Em 17 de abril de 1977 o Vasco aplicava uma surra histórica sobre o tricolor suburbano, a maior daquele campeonato que viria a ser conquistado pelo Cruzmaltino:
“O Vasco não precisou apresentar atuação de alto nível técnico para golear o Madureira por 7 a 1, em São Januário, com absoluta tranqüilidade. No final do primeiro tempo o Vasco já vencia por 5 a 0, com gols de Zanata, aos 15 e 19 minutos, Luis Fumanchu, aos 31, Roberto aos 38, e Ramon, aos 43 minutos. No segundo tempo o Vasco aumentou o marcador, com gols de Ramon, aos três minutos e Roberto, aos 34, enquanto Edésio marcou pelo Madureira aos 48 minutos.
Se o Vasco não se apresentou com grande brilho, porque o adversário não exigiu, o jogo serviu para mostrar melhoras acentuadas na equipe. Em primeiro lugar, deve ser destacada a atuação de Ramon, que mesmo não sendo ponta-esquerda, mostrou que está se adaptando ao esquema tático, encontrando a melhor posição em campo, não só para armar as jogadas como para finalizar.
Outro motivo da subida de produção da equipe foi a movimentação de Dirceu pelo lado esquerdo do ataque, aproveitando os espaços abertos por Ramon. Jogando dessa forma o time do Vasco ganhou melhor estrutura ofensiva, principalmente porque aproveitou as características individuais dos jogadores. Dirceu é mais eficiente quando cai pela ponta esquerda e Ramon se apresenta como goleador entrando pelo meio. Há ainda o aproveitamento de Marco António, mais plantado, para fazer a cobertura da defesa. O importante é que o time do Vasco, apesar da facilidade que encontrou para golear o Madureira, jogou com seriedade do inicio ao fim. Mesmo no segundo tempo, depois de marcar o sexto gol logo aos 3 minuta, os jogadores do Vasco continuaram jogando sério, embora evitassem as jogadas divididas. Procuraram tocar a bola sem humilhar o adversário e respeitando a torcida.”
Abaixo, a ficha do jogo e as atuações dos atletas vascaínos:
E a descrição dos 7 gols Cruzmaltinos:
Outras vitórias do Vasco em 17 de abril:
Vasco 2 x 0 América (Carioca 1971)
Vasco 3 x 0 Madureira (Carioca 1976)
Deportivo Táchira-VEN 0 x1 Vasco (Libertadores 1980)