ColunasSérgio Coelho
16

A inquietude juvenil

Bom dia amigos:

Hoje, o primeiro dia após a merecida, suada, histórica e honrada conquista do Bicampeonato Estadual Invicto do Vasco, trago à reflexão uma análise mais profunda que justifica o sucesso do time de futebol. Uma análise recheada de simbolismos, reflexões, constatações profundas e que vão além de meros resultados de futebol.

Já que a mídia, a eterna inimiga do Vasco, não fará tal análise, não será por desleixo ou desídia que nós aqui, do Casaca!, deixaremos de fazer. É nossa obrigação defender o Vasco, seus homens, suas cores e suas tradições, mesmo que todo senso comum negue suas virtudes. Tal como tem sido há 117 anos.

Sim, após a retumbante vitória por 2 a 0 em cima de nosso maior rival, vídeos foram publicados nas redes sociais em que os  briosos jogadores do Vasco, renegados e criticados pela campanha do campeonato brasileiro do ano passado e unidos ao Presidente Eurico Miranda e alguns outros profissionais, esfuziantes bradavam o grito de guerra “Casaca”.

Acompanhados pela torcida de Manaus, que também gritou, comemoravam mais uma vitória em cima do nosso eterno rival, a despeito deste possuir jogadores caros, técnico caro, dirigentes profissionais e receita consideravelmente superior. Esta vitória marcava algo emblemático: o rival não iria mais conseguir evitar que o Vasco alcançasse a significativa marca de três vitórias nos últimos nove confrontos e três eliminações consecutivas de competições do adversário, das quais o Vasco foi campeão em duas.

Tal fato por si só já seria suficientemente grandioso, causando orgulho a todos nós pelas cores da sagrada bandeira do Vasco. Entretanto tal ato esconde simbolismos e reflexões mais profundas do que podemos enxergar em uma trivial exibição.

No meio daqueles jogadores, estava um senhor de quase 71 anos, visivelmente recuperando-se de uma convalescência grave, cercado de problemas no Vasco por todos os lados, puxando o tradicional grito como um juvenil. Tal qual um garoto esfuziante pela vitória do Vasco, chegando ao ponto de, enquanto aponta para cima, flexionar suas próprias pernas e seus ombros cansados para mostrar o lugar onde o Vasco deve estar. Com a inquietude que, emocionado, bradou e fez alusão em seu inesquecível discurso de posse no dia 02 de Dezembro de 2014.

Sim, ele é isto tudo: Enquanto todos dizem que ele é um problema para o futebol brasileiro, ele responde com duas qualidades principais: ser MUITO trabalhador e ser MUITO Vascaíno.

Muito trabalhador a ponto de passar a maior parte do dia no Vasco, enquanto muitos dos Vascaínos estão procurando na mídia tradicional a versão adequada (para eles) dos fatos que dizem respeito ao dia a dia do clube. Muito trabalhador a ponto de, adiando seu tratamento, viajar nas derradeiras rodadas do campeonato brasileiro do ano passado com todo o time, assistindo o jogo no vestiário, assumindo uma culpa de um rebaixamento forjado, criado por inimigos do Vasco para derrubá-lo.

Muito trabalhador a ponto de, com seus métodos “ultrapassados”, criar e contratar um sistema tecnológico muito além de meros computadores para ter, ao mesmo tempo, análise de rendimentos, tratamento preventivo contra lesões, profissionais altamente gabaritados e mão de obra especializada para dar aos atletas a melhor condição possível e para assim poderem exercer seu futebol de maneira mais eficaz.

Muito trabalhador a ponto de dividir seu tempo entre o seu tratamento – agora preventivo – e as atividades do Vasco. Aquelas atividades que a grande massa torcedora sequer imagina serem tão importantes. Aquelas que, a cada folha virada e documento apresentado por gestões passadas, criam mais indignação pelo que fizeram com o nosso amado Vasco.

Vascaíno a ponto de encarar, com sua inquietude, as inimagináveis situações adversas que se apresentam dia a dia, situação deixada pela antiga “gestão”, cujas dificuldades poderiam assustar – e fazer desistir – muitos jovens doutores, tecnocratas, cheios de diplomas tanto de mestre como de doutores, mas que não seriam capazes de enfrentar sequer um trabalho como estes sem contratar mais meia dúzia de executivos ou CEO’s.

Vascaíno a ponto de, honrando nossas tradições, deixar Jorginho livre para escolher o caminho que queria seguir após investida de um clube de outro estado. Sim, honrando nossas tradições porque o Vasco é maior do que qualquer um de nós, maior do que qualquer profissional ou torcedor. Todos nós passaremos, o Vasco é eterno.

A coroação deste trabalho iniciado no ano passado com a contestada contratação de Jorginho e Zinho – ato que à época recebeu uma saraivada de críticas – e a despeito dos comentários dos “analistas” ditos “imparciais” da mídia – sobretudo dando voz justamente a quem detesta Eurico Miranda – revela, entre outras coisas, reflexões que vão além do chamado proveito de ter a honra de ser presidente do Vasco. Revela um interior juvenil por tradição, inquieto por hábito e principalmente, essencialmente Vascaíno. Aliás, diz o ditado que quem faz o que ama, tem prazer no trabalho. E esta deve ser, respeitosamente falando, a tese adotada pelo nosso Presidente.

Por fim, fica aqui o meu sincero agradecimento: OBRIGADO, EURICO MIRANDA. Ver você vir à borda da torcida puxar o Casaca, com aqueles que escolheram seguir o caminho Vascaíno, os supostos maltrapilhos e espaçosos torcedores que ousam desafiar o sistema dos poderosos, traz no âmago da sua atitude o verdadeiro sentimento Vascaíno: A inquietude juvenil de quem um dia enfiou na cabeça que o Vasco não poderia ser secundário. E não é secundário não, o Vasco é eterno, principalmente por ter entre seus quadros, pessoas como você, Eurico.

Parabéns a todos e Saudações Vascaínas.

Sérgio Coelho

16 comentários sobre “A inquietude juvenil

  1. OBRIGADO ETERNO PRESIDENTE EURICO MIRANDA POR TER DADO E OFERECIDOS A TODOS OS PROFISSIONAIS DO NOSSO CLUBE AS CONDICOES E SOBRETUDO TER PROPORCIONADO O AMBIENTE AGRADAVEL E GRACAS A ISSO SE TORNOU E SE MATERIALIZOU O BICAMPEONATO ESTADUAL INVICTO!

    E ESSA CONQUISTA SO DOI POSSIVEL PORQUE HOUVE UMA SINTONIA PERFEITA COM OS MEMBROS DA COMISSAO TECNICA E O JORGINHO JAMAIS ESCONDEU QUE O NOSSO PRESIDENTE SEGUROU A BARRA NOS MOMENTOS TURBULENTOS, NOS MOMENTOS DE APREENSAO E DAS INCERTEZAS ASSUMINDO A CULPA E A RESPONSABILIDADE CHAMANDO PRA SI AS CONSEQUENCIAS QUANDO ALGUMA COISA SAIA OU DAVA ERRADO!

    O JORGINHO POR TER JOGADO NO NOSSO CLUBE ENTENDEU E COMPREENDEU A GRANDEZA E A DIMENSAO E O GIGANTISMO E M PROTAGONISMO DO NOSSO CLUBE E A CONQUISTA DESSE TITULO FOI A CONFIRMACAO QUE FOI MAIS UMA VEZ A ESCOLHA ACERTADA!

  2. eurico neles…….vão ter de nos engolir…

    rumo ao bi da SEGUNDONA……

    Saudações vascaínas…

  3. Deus salve Eurico Miranda, eterno presidente do Club de Regatas Vasco da Gama. Nós, Vascaínos de verdade, sabemos reconhecer o trabalho e a dedicação do Dr Eurico em prol do Gigante. Casaca! Eurico, e que Deus o proteja sempre dos maledicentes e celerados que circundam o futebol.

  4. todo ao eurico tudo ao vasco!!!!!!!!!!!!!casaca maior do mundo ontem apos o jogo com mais de 40 mil vozes!

    panzer quitete
    aquele que ve o mestre cosenza com as carrapetas do casaca ao lado do vaz na comemoracao do gol do maraca!

  5. Em tempo….
    Que papel patético do fantástico no momento em que o irmão do Oscar começou a falar sobre o camp brasileiro e mandou o “cavalinho” do Vasco sair de cena, pois estava na 2a divisão!!!!!

    Safados!!! Estão morrendo de dor de corno!!!
    Nem disfarçam mais!!
    Fds!, eles tremem!!
    SV

    1. Caro Leonardo:

      Não é só o Fantástico. Vários veículos de comunicação também noticiaram de maneira fria e indiferente a grande conquista do Vasco. Mas como já dizia um grande Casaquista, “os cães ladram mas a caravana passa”.

      Sempre em frente.

      Abraços

      Sérgio Coelho

  6. TODA A HONRA E TODA A GLÓRIA AO NOSSO ETERNO PRESIDENTE; O THE BEST OF THE BEST(EURICO ÂNGELO DE OLIVEIRA MIRANDA), MUITA SAÚDE E MUITOS ANOS DE VIDA PARA O NOSSO EURICÃO!

  7. VASCOOOOOOOOOOO.
    EURICOOOOOOOOOOO
    CASACAAAAAAAAAAAAA
    EM CIMA DA GLOBO E DA NETVASCO,
    EM CIMA DOS ANTI-VASCAÍNOS FDP.
    VAMOS COMEMORAR ESSA CONQUISTA ATÉ O FIM DE ANO. COMEMORAÇÃO MAIÚSCULA. E AQUELA BANDEIRA NA SEDE DA FFRJ? VAMOS MARCAR UM DIA PARA BEIJÁ-LA E CANTAR O HINO E O CASACA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *