ColunasSérgio Frias
17

Cobranças

Acompanho futebol há cerca de 40 anos.

Não me lembro de ter visto manifestações tão contundentes a respeito de treinador da base, em todo esse período, numa circunstância tão peculiar como vimos e que há de ser pontuada, retratada e cobrada intramuros.

O caso do treinador Rodney Gonçalves para mim só não é espantoso porque essa gente, banhada pelo ódio, pelo despeito e pelo oportunismo, age assim por vocação: o nível é péssimo, o Vasco secundário e as manifestações típicas de quem se esconde por detrás de um grupo para caluniar e fazer insinuações torpes a profissionais do clube que tem história no Vasco, um hábito “muviano”, ora travestido de amarelo.

O Vasco tomou de 5 x 0 do Fluminense no Sub 20 e isso foi uma vergonha, alicerçado também pelo fato de o time ter largado o jogo quando tomava de três, levando dois gols próximo no fim.

Incrível ninguém ter comentado ainda que o time do Andrey tomou de 5 x 0, o time do Evander tomou de 5 x 0, o time do Mateus Vital tomou de 5 x 0, o time do Mateus Indio tomou de 5 x 0, o time do Caio Monteiro tomou de 5 x 0. Todos atletas que atuaram na equipe de cima este ano ou estão próximos disso.

E não me venham com o papo de que faltou entrosamento. Do meio para frente são cinco atletas os quais atuam ou atuaram juntos. Faltou a eles sim comprometerem-se com o jogo. Recomporem, marcarem, irem com sangue nos olhos a cada jogada, disputá-las, sentirem no gol adversário a vontade de reagir, retrucar, suar a camisa do Vasco, clube que lhes paga e ao qual devem ser todos muito agradecidos pelo tratamento proporcionado.

O que houve, de fato? Individualmente o Vasco possui ainda outros nomes de destaque, como o lateral Allan Cardoso, o zagueiro Lucas Barboza, autor do gol da vitória sobre o Flamengo no turno, o centroavante Hugo Borges, e por aí vai.

A derrota para eles passa como um acaso? Há algum problema de que um atleta eventualmente aproveitado no time de cima venha a participar com outros companheiros do Sub 20 e atuar com destaque? Não são todos profissionais? Por outro lado, o salário é diminuído quando um atleta já aproveitado em cima volta a atuar na categoria?

Discutamos, é claro, o trabalho de A ou B, porque numa derrota dessas muito há de se conversar para não repeti-la no futuro, mas a grande questão, a ampla questão está diretamente relacionada a dificuldade de hoje se cobrar a harmonização dos atletas partícipes regularmente do elenco, com aqueles que atuavam antes de um jogo decisivo. A vitória é de todos e a derrota idem.

Há de se valorizar a chegada dos que atuam em cima e vêm para ajudar, bem como dos outros componentes do plantel. A união faz a força, mas a desunião azeda o caldo.

O treinador Rodney Gonçalves não é um paraquedista no Vasco. Numa categoria abaixo, ainda em 2008, foi Campeão da Copa do Brasil Sub 17, vencendo o Santos de Neymar por 2 x 1 na decisão. Essa mesma turma, pelo mesmo motivo de agora, ódio a Eurico Miranda e a qualquer um que tenha relação direta ou indireta com ele, seus filhos, etc… o demitiu no dia seguinte e foi reverberado nas mídias situacionistas da época uma satisfação com isso.

O desprezível contingente nada mais faz que, independentemente de qualquer resultado, procurar algo possível para lançar diatribes contra a administração.

O centroavante do Fluminense, decisivo no jogo, treinava em cima, desceu e definiu, como já vimos no passado ocorrer com Roberto Dinamite, Geovani, Valdir, Jardel, entre outros exemplos. A arma é utilizada por todos, mesmo porque a obviedade de se tornar mais forte um time com a possibilidade de utilização do que se possui de melhor é quase um axioma.

Não acho razoável para o futuro dos atletas de base do Vasco ficarem protegidos, enquanto se queima o treinador, após um vexame proporcionado por eles em campo. É assim que pretendem se destacar em suas carreiras? Ora, o Vasco largou o jogo no fim, quando perdia por 3 x 0. Foi o treinador quem mandou largar?

Como justificar que uma linha de frente formada por Índio, Mateus Vital, Evander e Caio Monteiro, contando ainda com a ligação de Andrey no meio, não tenha feito nada de relevante em campo? Não se comprometeram com o jogo? E os outros do time? Não podem cobrar no gramado denodo, vergonha na cara e comprometimento dos companheiros? Não podem dar de si também em dobro num jogo de mata-mata?

Nada justifica a ridícula atuação do Vasco contra o Fluminense nas Laranjeiras. Mesmo que o treinador tivesse escalado o Caio Monteiro no gol e o goleiro Júnior Souza de centroavante. Todos precisam ser cobrados e, claro, a direção do Vasco deve fazê-lo.

Finalmente, sobre o tio de Rodney Gonçalves, Nilson Gonçalves, com décadas de trabalho no Vasco e também na CBF, faltou respeito a ele e sobrou leviandade. Nada diferente daquilo que se vê no grupo amarelo. A frustração é total não com as derrotas nos juniores, que quase ninguém do bando acompanha. O melhor caminho é mesmo chorarem suas mágoas com os rubro-negros. Não nos esqueçamos da ausência de uma linha sequer desse grupo após a vitória contra o Flamengo, que levou o Vasco à finalíssima do estadual em 2015. Algo absolutamente simbólico.

Sérgio Frias

17 comentários sobre “Cobranças

  1. Trê
    s pontos curiosos:

    1 – a nota vem de um ilibado aprendiz da Andrade Gutierrez, o que depõe contra quem a pariu.

    2 – Tudo o que há hoje de cagada no Vasco tem um nome: Olavo Monteiro de Carvalho. Mas eles não podem cobrar do padrinho.

    3 – não deixa de ser divertido ver o Brant, o Belaciano e demais asseclas esfregando as mãozinhas por uma derrota nas categorias de base. Torcer contra como eles fazem deve estar sendo chatinho nos dias atuais.

  2. Enquanto esses amarelos todos ficarem só torcendo CONTRA o Vasco, tudo bem, é o esperado dessa turma que não é vascaína coisíssima alguma. Além do mais alimentam a esperança de voltarem ao clube (já ficaram 6 anos e meio atuando de modo catastrófico). Pior é se meterem a fazer coisas piores. Fiquem calminhos porque os vascaínos de verdade jamais deixarão que assumam nada lá dentro ou cá fora que envolva o clube.

    Será que não têm mais nada na vida a fazer do que aporrinhar o Vasco?

  3. Vão continuar se apegando a questões menores no intuito de inflamar a torcida e desestabilizar o clube. Não aprenderam com o tempo -nem com as suas derrotas e nem com as suas vitórias- que essa postura é nociva ao futuro do clube. Falta-lhes resiliência e sobra arrogância, pobre gente.

  4. Perfeito Sérgio, é por aí. Então, ao MUV vai uma homenagem. Em caixa alta : ” EI MUV, VAI TNC!!!! No mais, um abraço, saudações vascaínas, porque, o desespero está de volta! Euricooooooooo! !!!!

  5. Engraçado esses enganados por corretores da CUZADA que apoiava o Dinamite e pariu esse merda amarelo diarreia.
    Na ÉPOCA DELES, a base do Vasco foi interditada por insalubridade, transferiu-se estranhamente jogadores para terceiros (até hoje pergunto do percentual dado ao Inter do A Kardeck).
    Na ÉPOCA DELES, fizeram umas DEZENAS DE PEDALADAS CONTÁBEIS, sem documentos comprobatórios que impediram até o prosseguimento de auditoria.
    Na ÉPOCA DELES, quem perdia de CINCO eram os profissionais para o AVAÍ em SÃO JANUÁRIO.

    Querem saber de uma coisa? CRUZADA, BRANT, VÃO TODOS VOCÊS TOMAREM BEM NO CENTRO DA CLOACA DE VOCÊS, BANDO DE MISERÁVEIS, DESGRAÇADOS FDG!!!!

    Em tempo: Fica aqui meu protesto e decepção com a atual administração do Eurico em não DIVULGAR NOME POR NOME DESSES FDP que assaltaram o clube. Tivesse feito isso no primeiro dia eles não estariam aí se passando de vítimas e já teriam sido expulsos do clube.

  6. Pela categoria desses jogadores, pelo fato de já serem profissionais, afinal não jogam de graça, recebem salários, o empenho não poderia ser esse.
    Não vi esse jogo, mas pra levar de 5, tem que jogar muito mal.
    Me permitam dizer que esses jogadores devem ser cobrados sim.

  7. Como sempre, brilhante, Sérgio!

    Tem de se cobrar é a falta de empenho desses garotos, que, por pura vaidade e preguiça, não se esforçaram, para honrar as nossas cores.

    Perfeito, Sérgio.

  8. Sergio,

    Boa coluna, especialmente por abordar o assunto sub 20 no Vasco. Sequer sabia desta nota do MUV e alias, pouco me importa. Conhecemos esta gente, que até o programa de sócios esculhambaram. O negocio é destruir.

    Contudo, ouvir de vocês que acompanham o Vasco de perto é importante. Estranha a derrota por 5×0 para o flu e cobranças devem ser feitas sim inclusive o treinador deve ser cobrado. Acompanhei o sub 20 do Vasco nos campeonatos que foram transmitidos pelas TVs a cabo e confesso que me precocupou. Curiosamente, na Copa SP eu gostei mais do time que acabou eliminado pelo America MG num jogo que jogou melhor e acabou saindo nos penaltis.

    Enfim, parabens por abordar o tema e acho que merece aprofundamento da discussão.

    sds

  9. Não Vamos Dar ibope Pra Muvianos FDP, agora sobre o sub 20 do Vasco tem algo estranho acontecendo pois o sub 17 está bem o sub 15 também e até o sub 13 estamos caminhando bem, agora essa molecada do sub 20 acho que precisa se fazer um trabalho sério , esses garotos já estão se achando astros , agora sobre o rodney , acho um treinador fraco para o nossa valorosa base.

  10. Sergio, tirando o oportunismo político vindo de setores da oposição, e estou me lixando pra esse tipo de coisa, ainda mais vindo de quem vem…. Mas falando de futebol simplesmente, algo acontece com esse time sub-20, disso tenho certeza. Não sei se esse treinador, o Rodney, está a altura do cargo, pode até ser bom realmente, mas com esses jogadores que ele tem nas mãos, sinceramente levar essa goleada me parece estranho, assim como outros resultados que esse time colhe vez por outra, derrotas para equipes de muito menor expressão, e isso vem desde 2015. Tenho observado que nos outros grandes do Rio, os destaques da base estão entrando no profissional e dando mais resultado, e mais rapidamente do que os nossos garotos. Observei atentamente o Mateus Vital nos jogos que entrou, e não gostei muito, o talento dele é bem maior do que mostrou nas chances que teve, e na última chegou até a tropeçar na bola. Evander é um baita jogador, no único jogo que entrou recebeu uma bola na cara do gol e jogou na arquibancada, assim como o nos jogos que vi do Mateus Índio, custei a acreditar que era um garoto que jogou em todas as seleções de base do Brasil com destaque, não jogou bem em nenhum jogo que entrou. Caio Monteiro entrou bem contra o Flamengo, mas quando começou como titular contra o Volta Redonda foi o pior em campo, nem parecia o mesmo do jogo em Brasilia. Esses garotos estão entrando em campo como se a chuteira fosse de ferro. O que poderia estar acontecendo?

  11. Concordo com Vc. Sergio, em relação ao MUV. sem comentários… mas em tempo, o treinador tem que se
    cobrado também, alias não acho ele um treinador a altura do Vasco, o Gaúcho sempre fez um bom trabalho
    nas categorias de base… porque não…

    Obs; Esse MUV. vai se apegar a resultados no futebol… se o Vasco não ganhar o carioca eles vão vim
    com tudo…

    1. Concordo,
      Caso o Vasco não seja campeão virão armados para desconstruir o bom trabalho da Diretoria.
      O problema é que desde o jogo contra a mulambada vejo nosso time em declínio, em quanto nossos rivais estão em ascensão. Não podemos perder o gás, temos que jogar com a mesmo intensidade do inicio do ano, não com essa moleza e sonolência dos últimos jogos.

      Abraços.
      XXXXXX
      Um trabalho como este feito no Vasco não é desconstruído por uma eventual derrota no futebol. A prova está no fato de o Vasco ter sido arremessado para a segunda divisão pelas arbitragens e isso não ter feito com que houvesse debandada de elenco, atraso de salários, caos administrativo, fim do cumprimento de acordos, etc…

      Mas os que torcem contra permanecerão assim mesmo. Aguardando um resultado ruim. Estão desde o início do ano tentando, e se o Vasco vencer o Estadual continuarão tentando. Normal.

      Sobre a queda de rendimento do time, é fato. Só de não ter ganho de novo o Flamengo já mostra que a situação piorou muito…

      Os últimos jogos contra Volta Redonda e Madureira foram ruins e esperamos que a coisa melhore nos dois próximos, contra Remo e Fluminense.

      Sérgio Frias

  12. Esse pessoal AMARELO MUV não passa de uma Facção criminosa!
    Essa pessoal nunca defenderam a INSTITUIÇÃO VASCO da GAMA!
    Defendem apenas os seus interesses pessoais! NADA MAIS !
    Querem se enriquecerem as custas das receitas do clube, e no caminho reverso aumentarão mais as DÍVIDAS de todas as naturezas até inviabilizar financeiramente o nosso clube!

    Nos 6,5 anos que eles estavam no poder não foram capazes de ganhar um turno ou o Returno do Estadual vão querer arrotar o que?

  13. Com todo respeito que você merece, só que o Vasco não vem obtendo bons resultados na base foi eliminado na copa são paulo de futebol junior agora perdeu por 5×0 para tricoletes o treinador não vem obtendo bons resultados e ao contrario que muitos argumentam que a base é feita apenas para formação de jogadores tem de se criar uma base com espirito vencedor acostumar os garotos a vencer e para fazer isso o time precisa vencer campeonatos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *