X 0 FLAMENGO (TORNEIO RIO-SP 1957)
Eu me lembro dessa manchete do Globo!
Primeira vitória da quina de 88!
1 a 0 – Carioca 88
3 a 1 – Carioca 88 (show de Sorato)
2 a 1 – Carioca 88 (Romário dando chapéu no Zé Carlos)
1 a 0 – Carioca 88 (Cocada neles)
1 a 0 – Brasileiro 88 (Sorato acabou com vocês, de novo)