No dia 6 de maio de 1934, o Vasco derrotava o Fluminense por 2 a 1 pela 6ª rodada do Campeonato Carioca da LCF, que veio a ser conquistado pelo cruzmaltino. Os gols foram marcados por D´Alessandro e Gradim.
Era o início do profissionalismo no futebol, e neste ano o Vasco montou um dos mais caros times à época. A formação-base era esta:
Rei (Marques), Domingos e Itália; Gringo (Tinoco, Calocero), Fausto (Jucá) e Mola; Orlando (Baianinho, Novamuel), Almir (Leônidas, Lamana), Gradim, Nena (Russinho) e D’Alessandro.
Técnico: Harry Welfare
O jornal “O Globo” na sua edição matutina de 07 de maio, destacava o grande sucesso de público que estava sendo aquele campeonato:
“Raramente se ha visto um match do campeonato da cidade despertar tamanho interesse publico, como esse de proflssionaes, que hontem se disputou, no stadium da rua Guanabara, entre o Fluminense F. C. e C.R. Vasco da Gama.
Foi um verdadeiro acontecimento sportivo e social. Sportivo pelo ardor com que foi travada a peleja, social pela qualidade e quantidade da assistencia ao grande prélio. Todas as ruas que se escoam na de Guanabara, tiveram aspecto desusado, esse mesmo aspecto dos dias memoráveis de sports, que tem emocionado o Rio de Janeiro. Gente em quasi massa compacta, a locomoverse do Largo do Machado, da Praia de Botafogo, do alto das Águas Férreas. Um successo completo e inilludivel de bilheteria, a provar o evidente triumpho do profissionalismo, apenas com campeonato e meio de existencia !”
O jornal descreve como difícil a vitória fora de casa, e destacava a liderança isolada do Vasco no campeonato daquele ano:
A ficha do jogo:
Baixe aqui o PDF da reportagem completa sobre a partida.
Outras vitórias do Vasco em 6 de maio:
Vasco 4 x 1 Bangu (Carioca 1928)
Vasco 2 x 1 Fluminense ( Torneio Rio-SP 1959)
Vasco 2 x 0 Olaria (Carioca 1979)
Mesquita 0 x 6 Vasco (Carioca 1987)
Ceará 1 x 2 Vasco (Copa do Brasil 1993)
Vasco 3 x 1 Botafogo (Carioca 1994)
Icasa 1 x 4 Vasco (Copa do Brasil 2009)