Páscoa remete a chocolate. E chocolate é tradicionalmente usado no meio do futebol para enaltecer uma goleada, e quando a vitória é em cima de um rival o sabor é ainda mais especial. E no dia 23 de abril de 2000, o vascaíno teve talvez o seu domingo de Páscoa mais feliz de sua história, quando viu seu time golear o Flamengo por 5 a 1, com um show de bola de Romário e Pedrinho, e conquistou pela 10ª vez a Taça Guanabara.
E o jogo teve muitas curiosidades interessantes. Primeiro, o próprio ovo de Páscoa – mais de 40 mil, que foram distribuídos pelo presidente Eurico Miranda para toda a torcida do Vasco presente no Maracanã. Tanto que o grito nas arquibancadas foi “Uhhh é chocolate! Uhhh é chocolate!”.
Outro fato interessante é que o jogo marcou o primeiro encontro de Romário com o Flamengo depois da sua conturbada saída do clube em 1999. Para presentar os agora rivais e a torcida vascaína, o Baixinho tratou de marcar logo três gols (um no primeiro e dois no segundo) para sacramentar de uma vez por todas com qualquer desconfiança que poderia existir sobre ele.
Aconteceram mais fatos pitorescos na partida como as seis expulsões (três para cada lado). O jogo foi marcado também pelas pedaladas de Pedrinho, que enlouqueceram os vascaínos e revoltaram os jogadores do Flamengo.
Ainda teve o fato mais improvável de todos: o quase gol antológico do volante Amaral, que deu um lindo toque de cobertura para cima do goleiro Clemer, mas que caprichosamente o vascaíno viu seu momento mágico explodir no travessão.
Em campo durante os 90 minutos, o que se viu foi um Flamengo atacando e dominando apenas nos primeiros dez minutos, quando abriu o placar com Leandro Machado. Depois, só deu Vasco, que foi para cima e virou com gols de Felipe e Romário pegando de primeira depois do escanteio e falha de Clemer.
Depois no segundo tempo, o Baixinho resolveu mostrar que o ano de 2000 seria mesmo o seu grande ano, quando terminou com 73 gols marcados, sendo 66 pelo Vasco e 7 pela seleção brasileira. Foram dois gols de Romário. Um de pênalti em jogada individual dentro da área pela direita, quando passou como quis por Fabão até ser derrubado, e o outro foi um gol bem característico seu, recebendo o passe em profundidade, no meio dos zagueiros, e sem precisar dominar a bola, encheu o pé e foi para a galera comemorar.
Para terminar, Pedrinho fechou o chocolate de Páscoa com mais um gol de pênalti, e levou os mais de 40 mil vascaínos ao êxtase, além de cravar para sempre o jogo como um dos mais lembrados da história do Campeonato Carioca.
Fonte: Torcedores.com (texto), Youtube (vídeo)
Saudades desses tempos, fui nesse jogo. Maracanã com bom publico, imprensa agitou-se a semana inteira com a provocação inteligente do Eurico, e goleada do Vasco. Hoje, 16 anos depois teremos São Januário possivelmente vazio. Espero uma vitória pra animar o dia.
e nao vai parar hj e so o aperitivo de quarta!
vms afundar a cabeca “de porco” urubulesca em brasilia.
aproveita e coloca o bandeirinha deles na sede da pf….quem sabe surge uma lista da cbf-stf e tira os titulos roubados mais gostosos deles desde sempre…………
Feliz Páscoa a todos sejam cristãos ou não!!! A mensagem é fabulosa. Um Deus se entrega à morte pavorosa de cruz por Amor a cada um de nós. E com a sua ressurreição nos restitui à Vida no Amor Absoluto e eterno. Páscoa é a passagem para esse Reino onde o Amor e a Felicidade jamais nos serão retirados.
Feliz Páscoa.