No dia 1º de maio de 1984 , o Vasco goleava a Portuguesa fora de casa na 1ª partida das quartas de final do Brasileiro de 1984, praticamente garantindo sua vaga na semi-final. Assim descreveu a partida o jornal “O Globo” do dia seguinte:
“Com uma atuação de alto nível no segundo tempo, principalmente do apoiador Arturzinho, o Vasco goleou a Portuguesa por 5 a 2, ontem à tarde, no Pacaembu, e pode até perder por uma diferença de trés gols para o time paulista, sábado que vem, no Maracanã, que estará classificado para as semifinais da Copa Brasil. Arturzinho, que marcou dois dos cinco gols, é agora o artilheiro da competição, com 13 gols.
No primeiro tempo, porém, o Vasco cometeu alguns erros que quase o levaram a sair de campo derrotado. A defesa falhava na cobertura e na marcação (Edevaldo era o pior de todos), Pires não cobria bem os zagueiros, Mário e Marquinho deixaram muitos espaços entre a intermediária adversária e a entrada da área do Vasco e faltava velocidade nas jogadas de contra-ataque.
Por tudo isso, a Portuguesa saiu na frente, gol marcado por Gérson Sodré, aos 32 minutos. O goleiro Roberto Costa ainda evitou mais dois gols, com defesas de alta categoria em chutes de Almir e Marinho Rã. O Vasco também conseguiu duas boas chances (Éverton defendeu chutes de Daniel Gonzalez e Roberto) antes de marcar seu gol, já no fim do primeiro tempo, através de Arturzinho. Um belo chute de voleio.
Mas no segundo tempo o Vasco mostrou um futebol de alta categoria. Levou uma bola na trave (um chute de Toquinho), aos 4 minutos, e marcou o segundo gol logo em seguida (por intermédio de Mário). Aos 6, a Portuguesa mandou outra bola na trave (chute de Gérson Sodré) e, a partir dai, a equipe carioca tomou conta da partida.
Arturzinho,de cabeça,fez 3 a 1. E Roberto, o quarto e o quinto gols. Coube a Mendonça, cobrando um pênalti inexistente, marcar o segundo gol do time paulista. Mas, sem dúvida, a grande jogada deste segundo tempo pertenceu a Arturzinho: recebeu uma bola na intermediária, viu Éverton adiantado e chutou por cobertura. A bola passou raspando a trave; diante de um goleiro apavorado e já batido no lance. Realmente, uma jogada de craque.”
O grande destaque do jogo foi o baixinho Arturzinho
As notas da equipe cruzmaltina:
A ficha do jogo:
Reportagem sobre a goleada vascaína no “Globo Esporte”:
Outras vitórias do Vasco em 01/05:
Vasco 11 x 0 Sc Brasil (Carioca 1927) América 0 x 1 Vasco (Amistoso 1931) Vasco 5 x 2 Flamengo (Carioca 1934)
Vasco 1 x 0 São Paulo (Torneio Rio-SP 1953)
Campo Grande 0 x 4 Vasco (Carioca 1969)
Vasco 2 x 1 América (Carioca 1976)
Volta Redonda 0 x 1 Vasco (Carioca 1977)
Vasco 2 x 0 Bangu (Carioca 1988)
Vasco 5 x 0 Itaperuna (Carioca 1999)