Notícias
10

Entenda o apoio do Vasco ao Campeonato do Rio

Nos últimos dois anos, vários segmentos, entre eles emissoras sem direito de transmissão, colunistas da mídia e alguns clubes incomodados politicamente, retomaram uma campanha contra o Campeonato Estadual do Rio. O Vasco sempre se manteve na defesa do torneio e tem inúmeras razões para isso. Infelizmente, quase nunca a mídia abre espaço para ouvir o nosso lado e apresenta posições fechadas contra o torneio. Isso acontece  em linha com o pensamento de um clube que, sempre que não pode mandar sozinho, questiona as instituições.
Vamos aos fatos:

1 – Começamos por reproduzir o artigo apresentado no Blog  Teoria dos Jogos, que mostra o Campeonato do Rio como o de maior alcance da TV aberta, principal instrumento de transmissão em todo o território nacional e, ainda hoje, de muito maior penetração que a TV por assinatura.

O Mapa do Televisionamento dos Estaduais 2016 
 
Alguns anos após introduzir este conceito no cenário econômico e futebolístico, o Blog Teoria dos Jogos retoma seu mapa do televisionamento do estaduais, versão 2016. Trata-se de um levantamento acerca dos estaduais que são veiculados, detalhando para onde e qual percentual do PIB e da população cada um está exposto. Os números se referem apenas à TV aberta e à divisão de praças da Globo, detentora dos direitos de transmissão. A Bandeirantes, emissora licenciada, obedece às regras impostas por aquela, gerando um alinhamento na maioria dos estados. 
 
Antes de trazermos os números, alguns esclarecimentos se fazem necessários. Estamos diante de um levantamento que foi “facilitado” ao longo dos anos, dada a simplificação na distribuição dos estaduais. Anteriormente, praças que não possuíam certames próprios se dividiam entre os do Rio e de São Paulo – com larga vantagem para os primeiros. Nos últimos anos, o Paulistão deixou de ser veiculado para lugares como Tocantins (que se voltou ao Rio), Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (estaduais próprios). 
 
Mas as baixas não são exclusividade do Campeonato Paulista. A última “dissidência” verificada se deu em Alagoas, há dois anos, quando o Campeonato Alagoano passou a ser assistido em detrimento do Carioca. Também ocorrem exceções, como no fim de semana em que a Globo Brasília optou por receber o sinal de São Paulo. Ainda assim, a hegemonia do Rio é incomparável: enquanto quinze unidades federativas alinham consigo, o Paulista hoje é visto apenas em seu estado de origem. Equiparando-o a outros onze torneios: Mineiro, Baiano, Gaúcho, Paranaense, Pernambucano, Cearense, Catarinense, Goiano, Alagoano, Mato-Grossense e Sul Mato-Grossense. 
Feitas às ressalvas, vamos aos números:

image
image
image

2 –  O Campeonato Estadual do Rio é acompanhado em estados que somam 60 milhões de brasileiros. Estes estados, junto com Santa Catarina e os poucos estados do Nordeste que têm transmissão própria, representam a força da torcida dos clubes do Rio, em especial o Vasco. Vale lembrar que a TV Bandeirantes transmite os jogos do Rio para algumas regiões onde ela não tem direito dos estaduais locais, ampliando ainda mais o alcance.

3 – O campeonato estadual deste ano de 2016 tem um valor de transmissão de 60 milhões de reais. A TV precisará renovar contrato para o ano que vem, já que o atual se encerra agora. Os paulistas acabaram de renovar por 160 milhões de reais por ano. É óbvio que o nosso campeonato pode chegar, sem dificuldade, a um patamar acima de 100 milhões de reais, o que representará uma boa cota para os grandes num espaço entre janeiro e início de maio, sem gastos com viagens.

4 – Ao estimular uma competição paralela e ilegal como a Primeira Liga, dois clubes do Rio estão deliberadamente atuando contra os interesses dos demais filiados. Além de fechar espaço para as equipes de médio investimento, que geram empregos no setor, tentam desvalorizar o campeonato apenas por uma disputa de poder. Ao propor torneios com equipes de Minas, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, os dois clubes do Rio estarão garantindo uma exposição nacional a times que não a tem hoje entre janeiro e maio. É um tiro no pé.

5 – A posição do Vasco fica clara. Não estamos aqui defendendo a Federação. Estamos defendendo um modelo que é bom para o Vasco, garante exposição nacional da marca e ainda incentiva equipes locais a terem atividade no futebol.

Fonte: Site do CR Vasco da Gama

10 comentários sobre “Entenda o apoio do Vasco ao Campeonato do Rio

  1. É fácil para nós entendermos o quanto é importante um Campeonato Centenário como o nosso ser valorizado, mas como é dura a vida de quem busca a verdade e procura manter essa tradição.

    Principalmente contra quem manipula a opinião pública, para conseguir os seus objetivos: desvalorizar para pagar menos e lucrar mais.

    Ontem a FFERJ anunciou a tabela completa e por obrigação indicou os locais dos jogos e marcou alguns clássicos para o Estádio da Cidadania, inclusive Vasco x Urubu.

    Pois bem, qual é a matéria principal da coluna esportiva do globo.com?

    “FFERJ CONTRARIA flor e urubu e marca o jogo para Volta Redonda.”
    Mesmo com a própria federação deixando claro que o local do jogo poderá sofrer alteração.

    A FFERJ cumpriu sua obrigação e os clubes ainda não tinham indicado um novo local, mas mesmo assim, fazem questão de valorizar a discórdia, a revolta e manipular a opinião pública.

    Logo quem mais deveria valorizar o campeonato Estadual de maior audiência em todo Brasil.
    Logo quem exigiu que os times entrassem em campo com seus principais profissionais.
    Logo quem exigiu regras que não permitiam que jogassem outros torneios para não desvalorizar o Estadual.

    E o que faz essa organização?
    Ela compra os direitos dessa liga ilegal.
    Ela divulga números comparativos entre Estaduais e cariocas anteriores, para dizer que é um fracasso de público, mesmo com todos sabendo que não temos 2 grandes estádios na Cidade e que agora começará a fase decisiva.
    E para demonstrar a sua total falta de caráter e manobra interesseira, tirou o jogo do Estadual do dia 9 para abrir transmissão da luga em Tv aberta, contrariando todas as regras que ela mesmo impôs.

    É Vasco.. a sua luta vem desde a sua origem e, pelo visto, será eterna.
    Mas só por saber que continuamos lutando é um bom sinal, pois sabemos também que não conseguiram tudo que querem.

    Mamãe já dizia… Homem não tem medo de barata… e se a barata voa, uma boa chinelada acaba com a graça dela.

  2. ESTES DADOS REFLETEM A REALIDADE DOS CAMPEONATOS ESTADUAIS. ANTIGAMENTE OS CAMPEONATOS ESTADUAIS RODAVAM UM CALENDÁRIO ANUAL. A GLOBO E CBF ENTRARAM DE SOLA E ESVAZIARAM OS ESTADUAIS, ONDE CENTENAS DE CLUBES BUSCAM ATUAR, E CRIARAM ESSE MONSTRO DO CAMPEONATO BRASILEIRO, ONDE APENAS 40 CLUBES DE FATO.. OU TALVEZ 60 INCLUINDO A SÉRIE C.

    O BRASIL É DO TAMANHO DA EUROPA.. CADA ESTADO AQUI REPRESENTA UM PAÍS EUROPEU. ASSIM UM CAMPEONATO CARIOCA OU PAULISTA OU MINEIRO, ETC, EQUIVALERIA A UM CAMPEONATO ALEMÃO, FRANCÊS, ESPANHOL, ETC.

    PARA SER ASSIM, OS CAMPEONATOS ESTADUAIS DEVERIAM ATÉ COPIAR OS MELHORES MODELOS DE ORGANIZAÇÃO DESSES PAÍSES PARA IMPLEMENTAREM EM SUAS PRAÇAS.

    O MESMO ACONTECERIA COM O BRASILEIRÃO, QUE SE ASSEMELHARIA A COPA DE CLUBES DA UEFA (O BRASIL É DO TAMANHO DA EUROPA..). ONDE OS CLUBES SE CLASSIFICAM CONFORME OS RESULTADOS NOS SEUS CAMPEONATOS (AQUI SERIA NOS ESTADUAIS) E A COMPETIÇÃO ROLA DURANTE O CALENDÁRIO ANUAL.

    DIFERENTEMENTE DO QUE ACONTECE AQUI NO 3O. MUNDO, ONDE UMA EMISSORA JORNALISTICA E A CONFEDERAÇÃO SE APODERARAM DO CALENDÁRIO DO FUTEBOL E USAM 8 MESES EXCLUSIVOS PARA UMA PEQUENA COMPETIÇÃO COM 60 CLUBES, DE FATO ! !

    O FUTEBOL BRASILEIRO CAIU VERTIGINOSAMENTE A PARTIR DESSE MODELO DETERMINADO PELA GLOBO E CBF.
    E ISSO SE DEU NA FALÊNCIA DOS CAMPEONATOS ESTADUAIS, E DE CENTENAS DE CLUBES, IMPOSTA POR ESSA DUPLA QUE TANTO MAL FAZ AO FUTEBOL BRASILEIRO.

    FORA GLOBO.. FORA CBF…

  3. Parabéns site do C.R. Vasco da Gama. Impecável. Mas a imprensa esportiva safada não quer saber nada disso. Os oligofrênicos fazem o que os poderosos e os clubes manjados querem. O Supremo diz uma coisa e eles ignoram. Há leis e regulamentos e eles ignoram. O arbitral e a Federação resolvem uma coisa e eles ignoram. É como disse o nosso presidente Eurico Miranda. É a imprensa do “barata voa”em outras palavras bem ao gosto da imprensa esportiva: “É merda voa” impulsionada por ventiladores da corrupção e safadeza.

    1. Paulo ,
      Você acha necessário o apoio a FERJ ?
      O que seria melhor para O VASCO ? União com a federação ou união com os outros 3 médios do rio (mulambos,flores e bota ) ?
      Gostaria de sua opinião pois você sempre tece comentários construtivos a respeito do nosso VASCO .

      Abraços

      SV

      1. João
        Temos que considerar uma coisa antes de responder
        Queiram ou não existe uma regra que tem que ser obedecida.
        Não é proibido criar ligas no País, mas os clubes em todo mundo, estão vinculados a uma federação, uma confederação e uma Federação Internacional, que estipulam regras.
        Então se forem obedecidas as regras, das Federações e Confederação, elas serão seus aliados sempre.
        A questão é, o que querem fla e flu sem agregar todos, sem obedecer as regras e sem criar critérios? Simplesmente romper para que só os seus objetivos sejam conquistados, dando as costas para outros clubes, que também fazem parte dessa organização, lembro que a maior parte dos atletas da Cidade, são fornecidos por este clubes menores, o Vasco sabe bem disso, Madureira e Olaria, por exemplo, nos deram craques que nos levaram a glórias inesquecíveis.

        Colocado isso, então qual é a questão? Como viabilizar o Campeonato para os pequenos, resguardar os Grandes e torná-lo atraente financeiramente?

        Tenho uma sugestão, para um modelo, que nada mais é um resgate do que eram os Campeonatis no Rio quando éramos a Capital do Pais.
        Haviam 2 torneios, porém não se cruzavam
        O campeonato Carioca, disputado somente por clubes da Cidade do Rio
        E o campeonato Estadual, disputado pelis clubes do interior.

        O que podemos fazer é justamente, em uma primeira fase, voltar a disputá-lo separadamente e dar a cada um deles um status diferenciado e, num cruzamento final, determinar o campeão Estadual. Como?

        A Taça Guanabara, poderia ser disputada só com clubes da Cidade, onde poderíamos ter apoio e o estímulo da Prefeitura, como faz com as Escolas de Samba e, numa disputa sensacional, criar o título de Rei do Rio.
        Vasco, botafogo, flamengo, fluminense, america, Madureira, bonsucesso e Bangu, que hoje jogam o Estadual
        8 clubes tiro curto.
        E poderíamos dar oportunidade para resgatar clubes esquecidos na Cidade como o Olaria, São Cristóvão, o Campo Grande, ou novos como o Barra da Tijuca, que disputariam uma vaga, no lugar do último colocado, uma espécie de grupo de acesso.

        E a taca Rio, que seria regionalizar na primeira fase os clubes da Região Serrana, Vale do Paraiba, Costa Verde, Lagos, Norte, para reduzir custos e o campeão de cada Região, sugiro 4 regiões, fariam as finais para chegar ao campeão da taça Rio.

        Determinado os 4 primeiros da Taça Guanabara e da Taça Rio, o campeão Estadual seria decidido num mata mata entre os 4 da taça Guanabara, os 4 da taca Rio.
        Veja que assim transformamos um campeonato em vários, motivando todas as Regiões, um clube podem não conquistar a Taca Rio, mas será o melhor da sua Região, terá a chance de ser campeão do interior e a oportunidade de ser finalista do Estadual. . Isso motiva um clube, uma cidade, anunciantes, patrocínio.

        O que todos devem saber, e a importância de cada um para valorizar o campeonato, mas sem perder essa grande formação de craques que surgem dos pequenos clubes e que precisam de oportunidades para aparecer.

        Regionalizando você fortifica e cria uma saudável rivalidade, reduz custos e protege os grandes clubes do excesso de jogos e torna mais atrativo e valorizado todo campeonato.

        Honestamente, com boa vontade, todos podem ganhar, sem precisar desgregar ou radicalizar.

        Desculpe se me alonguei, mas sou um entusiasta do futebol e aí não tem jeito rs

        Um forte abraço
        Paulo Cesar Guedes

  4. O campeonato carioca é um torneio altamente rentável. Está bom ? Claro que não! Tem que melhorar e muito. Mas isso não significa acabar !!!

    Está claro para todos que 16 é um exagero. Nos anos 80 , com América e Bangu fortes , eram 12. Não cabe mais.

    A proibição de jogos em alguns estádios tb é ruim. A Caboftiense jogar em Macaé é tão sem lógica quanto o Madureira ser mandante em Volta Redonda.

    A graça, a motivação, está justamente nisso. Nos pequenos receberem os grandes em casa.

  5. A Flapress é o ÚNICO e o MAIOR GRANDE CULPADO pela baixa QUALIDADE dos ESTADUAIS do seu Estado porque durante DÉCADAS é a primeira a apedrejar o CAMPEONATO ESTADUAL mais CHARMOSO do Brasil.

    E para constatar e CONSTAR isso é só vermos os exemplos dos Estaduais afora seja na fórmula das disputas é uma cópia e a recópia do CAMPEONATO CARIOCA !

    O Estadual do RIO de JANEIRO sempre FOI e SEMPRE SERÁ UM MOTIVO de incomodo PRINCIPALMENTE da paulistada que sempre se acham melhores que os outros, mas que é INEGAVEL que o FUTEBOL CARIOCA é uma REFERENCIA e um PARAMETRO na parte restante do nosso País continente e tem uma grande penetração em todo o território brasileiro !

    E o CLUB de REGATAS VASCO da GAMA é a ÚNICA INSTITUIÇÃO que sempre defendeu e PRESTIGIOU e PRESTIGIA a competição do seu Estado e que se alinha a FFERJ e quanta a liga GASPARZINHO FANTASMA CAMARADA?

    LIGA NÃO, ele está OFF- LINE DESligada!

    Para a midia marrom o Estadual só é EXCELENTE SEMPRE QUANDO ¨Queridinho¨ deles levantam o caneco com o rótulo de ROUBADO é MAIS GOSTOSO!

    E são os mesma dupla Pai e o filho bastardo da zona sul que em 1924 nos excluiram da AMEA e que no dia 07 de Abril de 1924 foi dado a RESPOSTA HISTÓRICA que acabou com o racismo no esporte bretão !

    O Rio de Janeiro foi a CAPITAL FEDERAL do Brasil até 1959, e portanto é também o ESTADUAL que tem o MAIOR PESO a NÍVEL NACIONAL aqui fora aos olhos dos historiadores estrangeiros !

    Essa papinho da mídia venal que querem acabarem com os Estaduais é um tiro no pé do futebol brasileiro e que isso começou lá atrás com a venus platinada querendo ter os jogos televisionados, e com isso os clubes são PROIBIDOS de participarem dos chamados TORNEIOS de VERÃO EUROPEU como a Taça TERESA HERRERA, TROFÉU RAMOM de CARRANZA e com isso os clubes deixam de reforçarem os seus cofres e depois; a mídia esportiva não sabem porque é que os clubes brasileiros agonizam FINANCEIRAMENTEA isso somados a lei Pelé que é tão LESIVO e PREJUDICIAL aos clubes !

  6. O Campeonato Estadual do Rio de Janeiro tem todo meu apoio! O Vasco da Gama tem todo meu apoio!

  7. A competição da Liga é paralela e ilegal. Pior é que somos tapeados: “Otariozinho ´, é só amistoso…” Quando terminar vamos dizer que era de verdade. Pessoal, o Brasil e o futebol já não suportam mais mentiras e enganações. Vejam só o índice de saturação da população. Depois não venham reclamar.

  8. Equipe CASACA ,
    Qual será a posição do VASCO , após essa lincença do rubinho lopes e nomeação (dele próprio) de um conselheiro da mulambada para o cargo de presidente da federação enquanto estiver afastado ?
    O que está acontecendo ? Será uma represália ao nosso Presidente ? A FERJ agora está do lado rubro negro ? Nosso apoio nao foi forte o suficiente ?

    Estou cada dia mais discrente com essa Federação , apoiamos e lutamos por um inimigo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *