O retrospecto recente do Vasco nem de perto lembra o time que foi rebaixado para a segunda divisão em 2015. Em uma sequência invejável, o clube está há quase cinco meses sem perder, um recorde entre os grandes do país. A última derrota vascaína aconteceu no dia 1 de novembro do ano passado – derrota para o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro. Se não fosse este tropeço, os cariocas estariam invictos há aproximadamente sete meses.
Nenhum dos outros 19 clubes que vão disputar a Série A do Campeonato Brasileiro neste ano está tão bem.
Para ter uma ideia, o Corinthians, atual campeão Nacional, somou quatro derrotas no mesmo período. Quem chegou minimamente perto foi a Chapecoense, que ainda não perdeu em 2016 e acumula 10 partidas de invencibilidade. O Botafogo, outro que não tropeçou nesta temporada, tem sete vitórias e dois empates.
Confira o retrospecto dos times da elite desde a última derrota do Vasco:
Vasco
10 vitórias, 4 empates
América-MG
6 vitórias, 4 empates, 5 derrotas
Atlético-MG
11 vitórias, 5 derrotas, 5 empates
Atlético-PR
8 vitórias, 7 empates, 3 derrotas
Botafogo
9 vitórias, 3 empates, 2 derrotas
Chapecoense
11 vitórias, 3 empates, 1 derrota
Corinthians
12 vitórias, 5 empates, 4 derrotas
Coritiba
8 vitórias, 4 empates, 5 derrotas
Cruzeiro
10 vitórias, 4 empates, 2 derrotas
Figueirense
9 derrotas, 5 empates e 6 vitórias
Flamengo
4 derrotas, 4 empates e 10 vitórias
Fluminense
8 derrotas, 4 empates e 7 vitórias
Grêmio
5 derrotas, 5 empates e 11 derrotas
Internacional
2 derrotas, 8 empates e 9 vitórias
Palmeiras
8 derrotas, 6 empates e 8 vitórias
Ponte Preta
7 derrotas, 4 empates, 3 vitórias
Santa Cruz
12 vitórias, 3 empates, 4 derrotas
Santos
8 vitórias, 5 empates, 4 derrotas
São Paulo
9 vitórias, 4 empates, 7 derrotas
Sport
10 vitórias, 4 empates, 4 derrotas
Vitória
8 vitórias, 1 empate, 3 derrotas
Fonte: ESPN
___________
Nota do Casaca:
O retrospecto acima não conta a rodada deste final de semana, quando o Vasco conquistou mais um vitória, se isolando na liderança da Taça Guanabara.
E o Vasco não foi rebaixado. Foi arremessado para a série B.
Não fosse aquela derrota para o Fluminense esses números seriam ainda mais impressionantes e ainda estaríamos na serie A, mesmo com os 14 pontos que nos ROUBARAM.
Mas mesmo assim o reconhecimento do trabalho que está sendo feito, para maioria dos Vascainos, é o mais importante, mesmo tendo que disputar a série B.
Mas nada está ganho, não podemos perder o foco e temos que manter o espírito vencedor deste grupo, que diante das dificuldades do ano passado aprendeu a entrar em campo com apenas um objetivo. GANHAR O JOGO.
É assim que vamos fazer história com esse time esse ano.
O apoio dos torcedores do Espírito Santo, quebrando novamente os recordes do Estádio, reflete o espírito dos Vascainos de todo Brasil, todos estamos abraçados com esse time e essa Diretoria.
Foco+Apoio+trabalho = TÍTULOS
VAMOS VASCO!
Os Torcedores VASCAÍNOS CAPIXABAS deram um EXCELENTE EXEMPLO de como abraçar o time com o nosso PLANTEL ATUAL e com essa Diretoria e um COMISSÃO TÉCNICA que tem se dedicado e focado muito no seu trabalho!
Foi muito LINDO ver essa FESTA, ENERGIA POSITIVA, daqui do EXTERIOR e estamos INVÍCTOS com uma campanha irretocável, sei que não ganhamos nada ainda, é preciso manter o foco sem baixar a guarda!
Esse é o CLUB de REGATAS VASCO da GAMA que aprecio ver e acompanhar diariamente!
O que é verdade a reação dessa equipe freada pelo roubo de 14 pontos que derrubaria do sétimo colocado pra cima pela vontade da Globo , da arbitragem vendida, da CBF, da midia bandida, da máfia de Santa Catarina alinhada com outros clubes brasileiros que só teriam projeção dessa forma ou o melhor do Brasil que não deve a nenhum outro montado com muito dinheiro, proteção global e de arbitragem e a base de leite de figo. Parabéns Vasco pelo trabalho sério que foi prejudicado descaradamente e impunemente ,na cara de todos, no país das injustiças, das mentiras criadas pela mídia, da corrupção e do futebol.
Sim eu Concordo!
A GENTE FOMOS ARREMESSADOS PARA SÉRIE B, nos tungaram os preciosos 14 pontos e por outro lado, nem os jogadores do nosso plantel, a nossa Comissão TÉCNICA não tem motivos para sentirem envergonhados de maneira alguma
A CAMPANHA MAGISTRAL, APOTEÓTICA NO ESTADUAL MOSTRAM EXATAMENTE ao contrário!
OS LEGÍTIMOS, GENUÍNOS e os VERDADEIROS VASCAINOS devem e tem a obrigação de abraçarem o time de cabeça erguida, e com o tempo, provaremos a todos essa injustiça e essa distorção!