Os dirigentes dos maiores clubes brasileiros querem que a sede da Liga Sul-Americana de Clubes, que vem sendo discutida com outras agremiações do continente, seja no país – São Paulo e Porto Alegre seriam as candidatas.
Nesta quinta-feira, 32 clubes se reuniram no Morumbi para discutir a criação da entidade. O Brasil foi representado por Internacional, Grêmio, Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Atlético-MG e Cruzeiro.
Na véspera do encontro, representantes dos departamentos jurídicos das equipes nacionais se reuniram no Parque São Jorge para analisar a primeira versão do estatuto da Liga. Foram sugeridas alterações para que o grupo tenha gestão mais profissionalizada e transparente. Uma das principais demandas dos clubes é acesso às contas e contratos da Conmebol – eles entendem que a divisão de receitas da confederação é lesiva aos times.
Fonte: Blog Bastidores FC – GloboEsporte.com
Particularmente, eu vejo com bons olhos essa reunião que foi feita. O grande mentor dessa ideia foi o Boca Juniors que havia convidado os principais clubes do Brasil para fundar essa Liga Sul- Americana, na verdade já havia tido uma reunião na argentina no começo de Fevereiro para alavancar esse processo.
Eu espero que essa entidade tenha voz ativa em questões como a organização da Libertadores e sobretudo na distribuição de cotas de televisão. Todavia, é importante que esse grupo não desrespeite a Comebol.
Não quero outra criação de uma suposta “primeira liga sul americana”.
Não adianta criar um grupo independente para peitar a Comebol, como alguns clubes aqui no Brasil fizeram com a CBF.
A Comebol está idêntica a CBF. Ou seja, enfraquecida depois que foi alvo de seguidos casos de corrupção e é sistematicamente criticada pelas baixas cotas pagas aos times, espero que tenham sido posto em pauta o estatuto e o regulamento que servirão como base para fundação da Liga Sul-Americana de Clubes de Futebol. Assim como espero que o nosso Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e principalmente os estaduais não sejam deixados de lado por causa de uma suposta competição que poderá vir.
Faltava a adesão dos times brasileiros que já tinham sido sondados, mas não participaram das primeiras reuniões. Pelo o que eu entendi é que inicialmente, podemos adiantar que a dita organização terá como objetivo representar os clubes de futebol sul-americanos, garantindo e impulsionando seus interesses para que eles ganhem participação mais ativa nas atividades que englobam o futebol.
Ainda há que se destacar PRINCIPALMENTE a REPRESENTATIVIDADE do Vasco que em outrora, ou pra ser exato passou seis anos e meio abandonado, totalmente subalterno e subserviente. Gratificante termos o Dr.Paulo Reis para nos representar, muito me satisfaz em saber que o Vasco agora é ouvido!
Muito bem representado pelo Dr. Paulo Reis.